A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania

2 COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador EMAIL:fga.claudiaoliveira@gmail.com EMAIL:fga.claudiaoliveira@gmail.com Marcia Teodoro- ASSISTENTE SOCIAL- ESPECIALISTA EM SAÚDE DO TRABALAHDOR: Marcia Teodoro- ASSISTENTE SOCIAL- ESPECIALISTA EM SAÚDE DO TRABALAHDOR: EMAIL:marciamcteodoro@yahoo.com.br EMAIL:marciamcteodoro@yahoo.com.br Nelson Nascimento- Nelson Nascimento- PROFESSOR DE HISTÓRIA - ESPECIALISTA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PROFESSOR DE HISTÓRIA - ESPECIALISTA EM SAÚDE DO TRABALHADOR EMAIL;nascimentonj@ig.com.br EMAIL;nascimentonj@ig.com.br

3 Objetivos: Sensibilizar os profissionais das Equipes da Saúde da Família para o acolhimento, diagnóstico, tratamento e outros encaminhamentos de trabalhadores com agravos à saúde relacionados ao trabalho; Introduzir práticas em saúde do trabalhador na rede de assistência do Sistema Único de Saúde; Capacitar multiplicadores em saúde do trabalhador nas áreas programáticas da Cidade do Rio de Janeiro.

4 HISTÓRICO O Projeto Rio+10 acontece desde 2013. Nesse período já capacitou 180 Agentes Comunitários de Saúde – ACS -do Município do Rio de Janeiro na temática de saúde do trabalhador. O Projeto Rio+10 acontece desde 2013. Nesse período já capacitou 180 Agentes Comunitários de Saúde – ACS -do Município do Rio de Janeiro na temática de saúde do trabalhador.

5 HISTÓRICO 2013- Agentes comunitários de Saúde das Aps 5.2,5.3,5.1 2013- Agentes comunitários de Saúde das Aps 5.2,5.3,5.1

6 HISTÓRICO 2014-Agentes Comunitário de saúde da AP3.3 2014-Agentes Comunitário de saúde da AP3.3

7 HISTÓRICO 2015-Agentes Comunitário de saúde da AP1.0, 2.1 2.2 2015-Agentes Comunitário de saúde da AP1.0, 2.1 2.2

8 2016-Agentes Comunitário de saúde da AP3.1, 3.2

9 PALAVRA CHAVE TRABALHO/TRABALHADOR

10 OBSERVAÇÃO : O QUE REALMENTE ADOECE? O trabalho ou a forma como ele se organiza?

11 METODOLOGIA O Curso se desenvolve em 9 módulos com periodicidade quinzenal. O Curso se desenvolve em 9 módulos com periodicidade quinzenal.

12 METODOLOGIA Os temas são desenvolvidos a partir de uma abordagem teórica/prática, onde a valorização do conhecimento adquirido de forma empírica por parte dos alunos é fator preponderante na construção do conhecimento, SEGUINDO O MÉTODO DESENVOLVIDO POR PAULO FREIRE, DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER. Os temas são desenvolvidos a partir de uma abordagem teórica/prática, onde a valorização do conhecimento adquirido de forma empírica por parte dos alunos é fator preponderante na construção do conhecimento, SEGUINDO O MÉTODO DESENVOLVIDO POR PAULO FREIRE, DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER.

13 MÉTODO Etapa de investigação: Etapa de investigação: Busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive. Busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

14 MÉTODO Etapa da tematização: Etapa da tematização: Momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras. Momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.

15 MÉTODO Etapa de problematização: Etapa de problematização: Etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada. Etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

16 Módulo I Bases Legais em Saúde do Trabalhador Bases Legais em Saúde do Trabalhador Ementa: abordar bases conceituais para garantir o direito à saúde e a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no SUS, apresentação de instrumentos legais e jurídicos pertinentes ao campo da Saúde do Trabalhador. Ementa: abordar bases conceituais para garantir o direito à saúde e a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no SUS, apresentação de instrumentos legais e jurídicos pertinentes ao campo da Saúde do Trabalhador.

17 Módulo II - Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) Ementa: Abordar a temática relativa À Vigilância em Saúde do Trabalhador no Município do Rio de Janeiro Ementa: Abordar a temática relativa À Vigilância em Saúde do Trabalhador no Município do Rio de Janeiro

18 Módulo III Incorporando Conceitos em Saúde do Trabalhador. Incorporando Conceitos em Saúde do Trabalhador. Conteúdo Manhã: Conteúdo Manhã: 1. Práticas Educativas em Saúde do Trabalhador: Teoria do arco. 1. Práticas Educativas em Saúde do Trabalhador: Teoria do arco. Conteúdo Tarde: Conteúdo Tarde: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

19 Módulo IV Módulo IV Abordando a atenção integral ao trabalhador dentro da perspectiva de acolhimento segundo a Política Nacional de Humanização Abordando a atenção integral ao trabalhador dentro da perspectiva de acolhimento segundo a Política Nacional de Humanização Conteúdo -Abordar a atenção integral ao trabalhador na implementação do Humaniza SUS. Conteúdo -Abordar a atenção integral ao trabalhador na implementação do Humaniza SUS.

