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Competitividade Sustentável. Municípios Estados União Empresas Pessoas Regime de Cooperação.

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Apresentação em tema: "Competitividade Sustentável. Municípios Estados União Empresas Pessoas Regime de Cooperação."— Transcrição da apresentação:

1 Competitividade Sustentável

2 Municípios Estados União Empresas Pessoas Regime de Cooperação

3 Sustentabilidade Corporativa é uma visão de negócio de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia – triple botton line Sustentabilidade Corporativa

4 Os três pilares têm como foco as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.três pilares (a) Pilar Econômico Embora a ênfase seja dada à performance financeira, isso freqüentemente se refere não só ao lucro, mas às filosofias por trás das estratégias ou comportamento de uma empresa, a sustentabilidade de seu negócio e seu "Capital Humano". (b) Pilar Ambiental O impacto de seus produtos e operações no meio ambiente, a natureza de suas emissões, desperdício e como as empresas lidam com isso. (c) Pilar Social Como a empresa aborda questões como diversidade étnica e de gênero, horas de trabalho e salários, segurança dos funcionários e contribuições para os serviços da comunidade.

5 Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define: –pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e –pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade. Fonte: Instituto Ethos “Atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Fonte: ONU, baseado em “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development, 1987 Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo. Fonte: “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development Responsabilidade Social Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Econômico Ambiental Social

6 Forma ou Modelo de Gestão Os fundamentos de excelência expressam conceitos reconhecidos e que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de Classe Mundial. De acordo com os critérios de excelência da FNQ, são expressos por: –Visão Sistêmica –Aprendizado Organizacional –Proatividade –Inovação –Liderança e constância de propósitos –Visão de futuro –Foco no cliente e no mercado –Responsabilidade Social –Gestão baseada em fatos –Valorização das pessoas –Abordagem por processos –Orientação para resultados Fonte: FNQ – Fundação Nacional da Qualidade Criação de um contexto que favoreça o desenvolvimento de uma “cultura para a sustentabilidade”, a criação de uma nova consciência. Modelo de Gestão

7 Projetos Projetos alinham-se e encaminham o planejamento estratégico de uma organização Um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único Projetos diferem das operações de uma empresa, dado que as operações possuem caráter contínuo e repetitivo Um projeto pode surgir de uma ou mais das seguintes condições: –Uma Demanda de Mercado ou Solicitações de Clientes –Uma Necessidade Empresarial –Um Avanço Tecnológico –Uma Exigência Legal ou Regulatória –Uma Necessidade expressa dos Stakeholders e acolhida pela organização Fonte: Project Management Institute Projetos

8 AGREGANDO-SE AS DEFINIÇÕES Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Modelo de Gestão e Projetos Responsabilidade Social Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Modelo de Gestão Projetos Diretrizes Estratégicas Econômico Ambiental Social Influência Ações de mudanças que demandam estruturação específica em função de sua complexidade e impactos. Ações de mudanças simples ou pequenas adequações que podem ser implementadas de forma processual, sem estruturação da gestão de mudanças. Alvo ImpactosResultados

9 Existem diversos atores que procuram influenciar as organizações a partir do desenvolvimento de melhores práticas de gestão com foco na sustentabilidade... PMI® Project Management Institute OPORTUNIDADE  Indicadores Ethos  The Natural Step  Escala Akatu  Critérios de excelência PNQ  Princípios FSC  Objetivos do Milênio  Protocolo de Kyoto  Carbon Disclosure Project  Princípios do Equador  Protocolos setoriais  Carta da Terra  Matriz Brasileira de evidências de sustentabilidade  SA 8000  AA 1000  Diretrizes OCDE  G3 Guidelines - GRI  Balanço Social IBASE  Padrões ISO  Normas ABNT NBR 16001  Outras...

