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TEORIA DISC.

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Apresentação em tema: "TEORIA DISC."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DISC

2 Fundamentação Conceitual
S C Esta apresentação tem como objetivo a familiarização do Usuário com o Sistema de Análise de Perfil Profissional. Não se trata de um estudo avançado ou aprofundado da Teoria “DISC”, mas sim de um instrumento prático para ajudar na Análise dos Relatórios e Interpretação dos Gráficos.

3 D I S C Os Fatores DISC Dominância Influência eStabilidade
Conformidade

4 D I S C Dominância Dominância é o fator do controle e da assertividade. Pessoas Alto “D” são ambiciosas e competitivas e lutam agressivamente para atingir resultados. São empreendedoras, dinâmicas e demonstram capacidade de decisão e de liderança. Gostam de desafios e raramente recuam diante de situações difíceis. Têm dificuldade em admitir falhas.

5 Características Básicas:
DISC Dominância Características Básicas: Baixa Dominância Conservador Hesitante Pouca Decisão Reservado Moderado Não Agressivo Diplomata Despretensioso Cuidadoso Não Confrontativo D I C S Alta Dominância Iniciativa Própria Competitivo Voltado para Resultados Alta Auto-Estima Direto Agressivo Desbravador Arrogante Aguerrido Inquisitivo

6 “D” Comportamentos Observáveis
Provavelmente atrasado, com pressa. Impaciente e impulsivo.  Tenta dominar ou tomar conta, é direto.  Usa questões desafiadoras relativas aos seus objetivos.  Aperto de mão forte e assertivo.  Escritório provavelmente desorganizado. O local é funcional.  Pode ser ou aparentar negligência ou rudeza Interromperá você enquanto você estiver falando.  Contato visual direto e firme; pode ser desafiador ou até confrontador.  Impaciente, olha diretamente para interlocutor quando interessado. Pode mover-se para trás ou olhar para longe quando fica entediado. Não se afastará de conflitos, podendo até mesmo gostar deles.

7 DISC Dominância Características Valor para a Equipe Ambiente Ideal
Tendência sob Stress Possíveis Limitações Empreendedor Competitivo Inovador Audacioso Decisivo Orientado p/ Resultados Persistente Organiza e determina o rumo Livre de controles Supervisão e detalhe Exigente Uso exagerado da posição. Visão ampla Inovador e Futurista Nervoso Orientado para Desafios Estabelece padrões elevados Propício à expressão de idéias Agressivo Falta de tato e diplomacia Trabalho não-rotineiro Egoísta Exagerado, Impulsivo e Urgente Inicia atividades Emoção Básica: Raiva Medo Básico: Falhar Motivador: Poder e Força Valor para a Organização: Busca de resultados Força em Vendas: Fechamento de negócios

8 D I S C Influência Influência é o fator da comunicação e sociabilidade. Pessoas Alto “I” são radiantes, amigáveis e extrovertidas, calorosas e abertas com outras pessoas, sociáveis e gregárias. Valorizam o contato com outras pessoas, o consenso e o desenvolvimento de relações positivas. Têm dificuldade em aceitar a rejeição.

9 Características Básicas:
DISC Influência Características Básicas: Baixa Influência Sério Lógico Desconfiado Cético Formal Impassível Reservado Distante Fechado Reflexivo Frio D I C S Alta Influência Empático Confiante Charmoso Otimista Agradável Persuasivo Influente Participativo Articulador Positivo Emotivo

10 “I” Comportamentos Observáveis
D I S C “I” Comportamentos Observáveis Entusiasmado e amigável. Sorri com os olhos. Freqüentemente desatento aos detalhes. Positivo e verbal. Gosta de contar histórias... anedotas. Gosta de compartilhar seus sentimentos. Aperto de mão muito amigável. Pode exibir fotos ou prêmios por sua performance. Sociável e cortês. Hospitalidade é importante para ele. Contato visual amigável. Muito movimento corporal. Utilizará até mesmo as mãos para descrever algo ao telefone. Geralmente possui um estilo aberto e relaxado. Prefere persuadir ou conversar ao invés de confrontar agressivamente ou fazer exigências.