20 Módulo V Riscos e perigos em situação de trabalho Riscos e perigos em situação de trabalho Ementa: Abordar os riscos em situações de trabalho Ementa: Abordar os riscos em situações de trabalho Conteúdo. Conteúdo. 1. Conceito de Trabalho 1. Conceito de Trabalho Trabalho prescrito e trabalho real. Trabalho prescrito e trabalho real. Trabalho, ambiente e Risco. Trabalho, ambiente e Risco. Tipos de risco ocupacional. Tipos de risco ocupacional. Doença ocupacional, doença do trabalho e acidente de trabalho. Doença ocupacional, doença do trabalho e acidente de trabalho. Interdisciplinaridade, intrasetorialidade e transversalidade. Interdisciplinaridade, intrasetorialidade e transversalidade. Dinâmica: Os riscos e perigos são evitáveis? Quais os riscos que você identifica no território que assiste? Existem riscos que são específicos no seu território? Dinâmica: Os riscos e perigos são evitáveis? Quais os riscos que você identifica no território que assiste? Existem riscos que são específicos no seu território?

21 Módulo VI - Agravos relacionados ao trabalho Agravos relacionados ao trabalho Conteúdo Conteúdo DORT DORT Pneumoconiose Pneumoconiose Câncer Ocupacional Câncer Ocupacional Dermatose Ocupacional Dermatose Ocupacional Intoxicação Exógena Intoxicação Exógena Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho Disfonia Ocupacional Disfonia Ocupacional

22 Módulo VII Doenças prevalentes no território Doenças prevalentes no território Ementa: Abordar as doenças mais prevalentes relacionadas ao trabalho Ementa: Abordar as doenças mais prevalentes relacionadas ao trabalho Conteúdo Conteúdo Trabalho infantil Trabalho infantil Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho

23 Módulo VIII Práticas em saúde do trabalhador: O papel do ACS no cuidado à Saúde dos Trabalhadores. Ementa: Abordar os procedimentos de investigação e notificação dos casos. Estabelecimento de nexo de causalidade, bases éticas e legais, organização da assistência à saúde, medidas de prevenção e controle dos fatores de risco e agravos à saúde do trabalhador. Conteúdo Manhã: 1. Sistemas de Informação em Saúde: FICHA A e SINAN. Conteúdo Tarde: 2. Estudo de casos.

24 Módulo IX– Apresentação de trabalhos Dinâmica de Grupo Vídeo Apresentação dos trabalhos finais

25 Resultados Alcançados Quanto aos indicadores de avaliação de curto prazo foi evidenciada alta adesão ao curso e baixo absenteísmo. Em relação aos questionários aplicados e as perguntas fechadas verificou-se que 52,6% nunca haviam tido nenhum contato com o tema, 100% dos avaliados gostaram dos espaços físicos onde os cursos foram ministrados, 100% demonstraram satisfação com a metodologia empregada e conteúdo programático idealizado. 89,3% dos avaliados se mostraram satisfeitos com a carga horária total do curso. O índice de satisfação abarcou as variáveis excelente, ótimo e bom, apresentando 0% para a variável ruim.

26 Resultados Alcançados Quanto às perguntas abertas, de forma geral os alunos relataram satisfação pessoal de realizar o curso, tanto pela temática, quanto pelo acolhimento; interesse em participar de novas capacitações em Saúde do Trabalhador; crescimento pessoal e profissional, dentre outros. Quanto ao indicador de longo prazo, notificação em saúde do trabalhador, foi observado um aumento das notificações, demonstrando o êxito da implementação do Projeto. Como desdobramento das ações de capacitação e a necessidade de descentralização das ações em saúde do trabalhador, foram implantados Programas de Saúde do Trabalhador (PST) nas Áreas Programáticas 2.1, 3.3, 5.1, 5.2 e 5.3 fortalecendo as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador nesses territórios.

27 Recomendações A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora alinha-se com todas as políticas de saúde no âmbito do SUS. Em consonância com o apresentado pela referida portaria, no que tange o fortalecimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) e da necessidade de se alcançar os objetivos propostos, como forma de desenvolver ações que minimizem o processo de adoecimento relacionados a cadeia produtiva de uma determinada região, faz-se necessário a busca da identificação das atividades produtivas que colocam em risco a saúde dos trabalhadores de determinado território; identificar as necessidades, demandas e problemas de saúde dos trabalhadores no território; realizar a análise da situação de saúde dos trabalhadores.

28 Recomendações Considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador no SUS e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença, a fim de realizar intervenção nos ambientes de trabalho e conduzir a assistência integral à saúde do trabalhador e da trabalhadora no território, e, com base nos resultados alcançados no desenvolvimento do Projeto Rio + 10: Trabalho, Saúde e Cidadania, recomendam-se sua continuidade com vistas ao fortalecimento da Atenção Integral e as Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador nos territórios.

29 PAULO FREIRE “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”


Carregar ppt "Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google