10 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MILÊNIO

11 Qual a relação entre “Gestão de Projetos” e Sustentabilidade ? Se projetos são mudanças, toda mudança deve apontar para uma nova direção. Se a nova direção deve levar em consideração os resultados econômicos, sociais e ambientais, assim também os projetos devem ser (re)direcionados;

12 O que deveria mudar no processo de decisão pelos investimentos em novos projetos ? DE Definida a sustentabilidade como diretriz estratégica... Quais projetos deveremos iniciar para adequar nossas estratégias à sustentabilidade? Qual investimento será necessário, além dos que já destinamos aos demais projetos existentes ? PARA Definida a sustentabilidade como diretriz estratégica... Quais projetos deveremos iniciar para adequar nossas estratégias à sustentabilidade? Qual investimento será necessário, além dos que já destinamos aos demais projetos existentes ? Como TODOS os demais projetos podem potencializar as diretrizes sociais, ambientais e econômicas ? Dos investimentos que estamos destinando aos projetos, como potencializar a sustentabilidade ? Ao menos 2 mudanças efetivas: –Estimular a organização a dialogar sobre a sustentabilidade A CADA NOVO PROJETO INICIADO –Revisar as políticas/práticas de aprovação de projetos (Comitês de Investimento) para que passem a considerar as dimensões da sustentabilidade como parte do Business Case dos projetos.

13 Rumo à mudança cultural nas empresas A mudança começa pelo indivíduo: uma nova consciência para o futuro Uma nova educação Administração da complexidade Um Novo Paradigma de Gestão Revolução da Sustentabilidade:

14 1ª. Custos 2ª. Qualidade 3ª. Clientes 4ª. Sustentabilidade A Quarta Onda

15  Valorização da Vida  Respeito  Sustentabilidade  Ecologia Profunda  Qualidade de Vida  Verdade  Ética  Transparência  Credibilidade  Confiança  Sensibilidade  Empatia  Vontade  Reconhecimento  Afetividade  Diversidade  Parceria  Redes  Sinergia  Simbiose  Complementaridade  Coletivismo  Liberdade  Diálogo  Evolução da Consciência  Cidadania  Responsabilidade Social  Resgate das Comunidades VALORES

16 Grupo Banco Mundial Prioridades Alívio da pobreza Boa governança Bom ambiente para investimentos Missão Combater a pobreza e melhorar as condições de vida da população nos países em desenvolvimento

17 Aspectos Globais A Pobreza e os Países em Desenvolvimento Hoje: 3 bilhões de pessoas (sobrevivem com) menos de US$2/dia 1,2 bilhões de pessoas (sobrevivem com) menos de US$1/dia Produto Interno Bruto Global (PIB) Ano 2000: 30 trilhões – 5 bilhões de pessoas – 20% do PIB global Ano 2050: 140 trilhões – 8 bilhões de pessoas – 40% PIB global (crescimento estimando de 3,5%) Crescimento Populacional 200020252050 Países em Desenvolvimento 5 bilhões7 bilhões8 bilhões Países Desenvolvidos 1 bilhão

18 O aumento da popula ç ão total e do PIB no mundo acontecer á principalmente nos pa í ses emergentes e em desenvolvimento (PEDs). Aspectos Globais Há um aumento da necessidade de compreensão da situação atual nos PEDs, assim como da base de comércio entre países e da competitividade entre as empresas Há uma enorme necessidade de capacitação e treinamento nos PEDs. As pessoas/empresas precisam ser pró-ativas Países como o Brasil, e portanto as empresas brasileiras, aumentarão suas responsabilidades sobre como o mundo poderá estar no futuro.

19 11 milhões de bebês morrem de causas diversas e a cada 48 partos, morre uma mãe Doenças infecciosas causando 30% das mortes 42 milhões de pessoas com Aids 30 novas doenças infecciosas nos últimos 10 anos O consumo de energia deverá crescer 50% nos próximos 20 anos e a escassez do petróleo é uma realidade 30% da capacidade produtiva do planeta já se perdeu Meio Ambiente – clima, florestas, fontes energéticas, ar e biodiversidade – serviços naturais que garantem a vida no planeta alterados (existência da vida ameaçada) Evidências do Desequilíbrio

