A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador."— Transcrição da apresentação:

1 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital

2 Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Na metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem, os alunos escolhem o tema sobre o qual desejam estudar. Foi a partir de perguntas como essas, que as alunas do Curso Normal construíram o mapa conceitual que norteou o projeto. Por que a água é tão importante na nossa vida? Como realizar artesanato ajudando a diminuir a poluição? Realmente conhecemos os animais? O que é lixo? Como tratar essa questão?

3 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Vivenciar a metodologia de trabalhar por Projetos de Aprendizagem dentro de uma prática que privilegia a construção do conhecimento; Fomentar a aprendizagem dos aplicativos e ferramentas do computador e os recursos disponíveis na Web com a publicação dos projetos em ambiente virtual; Interagir com as professorandas (alunas do Curso Normal) e com crianças das series iniciais no laboratório de informatica educative, visando à construção e a aplicação do conhecimento construído, refletindo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de formação de professors de series iniciais; Objetivos Na metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem, dada a diversidade dos questionamentos feitos pelos alunos, todas as áreas são contempladas direta ou indiretamente: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Alunas do terceiro ano do Curso Normal e alunas egressos do ensino médio, que têm em média 16 a 45 anos. Alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, de 6 a 10 anos. Alunas do Curso Normal aplicam o projeto junto aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental Características Gerais do Projeto Áreas de aprendizagem Idades

4 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Documentos Autores Objectivos Software Descripción Áreas de aprendizaje Edades Terminología Generalidades del Proyecto Esquema gráfico da aplicação da metodologia No primeiro momento, as alunas normalistas elegem o tema que desejam aprender e, por meio de leituras, observações, entrevistas, interação e cooperação, constroem o conhecimento tanto no que se refere aos temas elegidos, como a utilização da Tecnologia Digital e TICs. Temas de investigação

5 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Em um segundo momento, as alunas do Curso Normal ampliam o conhecimento construído atuando na orientação de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram mais de setenta sites construídos entre os anos de 2007 e Veja mais Esquema gráfico da aplicação da metodologia Temas de investigação

6 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Autora Teresinha Bernardete Motter, Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil Word, Excel, PowerPoint, Movie Maker e Paint; Internet Explorer, sites de relacionamento, Blog, Slide Share, Pbwiki, Cmap Tools, Sites do Google, You Tube, Hagá Quê, webnotes Snagit, scribd, bloglines Softwares Projetos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, TICs, Construção do Conhecimento, Concepção Pedagógica. Terminologia Descrição A opção metodológica é pela pedagogia de projetos: Projetos de Aprendizagem. Cabe ressaltar que o que diferencia Projeto de Ensino de Projeto de Aprendizagem é a postura do professor frente ao seu aluno que inicia dando-lhe a possibilidade de escolher o tema sobre o qual deseja aprender. O trabalho é desenvolvido em dois momentos distintos: No primeiro momento (primeiro semestre letivo), as professorandas (alunas do Curso Normal) são pesquisadoras que se debruçam sobre um tema de interesse para aprender e, dentro dessa aprendizagem, criam espaços virtuais para a publicação do projetos; No segundo momento (segundo semestre letivo), as professorandas ampliam o conhecimento construído atuando na orientação de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental; Alunas do Curso Normal aplicam o projeto junto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Características Gerais do Projeto

7 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Diante de elevada possibilidade de crescimento cognitivo e dada a necessidade do uso da tecnologia no contexto atual, a professora, Teresinha Bernadete Motter, desenvolveu o projeto para qualificar a ação docente oportunizando que os alunos desenvolvam habilidades para que também se tornem usuários. Em 2005, a escola recebeu do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), 10 computadores com conexão a internet. Em 2006 o Laboratório de Informática Educacional (LIE) foi usado esporadicamente por alguns professores para pesquisa. Somente em abril de 2007, com a criação do projeto, o LIE foi utilizado como principal espaço físico das atividades nessa disciplina, atingindo hoje cerca de 350 alunos e alunas na escola, com mais de 82 alunos que estão iniciando em setembro de Antecedentes & Planificação Alunas do Curso Normal aprendem a utilizar os aplicativos e ferramentas do computador para criação do site e publicação dos projetos em ambiente virtual. Plano de trabalho do professor

8 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Criação de Criação de pastas no computador por grupo Criação de espaço virtual Pesquisa de leituras e imagens na internet Alunas por grupo Professor Pesquisas de atividades jogos vídeos e músicas Oficina Paint PowerPoint HagáQuê Plano de trabalho do professor Alunas por grupo

9 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair No primeiro momento foi solicitado as alunas que formassem grupos por afinidade. Cada grupo pensou em algum assunto que tivesse e curiosidade e elaboraram uma questão de investigação. No momento seguinte as alunas fizeram um inventário das dúvidas e certezas que possuem a respeito da questão de investigação, elegeram os conceitos principais para a construção do mapa conceitual que as guiará no processo. Paralelo a esse momento, criam o site para a publicação dos projetos, que são construídos por meio de entrevistas, leituras e observação no seu meio e também pela interação, intervenção e cooperação presencial e virtual com seus pares, colegas do grupo e dos grupos, professores e todos os interessados. No segundo semestre de 2008, foi iniciada a aplicação do conhecimento construído com os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da mesma escola. Foram 118 alunos do Curso de Aplicação atendidos pelas professorandas do Curso Normal que tiveram a oportunidade real de aprender ensinando. Esta aplicação aconteceu semanalmente com as segundas séries, segundo ano e a turma mista (23 alunos de 6 a 9 anos,que frequentaram a escola em dois turnos) e quinzenalmente com a terceira e quarta séries Alunas do Curso Normal aplicam o projeto junto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental Recursos de ensino Esquema de projeto estudantil

10 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Atividade desenvolvida pelas alunas do Curso Normal sobre os personagens do cinema infantil, estimula a criatividade e imaginação das crianças Atividade desenvolvida pelas alunas do Curso Normal ensinam as crianças aspectos práticos sobre higiene.

