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0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br Educação EmpreendedoraConsultoriaGestãoInovaçãoResultados Resultados AAA Ciclo 2015/2016.

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1 0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br Educação EmpreendedoraConsultoriaGestãoInovaçãoResultados Resultados AAA Ciclo 2015/2016

2 1.Promover a cultura da excelência e a melhoria da gestão do SEBRAE; 2.Implantar o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG/FNQ em todas as UFs; Hoje são 25 estados participando + Sebrae/NA. 3.Compartilhar e reconhecer as boas práticas. Objetivos:

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5 452 394 538 572

6 9 851 a 1000 pontos 8 751 a 850 pontos 7 651 a 750 pontos 6 551 a 650 pontos 5 451 a 550 pontos 4 351 a 450 pontos 3 251 a 350 pontos 2 151 a 250 pontos 1 0 a 150 pontos SC: 550: PR:544; MG: 532; TO:513; RN:483; MS:472; AC:465; AL: 462; GO:460; AP:455; PE:451 Demais estados Faixas de Pontuação NA: 640; ES: 584; RS: 572

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9 Critério / Item Unidades do Sistema SEBRAE 1. Liderança 1.1 Cultura Organizacional e Desenvolvimento da Gestão RS, ES, PR, PE, NA 1.2 GovernançaES, PI, NA, PR 1.3 Levantamento de Interesse e Exercício da Liderança PR 1.4 Análise do Desempenho da Organização ES, MG, NA 2. Estratégias e Planos 2.1 Formulação das EstratégiasRS, CE, GO, NA 2.2 Implementação das Estratégias PR, NA, RS, PE 3. Clientes 3.1 Análise e Desenvolvimento de Mercado ES, RN, RS 3.2 Relacionamento com ClientesES, MG 4. Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental SC, PR, NA 4.2 Desenvolvimento Social______ Critério / Item Unidades do Sistema SEBRAE 5. Informações e Conhecimento 5.1 Informações da organizaçãoPR, RS 5.2 Conhecimento da Organização GO, NA 6. Pessoas 6.1 Sistemas de TrabalhoES, PR, RN 6.2 Capacitação e Desenvolvimento RN, NA 6.3 Qualidade de VidaES, RJ 7. Processos 7.1 Processos da Cadeia de ValorES, RS, MG, RJ 7.2 Processos Relativos a Fornecedores DF, GO, RS, NA 7.3 Processos Econômico- Financeiros TO, RJ, PB, ES 8. Resultados 8.1 Econômico-FinanceirosMS, RJ, SC 8.2 Sociais e AmbientaisAL, RR 8.3 Clientes e ao MercadoTO, AC 8.4 PessoasGO, RR 8.5 Processos SC, RS Referencial Comparativo do Sistema Sebrae

10 Apresenta enfoques bem robustos, com a maioria dos processos gerenciais e complementos para a excelência atendidos com proatividade, agilidade e padronização, sendo incorporado por todo o sistema de gestão. É perceptível a melhoria contínua ocorrida em relação aos ciclos anteriores da auto avaliação. A busca pela excelência vem se consolidando a cada ciclo. O patrocínio contínuo da Direx tem mobilizado e movimentado a organização para evoluir na estruturação e aplicação das práticas de gestão. Conclusão Geral

11 Eixos Propulsores  Direção patrocinadora e protagonista  Orgulho de pertencimento da força de trabalho  Macro Diretrizes transformadoras  Planejamento Plurianual não virou peça de orçamento  Práticas estruturadas de aprendizado organizacional  Conformidade às diretrizes, normas e regulamentos  Formulação e implementação das estratégias  Atuação estratégica da área de Tecnologia da Informação  Avaliação do Desempenho de pessoas diferenciada em relação ao Sistema Sebrae  Metodologia consolidada da Gestão de Processos

12 Eixos Fragilizadores  Gestão da Cultura Organizacional  Gestão de Redes  Ambiência para manifestação de denúncias (código de ética)  Sensibilização aos Riscos do Negócio (ex. autuação da RF)  Análise dos Diferenciais Competitivos da concorrência  Aplicação das reuniões de Análise do Desempenho em todos níveis  Posicionamento desalinhado dos atributos da Marca frente ao movimento de transformação  Registro e tratamento integrado das Manifestações dos Clientes  Desenvolvimento social, além da Missão do negócio do Sebrae