20 Empresa saudável x sociedade doente. Toda organização é uma extensão da sociedade e, como tal, não pode sobreviver isolada, impactando e sendo impactada pelo contexto social em que está inserida Cresce a expectativa de que as empresas vão contribuir para minimizar uma série de indicadores de desequilíbrio que acumulamos em todo o mundo As multinacionais atualmente são os mais importantes atores da economia mundial. Sozinhas ou em conjunto elas detêm um poder econômico significativo. Ex: das 100 maiores entidades econômicas do mundo, 51 são empresas e 49 são países (Grayson e Hodces, 2002) As empresas reconhecem que possuem as habilidades tecnológicas, financeiras e de gerenciamento necessárias para superar a transição da sustentabilidade O que isso tem a ver com os negócios?

21 “Não há nenhuma contradição intrínseca em melhorar o contexto competitivo e ter um compromisso sincero com o avanço da sociedade.” Michael Porter “Alinhar o interesse institucional à responsabilidade social é a forma mais poderosa de se prolongar o sucesso de uma empresa.” Orin Smith, Starbucks´CEO Filantropia focada no Contexto Competitivo

22 Declaração Universal dos Direitos Humanos / Agenda 21 Balance Scored Card Carta da Terra / Metas do Milênio / Global Compact Diretrizes da OCDE para Multinacionais / Projeto Sigma Diretrizes da Global Reporting Initiative The Natural Step / Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade AA800 / AA1000 / OHSAS 18001 Indicadores Ethos / Norma NBR 16001 e a ISSO 26000 Diretrizes e Ferramentas

23 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Código de Conduta Princípios da Política de Sustentabilidade e Cidadania Corporativa REFERENCIAIS MUNDIAIS Carta da Terra Pacto Global Objetivos do milênio Agenda 21

24 REFERENCIAIS MUNDIAIS Carta da Terra Pacto Global Objetivos do milênio Agenda 21

25 PACTO GLOBAL Origem: Surge em 1999, quando o secretário-geral da ONU, Kofi Annan desafia as empresas a dar uma face mais humana à globalização. Objetivo: Incentivar as empresas a adotar dez princípios relacionados à defesa dos direitos humanos das condições de trabalho do meio ambiente do combate à corrupção

26 PACTO GLOBAL Princípios de Direitos Humanos, baseados na Declaração Universal dos Direitos Humanos 1.Respeitar e proteger os direitos humanos; e 2.Impedir violações de direitos humanos. Princípios de Direitos do Trabalho, baseado na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho 3. Apoiar a liberdade de associação e o direito à negociação coletiva no trabalho; 4.Abolir o trabalho forçado ou compulsório; 5.Erradicar o trabalho infantil; e 6.Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho. Princípios de Proteção Ambiental, baseado na declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Princípios de Proteção Ambiental, baseado na declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento 7.Adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais; 8.Promover a responsabilidade ambiental; 9.Incentivar tecnologias que não agridem o meio ambiente. Princípio de combate a corrupção 10.Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

27 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MILÊNIO Origem: Em 2000, durante a Cúpula do Milênio – a maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos – realizada em Nova York. Objetivo: Estabelecer as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento sustentável global até 2015. Compõe-se de metas como: a erradicação da extrema pobreza e da fome A melhoria da saúde materna e A proteção do meio ambiente

28 NORMAS E CERTIFICAÇÕES ISO 14001 Origem: Criada em 2001 pela ISSO ONG que funciona através de uma rede de institutos. No Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Objetivo: Define padrões para que as empresas façam gerenciamento ambiental, minimizando continuamente os efeitos nocivos de suas atividades sobre o meio ambiente

29 Declaração Universal dos Direitos Humanos / Agenda 21 Balance Scored Card Carta da Terra / Metas do Milênio / Global Compact Diretrizes da OCDE para Multinacionais / Projeto Sigma Diretrizes da Global Reporting Initiative The Natural Step / Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade AA800 / AA1000 / OHSAS 18001 Indicadores Ethos / Norma NBR 16001 e a ISSO 26000 Diretrizes e Ferramentas

30 INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE Calvert-Henderson Index Dow Jones Sustainability Index Environmental Sustainability Index Genuine Progress Indicator Gross National Happiness Índice Bovespa de Governança Corporativa Pacto Cascavel Workshop ICONS

