A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo LINHA DO TEMPO: do surgimento da psicologia científica ao desenvolvimento da psicologia cognitiva Prof. Dr. Liercio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo LINHA DO TEMPO: do surgimento da psicologia científica ao desenvolvimento da psicologia cognitiva Prof. Dr. Liercio."— Transcrição da apresentação:

1 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo LINHA DO TEMPO: do surgimento da psicologia científica ao desenvolvimento da psicologia cognitiva Prof. Dr. Liercio Pinheiro de Araújo

2 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Wundt publica os Princípios de Psicologia Fisiológica 1874 Franz Brentano publica A Psicologia segundo o Ponto de Vista Empírico Wilhelm Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha A Universidade de Leipzig reconhece formalmente o laboratório de Wundt William James publica Princípios de Psicologia 1890 Associação Americana de PsicologiaFundada a Associação Americana de Psicologia, contando à época com 42 membros 1892 Edward Titchener introduz o estruturalismo nos Estados Unidos 1895 Josef Breuer e Sigmund Freud publicam Estudos sobre a Histeria Sigmund Freud publica A Interpretação dos Sonhos Carl G. Jung torna-se assistente de Eugene Bleuler 1901 Edward Titchener publica entre 1901 e 1905 os quatro volumes do seu Manual de Psicologia Experimental Ivan Pavlov publica os seus achados a respeito do condicionamento clássico 1906 Alfred Adler publica o seu principal trabalho: Um estudo sobre a inferioridade orgânica e a sua compensação psicológica Titchener publica The schema of introspection Max Wertheimer apresenta a psicologia da gestalt, ao publicar o paper Estudo Experimental sobre a Percepção do Movimento 1913 Jung Bleuler

3 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo 1913 John Watson lança o manifesto behaviorista Carl G.Jung abandona as ideias freudianas e passa desenvolver as suas próprias teorias psicológicas Kurt Lewin publica o seu primeiro artigo: Kriegslandchaft Köhler, Koffka e Wertheimer criam o periódico Psychologische Forshung para dar exposição aos pontos de vista da psicologia da gestalt Koffka Köhler 1924 Max Wertheimer publica Gestalt theory 1935 B. F. Skinner diferencia o condicionamento pavloviano do condicionamento operante Alfred Adler estabelece o periódico InternationalJournal of Individual Psychology Egon Brunswik foi convidado Kurt Koffka publica Princípios de Psicologia da Gestalt Wolfgang Kohler e Kurt Goldstein emigram para os Estados Unidos Jacob Moreno introduz a técnica de medida sociométrica B. F. Skinner utiliza pela primeira vez o termo operante, passando utilizar o termo respondente para designar os reflexos pavlovianos B. F. Skinner publica O comportamento dos Organismos Carl Rogers desenvolve o Aconselhamento Centrado no Cliente Adler Rogers

4 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo 1942 Carl Rogers desenvolve a terapia centrada no paciente 1945 Kurt Lewin organiza o Centro de Pesquisa para a dinâmica de grupo no Massachussets Institute of Technology Kurt Goldstein publica O organismo: uma abordagem holista 1947 O matemático Alan Turing publica Computing machinery and inteligence 1950 Abraham Maslow desenvolve no livro Motivação e Personalidade a sua teoria hierárquica da personalidade humana 1954 George Kelly publica A Psicologia dos Constructos Pessoais Allen Newell e Herbert Simon publicam o artigo Elements of a Theory of Human Problem Solving, a primeira exposição da abordagem do processamento de informação na psicologia Simon Newell 1972 A. Newell & H. Simon publicam Human Problem Solving 1985 Howard Gardner publica A nova ciência da mente 1967 Primeiro livro-texto geral de Psicologia Cognitiva de Ulrich Neisser 1956 Fundada a inteligência artificial (Utilização da analogia da máquina para entender o funcionamento da cognição) Surgimento da Psicologia Cognitiva

5 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo CONSTRUCTOS PESSOAIS George Kelly

6 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo CONSTRUCTOS PESSOAIS construção cognitiva Para George Kelly as pessoas criam uma construção cognitiva sobre o ambiente, ou seja, temos um padrão sistemático para organizar e interpretar nossas relações sociais. A partir desse sistema fazemos previsões sobre nós, sobre as outras pessoas e também sobre o ambiente.

