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PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Edson dos Reis Dayane Thays Elias Janaína Sant’Anna.

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1 PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Edson dos Reis Dayane Thays Elias Janaína Sant’Anna de Rezende Paola Prolla Turma W

2 INTRODUÇÃO Mundo atual  mudanças nos hábitos de vida da população: Tecnologia = - atividade física e + sedentarismo; Globalização = stress, falta de tempo, fast foods, produtos industrializados; Atualmente, vivemos a era do estilo de vida e, o que fazemos interfere diretamente em nossa saúde.

3 CONCEITOS QUALIDADE DE VIDA Para a OMS, qualidade de vida é a “percepção do indivíduo e sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (DENK, et al, 2008); “Qualidade de vida é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida e os sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Ela pode ser afetada de modo complexo pela saúde física, estado psicológico, relações sociais, relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente”. (Revista Contato, 2008, p.14); De maneira geral, a qualidade de vida pode ser uma sensação de bem-estar global, incluindo aspectos de felicidade e satisfação de vida como um todo. É uma condição humana que resulta de um conjunto de parâmetros individuais e sócio ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano (SANTOS, 2008).

4 CONCEITOS ESTILO DE VIDA O estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades das pessoas. Estas ações têm grande influência na saúde geral e qualidade de vida de todos os indivíduos. O estilo de vida pode ser entendido como o “conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas” (NAHAS, 2003).

5 PROBLEMA Será que os professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possuem um estilo de vida saudável? JUSTIFICATIVA Os professores do curso de Educação Física, e os profissionais da área da saúde em geral, deveriam servir como exemplo aos acadêmicos e à sociedade como um todo, incentivando as pessoas a adotarem hábitos saudáveis de vida.

6 OBJETIVO Averiguar o perfil do estilo de vida dos professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

7 METODOLOGIA População = 30 professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná; Amostra = 13 professores; Instrumento = pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupo (NAHAS, 2000); A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 (dez) e 12 (doze) de junho deste ano (2008); A análise dos dados foi de caráter subjetivo, com base na coloração da figura e quantitativo, com a construção de gráficos para uma melhor visualização e comparação dos resultados.

8 Atividade Física Nutrição ComportamentoPreventivo Controle do Estresse Uso de Drogas (Nahas, 1996) PENTÁCULO DO BEM ESTAR O pentáculo do bem-estar é uma forma de avaliação individual do estilo de vida de uma pessoa.

9 NUTRIÇÃO Mundo globalizado  mudança hábitos de vida e alimentação; Aparecimento de doenças  obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer, hipertensão, dislipidemia, etc.; Primeira variável do pentáculo do bem-estar; Função  verificar aspectos qualitativos e quantitativos da alimentação, com ênfase na variedade dos alimentos; + frutas e verduras; - gorduras, doces e sal; 4 a 5 refeições diárias; Você é o que você come, vale a pena escolher BEM o que irá colocar para dentro de você!

10 ATIVIDADE FÍSICA Para se conquistar qualidade de vida é necessário equilíbrio. Além de estar bem emocionalmente e com ambiente, é imprescindível que o indivíduo esteja bem com o seu corpo. O esporte ajuda tanto no aspecto físico quanto no mental, pois favorece a socialização, melhora aspectos fisiológicos, emocionais e raciocínio. Se me sinto bem com meu corpo, vou ter harmonia com minha mente. A atividade física é necessária para termos qualidade de vida, e isso depende de cada pessoa, que vai descobrir qual a atividade física que melhor se encaixa com seu perfil, que mais oferece prazer. Revista Contato, 2008, p.16

11 COMPORTAMENTO PREVENTIVO Compreensão Perdão Bom humor Equilíbrio Esperança

12 RELACIONAMENTO SOCIAL Intimidade Alegria Espontaneidade Brincadeira Escuta Profunda Comunicação Eficiente Respeito Compaixão Generosidade Abertura Gratidão

13 CONTROLE DO STRESS O estresse influencia na qualidade de vida das pessoas; Muitas vezes a origem do estresse está nas pequenas coisas do cotidiano; As pessoas deveriam fazer aquilo que lhes dê prazer, mas para muitos isso não é tão fácil!

14 CONTROLE DO STRESS Conceitos; Tipos; Causas; Respostas; Stress ocupacional; Estudo.

15 CONCEITOS Segundo Hans Seyle: “Resposta não específica do organismo diante de qualquer situação que o incomoda”. Segundo a literatura: “Mobilização geral do organismo, preparando-se para lutar ou fugir de algumas situações”.

