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Estratégias para o rh dar lucro

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Apresentação em tema: "Estratégias para o rh dar lucro"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias para o rh dar lucro

2 CONCEITOS E REFLEXÕES PARA NÃO ESQUECER

3 DE QUALQUER TAMANHO, DE QUALQUER TIPO, PODE SER UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR. (ROBERT LEVERING - CRIADOR DO GPTW) QUALQUER EMPRESA,

4 O ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar mostra que essas companhias também são as mais lucrativas.

5 O QUE ESSAS EMPRESAS TIVERAM EM COMUM? VASP TRANSBRASIL VARIG BRA JORNAL DO BRASIL MESBLA MAPPIN ARAPUÃ REDE MANCHETE PARMALAT SHARP GRADIENTE BANCO ECONÔMICO

6 RH Tradicional Recrut a mento e Seleção Treinamento Desenvolvimento Comunicação Departamento de Pessoal Cargos e Salários Segurança e Medicina do Trabalho Relações Trabalhistas e Sindicais Gestão Social Gestão de Benefícios

7 RESULTADO DO NEGÓCIO ATRAVÉS DAS PESSOAS SOMENTE 33% DOS CEOs ESTÃO SATISFEITOS COM OS SEUS RHs NO BRASIL 64% DAS EMPRESAS QUEBRAM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, E 80% EM 5 ANOS (SEBRAE) 80% DOS CEOs ACREDITAM QUE ENTREGAM ÓTIMOS PRODUTOS 8% DOS CLIENTES CONCORDAM COM ISSO (BAIN & COMPANY) GESTÃO MODERNA DE PESSOAS

8 Lucro Ambicioso Multinacional Empresa familiar Gentil Emocional Passional Atualize seu Vocabulário Competência

9 (Nelson Mandela)

10 O CONFLITO É A MATÉRIA PRIMA DO GESTOR (OSCAR MOTOMURA)

11 Tenho certeza que o modelo de gestão implementado na Coca- Cola PE/PB foi o principal fator na reviravolta ocorrida na empresa. Sem as ferramentas disponibilizadas pelo RH aos nossos gestores jamais teríamos conseguido tanto sucesso. O RH é a primeira área que ouço durante o planejamento estratégico anual. João Marcelo Ramires, ex-diretor-superintendente da Coca-Cola PE/PB (atual presidente da Coca-Cola do Japão.) Ele confirma

12 O MUNDO MUDOU Há um mundo que está acabando... Estruturas Hierárquicas Informação Centralizada Manda quem pode... Relações Formais Vínculo Burocrático Resultado do setor Mão de obra Conhecimento/Informação... e um mundo está brilhando! Estruturas Horizontais Compartilhamento Colaboração em massa Relações Informais Inteligência conectada Resultado do negócio!!! Novos modelos mentais Sabedoria/Inovação Cérebro de obra

13 O MUNDO MUDOU...

14 AS PESSOAS TAMBÉM MUDARAM ( Alcance de metas a custo de quê?) PENSA COMO DONO! Relacionamento Disponibilidade Inovação Melhora onde é excelente Futuro decidido Entusiasmo Disciplina Estudioso Fala uma ou duas Línguas Tem foco Tem amigos Pensa no planeta e na comunidade Tem vida cultural Tem vida social e hobby Fala e escreve... Português! É objetivo É ético Não acredita em destino, acaso e dom Pratica a espiritualidade Tem tempo para tudo

15 Que corrida é essa na busca de profissionais de RH? Há 25 mil alunos de MBAs no Brasil, em centenas de escolas, sendo 30% em gestão de pessoas. 5 anos atrás eram... Gestores de Pessoas

16 As empresas descobrem o trabalho em equipe Administradores de Empresas (gestão científica) Psicólogos (foco no indivíduo) RH passa a focar em Liderança, RESULTADO DO NEGÓCIO, Parcerias, Soluções e Talentos A evolução do RH

