A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE 1. RÓTULOS Composição dos alimentos ITENS UnidadeMacarrãoBolacha Grão de bico LeiteIogurtesardinha tomate em lata PORÇÃOg ou mL85266020017060130.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE 1. RÓTULOS Composição dos alimentos ITENS UnidadeMacarrãoBolacha Grão de bico LeiteIogurtesardinha tomate em lata PORÇÃOg ou mL85266020017060130."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE 1

2 RÓTULOS Composição dos alimentos ITENS UnidadeMacarrãoBolacha Grão de bico LeiteIogurtesardinha tomate em lata PORÇÃOg ou mL ENERGIAKcal COMOSIÇÃO (NUTRIENTES) CARBOIDRA TOSg ,59,106,5 PROTEÍNASg7,42,2126,26,8162,2 GORDURASg164,84,32,272,60 MINERAISmg VITAMINASmg ou mcg FIBRASg2,30, ,2 ÁGUAg7,3131,2086,7181,7146,7641,166119,1

3 RÓTULOS Composição dos alimentos – 100g ITENS UnidadeMacarrãoBolacha Grão de bico LeiteIogurtesardinha tomate em lata PORÇÃOg 100 ENERGIAKcal 443, , ,66741,574, , COMOSIÇÃO (NUTRIENTES) CARBOIDRA TOSg59%65%33%5% 0%5% PROTEÍNASg9%8%20%3%4%27%2% GORDURASg19%18%7%1%4% 0% MINERAISmg2%74%0%20% 39%0% VITAMINASmg ou mcg3%0% FIBRASg3%2%28%0% 2% ÁGUAg9%5%11%91%86%69%92%

4 Gráfico Comparação - composição

5 Questões 1. O que são nutrientes? 2. De todos os nutrientes qual foi o mais encontrado em todos os alimentos investigados? 3. Qual a diferença entre macro e micronutriente? 4. Dos rótulos de alimentos pesquisados, quais fornecem mais energia? Como chegou a esta conclusão? 5. Quais as principais funções dos nutrientes?

6 Qual é a diferença entre macro e micronutrientes? As proteínas, os carboidratos e as gorduras formam o grupo dos macronutrientes, que são aqueles de que precisamos em maior quantidade e também os que existem nos alimentos em maior proporção. As vitaminas, os minerais e as fibras pertencem ao grupo dos micronutrientes. São necessários em menor quantidade, mas, apesar disso, não desempenham um papel menos importante.

7 Pesquisa - Funções dos nutrientes Função Energética As proteínas, os carboidratos e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar). Função Construtora ou Plástica Alguns nutrientes servem para construir as estruturas do nosso corpo, como, por exemplo, as proteínas (por exemplo, para os músculos) e alguns minerais (por exemplo, o cálcio para ossos e dentes). Funções Reguladora, Ativadora e Protetora As fibras, a água, as vitaminas e os minerais regulam e ativam as reações que ocorrem no organismo (por exemplo, a atividade intestinal) e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e o protejam de diversas agressões e doenças.

8 Função específica de cada nutriente Proteínas As proteínas constituem a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos. Além disso, também fornecem energia. Exemplos de proteínas: colágeno, albumina, actinia e miosina etc.

9 Função específica de cada nutriente Carboidratos Os carboidratos fornecem o combustível que o nosso cérebro e o nosso corpo precisam para as suas atividades diárias. Recomenda-se um consumo entre 55 a 60% do valor energético diário. Apesar de conhecermos melhor o açúcar de cana, que é a sacarose, há vários tipos de açúcares: Glicose - encontrado no xarope de milho Frutose - frutas e mel Sacarose - açúcar comum, melado, abacaxi, cenoura Lactose - acúcar do leite Amido - grãos e cereais, legumes Fibras - farelos, cereais, frutas, frutas secas, grãos, sementes

10 Função específica de cada nutriente Gorduras As gorduras fornecem energia, entram na constituição de todas as estruturas celulares do nosso corpo, fornecem os ácidos graxos essenciais, ajudam-nos a absorver as vitaminas A, D, E e K e ainda melhoram o sabor dos alimentos. Apesar da fama de feias e más, as gorduras são importantes para nosso corpo. Elas são fontes de energia, fornecendo 9 calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições

11 Função específica de cada nutriente Vitaminas São nutrientes indispensáveis para o crescimento e para a manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos nossos processos metabólicos. Têm funções diversas e específicas e encontram- se numa grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal.

