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Disciplinas do Curso de Serviços Públicos EaD - Ensino a Distância IFET JF NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre - 2012.

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1 Disciplinas do Curso de Serviços Públicos EaD - Ensino a Distância IFET JF NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

2 Os Responsáveis Coordenadora do Curso Professora Silvia Nascimento Coordenação NEAD Professor Aluísio de Oliveira NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

3 Os Professores Profª Juliane Silva Ribeiro Profº Gilberto de Castro Timotheo Profª Zilda Cristina Ventura Gonçalves NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

4 Noções de Direito Administrativo Profª Zilda Cris tina Ventura Fajoses Gonçalves

5 Objetivo da Disciplina Ajudar o aluno a compreender as noções básicas do direito público e do direito privado, das determinações constitucionais e do Estatuto do Servidor Público (com as diferenças da legislação básica municipal, estadual e federal). Trataremos das características da Administração Pública, sua atuação e a importância do Direito Administrativo para regular essas relações. NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

6 Serviços Públicos NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre Um Servidor Público precisa ter conhecimentos básicos e informações basNEaDas principalmente nas leis e normas, que o ajudem e facilitem sua vida pública para poder tomar decisões da melhor forma possível, de forma ética e correta. Precisa ter um conhecimento prévio de diversos assuntos. Esse curso busca prepará-lo para isso. E essa disciplina vai lhe dar informações importantes sobre o servidor público e seu cargo.

7 Objetivo Geral Mostrar que a realidade da Administração Pública atual, enquanto instrumento para o Estado conseguir seus objetivos (bem comum), deve ser exercida de forma plena e satisfatória por aqueles que estão interessados em ingressar no Serviço Público. Incentivar a valorização da pessoa do Servidor Público. NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

8 Objetivos Específicos Conhecer a estrutura e a hierarquia do Poder Público; Conhecer o quadro do Servidor Público e suas responsabilidades e direitos. Reconhecer o processo de contratação e remuneração; Conhecer a legislação que regulamenta o Servidor Público. NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

9 Avaliação A participação do aluno será avaliada na plataforma Moodle com o valor de 40 pontos ao final do módulo. A avaliação escrita presencial será realizada no Pólo presencial ao final do módulo e terá o valor de 60 pontos. Além dos recursos mencionados poderão ser utilizados outros que se fizerem necessários para o perfeito aprendizado. NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

10 Espero que utilizem tudo o que aprenderem em sua vida pública futura ou que esses conhecimentos lhes sejam úteis de alguma forma. Estou aqui para o que precisarem. Um grande abraço. Cris. :) NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre Novo Trimestre

11 Serviços Públicos 2º trimestre Gestão das Relações Interpessoais Professor -> Gilberto de Castro Timotheo

12 Serviços Públicos Início de um novo trimestre: Certeza de estarmos caminhando. Aquisição de novos conhecimentos. Evolução. Compromisso.

13 Serviços Públicos Ementa: Objetivo: Geral: Preparar o aluno para uma visão crítica, inclusive pessoal, das relações humanas e sua gestão em um ambiente de trabalho.

14 Serviços Públicos Específico: Conceituar Relações interpessoais. Construir um entendimento do que é Gestão. Qualidade de vida no ambiente de trabalho. A gestão dos Conflitos. A influência dos fatores intrapessoais e a motivação. A influência do arranjo físico. A Relação Interpessoal e a administração do tempo como fator de mudança nestas relações.

15 Serviços Públicos Conteúdo programático Aulas: Conceito e Definição Ambiente de Trabalho e Motivação Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. Gestão de Conflitos

16 Serviços Públicos Fatores Intrapessoais e a Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. Responsabilidade pela Harmonia Produtiva no ambiente de trabalho. Arranjo Físico e sua influência no ambiente e nas relações interpessoais. Princípios de Qualidade As Relações interpessoais e a Sociabilidade. O tempo como fator que influencia as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

17 Serviços Públicos Avaliação: Plataforma As atividades semanais serão pontuadas de forma que o total das semanas alcancem 40 pontos, e uma atividade complementar com igual valor para aqueles que não conseguirem 60% da nota ou perderam alguma atividade na plataforma, ou seja 24 pontos. Será utilizado a maior nota entre as duas.

18 Serviços Públicos Presencial Será realizada ao final do trimestre prova no polo de apoio presencial com o valor de 60 pontos. A soma do total alcançado na plataforma e com o total da prova presencial, devem somar o mínimo de 60 pontos para aprovação na disciplina.

