A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A dança na educação infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A dança na educação infantil"— Transcrição da apresentação:

1 A dança na educação infantil
Poliana Rebeka

2 História da dança A arte da dança é considerada a mais antiga da humanidade Acredita-se que ela tenha surgido com os movimentos corporais que os homens faziam para se comunicarem ou se esquentarem. Quando feita de forma individual algumas correntes antropológicas dizem estar relacionada a conquista amorosa e feita coletivamente estaria relacionada a adoração de divindades.

3 Dança astroteológica: realizada em adoração aos astros ou a uma divindade.
Dança espetáculo: surgiu no século XV na Itália, uma mistura das danças praticadas pela corte e as danças camponesas, dando origem ao balletti.

4 Figuras dançantes em pintura rupestre Pintura egípcia retratando dançarinas

5 “A dança é a expressão maior do corpo, considerando-se os seguintes aspectos: movimento, sentimentos, ritmos e expressividade. A dança reúne técnicas corporais, coreografia, ludicidade e trabalho coletivo.” “Dança é a articulação entre dançarino, som, movimento e espaço.”

6 A arte da dança é a arte de mover o corpo de acordo com um ritmo e a uma composição coreográfica.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e as crianças se movimentam desde que nascem. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso do corpo. O movimento do corpo humano é uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente.

7 Dança Teatro " A Dança-Teatro é um tipo de dança que não parte da ênfase no estudo da fisicalidade do corpo mas sim, está mais preocupada com a presença, com a teatralidade e com a dramaturgia física. Para dançar, para se mexer se precisa ter uma história por detrás. Tem que estar consciente daquilo que motivou a criar. Precisa-se ter um sentido para mover e não mover para encontrar o sentido. Precisa-se de construir um personagem, de ver imagens, de contar alguma história com o corpo. " Sônia Motta

8

9 Tema: Dança Título: Dança Criativa

10 Dança Criativa Objetivo: Proporcionar as crianças um conhecimento do próprio corpo. Favorecer a criatividade da criança. Comunicação corporal.

11 Metodologia Explorar diferentes maneiras de se deslocar pelo espaço Fazer movimentos em plano alto, médio, baixo e em todas as direções(esquerda, direita, frente e atrás) Podem ser utilizados movimentos que representem brincadeiras e que imitem animais.

12 Materiais: CDs de música e vídeos Avaliação Observação Desenvolvimento da parte criativa, forma de se expressar

13 “A dança é uma maneira de expressar idéias e emoções
“A dança é uma maneira de expressar idéias e emoções. Isso não pode ficar de fora quando se quer formar crianças que descubram o prazer dos movimentos.”


Carregar ppt "A dança na educação infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google