11 DISC Influência Características Valor para a Equipe Ambiente Ideal
Tendência sob Stress Possíveis Limitações Charmoso Seguro Convincente Entusiástico Inspirado Otimista Otimismo e Entusiasmo Alto grau de contato com Pessoas Auto Promoção Pouca atenção a detalhes Criativo solu- ciona Problemas Livre de controles, supervisão e detalhe Super Motiva outros para objetivos Não realista ao analisar os outros Liberdade de movimentos Falante Confia nas pessoas indistintamente Propício à expressão de suas idéias Não realista Ouvinte seletivo Trabalha bem em Emoção Básica: Alegria Medo Básico: Rejeição Motivador: Reconhecimento de Pessoas Valor para a Organização: Trabalho com e/ou para pessoas Força em Vendas: Abertura de negócios

12 D I S C eStabilidade eStabilidade é o fator da paciência, empatia e lealdade. Pessoas Alto “S” adotam um enfoque de vida firme e metódico. São bons-ouvintes, demonstrando real interesse nos problemas e sentimentos dos outros. São persistentes e com poder de concentração. Preferem ambientes previsíveis e constantes. Têm dificuldades em aceitar mudanças. Procuram evitar conflito ou confrontação e podem assumir o papel de apaziguador.

13 Características Básicas:
DISC eStabilidade Características Básicas: Baixa eStabilidade Ativo Móvel Inquieto Ansioso Enérgico Urgente Vigoroso Impetuoso Versátil Flexível D I C S Alta eStabilidade Compostura Passivo Bom ouvinte Dependente Auto-Controlado Paciente Amável Previsível Receptivo Tenaz

14 “S” Comportamentos Observáveis
D I S C “S” Comportamentos Observáveis Metódico e organizado, freqüentemente com aparência satisfeita. Preocupado com segurança. Tende a questionar de modo a esclarecer e verificar. Pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas, especialmente quando exposto a um problema nunca visto antes. Pode parecer pouco criativo devido a sua abordagem mais cautelosa Aperto de mão amigável, firme, porém não ostensivo. Mesa bem organizada, fotos de família e certificados de competência. Geralmente muito cortês, sincero, caloroso e amigável. Com freqüência demonstra uma postura defensiva. Prefere gerenciar ou minimizar a situação, em vez de entrar com uma decisão mais direta e objetiva.

15 DISC eStabilidade Características Valor para a Equipe Ambiente Ideal
Tendência sob Stress Possíveis Limitações Afável Amigável Bom ouvinte Paciente Relaxado Sincero Membro de Equipe, confiável Estável e Previsível Fechado Cede para evitar controvérsias Trabalha para o líder ou causa Onde não haja mudanças bruscas Indiferente Paciente e Empático Dificuldade em es- tabelecer prioridade Relacionamentos prof.longo prazo Hesitante Não gosta mudan- ças sem garantia Poucos conflitos entre pessoas Inflexível Dificuldade em lidar com situa- ções desconhecidas Raciocínio lógico e Apoiador Emoção Básica: Amor Medo Básico: Mudanças Motivador: Segurança Valor para a Organização: Áreas administrativas, de suporte e de serviços Força em Vendas: Atendimento e auxílio

16 D I S C Conformidade Conformidade é o fator da estrutura, do detalhe e do fato. Pessoas Alto “C” apresentam altos níveis de precisão e acuracidade. Em geral, possuem alto nível de conhecimentos. São reticentes e relutantes em revelar informações sobre si mesmas e suas idéias. Tendem a usar as estruturas e as regras para atingir seus objetivos e como fator de controle sobre o ambiente. Têm dificuldade em lidar com conflitos e tendem a negar os problemas e postergar ações.

17 Características Básicas:
DISC Conformidade Características Básicas: Alta Conformidade Auto-Disciplinado Sensato Preciso Ortodoxo Conforme Precavido Uniforme Ordenado Perfeccionista Satisfeito Meticuloso D I C S Baixa Conformidade Firme Obstinado Persistente Rebelde Independente Força de Vontade Espírito de Aventura Irreverente Assume Riscos Audacioso Delegador D I C S

18 “C” Comportamentos Observáveis
D I S C “C” Comportamentos Observáveis Sistemático, disciplinado, organizado e pontual. Muito orientado para fatos, detalhes e evidências e, caso não esteja satisfeito, terá muita relutância em tomar decisão. Procura por um precedente ou políticas para dar suporte a uma decisão. Escritório muito bem organizado, talvez impessoal. Aperto de mão solto, curto, e às vezes nervoso. Tende a evitar contato visual, particularmente numa situação agressiva ou hostil. Tem um questionamento preciso, lógico e detalhado. Muito polido e diplomático. Pode parecer “frio”, pouco expressivo. Pode usar pausas para ganhar tempo para pensar, ou amenizar uma frase potencialmente contenciosa. Pode ficar defensivo ao se sentir ameaçado. Pode mudar de posição para evitar conflitos, mas quando sentir que está certo, pode mencionar fatos/políticos/regras e ser automático.

