A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era."— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.

2 Portfólio... um trabalho cuidadosamente tecido pelas mãos dos próprios alunos. Ao fazê-lo, se revelam por meio de diferentes linguagens, pois evidenciam não o que assimilaram de conteúdos, mas sim como vão se constituindo como profissionais. Tal como, por exemplo, num desenho, na construção de um Portfólio, os primeiros traços aparecem, são retocados, às vezes apagados, refeitos... num constante movimento de ação-reflexão que traduz o próprio ato de aprender.

3 Depoimentos de alunos que já vivenciaram o processo de construí-lo ou, mais que isso, de tecê-lo: Foi extremamente válido acrescentar em meus conhecimentos que formar profissionais é trabalhar numa situação em que o conhecimento tem que ser constantemente redimensionado, reelaborado e principalmente inovado. Com o Portfólio vimos que o paradigma atual exige dinamismo, atualização e abertura, possibilitando a todos nós desenvolvermos éticas adequadas a um novo olhar, menos individualista, mais solidário, mais contextualizado, mais funcional, mais prático, mais instigante, mais humanizado. [...] Ivone Aparecida Borges

4 A meu ver o Portfólio é uma maneira criativa de construção de aprendizagem. O conhecimento não está pronto e acabado, ele é contínuo. Temos que fazer dos nossos erros, momentos de aprendizagem e o portfólio torna isso possível. Ele é o meio pelo qual podemos avaliar nosso processo ensino- aprendizagem. Através do Portfólio podemos fazer reflexão sobre nosso desempenho e uma auto-avaliação dos processos dos quais estamos participando.[...] René dos Reis Borges [...] Na construção da aprendizagem mostro o que sei, o que sou, o que penso e como cresci. Não é preciso decorar. É necessário aprender. Construir aprendizagem é fazer acontecer a aprendizagem. É a interação do que sei com o novo. É o que realmente irá ficar, é o que fará mudar. É significativo. Não se constrói aprendizagem de maneira passiva, acomodada. Para construir é preciso ousar, fundamentar e fazer acontecer. Entrelaçar teoria e prática num único processo, não fragmentando os saberes. Cleide Regina Oliveira

5 O que é um portfólio? Coleção seletiva, organizada e planejada de experiências de aprendizagem que revelam a reflexão sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento de cada aluno. Conjunto de trabalhos produzidos pelo próprio aluno escolhidos de forma a poder proporcionar uma visão ampla e detalhada de seu desenvolvimento. Evidência da capacidade reflexiva, crítica e criativa do aluno sobre as aprendizagens significativas para sua formação pessoal.

6 * Reflete a trajetória do saber construído por meio de evidências de aprendizagem de natureza diversa, levando em conta toda a trajetória percorrida e evidenciando os progressos. *Possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisas, de desenvolver projetos e de formular seus próprios objetivos para a aprendizagem. *Encoraja a reflexão e o estabelecimento de objetivos a cada aprendiz, já que apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto condição de desenvolvimento pessoal. Para que serve?

7 NaturezaSuporte Portfólio Função *DE EVIDÊNCIA *DE DESENVOLVIMENTO *REFLEXIVO * PAPEL * ÁUDIO * MULTIMÍDIA * ELETRÔNICO * CERTIFICAÇÃO * FORMAÇÃO * COMUNICAÇÃO * AVALIAÇÃO

8 Como é? * Deve mostrar processos e produtos de aprendizagem, ilustrando de diferentes modos o trabalho realizado e identificando as diferentes oportunidades de aprendizagem aproveitadas pelo autor. Poderá incluir relatórios, redações, provas, trabalhos individuais ou de grupo, material em vídeo ou áudio com registros vários, desenhos, diagramas, resoluções de exercícios e de problemas. Apresenta reflexões do aluno acerca da disciplina, de uma situação-problema em particular ou de qualquer acontecimento relevante.

9 A reflexão é parte fundamental da elaboração de portfólios. É um modo de fazer reviver as experiências com o objetivo de dar-lhes sentido, de aprender a partir delas e de desenvolver novas compreensões e apreciações. Permite a reflexão a posteriori sobre o processo vivenciado e sobre a capacidade que se teve ou não de refletir durante o mesmo, ou seja, de refletir sobre a própria ação. Permite revelar aspectos ocultos na própria experiência ou que não foram percebidos ao longo do processo e construir um novo olhar, com o qual se torna possível revisitar essa experiência, apreciá-la novamente, desenvolver novas compreensões e, se desejado, intervir em atividades futuras. Como é?

10 Como apresentar o portfólio? wQZ4/s320/mulher_esculpindo.jpg O formato é totalmente livre: o aluno deve usar a criatividade para compô-lo. Os registros devem expressar o sentido do conteúdo aprendido, que pode ser expresso em diferentes linguagens, desde que coerentes com o seu conteúdo. Pode ser elaborado e apresentado utilizando vários suportes como pastas, cadernos ou materiais encadernados, fotos, CD-ROMs, DVDs, revistas, jornais, sites, criações artísticas, etc. Todo este material, devidamente organizado, fornece uma fotografia dos progressos, das aprendizagens, das necessidades, das experiências e das expectativas do aluno.

11 Capa ou abertura com título e identificação. Apresentação: nome, breve descrição do que faz e de suas experiências, dados para contato, expectativas. Registros das aprendizagens mais significativas, apresentando reflexões sobre a sua construção: * Desenvolvimento pessoal: experiências mais relevantes. * Desenvolvimento social: as vivências mais significativas. *Desenvolvimento acadêmico: os melhores trabalhos, rigorosamente selecionados. Conclusão ou considerações finais. Anexos e Bibliografia. Estrutura do Portfólio

12 1. Ponto de partida. planejar como será: forma e conteúdo. 2. Pegadas no caminho: coletar os dados. 3. Mapa do viajante: selecionar e organizar o material. 4. Baú do conhecimento: montar o dossiê.

13

14 Apresentação. O leitor tem que ser conquistado, convidado para a leitura. Atenção a: Visual Organização

15

16 Clareza. O leitor não adivinha, ele tem que compreender a mensagem. Atenção ao: Uso da Língua Portuguesa: Ortografia Pontuação Uso da norma culta Informalidade na linguagem

17 oceano atlantico atrávez esfaziar o baco realisou travesia apreensividade Oceano Atlântico através esvaziar o barco realizou travessia apreensão

18

19

20 Precisão Coerência Coesão Fundamentação

21

22

23

24 Atendimento à proposta: Seriedade

25 Verso da folha onde foi apresentada a síntese:

26


Carregar ppt "Portfólio Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google