11 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Atividade sobre os animais

12 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Conseguimos fazer a Torre de Hanói com seis discos!

13 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair , pastas por grupos no computador. Criação de sites para a publicação dos (conteúdos) projetos construídos pelas alunas. Sites de busca na pesquisa de leituras, imagens, atividades, jogos, vídeos e músicas. Oficinas de Paint, PowerPoint, HagáQuê, Movie Maker, desenvolvidas pelas próprias alunas. Aplicação do conhecimento construído no Laboratório de Informática Educativa utilizando as tecnologias digitais com os alunos das séries iniciais do Curso Fundamental. Laboratório de Informática Educacional 10 computadores 1 impressora Câmera digital Alunos do ensino fundamental realizam as atividades propostas pelo projeto no laboratório de informática educacional Recursos de ensino Recursos tecnológicos para a aula

14 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair A avaliação foi processual. A cada encontro é questionado se a trilha está levando ao objetivo e se algumas certezas anteriormente construídas passaram a habitar o campo das dúvidas. Em momentos de socialização, abre-se espaço para os alunos e o professor expressar suas idéias, avaliar as manifestações, contra argumentar, trazer novos elementos, um fluxo avaliativo constante em que se entrelaçam avaliações individuais: o aluno com ele mesmo, com o grupo com os demais grupos, com o professor. As professorandas (alunas do Curso Normal) tiveram a oportunidade de reavaliar e replanejar, durante o processo, sua base teórica/metodológica, refletindo sobre as diferentes concepções pedagógicas que são sujeitas no Curso de Formação. Outra conquista refere-se ao uso de ferramentas e aplicativos digitais servindo também como suporte textual na publicação dos seus projetos. O planejamento das atividades com as crianças exigiu, além de trocas na busca de estratégias significativas, trocas no uso da ferramenta, do aplicativo que melhor se adequasse ao objetivo e, consequentemente, a compreensão do seu funcionamento básico. A aprendizagem no uso de ferramentas e aplicativos digitais se intensificou, formando estruturas mais elevadas, habilidades mais precisas. Alunas do Curso Normal aplicam o projeto junto aos alunos do Ensino Fundamental no laboratório de informática educacional. Avaliação e Padrões Educacionais Critério(s) de avaliação Atribuição de Competências

15 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Avaliação e Padrões Educacionais As habilidades desenvolvida pelas alunas foram: Habilidades para pesquisar, procurar, selecionar, compreender, depurar e elaborar, interpretar e produzir Autores de sua Aprendizagem (Argumentar, fundamentar, questionar com propriedade, propor e contrapor); Usar Tecnologias Digitais (interagir através de e pelos comentários no site,procurar e selecionar a informação na Internet, editar, desenhar, criar slides, hospedar, publicar, simular e experimentar) Colaboração em prol da aprendizagem (propor, sugerir, criticar, questionar) A estrutura do projeto apresenta total conformidade com os principios dos Parametros Curriculares Nacionais (PCNs), na medida que busca permitir que os alunos do Curso Normal vivenciem a metodología de trabalhar com Projetos de Aprendizagem, que possibilita ao aluno escolher o tema sobre o qual deseja aprender, cujo foco do trabalho está centrado nos processos de interação, nas trocas sociocognitivas, na ação dos alunos e na construção de conhecimento, tendo as tecnologias digitais e as TICs subsidiando o processo ao mesmo tempo que as torna capazes de usá-las na sua vida e na sua futura prática. Normas tecnológicas Alunas do Curso Normal aplicam o projeto com estudantes do Ensino Fundamental no laboratório de informática Atribuição de Competências

16 A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador Avaliação e Padrões Educacionais Recursos de ensino Informação Índice Voltar Avançar HomeHome WebExplorerWebExplorer Sair Teresinha Bernadete Motter é professora de Matemática e Especialista em TICs na Promoção da Aprendizagem, atualmente professora de Metodologia Aplicada à Ciências Exatas e Humanas disciplina que subsidia a prática pedagógica de estudantes do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. O Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, foi fundado há 78 anos e atualmente atende cerca de 2000 alunos no Ensino Fundamental, 1200 no Ensino Médio e 400 no Ensino Médio Normal. Há 112 professores e 18 funcionários. É a maior Escola Pública de Caxias do Sul. Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendoza Informação do docente e da escola


Carregar ppt "A Construção do Conhecimento em Ambiente Digital Virtual Class Tour Innovative Educators Net Características gerais do projeto Plano de trabalho do educador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google