7 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Assim, para compreender a PERSONALIDADE temos que conhecer nossos padrões e formas de organização e construção de nosso mundo, pois a interpretação do evento é mais importante que o próprio evento. CONSTRUCTOS PESSOAIS

8 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo A essas teorizações que fazemos perante as situações de nossa vida e perante as outras pessoas, Kelly denominou CONSTRUCTOS PESSOAIS. CONSTRUCTOS PESSOAIS

9 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo constructo Ou seja, um constructo é a maneira singular de um indivíduo ver a vida, uma hipótese elaborada intelectualmente para interpretar e explicar os eventos diários. Nós temos a expectativa que nossos constructos irão prever e explicar a realidade e, estamos testando esses constructos constantemente. Assim, baseamos nosso comportamento nos constructos e avaliamos os resultados.

10 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Sistemas de Constructo Pessoal: características básicas POSTULADO FUNDAMENTAL Nossos processos psicológicos são determinados pela maneira como antecipamos os eventos. O postulado implica que nós procuramos prever, que antecipamos os eventos, que tentamos alcançar o futuro pela janela do presente. 5 REVISÃO CONSTRUTIVA 2 INVESTIMENTO 1 ANTECIPAÇÃO 4 VALIDAÇÃO 3 ENCONTRO

11 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo

12 Sistemas de Constructo Pessoal: características básicas 11 Corolários

13 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da CONSTRUÇÃO Pelo fato de os eventos repetidos serem semelhantes, podemos prever ou antecipar como experenciaremos no futuro 1

14 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da INDIVIDUALIDADE As pessoas compreendem os eventos de diferentes maneiras. Nossos constructos nao refletem tanto a REALIDADE OBJETIVA, mas principalmente a INTERPRETAÇÃO SINGULAR 2

15 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da ORGANIZAÇÃO Organizamos nossos constructos em hierarquia, com alguns constructos subordinados a outros. Ex.: amigo, leal, protetor 3

16 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da DICOTOMIA Os constructos são bipolares; por exemplo, se temos uma determinada opinião sobre honestidade, essa noção também tem de abranger o conceito de desonestidade 4

17 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da ESCOLHA Para cada constructo, escolhemos (liberdade) a alternativa que nos parece melhor, aquela que nos permite prever os resultados de eventos antecipados (segurança e aventura) 5

18 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da ÂMBITO Nossos constructos podem aplicar-se a muitas situações ou pessoas ou limitar-se a uma única pessoa ou situação (alegres x tristes) 6

19 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da EXPERIÊNCIA Testamos nossos constructos nas experiências de vida para certificarmo-nos de que permanecem válidos. Durante os anos que se passaram, nossas experiências nos terão levado a rever noss sistema de constructos. 7

20 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo

21 Corolário da MODULAÇÃO Podemos modificar nossos constructos em função de novas experiências 8

22 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da FRAGMENTAÇÃO Podemos, às vezes, ter constructos subordinados contraditórios ou incoerentes no escopo de nosso sistema geral de constructos 9

23 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da COMUNALIDADE Embora constructos individuais sejam unicamente nossos, as pessoas em grupos ou culturas compatíveis podem apresentar constructos semelhantes 10

24 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Corolário da SOCIABILIDADE Tentamos entender como as pessoas pensam e predizer o que farão e, conforme for, modificamos nosso comportamento 11

25 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO

26 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo A revisão de nossos constructos é um processo contínuo e necessário. Temos de ter sempre um constructo alternativo para cada situação. alternativismo construtivo Essa adaptabilidade Kelly nomeou de alternativismo construtivo, para expressar que nossos constructos são flexíveis e podemos facilmente substitui-los por outros.

27 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO Se nossos constructos fossem inflexíveis e impossíveis de serem revistos, ou determinados pelas influência que sofremos na infância, não seríamos capazes de lidar com situações novas.