17 E COMO SE IMPLANTA UM RH ESTRATÉGICO?

18 3 Tarefas 1 - PAI-TROCÍNIO 2 - AMBIENTE MOTIVADOR 3 - COMPARTILHAR RESULTADOS 6 Passos ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS / ESTRUTURA 5

19 Tarefa 1: arrume um pai-trocínio IDÉIA CONCEITO DESEJO VONTADE PATROCÍNIO

20 Tarefa 2: crie um ambiente de motivação NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM! 59% dos trabalhadores brasileiros estão desmotivados (Gallup Organization) De quem é a culpa pela depressão do domingo à noite? NO RH ESTRATÉGICO VOCÊ DECIDE A SUA VIDA

21 Tarefa 3: defina metas individuais e coletivas Compartilhe Resultados Crie indicadores confiáveis Celebre o Sucesso

22 Pensamento Linear x Circular Tomada de Decisão Problema AçãoResultado Princípio da Alavancagem = Indicadores

23 Passo a Passo ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5

24 ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5 Passo a Passo

25 Diagnóstico Diretoria Planejamento estratégico Mercado Melhores práticas Relatórios e Livros Propostas e Diagnósticos Avaliação entre as áreas Pesquisa / atas Clima organizacional Pesquisa Passo 2: Diagnóstico

26 PARADIGMAS VACAS SAGRADAS E PARADOXOS

27 1. Charles H. Duell, Oficial de Patentes, 1899: Tudo que poderia ser inventado já foi inventado. 2. Engenheiro da Boeing depois do primeiro vôo do 247, um turbo-hélice que carregava 10 pessoas: Nunca haverá um avião maior que esse. 3. Tenente Joseph Ives depois de visitar o Grand Canyon em 1861: Nós somos os primeiros e sem dúvida os últimos a visitar este fantástico lugar. 4. Albert Einstein, 1932:Não há a menor indicação de que a energia nuclear será obtida um dia. 5. Executivo da Decca, 1962, depois de desligar uma música dos Beatles: Não gosto desse som. Guitarristas devem seguir o caminho da rua.

28 6. Margaret Thatcher, 1974: Levará anos, não durante a minha vida,, antes que uma mulher se torne primeira ministra. 7. Revista Business Week, 1968: Com mais de 50 marcas de carros sendo vendidas nos EUA, a indústria japonesa não conseguirá um mínimo de mercado aqui. 8. Revista Popular Mechanics, 1949: Computadores pesarão no mínimo 1,5 tonelada. 9. Ken Olson, presidente da Digital Equipment Corp., 1977: Não há qualquer razão para alguém ter um computador em casa. 10. Comunicado da Western Union, 1876: O tal do telefone tem tão pouca utilidade que não deve ser levado a sério.

29 AQUI SEMPRE FOI ASSIM ISSO AQUI NÃO TEM JEITO JÁ TENTARAM ANTES VOCÊ ESTÁ ANIMADO PORQUE CHEGOU AGORA MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO NÃO SEI PORQUE AINDA ESTOU NESSA EMPRESA ESSA EMPRESA NÃO ME MERECE FOI O CLIENTE QUEM PEDIU Paradigmas Destruidores

30 Passo a Passo ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5

31 LIDERARVENDER REMUNERAR DISTRIBUIR PASSO 3: Exemplo de Focos

32 ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5 Passo a Passo

33 VIVENCIAR O NEGÓCIO CAPACITAÇÃO E CARREIRA INOVAÇÃO REMUNERAÇÃO COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO QUALIDADE DE VIDA/BENEFÍCIOS DIREITOS LEGAIS AMBIENTE MOTIVADOR RH: fornecedor de ferramentas de gestão/consultoria interna

34 ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5 Passo a Passo

35 PASSO 5: Políticas Gestão: Pesquisa de Clima Organizacional Seleção de Pessoal Transferências Conduta Ética: Discriminação Código de Conduta Menores Desenvolvimento: Apoio ao estudante Reconhecimentos Carreira Benefícios e serviços: Doações Aposentados Acidentados