19 Serviços Públicos Com certeza teremos um trimestre de grandes alegrias, compartilhamento de conhecimentos e experiências rias, sendo assim aguardo vocês na plataforma. Um grande abraço a todos, Gilberto C Timotheo

20 Gestão e Redação de Documentos Apresentação da Disciplina

21 Gestão e Redação de Documentos

22 APRESENTAÇÃO Caro aluno, A disciplina de gestão e Redação de documentos é de extrema importância para o curso de Serviços Públicos. Vivemos na era da informação e documentos são produzidos em grande escalas tanto por organizações públicas e privadas.Saber redigir, gerir e controlar esses documentos de forma eficiente é fundamental pois, significa ganho de produtividade e qualidade nos serviços públicos em geral. Diante disso o objetivo desta disciplina é despertar o seu Interesse pelo assunto que está se tornando cada vez mais necessário na atualidade.

23 Organização dos conteúdos Para facilitar a aquisição do conhecimento o conteúdo está dividido em duas partes, na primeira parte estudaremos gestão de documentos e na segunda parte iremos nos dedicar ao estudo da redação oficial. Dessa forma espero que você obtenha um maior rendimento nos seus estudos e aproveite ao máximo as aulas e os conteúdos da disciplina, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades para o ambiente profissional o que fará um grande diferencial em sua carreira.

24 Conteúdo –Parte I Gestão de documentos Unidade 1- Gestão de documentos objetivos da gestão de documentos Métodos de classificação de documentos Unidade 2- Avaliação Documental Correspondência, sua classificação e caracterização Unidade 3- Introdução ao Estudo do Arquivo Roteiro para organizar arquivos Unidade 4- Sistema e Métodos de Arquivamento Método Alfabético

25 Conteúdo –Parte II Redação Oficial Unidade 1- Introdução ao tema da comunicação humana Língua, linguagem e fala; Níveis de linguagem, Pronomes de tratamento Unidade 2- Características de Documentos oficiais;Normas gerais para elaboração de textos oficiais. Ofício, Memorando, Circular, Carta comercial, Circular Procuração

26 Objetivos da Disciplina Parte I- Gestão de Documentos Organizar de modo eficiente, a produção, administração, gerenciamento,manutenção e destinação dos documentos. Agilizar a eliminação de documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal, histórico ou científico. Assegurar informação governamental quando e onde se fizer necessário ao governo e aos cidadãos. Garantir a preservação e o acesso a documentação de caráter permanente.

27 Objetivos da Disciplina Parte II- Redação Oficial Identificar os elementos essenciais da comunicação; reconhecer os diferentes níveis de linguagem; utilizar a norma culta em contextos que exigem a língua padrão; Redigir e reconhecer os principais tipos de textos envolvidos no desenvolvimento profissional do Gestor Público.

28 Qual a Importância da Gestão e redação de documentos.....Reflexões No seu dia a dia você já parou para pensar no tema gestão e redação de documentos.

29 Gestão e redação de documentos A disciplina Gestão e Redação de Documentos envolve o estudo da redação oficial.

30 Aspectos Gerais da Redação Oficial

31 O que é Redação Oficial Redação Oficial: É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Segundo a Constituição Federal, são princípios fundamentais de toda a Administração Pública a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência, sendo inadmissível que um documento expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua.

32 Dessa forma, impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e o uso do padrão culto da linguagem deverão ser características norteadoras da redação de um documento oficial, a fim de produzir-se um texto transparente e inteligível para todo o conjunto de cidadãos. O que é Redação Oficial

33 Característica da Redação Oficial Impessoalidade Clareza Concisão Formalidade Uniformidade Uso do padrão culto da linguagem

34 Característica da Redação Oficial Os assuntos que constam na redação oficial deve receber um tratamento impessoal. Na redação oficial não há lugar para impressões pessoais. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.

35 Característica da Redação Oficial As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma. Uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, neste caso deve-se observar o emprego correto do pronome de tratamento. ( assunto que será estudado em outra aula)

36 Característica da Redação Oficial A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

37 Processo de comunicação A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários:

38 Processo de comunicação a)alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação.

39 Processo de comunicação

40 Emissor - É quem gera o processo e quem toma a iniciativa. Receptor - É quem recebe a mensagem. Ele deve receber e compreender a ideia que se quer passar. Mensagem - É o pensamento ou a ideia que o emissor pretende passar para o receptor..

41 Processo de comunicação Código - É o conjunto de signos convencionais e sua sintaxe (ex.: a língua) utilizados na representação da mensagem, que devem ser total ou parcialmente comuns ao emissor e ao receptor. Meio - É o canal através do qual o emissor transmite a sua mensagem ao receptor. Reação - É o último processo da comunicação. Toda comunicação deve ter esse elemento como um dos seus objetivos para completar todo processo

42 Processo de comunicação No caso da redação oficial, quem comunica ?

43 Processo de comunicação No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público : - Ministério, secretaria, departamentos -Divisão, serviço, seção, etc.