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32 SC Johnson Em 1996, a fabricante de produtos de limpeza e embalagens para uso doméstico lançou o programa “Racine Sustentável” visando a melhorar as condições de vida e de trabalho na cidade onde está sediada, no Wisconsin. Em parceria com organizações locais, governo e moradores, a empresa criou uma coalizão comunitária voltada para a recuperação do meio ambiente e da economia locais. Entre outros efeitos, com a recuperação de áreas poluídas, o índice de desocupação de imóveis comerciais no centro de Racine caiu de 46% para 18% e os moradores locais voltaram a ter empregos. Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

33 Transparência Internacional Um agrupamento de 26 empresas dos Estados Unidos e 38 de outros países para apóia a Transparência Internacional * na denúncia e combate à corrupção no mundo. Ao medir a corrupção e canalizar a atenção pública para o problema, a organização ajuda a criar um ambiente que premia a competição justa e aumenta a produtividade. Com isso, beneficia os cidadãos locais e ao mesmo tempo facilita o acesso das suas empresas patrocinadoras aos mercados. Filantropia Competitiva Casos * Organização não-governamental fundada em Maio de 1993 e com sede em Berlim. Seu principal objetivo é a luta contra a corrupção Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

34 Cisco Networking Academy Investimento ambicioso da Cisco Systems num programa educacional para treinar administradores de redes de computadores, mitigando assim uma limitação potencial ao seu crescimento e ao mesmo tempo abrindo boas oportunidades de emprego para quem conclui o ensino médio. Melhorou as condições de demanda ao contribuir para que sua clientela tivesse acesso a administradores de rede bem treinados. Com isso, ampliou o mercado e a sofisticação dos usuários e, por conseguinte, o interesse deles em soluções mais avançadas. Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

35 DreamWorks SKG Produtora Cinematográfica da Califórnia criou programa em Los Angeles para capacitar estudantes de baixa renda em habilidades ligadas à indústria do entretenimento. O benefício social está na melhoria do sistema educativo e das chances de emprego para a população de baixa renda. O Benefício econômico, em disponibilizar um maior número de graduados com capacitação especializada. Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

36 Safeco Empresa de serviços financeiros e seguros, vem atuando em parceria com entidades sem fins lucrativos visando a expandir o acesso à casa própria e melhorar a segurança pública. À medida que cresceu o número de casas próprias e que melhorou a segurança pública em seus quatro mercados-alvo, subiu também a venda de seguros, em certos casos até 40% Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

37 Grand Circle Travel Atuando no marketing direto de viagens internacionais para americanos de terceira idade, a empresa tem uma estratégia fundada na oferta de experiências culturais e educacionais enriquecedoras à clientela. Desde 1992, a fundação empresarial Grand Circle doou mais de US$ 12 milhões a projetos de preservação histórica em lugares que seus clientes gostam de visitar, como a Fundação dos Amigos do Museu e das Ruínas de Éfeso, na Turquia, e o Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Com estas ações, construiu um sólido relacionamento com as organizações que mantêm estes pontos turísticos, o que lhe permite oferecer aos clientes oportunidades especiais de visitação e aprendizado sobre eles. A Grand Circle garante assim o diferencial competitivo que a distingue das demais empresas de turismo. Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992

38 American Express Boa parte das receitas com cartões de crédito e agências de viagem vem de despesas associadas a viagens. Desde 1986, a American Express vem financiando suas Travel and Tourism Academies em escolas do ensino médio, visando treinar alunos para seguir carreira em outras agências de turismo ou empresas de aviação, hotéis e restaurantes. Nos EUA, 80% dos alunos do programa entram na faculdade e 25% empregam-se depois de formados na indústria de turismo. Os ganhos econômicos também são substanciais, tornando os pólos de viagem mais competitivos e capacitados para crescer. Isso redunda em importantes benefícios para a American Express Filantropia Competitiva Casos Fonte: A Vantagem competitiva da filantropia corporativa – Harvard Business Review - Dezembro.1992


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