36 Passo a Passo ESTRATÉGIA 1 DIAGNÓSTICO 2 FOCOS 3 MODELO DE GESTÃO 4 PROGRAMAS 6 POLÍTICAS 5

37 VENDER REMUNERAR LIDERAR CÉLULAS DE TRABALHO COMITÊS DE APRENDIZAGEM PDG – MÉDIA LIDERANÇA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DESENHANDO O FUTURO QUALIFICAÇÃO FORÇA VENDAS QUEM SABE ENSINA MERCADO UAI E-LEARNING QUEM SABE ENSINA QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO PASSO 6: Programas Centrais DISTRIBUIR

38 Remuneração PPR; Células de Trabalho e Remuneração Variável. Inovação Diversidade; RH para Distribuidores; Capacitação para Mudanças; Recrutamento Premiado; Superar; Quem Sabe Ensina e Coordenador – multiplicador. Carreira Avaliação de Desempenho e Potencial (ADP); PDG – Programa de desenvolvimento de gestores; Desenhando o Futuro; Inspirando Caminhos; Plano de Carreira; Programa Trainee e Estagiário e Quadros de Carreira. Cidadania Prato Popular; Financiamento para aquisição de moradia, compra de moto e computadores; Valor jovem; Empresa Ajudando Você; Jovem Aprendiz; Novos Horizontes ; Primeiro Emprego e Voluntariado Empresarial. Educação Adiantamento do 13º salário para faculdade; Comitê de Aprendizagem; Educar (Supletivo, Voluntários do Saber, parcerias e convênios com instituições de ensino); E-learning e Universidade corporativa Comunicação Mensagem ao Diretor; Clube dos Correspondentes; jornal interno; Plantão RH de Atendimento; Radar; Gente em Cena;Intranet ; TV interna; Bate-Papo com o diretor; Passivo Trabalhista; Comunicado Eletrônico; Quadros de Aviso; Boletim Eletrônico e pocket, Agendão; Direto da Fonte; Celebrar; Diretor com Você e Treinamento de reintegração. Vivenciar o Negócio Avaliação Entre Áreas; Mercado geral; PEG – Pense Grande; Trilhas de Integração e Vi e Gostei. Qualidade de Vida/Benefícios Blitz da Segurança; Apagão; Aulas de Música; Homenagem aos Veteranos; Eventos Temáticos; Viva o que é bom com sua família; Seguros; Dança de Salão; Massagem Corporal e Ginástica Laboral; Poupança Saúde e Mentoring. ALGUNS PROGRAMAS E AÇÕES

39 E COMO SE CONVENCE O PRESIDENTE DA EMPRESA?

40 USANDO INDICADORES QUE MOSTREM O IMPACTO DOS PROGRAMAS DE RH NO SUCESSO DO ORGANIZAÇÃO ! Planejamento estratégico da organização – RH participa da elaboração Planejamento estratégico do RH Definir metas alinhadas ao resultado esperado pela organização Criar indicadores que mostrem o alcance das metas Não sendo possível, ter indicadores gerais do RH Sempre comparar o esperado com o realizado Nunca esquecer que o desafio é colocar os resultados dos programas e ações em forma de número ou em percentual Provocar reuniões com a diretoria para discutir indicadores Ser proativo, não esperar demandas

41 E COMO RETER TALENTOS?

42 O que faz um empregado ficar numa empresa por mais 5 anos: 85% Crescimento e aprendizado 43% 29% 26% 24% Ambiente de Trabalho Qualidade De Vida Salário Direitos Legais Fonte: Revista Você S.A

43 VIVENCIAR O NEGÓCIO DESENVOLVIMENTO E CARREIRA INOVAÇÃO REMUNERAÇÃO COMUNICAÇÃOEDUCAÇÃO QUALIDADE DE VIDA/BENEFÍCIOS DIREITOS LEGAIS AMBIENTE MOTIVADOR RH: fornecedor de ferramentas de gestão/consultoria interna E COMO SE RETÊM TALENTOS ?