16 TIPOS DE STRESS Positivo (Eustrés) Negativo (Distrés) CAUSAS DE STRESS Psicossociais; Bioecológicas; Personalidade.

17 RESPOSTAS AO STRESS Variam entre os indivíduos na sua forma de apresentação nos seguintes aspectos: Nível cognitivo Nível comportamental Nível fisiológico

18 STRESS OCUPACIONAL Definição: “Processo em que o indivíduo percebe as demandas no mercado de trabalho, excedendo sua habilidade de enfrentamento, provocando determinadas reações”.

19 ESTUDO Aplicação do questionário; Avaliação; Discussão; Conclusão da pesquisa – componente ‘controle do stress’.

20 PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS PROFESSORES DO DEF

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23 RESULTADOS Em vista dos resultados obtidos, pode-se verificar que o componente mais contemplado diz respeito ao comportamento preventivo, em contrapartida a atividade física é menos contemplada pelos professores de educação física. Nesse mesmo contexto Lemos et al., 2007, verificou o perfil do estilo individual de vida dos professores de educação física como sendo positiva. Este estudo entra em concordância com o presente trabalho, visto que os professores do DEF também enquadram-se nessa mesma situação (LEMOS et al., 2007).

24 Fig. Referente à percepção dos professores considerando os componentes do PEVI. LEMOS et al. Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp, 2007. Nutrição Ativ. Fisica Comp.Prev. Relacionamento Controle do estresse

25 DISCUSSÃO Estudo proposto por Araújo, 2001 relatou que a maioria dos jovens universitários brasileiros eram sedentários; Estudo proposto por Marinho, C.S., 2002 averiguaram que 67,8% dos estudantes universitários são ativos, sendo que os homens são mais ativos que as mulheres; Prevalência de ativos é maior na faixa etária de 18 a 29 anos, o nível de atividade física diminui com o aumento da idade entre os homens e entre as mulheres (Marinho, C.S., 2002); Alunos da área de saúde praticam mais atividade física em comparação com outras áreas de estudo (Marinho, C.S., 2002); Atividade física está relacionada com menores níveis de ansiedade e estresse (Marinho, C.S., 2002).

26 LIMITAÇÕES DO ESTUDO A idade dos professores não foi coletada; Faltou a aplicação de um teste quantitativo paralelo ao pentáculo  melhor comparação e resultados; Dificuldade de execução de uma análise estatística efetiva através do pentáculo do bem- estar, visto que os fatores se compensam se analisarmos os valores totais; Pouco tempo para coletar os dados de todos os professores; Aproximação pessoal com o público alvo  os professores disseram estar sendo sinceros...

27 CONCLUSÃO Estilo de vida saudável desde a infância  hábito para toda vida (alimentação adequada; prática regular de atividade física; prevenção; relacionamento social e controle do estresse); Um ser humano completo é aquele que consegue desempenhar BEM todos os seus papéis! Tempo é vida e sempre há tempo para mudar comportamentos! A qualidade de vida está dentro de cada um!

28 REFERÊNCIAS NAHAS, MV, Barros, MVG & Francalacci, V.L. (2000). O pentáculo do bem estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 5(2), 48-59. SANTOS, Maria Gisele. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Curitiba, 2008. Material da disciplina de Atividade Física e Saúde, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Paraná –UFPR. SANTOS, Maria Gisele. Estresse: conceitos, causas, prevenção e controle. Curitiba, 2008. Material da disciplina de Atividade Física e Saúde, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Paraná –UFPR. ARAÚJO, D. S. M.(2001). Autopercepção da aptidão física relacionada à saúde. Tese de Doutorado: Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ. DENCK, R. M.; SANTOS, C. C.; WIEGAND, S. C. B.; NAGUEL, M.; OLIVEIRA, E. C., LELUDAK, D. Existem receitas para viver com qualidade? In: _____. Contato. Publicação Bimestral - Conselho Regional de Pscicologia do Paraná (CRPPR), ano 10 – Edição nº 57 – Maio/ Junho/ 2008, p. 24.

29 REFERÊNCIAS MARINHO, C.S. (2002). Estilo de vida e indicadores de saúde de Estudantes universitários da UNIPLAC. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. MORONA, Valeria Cristina. Qualidade de vida e trânsito: o motorista do transportes coletivo urbano de Curitiba. In: _____. Contato. Publicação Bimestral - Conselho Regional de Pscicologia do Paraná (CRPPR), ano 10 – Edição nº 57 – Maio/ Junho/ 2008, p.06. LEMOS et al. Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. v.21, n.2, p.81-93, 2007. MARGIS, Regina; PICON, Patrícia; COSNER, Annelise Formel; SILVEIRA, Ricardo de Oliveira. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2003, vol.25. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 Jun 2008. PASCHOAL, Tatiane; TAMAYO, Álvaro. Validação da Escala de Estresse no Trabalho. Estudos de Psicologia. Universidade de Brasília, 2004.

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