13 Eixos Fragilizadores  Falta direcionamento para avançar na Gestão do Conhecimento  Falta de capital humano interno com perfil de desenvolvimento “fora da caixa” (inovação)  Senso de urgência dos Líderes em relação ao que precisa ser feito para que a transformação não fique somente nas aspirações  Nível de adequação e aperfeiçoamento das práticas de Gestão de Pessoas frente ao movimento de transformação  Abrangência de aplicação do PDF (bens e serviços)  Agilidade no posicionamento da organização frente a atuação com credenciados diante do risco de negócio (autuações) e das macro diretrizes (ex: soluções digitais e entidades executoras)  Geração de recursos de receita própria e/ou contrapartidas  Resultados Organizacionais sem melhorias sustentadas nos últimos 3 ciclos (serrote)

14 Especialistas em pequenos negócios. 0800 570 0800 | www.sebrae-rs.com.br @sebraers Sebrae RS (Oficial)

15 Neste sentido, o Sistema de Liderança, representado pela nova DIREX e CDE, tem sido um diferencial nesta jornada pois tem conseguido mobilizar a casa na busca pelo alto desempenho passando pela quebra de paradigmas que mudam radicalmente a dinâmica de atuação, puxado pela construção dos resultados a partir da agregação de valor aos clientes e mercados. Entretanto, é necessário que os líderes em todos níveis tenham senso de urgência em relação ao que precisa ser feito para que a transformação não fique somente nas aspirações, e para tal é necessário reformular a prática para trabalhar os fatores adversos e favoráveis da cultura organizacional incluindo a melhoria do nível de abertura para permitir manifestações de denúncias éticas a qualquer momento nos canais adequados. Além disso, aumentar o uso gradativo de referenciais comparativos externos para calibrar melhor a competitividade das práticas e resultados da organização.

16 O processo de Gestão Estratégica é bem estruturado, com práticas exemplares, porém, alguns refinamentos são requeridos como incluir na análise do ambiente externo a força dos concorrentes, e no ambiente interno a análise dos ativos intangíveis, elementos culturais, desenvolvimento da liderança e competências essenciais com o mesmo nível de qualidade do que é feito na análise do ambiente externo, que deverá levar ao melhor detalhamento do posicionamento estratégico (prioridades internas e externas). A implementação das estratégias tem uma contribuição significativa com a estruturação da árvore de atributos para apoiar o desdobramento das estratégias de forma mais ampla do que o convencional voltado para metas mobilizadoras. Contudo, esta prática é recente e precisa ser apropriada pelos gestores e equipes no dia a dia para mantê-la atualizada e conectada com a realidade para apoiar a implementação das estratégias envolvendo todos níveis organizacionais.

17 A Gestão dos Clientes e Mercados é estruturada, com evidências de enfoque institucional e mercadológico, com iniciativas de marketing voltadas para inteligência competitiva, refletindo no atendimento com viés de volume. Contudo, é necessário um time de líderes mais ágil e atuante visando mudar o enfoque para a qualidade, e não só no volume, e ampliar internamente a incorporação dos requisitos dos clientes nos processos. Os processos de relacionamento têm avançado continuamente, contudo poderiam integrar e correlacionar as análises das diversas pesquisas feitas junto aos clientes para melhorar o atendimento das suas necessidades, incluindo o desenvolvimento de produtos assim como para explorar melhor o potencial da base de clientes instalada para promover parcerias. Além disso, deveria ser considerado o reposicionamento da marca no Estado, diante dos novos atributos de imagem que querem ser percebidos, considerando a transformação.