44 PASSO 6: Modelo de Gestão VIVENCIAR O NEGÓCIO CARREIRA INOVAÇÃO REMUNERAÇÃO COMUNICAÇÃOEDUCAÇÃO QUALIDADE DE VIDA/BENEFÍCIOS CIDADANIA Avaliação de Desempenho e Potencial;Programa de Desenvolvimento Gerencial; Desenhando o Futuro; Plano de Carreira ; Trainees e Estagiários e Quadros de Carreira. AMBIENTE MOTIVADOR

45 Mulher é tudo igual...

46 Homem é tudo igual...

47 PROMOTOR DE VENDAS REPRESENTANTE DE NEGÓCIOS SUPERVISOR DE VENDAS SUPERVISOR DE MARCHANDISING VENDEDOR COORDENADOR DE VENDAS GERENTE DE VENDAS Trilha de Carreira

48 CARGOS ESCOLARIDADE EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA IDIOMAS CONHECIMENTO TÉCNICOS TREINAMENTOS Quadro de Carreira

49 Plano de Carreira julagosetoutnovdezjanfevmarabrmaijun 1. Preenchimento do formulário ADP OK 2. Assessment OK 3. Estágio interno de duas horas diárias em clientes e fornecedores internos 4. Visita a clientes e fornecedores externos OK 5. Realização de cursos técnicos da área de atuação e afins OK 6. Mentoring interno com o diretor de RH OK 7. Visita à associação nacional 8. Estágio de curta duração em áreas fins de empresas do ramo – melhores práticas OK 9. Cumprimento de projeto de melhoria para a área jurídica da empresa 10. Leitura e discussão de livros especializados em gestão OK 11. Participação no curso de formação de líderes 12. Pagamento de parte dos custos de curso de inglês intensivo OK 13. Relatório mensal OK 14. Entrevista com os diretores

50 MAIS REFLEXÕES...

51 Programas de Comunicação 1. Quadros de aviso 2. Boletim eletrônico 3. Mensagem ao diretor 4. Jornal interno 5. Intranet + redes sociais 6. Mensagens via celular 7. Agenda do mês 8. Diretor com Você – café da manhã, visitas programadas, circulação nas áreas 9. Plantão RH de atendimento 10. Clube dos correspondentes e agentes de comunicação 11. Você merece ver primeiro 12. Celebração do mês – destaques das áreas, áreas-destaque, dia dos profissionais, novos negócios, vitórias dos empregados, aniversariantes, melhores idéias, premiações etc.

52 Continuação A notícia do dia 14. Agente de comunicação 15.Integração de novos funcionários 16. Reintegração de antigos funcionários 17. A empresa na comunidade 18. Palestras especiais 19. Conheça minha área 20. Conheça meu lugar 21. Conheça a empresa 22. Site 23. Caixa de sugestões 24. Concurso de novas idéias 25. Discussão em grupos

53 Aprendendo com os erros ACHAR QUE PESSOAS SIMPLES NÃO SABEM DE TUDO NÃO FAZER MARKETING PESSOAL NEM DO RH PERDER TEMPO COM BUROCRACIA COMEÇAR PELO FIM NÃO PENSAR EM LUCRO QUERER MUDAR A EMPRESA SEM PREPARAR LÍDERES NÃO FOCAR O PRIMEIRO EMPREGO E PROGRAMAS DE RETENÇÃO VALORIZAR OS TRAINEES E ESQUECER AS PRATAS DA CASA FICAR PREOCUPADO COM BY PASS ACHAR QUE A EMPRESA É UMA GRANDE FAMÍLIA OU SOCIEDADE NÃO USAR OS RECURSOS DAS COMUNIDADES

54 Aprendendo com os erros SEPARAR VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL NÃO RESPEITAR AS CULTURAS NÃO PENSAR SISTEMICAMENTE VALORIZAR POUCO A HABILIDADE DE RELACIONAMENTO NÃO ACREDITAR NO POTENCIAL DE TODOS NÃO ABRIR A JANELA DO GATO NÃO CONHECER DIFICULDADES IN LOCO ACREDITAR NO ACASO TER MEDO SER PRECONCEITUOSO