44 Processo de comunicação o que se comunica ? É sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica

45 Processo de comunicação Quem é o destinatário dessa comunicação? -público, o conjunto dos cidadãos, -ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

46 Referencias Bibliográficas José Forster Júnior. – 2. ed. rev. e atual. – Brasília : Presidência da República, 2002.de redação da presidência da República. Freiberger Zélia – Gestão de Documentos e Arquivística, 2008 Cuiabá

47 APRESENTAÇÃO Caro aluno, A disciplina de gestão e Redação de documentos é de extrema importância para o curso de Serviços Públicos. Vivemos na era da informação e documentos são produzidos em grande escalas tanto por organizações públicas e privadas.Saber redigir, gerir e controlar esses documentos de forma eficiente é fundamental pois, significa ganho de produtividade e qualidade nos serviços públicos em geral. Diante disso o objetivo desta disciplina é despertar o seu Interesse pelo assunto que está se tornando cada vez mais necessário na atualidade.

48 Organização dos conteúdos Para facilitar a aquisição do conhecimento o conteúdo está dividido em duas partes, na primeira parte estudaremos gestão de documentos e na segunda parte iremos nos dedicar ao estudo da redação oficial. Dessa forma espero que você obtenha um maior rendimento nos seus estudos e aproveite ao máximo as aulas e os conteúdos da disciplina, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades para o ambiente profissional o que fará um grande diferencial em sua carreira.

49 Conteúdo –Parte I Gestão de documentos Unidade 1- Gestão de documentos Objetivos da gestão de documentos Métodos de classificação de documentos Unidade 2- Avaliação Documental Correspondência, sua classificação e caracterização Unidade 3- Introdução ao Estudo do Arquivo Roteiro para organizar arquivos Unidade 4- Sistema e Métodos de Arquivamento Método Alfabético

50 Conteúdo –Parte II Redação Oficial Unidade 1- Introdução ao tema da comunicação humana Língua, linguagem e fala; Níveis de linguagem, Pronomes de tratamento Unidade 2- Características de Documentos oficiais;Normas gerais para elaboração de textos oficiais. Ofício, Memorando, Circular, Carta comercial, Circular Procuração

51 Objetivos da Disciplina Parte I- Gestão de Documentos Organizar de modo eficiente, a produção, administração, gerenciamento,manutenção e destinação dos documentos. Agilizar a eliminação de documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal, histórico ou científico. Assegurar informação governamental quando e onde se fizer necessário ao governo e aos cidadãos. Garantir a preservação e o acesso a documentação de caráter permanente.

52 Objetivos da Disciplina Parte II- Redação Oficial Identificar os elementos essenciais da comunicação; Reconhecer os diferentes níveis de linguagem; Utilizar a norma culta em contextos que exigem a língua padrão; Redigir e reconhecer os principais tipos de textos envolvidos no desenvolvimento profissional do Servidor Público.

53 Lembrando NEaD – Serviços Públicos - Segundo Trimestre

54 A efetiva participação do aluno será avaliada na plataforma Moodle, através de pontos semanais, totalizando 40 pontos ao final do módulo. A avaliação final presencial será realizada no Pólo ao final do módulo e terá o valor de 60 pontos. Algumas disciplinas serão avaliadas como uma única disciplina.

55 Avaliações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: 40 pontos Avaliação presencial escrita realizada no Pólo no final do módulo: 60 pontos. Cada semana terá um valor de pontos atribuídos à avaliação de suas atividades. Diversos recursos poderão ser utilizados quando se fizerem necessários para o perfeito aprendizado. Os alunos serão avaliados por meio de atividades a distância (até 40 pontos) e prova presencial (até 60 pontos) totalizando 100 pontos por Disciplina.

56 O professor Sebastião Sérgio é o responsável. O estágio poderá ser iniciados a partir do 4º Trimestre do Curso (50% do curso). O Estágio poderá ser prestado em campos de atuação da administração pública direta ou indireta. O aluno deverá cumprir 360 horas de estágio. A avaliação será feita mediante Relatório de Estágio. O relatório considerará os critérios de conteúdo, ortografia, apresentação (digitação) e formatação.

57 As aulas das disciplinas serão postadas semanalmente. As atividades, fóruns e etc serão postados toda segunda-feira às 00h05min e finalizarão toda quarta-feira da semana seguinte às 23h55min. O desempenho nas atividades da sala de aula virtual Moodle será pontuado e irá compor a média final na conclusão do curso junto com a avaliação presencial.


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