A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial Descrição do projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial Descrição do projeto."— Transcrição da apresentação:

1 LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial Descrição do projeto

2 O que é o LOGO? O LOGO é uma linguagem de programação que apresenta princípios metodológicos de ensino em ambientes informatizados com aplicação na área educacional. Derivada da linguagem computacional LISP (List Processing), foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) na década de 60, com a participação de SEYMOUR PAPERT. Embora seja uma linguagem computacional sofisticada, o LOGO é acessível às crianças que podem desenvolver atividades no computador através do objeto-de-pensar-com: a tartaruga.

3 A Tartaruga A tartaruga é um objeto quase-concreto, elemento mediador entre o concreto e o abstrato, que exercita o pensamento dedutivo ao evidenciar habilidades de formulação de hipóteses. Por meio de comandos simples de translação e rotação que a criança fornece para a tartaruga, ela - a criança - pode construir um universo geométrico e estético, criando um ambiente dinâmico e potencialmente interativo, apropriado para a exploração de conceitos matemáticos. Ao procurar relacionar o computador com a Educação Matemática, o LOGO se constitui em um rico instrumento para o ensino de conteúdos matemáticos, graças aos seus recursos gráficos, além das relevantes possibilidades pedagógicas inerentes à própria programação. (ZANIN, 1997)

4 Exploração Inicial Para iniciar um trabalho com o Logo, você deve brincar com a tartaruga, fazendo de conta que você é a tartaruga e usando seu próprio corpo para compreender os movimentos dela. Na prática, a tartaruga é um cursor gráfico que aparece no centro da tela (posição coordenadas (0,0)), a qual é movimentada através de quatro comandos básicos. Para explorar esses comandos básicos, basta fazer a tartaruga passear pela tela.

5 Comandos Básicos Os quatro comandos básicos são: 1. PF [número] (PF é a sigla de Para Frente) 2. PT [número] (PT é a sigla de Para Trás) Obs.: O número que aparece nesses comandos representa o número de passos da tartaruga ao efetuar o movimento. 3. PD [número] (PD é a sigla de Para Direita) 4. PE [número] (PE é a sigla de Para Esquerda) Obs.: Nestes últimos número representa a medida do ângulo, em graus, do giro da tartaruga ao efetuar o movimento.

6 LADRILHAMENTO: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O LADRILHAMENTO Ladrilhamento, constitui parte do legado artístico de muitas civilizações antigas. O termo ladrilhamento designava o nome de pequenas peças de madeira, de pedra, ou de osso, usadas na confecção de mosaicos. Em Matemática, significa ladrilhar o plano com formas geométricas. Em nossa sociedade moderna ladrilhamento está associado a ornamentação. Em algumas aplicações, como em pisos ou em tapetes, são funcionais. Em outras, como em desenhos de Escher, existem simplesmente para serem admiradas. O estudo de ladrilhamento traz um ambiente rico para a exploração de conceitos de simetria e de transformações geométricas.

7 A GEOMETRIA E O LADRILHAMENTO Atividades com tecelagem são fundamentais no ensino da Geometria, pois retratam situações reais do cotidiano do sujeito, situações essas evidenciadas através de diferentes modos de visualizar uma pavimentação, um ladrilhamento. Na atividade proposta, explora-se a capacidade gráfica e as potencialidades do ambiente computacional LOGO, para o ladrilhamento a partir de uma mesma célula (hexágono).

8 ATIVIDADE: CONSTRUÇÃO DO LADRILHO A seguir, apresentamos a programação completa para a construção de um ladrilhamento. Será necessário usar o comando aprenda (ensinamos a tartaruga o que é, por exemplo, um polígono) para construir cada passo da construção do ladrilho (hexágono, linha, posição1, posição2 e malha).

9 -Construção do hexágono: AP HEXÁGONO REPITA 6 [PF 30 PD 60] FIM -Construção da linha: REPITA 8 [HEXÁGONO UN PD 120 PF 30 PE 60 PF 30 PE 60 UL] FIM -Construção da posição2: UN PE 120 REPITA 7 [PF 30 PD 60 PF 30 PE 60] PF 30 PE 60 PF 30 PD 180 UL FIM

10 -Construção da posiçãol: UN PE 120 REPITA 8 [PF 30 PD 60 PF 30 PE 60] PF 30 PE 60 PF 30 PD 180 UL FIM -Construção da malha: REPITA 4 [LINHA POSIÇÃO 2 LINHA POSIÇÃO 1] FIM (Referência: Rosana Miskulin)

11


Carregar ppt "LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial Descrição do projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google