55 MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO É A CAPACIDADE INOVADORA. QUAL O MELHOR EQUIPAMENTO DO MUNDO? PROFISSIONAIS SÃO PROCURADOS PELA RARIDADE E EMPREENDORISMO E NÃO PELO CONHECIMENTO TÉCNICO VOCÊ GANHA POUCO? ENTÃO DÊ SHOW! QUANTO VOCÊ VALE NO MERCADO? MÃO-DE-OBRA, NÃO. TALENTO, SIM! (CARISMA, RELACIONAMENTO, DISPONIBILIDADE). RISCO NÃO É A MESMA COISA QUE PERIGO. SUCESSO DA EMPRESA É O ENCONTRO DOS SONHOS INDIVIDUAIS COM UM AMBIENTE FACILITADOR. MELHORE ONDE VOCÊ FOR EXCELENTE. QUEM ACREDITA EM DESTINO, ACASO E DOM? Verdades e questionamentos corporativos

56 A CRENÇA DE QUE AS PESSOAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO – NÃO SÓ O RH TEM QUE ACREDITAR MAS PRINCIPALMENTE A ALTA LIDERANÇA; ALTO COMPROMETIMENTO DOS LÍDERES; COMUNICAÇÃO ATIVA E PARTICIPATIVA; POLÍTICAS E PRÁTICAS SINGULARES E INTEGRADAS; BENEFÍCIOS DISTINTOS QUE REFLITAM A RELAÇÃO ESPECIAL ENTRE FUNCIONÁRIOS E EMPRESA; CULTURA DE CONFIANÇA E RESPEITO; ACERTAR É HUMANO ELOGIO É 100 VEZES MAIS FORTE QUE A CRÍTICA Nunca passa de moda

57 INVESTIMENTOS EM JOVENS E IDOSOS; A EMPRESA NÃO COMPETE COM A FAMÍLIA! VALORES, CULTURA E COMPROMISSOS DISSEMINADOS A TODOS OS PROFISSIONAIS – PRÁTICAS ALINHADAS; INVESTIMENTO NAS PESSOAS E NÃO NO RESULTADO (CONSIDERADO UMA CONSEQÜÊNCIA DO ENVOLVIMENTO DESTAS); IMPARCIALIDADE SEMPRE!; ESPIRITUALIDADE PRESENTE; INVESTIMENTO MACIÇO EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL; Nunca passa de moda

58 SOLUÇÃO Meta Entusiasmo Disciplina A MAIOR DESCOBERTA DA MINHA GERAÇÃO É A DE QUE O SER HUMANO PODE MUDAR SUA VIDA MODIFICANDO SUAS ATITUDES. (WILLIAM JAMES – )

59 MODISMOS

60 coaching, assessment budget target apagão de profissionais outsourcing reengenharia downsizing rightsizing empreendedorismo intrapreneur portas abertas team building brainstorming departamento de gente talentos humanos colaborador, associado qualidade total administração por objetivos administração participativa administração de conflitos benefícios flexíveis agregar valor ao negócio BSC espiritualidade empresarial visão, missão, valores sustentabilidade pessoal geração Y banco de talentos competências gestor em vez de gerente ou supervisor gestão de desempenho aposentadoria planejada CUIDADO COM AS PALAVRAS

61 CONTINUIDADE

62 HUMILDADE Errei mais de cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." (Michael Jordan)

63 WALK THE TALK

64 Gestão ou Liderança?

65 Qual o principal papel do líder? Gerenciar equipes, as competências dos seus liderados, e não as rotinas.

66 PAPÉIS ESTRATÉGICOS DO LÍDER 1. AUTORIDADE 2. ARTICULAÇÃO 3. MOBILIZAÇÃO 4.RESPONSABILIDADE 5.MEDIAÇÃO 6.NEGOCIAÇÃO 7.MONITORAÇÃO 8.REPRESENTAÇÃO2.