19 DISC Conformidade Características Valor para a Equipe Ambiente Ideal
Tendência sob Stress Possíveis Limitações Acurado Analítico Consciencioso Diplomata Busca fatos Mantém altos padrões Que demanda pensamento crítico Pessimista Defensivo e crítico Consciencioso e Firme Trabalho técnico ou área especializada Detalhista Define, clarifica busca informação Aprofunda nos detalhes Relações próximas c/ pequeno grupo Minucioso Intensifica as situações Ambiente de trabalho familiar Super crítico Dificuldade em lidar com situações desconhecidas Objetivo: “A ancora da Realidade” Emoção Básica: Medo Medo Básico: Conflitos Motivador: Regras e Procedimentos Valor para a Organização: Áreas técnicas e de qualidade Força em Vendas: Contratos e aspectos técnicos da venda

20 Alto D Alto I Alto S Alto C Baixo D Baixo I Baixo S Baixo C
DISC Linguagem Gráfica e Descritiva D I C S Alto D Alto I Alto S Alto C Baixo D Baixo I Baixo S Baixo C S C O R E

21 Pessoa está se comportando em situações de pressão.
DISC Linguagem Gráfica e Descritiva Indica como a Pessoa está se comportando hoje no trabalho. Revela como a Pessoa se comporta em situações de pressão. Representa como a Pessoa se comporta normalmente. Gráfico 1 Gráfico 2 Gráfico 3 D I C S

22 D I S C Interpretação dos Gráficos Pontos a considerar:
Perfil Inválido Gráfico 1 apertado Gráfico 2 apertado Gráfico 3 apertado Perfil 8/5 apertado D = C Overshift Undershift Zona Cinza Movimento do “S”

23 D I S C Interpretação dos Gráficos Perfil Inválido
Caso os quatro fatores DISC se invertam em pelo menos dois gráficos, a pessoa pode ter (consciente ou inconscientemente) modificado as respostas e o PPA não pode ser analisado.

24 D I S C Interpretação dos Gráficos Perfil 8/5 “Apertado” no Gráfico I
Como resultado da frustração mostrada por este perfil, os indicadores sugerem que esta pessoa pode ter perdido a direção pessoal.

25 D I S C Interpretação dos Gráficos Perfil 8/5 “Apertado” no Gráfico II
Esta pessoa pode estar desempregada ou com dificuldades financeiras. A desmotivação e o sentimento de insegurança podem nem sempre ser evidentes, a não ser em situações de pressão.

26 D I S C Interpretação dos Gráficos
Perfil 8/5 “Apertado” no Gráfico III D I C S Gráfico 1 Gráfico 2 Gráfico 3 Existem indicadores sugerindo que esta pessoa pode estar se sentindo pressionada. Nesse contexto, a performance pode ser afetada e o resultado será a frustração

27 D I S C Interpretação dos Gráficos Perfil 8/5 “Apertado”
Esta pessoa pode não ter compreendido o que se espera dela, ou então está tentando ser tudo para todos.

28 D I S C Interpretação dos Gráficos D = C
Esta pessoa sente-se indecisa e pode estar tendo dificuldades em tomar decisões. Eventualmente pode não ter autoridade para tomar decisões ou estar sendo reprimida .

29 D I S C Interpretação dos Gráficos Overshift
Esta pessoa pode estar esforçando-se para aparentar algo que não é. Pode estar indo além de seus limites. Possivelmente super promovida.

30 D I S C Interpretação dos Gráficos Undershift
Existem indicadores no perfil desta pessoa que mostram que ela pode ter um problema de falta de motivação ou mesmo moral baixa.

31 D I S C Interpretação dos Gráficos Zona Cinza - Permanente
O mesmo fator (alto ou baixo) alcançando a Zona Cinza em 2 ou 3 gráficos configura um comportamento normal, com características intensas.

32 D I S C Interpretação dos Gráficos Zona Cinza - Temporária
Qualquer fator que atinja uma única Zona Cinza (alto ou baixo) indica a possibilidade de uma inversão temporária daquele comportamento.

33 D I S C Interpretação dos Gráficos Movimento do Fator “S”
Caso o movimento dos quatro fatores (D.I.S.C.) se mantenham equilibrados. Esses revelam um perfil comportamental harmonioso e consistente, mesmo em situações de alta pressão.

34 Tel: (31)


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