28 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo NATUREZA HUMANA visão otimista Kelly propunha uma visão otimista em relação à natureza humana. Ele tratava as pessoas como seres racionais capazes de formar uma estrutura de constructos para, a partir dela, ver o mundo. Acreditava que o ser humano é o autor de seu próprio destino, e não vítima, como alguns diriam.

29 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo NATUREZA HUMANA livre-arbítrio Atribui as pessoas o livre-arbítrio a capacidade de escolher a direção que nessa tomará, e de mudar quando for preciso, revendo antigos constructos e formando novos. Segundo Kelly, não estamos presos a nenhum caminho traçado na infância ou na adolescência. não considerava que os eventos passados fossem determinantes Kelly não considerava que os eventos passados fossem determinantes no comportamento presente, acreditava que somos motivados pelo fato de estarmos vivos, não havendo qualquer outro motivo para invocar qualquer outra explicação.

30 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo NATUREZA HUMANA Não discutiu o papel da hereditariedade na personalidade, ele apenas observou que não somos totalmente dominados por influências ambientais. Vivemos por meio de constructos baseados em nossa interpretação de eventos.

31 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo G O E G RKE Y E LL

32 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Obteve seu grau de bacharel, especializando-se em física e matemática no Park College, Parkville, Misouri VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo Matriculou-se em um curso de pós- graduação e recebeu o título de mestre em Sociologia Educacional pela Universidade do Kansas, e Lawrence. Dissertação intituladaOne thousand workes and their leisure Geoge Alexander Kelly, filho único, nasceu em 28/04 numa fazenda próxima de Perth, Kansas - EUA

33 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo / 1931 Obteve uma bolsa de estudo da Universidade de Edingburgh, Escócia e completou seu bacharelado em Educação. Nessa época interessa-se pela Psicologia VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo De volta aos EUA, frequenta o primeiro programa de pós- graduação em Psicologia da Universidade de Iowa. Nove meses depois recebe seu título de doutor Consegue um emprego na Sheldon Junior College, em Sheldon, Iwoa, ensinando psicologia e oratória e treinando o grupo de teatro

34 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo 1930/ Foi colocado em serviço na Reserva da Marinha dos Estados Unidos e trabalhou no Boureau of Medicine and Surgery na Base de Washington VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo Depois da guerra, aceitou um cargo de professor na Universadade de Maryland. No ano seguinte foi nomeado professor e diretor de Psicologia Clínica da Oshio State University em Columbus, Ohio. Ali permanecendo por 20 anos e, nesse cargo publicou seus trabalhos mais importantes. Dois dias depois de concluir o doutorado, casou-se com Gladys Thompson e estabelecou- se no cargo de professor de psicologia na Fort Hay State University, em Kansas, lá permanecendo por 12 anos (grande momento para construçao da Teoria dos Costructos)

35 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo Texto Exemplo Insira seu próprio texto Texto Exemplo Insira seu próprio texto VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Aos 50 anos, Kelly publicou seu trabalho mais importante: The psychology of personal constructs volume one: a theory of personality e The psychology of personal constructs volume two: clinical diagnosis and psychotherapy (1955)

36 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY kelly passava seu tempo livre atendendo clientes gratuitamente, escrevendo textos teóricos, enviando a diversas partes do mundo seus trabalhos destinados a explicar e expandir sua teoria e dedicando-se ao desenvolvimento profissional da psicologia clínica. Foi presidente das divisão de psicologia clínica e de aconselhamento da American Psychological Association, além de presidente da American Board of Examiners in Professional Psychology. Em 1965, Kelly assumiu um cargo na Brandeis University. Entretanto, no início de março foi hospitalizado e para uma cirurgia relativamente comum. Inesperadamente, houve complicações e ele morreu logo depois.

37 ® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo S A USR S B A O


Carregar ppt "® Prof. Liércio Pinheiro de Araújo LINHA DO TEMPO: do surgimento da psicologia científica ao desenvolvimento da psicologia cognitiva Prof. Dr. Liercio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google