67 ESTILOS DE LIDERANÇA Suportivo Mobilizador Formador Integrador Realizador Representante

68 COMO UM LÍDER DESENVOLVE UMA COMPETÊNCIA DE UM EMPREGADO? Mentoring, Coaching e Feedback (me ensine) Treinamento Formal (me diga) Experiências On-the-Job (deixe-me fazer) 70% 20% 10%

69 COMPETÊNCIAS DE UM LÍDER Liderança Exemplar É dar direção, lançar o desafio. Encorajar. É inspirar os outros a si mesmo. É capacitar pessoas a ter autonomia de decisão. É gostar de gente. E de promover seu desenvolvimento. É ser justo na relação com colaboradores. É ser autêntico. E fazer o que é certo. Colaboração Contagiante É confiar no trabalho em equipe e gerar sinergia. É atuar com harmonia e disciplina. Compartilhar responsabilidades e riscos. É reconhecer os resultados da equipe e dividir o sucesso. É saber defender individualmente as decisões do grupo.

70 Inconformismo Construtivo É não cair na armadilha do sucesso. É não acreditar em dogmas e mitos. É buscar sempre o novo, assumindo os riscos. É transformar visão inovadora em planos realistas. É perseguir resultados, individuais e em grupo, para acionistas e clientes internos e externos. Fazer Acontecer É traduzir visão em ação. É ter garra e ousadia para superar barreiras e desafios. É ter proatividade para melhorar processos e resultados. É garantir a realização do combinado. É estar sempre pronto a assumir riscos. COMPETÊNCIAS DE UM LÍDER

71 Se estas empresas tivessem cobrado 1% a mais... Empresa Aumento no lucro com 1% de aumento no preço Usiminas8,49 Cemig6,65 Fiat27,96 Belgo Mineira7,22 A Gutierrez11,25 Gerdau Açominas3,72 Acesita12,18 Alcoa7,20 Fosfértil6,42 Wal Mart60,99 Fonte: O Estado de Minas Uma competência: Negociação

72 A oposição para Fidel: a situação em Cuba está tão ruim que até as universitárias estão virando prostitutas. Nada disso. A situação é tão boa que até as prostitutas estão virando universitárias. Fidel Castro x Oposição

73 RELEVÂNCIA DA SUCESSÃO É imutável que uma empresa tem que ser gerenciada para atender três mercados: o mercado de seus bens e serviços, o mercado de seus postos de trabalho e o mercado do seu dinheiro, dos capitais. Ou seja, para obter sucesso, é preciso ter desempenho excelente em todas essas dimensões. É imutável a extrema relevância de passar o bastão: uma administração terá fracassado se a sua sucessora fracassar. Peter Drucker

74 DESAFIOS DA SUCESSÃO – no Brasil 70% das empresas quebram na terceira geração 1.Legitimação da liderança (pelos pares, equipe, mercado). 2.Respeito ao passado + inovação para o futuro; fazer as mudanças necessárias sem medo. 3.Interação de estilos Sucedido / Sucessor. 4.Enfrentamento de conflitos sem preconceitos e sem dramas; criar espaços ordenados e sistemáticos para tratar dificuldades. 5.Solução efetiva para a governança (poder, decisão, controle, efetividade). 6.Repactuação do que for preciso, reconstruindo a solidariedade.

75 Não basta ser líder: Tem que ser COACH

76 PENSAMENTOS DE STEVE JOBS SIMPLICIDADE É A MÁXIMA SOFISTICAÇÃO. FAÇA AQUILO DE QUE VOCÊ GOSTA, MESMO QUE NO COMEÇO PAREÇA QUE NÃO VAI DAR CERTO. MUITAS VEZES AS PESSOAS NÃO SABEM O QUE QUEREM ATÁ QUE ALGUÉM LHES MOSTRE. HENRY FORD DISSE: SE EU PERGUNTASSE A MEUS CLIENTES O QUE ELES QUERIAM, TERIAM RESPONDIDO QUE ERA UM CAVALO MAIS RÁPIDO. APRENDA COM OS ERROS E JAMAIS PARE DE ERRAR. SE CONTINUAM CORRENDO O RISCO DE FRACASSO, ELES AINDA SÃO ARTISTAS. DYLAN E PICASSO SEMPRE CORRIAM RISCO DE FRACASSO. UM GRANDE CARPINTEIRO NÃO VAI USAR MADEIRA ORDINÁRIA PARA A PARTE DE TRÁS DE UM ARMÁRIO, AINDA QUE NINGUÉM A VEJA. TRABALHE COM EQUIPES PEQUENAS.