18 Em relação à Sociedade, destaca-se a atuação do Comitê de Sustentabilidade, que tem tido um papel fundamental na sensibilização dos colaboradores em relação ao uso racional dos recursos físicos e tecnológicos, em especial, voltados para eco eficiência, além de assegurarem a aplicação da matriz de aspectos e impactos socioambientais nos produtos e processos do SEBRAE/RS. Entretanto, percebe-se uma necessidade de avançar na ampliação da adequação das instalações, produtos e processos voltados à acessibilidade e para maior aproximação junto às comunidades locais, além de utilizar todo potencial da instituição para promover diretamente projetos de cunho social, não se limitando à educação empreendedora e outras iniciativas com apelo legal, como programa de estágio. O Programa Abrir Caminhos em sinergia com o Programa Líder trabalha a integração social e o pensamento do desenvolvimento sustentável nas regiões de atuação. Adicionalmente, cabe reforçar a necessidade da medição do impacto dos projetos na sociedade.

19 A Gestão das Informações é estruturada com práticas exemplares, possui um PETI compreendendo a infraestrutura e sistemas, o sistema ORBE (considerado exemplar) além de uma política de segurança da informação com alguns ciclos de aprendizado. Entretanto, é necessária continuidade da migração prevista na implantação do projeto ORBE, integração com informações dos clientes para obter seus resultados, além de expandir a atuação da segurança da informação para o ambiente físico (não-digital). A Gestão do Conhecimento carece de atenção especial, uma vez que foi definido um plano de trabalho neste último ciclo, e foi evidenciada a necessidade de definir e validar os resultados esperados para o curto, médio e longo prazo do projeto junto à DIREX, para que o projeto não descontinue e principalmente para que seja legitimado e assertivo quanto ao seu propósito frente a estratégia. Isto porque a difusão ou repasse de soluções para os credenciados, pode não favorecer o SEBRAE/RS à medida que as macro diretrizes avançarem, pois a tendência será diminuir prestação de serviço presencial do credenciado que poderá utilizar deste conhecimento como diferencial, sendo concorrente do SEBRAE.

20 A Gestão de Pessoas está passando por um momento de repensar e refinar suas práticas frente aos desafios de transformação das macro diretrizes, embora tenham um conjunto de práticas diferenciadas em relação ao Sistema SEBRAE. Neste sentido, é preciso continuar o refinamento das práticas de sistema de trabalho, com um plano estratégico de pessoas, e acelerar o desenvolvimento dos líderes que é fator crítico de sucesso e principal agente de mudança neste processo de transformação. Devem ainda estar atentos às questões relativas à qualidade de vida, principalmente quanto à agilidade para tratar fatores que afetam o bem-estar e a satisfação das pessoas. Sugiro ainda, investirem em práticas de reconhecimento, dado o orgulho de pertencimento evidenciado junto a força de trabalho, durante as entrevistas.

21 Em relação a Gestão dos Processos e Produtos é observado que o momento é estruturante no que tange ao desenvolvimento de produtos e tecnologias, e de consolidação do mapeamento e padronização de processos, sendo requerido nestes trabalhos o refinamento dos indicadores e níveis de serviços para os produtos, processos de negócio e de apoio, a partir dos requisitos dos clientes e demais partes interessadas. Cabe ressaltar que falta capital humano interno com perfil de desenvolvimento (inovação) para alavancar a macro diretriz 1 com a agilidade requerida dentro do atual mandato. A Gestão dos Fornecedores e Credenciados é estruturada e possui práticas exemplares, porém, é preciso assegurar a continuidade e amplitude do PDF (bens e serviços) e analisar o quanto a gestão de credenciados terá que ser reformulada frente as macro diretrizes e do risco do negócio, por conta da autuação da Receita Federal. Na Gestão Econômico-Financeira, destaque para a gestão do fluxo financeiro que é estruturada, porém, é necessário avançar em iniciativas para aumentar a geração de recursos, podendo ser de receita própria ou contrapartidas.

22 Quanto aos Resultados é necessário aprimorar o planejamento do sistema de medição, refinando critérios para escolha dos indicadores que medirão o desempenho operacional e estratégico, financeiro e não- financeiro do SEBRAE/RS, além da escolha adequada e uso efetivo de referenciais comparativos, incluindo o uso gradativo de referenciais externos.

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