12 Função específica de cada nutriente Minerais e Oligoelementos São substâncias que não fornecem energia, mas que são imprescindíveis ao organismo humano em pequena quantidade. Estes nutrientes são fundamentais para a conservação e renovação dos tecidos, para o bom funcionamento das células nervosas (cérebro) e intervêm em muitas reações que ocorrem no organismo. Existem em muitos alimentos de origem animal e vegetal. Entre os minerais, é de realçar o sódio, pelos seus efeitos nocivos na pressão arterial. As principais fontes de sódio são os alimentos processados e o sal de cozinha.

13 Fibras São nutrientes que, dependendo da sua origem e processamento, apenas são parcialmente digeridos e absorvidos pelo nosso organismo. Existem dois tipos fundamentais de fibras: as mais fermentáveis (solúveis) e as menos fermentáveis (insolúveis). As fibras solúveis (presentes, por exemplo, nos hortícolas, frutas e aveia) têm um papel importante na redução dos níveis de colesterol e do risco de doenças cardiovasculares e ainda contribuem para a regulação dos níveis de glicemia e aumentam a sensação de saciedade. As fibras insolúveis (presentes, por exemplo, nos cereais e leguminosas) têm um papel fundamental no funcionamento intestinal, ajudando a prevenir a constipação intestinal. A ingestão de fibras também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

14 Água A água é a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de dois terços do nosso peso corporal. Por esse motivo, é o nutriente necessário em maior quantidade. Embora não forneça energia, a água tem muitas funções, como o transporte de nutrientes e outras substâncias no corpo humano, servir como meio onde ocorrem muitas reações do organismo e ajudar a manter a temperatura corporal.

15 Aula Prática – testes AlimentosGlicoseAmidoProteína Batata-+++- Arroz-+++- Banana+++ +/- Maçã+++ +/- Pão-++++/- Macarrão Gema (ovo)--+++ Clara (ovo)+-+++ Leite--+++ Carne Moída--++ Óleo--- Sal---

16 Pesquisa – vocabulário específico Glúten: Proteína associada ao amido. Encontrado no trigo, na cevada e na aveia. Transforma-se numa espécie de cola ao chegar no intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral (na região do abdômen), dores articulares, alergias cutâneas, enxaqueca e depressão. Algumas pessoas têm intolerância ao glúten.

17 Pesquisa – vocabulário específico Fenilalanina Aminoácido, blocos de construção das proteínas. O corpo humano necessita da fenilalanina. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina, logo é um componente essencial da nossa dieta diária, sem ela o corpo não consegue funcionar. Existe um grupo de pessoas que sofrem da uma doença hereditária rara, a PKU fenilcetonuria. A estas pessoas faltam-lhes uma enzima que é necessária para digerir a fenilalanina, a fenilalanina que resta não é digerida mas convertida em compostos tóxicos, que são excretados pela urina. Os doentes com PKU que ingerem a fenilalanina sofrem de diferentes sintomas de toxicidade, incluindo atrasos mentais especialmente em crianças, e distúrbios intelectuais nos adultos.

18 Pesquisa – vocabulário específico Lactose Carboidrato encontrado em derivados do leite. Intolerância a lactose é a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, no mais das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.

19 Pesquisa – vocabulário específico Alimento Diet De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: 1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

20 Pesquisa – vocabulário específico Alimento Light A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.

21 Pesquisa – vocabulário específico Gorduras insaturadas: O que é - Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Onde é encontrada? - Azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão Consumo máximo por dia* - 44 gramas Consumo Efeitos no corpo - Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial

22 Pesquisa – vocabulário específico Gorduras saturadas: O que é - Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido Onde é encontrada? - Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê Consumo máximo por dia* - 20 gramas Consumo Efeitos no corpo - Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração

23 Pesquisa – vocabulário específico Gorduras trans: O que é - Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida Onde é encontrada? - Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote Consumo máximo por dia* - 2 gramas Consumo Efeitos no corpo - Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.


Carregar ppt "ATIVIDADE 1. RÓTULOS Composição dos alimentos ITENS UnidadeMacarrãoBolacha Grão de bico LeiteIogurtesardinha tomate em lata PORÇÃOg ou mL85266020017060130."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google