77 FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS E PENSE DIFERENTE DO QUE VOCÊ PENSA. OUÇA OS OUTROS, MAS NÃO TENHA MEDO DE TOMAR DECISÕES SOZINHO. É SEMPRE MELHOR PEGAR UM CAMINHO ALTERNATIVO DO QUE CORRER ONDE TODOS JÁ ESTÃO. PRODUTOS REVOLUCIONÁRIOS SEMPRE EXISTIAM MAS NINGUÉM OS HAVIA VISTO. UM POUCO DE AUTOSUFICIÊNCIA É BOM, VALORIZE SUA PRÓPRIA MARCA. EU VALIA MAIS DE 1 MILHÃO DE DÓLARESQUANDO TINHA 23 ANOS, MAIS DE 10 MILHÕES QUANDO TINHA 24, MAIS DE 100 MILHÕES QUANDO TINHA 25, E ISSO NÃO ERA IMPORTANTE, PORQUE NUNCA FIZ NADA POR DINHEIRO. SIMPLIFIQUE E DIGA NÃO AO SUPÉRFLUO. GUARDE SEGREDOS E OS ALIMENTE. A JORNADA É A RECOMPENSA. CRIE UMA CULTURA CORPORATIVA, MESMO NA ADMINISTRAÇÃO DOMÉSTICA.

78 COMENTÁRIOS DO CONARH – AGOSTO DE 2011 FÓRUM DOS PRESIDENTES DAS 100 MAIORES EMPRESAS DO BRASIL: ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS É O BRAÇO DIREITO DO PRESIDENTE. É O GESTOR DO RECURSO MAIS ESCASSO DOS PRÓXIMOS ANOS. SOMENTE 33% DOS PRESIDENTES ESTÃO SATISFEITOS COM OS SEUS RHS. DESENVOLVER PESSOAS PARA EMPRESAS E PARA O MUNDO. RH DEVE TRATAR OS GESTORES COMO SEUS PRINCIPAIS CLIENTES E CRIAR RIQUEZA PARA A EMPRESA. EMPRESA DEVE SER O MELHOR LUGAR PARA CRESCER E NÃO SÓ PARA TRABALHAR. CORAGEM É A PRINCIPAL COMPETÊNCIA DO GESTOR DE PESSOAS 63% DAS VENDAS SE PERDEM NA HORA DA VENDA DO PRODUTO EMPREGO É FONTE DE RENDA, TRABALHO É FONTE DE VIDA. SE O RH NÃO EXISTISSE, QUE FALTA FARIA?

79 1. POR QUE NÃO HÁ UM CARDÁPIO EM CADA MESA DOS RESTAURANTES? 2. SE OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS, POR QUE AS MULHERES ESCOLHEM TANTO? 3. POR QUE POIS SIM QUER DIZER NÃO E POIS NÃO QUER DIZER SIM? 4. POR QUE OS PAIS CHAMAM OS FILHOS DE PAPAI E MAMÃE? 5. POR QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO ABENÇOADAS E OUTRAS NÃO SÃO? 6. POR QUE ALGUMAS PESSOAS FALAM NO CELULAR FAZENDO MOVIMENTOS PARA FALAR E OUVIR SE OS APARELHOS TEM ALCANCE DE 50 CM?

80 1. POR QUE AS PESSOAS VÃO JANTAR FORA E FICAM VENDO TELEVISÃO? 2. POR QUE AS PESSOAS PAGAM PARA IR AO CINEMA E FICAM CONVERSANDO?

81 fone


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