A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE MERCADO. Questões a Serem Analisadas 1.Como funcionam essas lojas sobre o ponto de vista do atendimento, preço comunicação visual, localização,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE MERCADO. Questões a Serem Analisadas 1.Como funcionam essas lojas sobre o ponto de vista do atendimento, preço comunicação visual, localização,"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MERCADO

2 Questões a Serem Analisadas 1.Como funcionam essas lojas sobre o ponto de vista do atendimento, preço comunicação visual, localização, horário de atendimento e mix de produtos, Leiaute Interno e Externo. (Aspectos Externos). 2.É possível recriar um modelo com base nessas informações? Se sim, Qual seria o modelo ideal ?

3 Metodologia Adotada 1.Visita à farmácias localizadas na região Sul e Sudeste 2. Preenchimento de check list com principais pontos a serem observados 3. Registro de imagens dos locais

4 Resultados das Observações Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: Lojas (Site Institucional)

5 Resultados das Observações Cadeiras para atendimento

6 Resultados das Observações Cada atendente possui seu caixa

7 Resultados das Observações Loja de Bairro: -Dimensões menores -Ajustada < Demanda -Conceito o mesmo

8 Bento Gonçalves

9 Caxias do Sul

10 Erechim

11 Farropilha

12 Gravatai

13 Novo Hamburgo

14 Passo Fundo

15 Porto Alegre Assis Brasil Andradas Voluntarios

16 Viamão

17 Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermosméticos Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20%

18 Resultados das Observações Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: 18 Lojas (Encarte)

19 Resultados das Observações Cartazes de Perfumaria

20 Resultados das Observações Genéricos bem visíveis

21 Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermocosméticos Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 7h30 às 21h30. Sábado, das 8h às 14h. Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20%

22 Resultados das Observações Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: 2 Lojas (Encarte)

23 Resultados das Observações Modelo Semelhante a Preço Popular

24 Resultados das Observações Concorrência entre as lojas

25 Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermocosméticos Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20% * Com negociação de quantidades maiores, o gerente abriu descontos bem mais agressivos.

26 Resultados das Observações Cidades Visitadas: Cruzeiro e Taubaté - SP N° de Lojas: 68 Lojas incluindo franquia (Site Institucional)

27 Resultados das Observações Fachada Chamativa

28 Resultados das Observações Perfumaria no centro da loja

29 Observações Gerais Cestão de Perfumaria

30 Observações Gerais

31 Estoque: Loja vende + de 1 milhão

32 Observações Gerais Cidade Visitada: Taubaté N° de Lojas: 41 Lojas (Encarte)

33 Observações Gerais Leiaute interno pobre e fachada chamativa

34 Observações Gerais Perfumaria

35 Observações Gerais Foco em Pecks Promocionais

36 Observações Gerais Atendentes mal uniformizados Atendimento muito ruim Balconistas com bom conhecimento Atendentes não são caixas O sistema oferece todas as informações de que necessitam Trocam tudo por similar Muito Genérico nas prateleiras, Muito Similar e pouco propagado (curva A e B) Perfumaria de alto giro (uso de primeira necessidade) Descontos: Genéricos: 50% / Similar 50% a70%/ Propagados Contínuos: 25%

37 Observações Gerais Cidade Visitada: Ribeirão Preto N° de Lojas: 37 Lojas (Embalagem) Horário Estendido: Domingo a Domingo

38 Observações Gerais Cestão de Medicamentos/Sem Perfumaria

39 Observações Gerais Loja com Perfumaria

40 Observações Gerais Parte do estoque de Genérico

41 Observações Gerais Fachada Chamativa

42 Observações Gerais Atendentes bem uniformizados Atendimento ruim em uma loja, bom em outra, focam muito o preço final e não o desconto. Balconistas com bom conhecimento Atendentes não são caixas O sistema oferece todas as informações de que necessitam Trocam tudo por similar Muito Genérico nas prateleiras, Muito Similar e pouco propagado (curva A e B) Perfumaria. Descontos: Genéricos: 50% / Similar 50% a70%/ Propagados Contínuos: 25%

43 Farmácia Preço Popular Modelo Nordeste

44

45 Farmácia do Trabalhador do Brasil

46

47 Farmácia do Trabalhador e do Aposentado

48

49 Farmácia do Trabalhador Geral

50 Conclusões O modelo da Preço Popular parece ser o mais enxuto entre todos. As lojas da Poupafarma possui um sistema de remuneração que direciona o balconista a vender genérico e similar. Possuem metas diárias e a cobrança sobre a equipe de vendas é grande. Pela nossa percepção a campeã popular aparentou maior agressividade Comercial. A comunicação visual externa e interna da Poupafarma são mais bonitas e suas cores impactantes. Foram as lojas com maior movimento que encontramos, exceto a loja de bairro. Algumas delas se instalam próximas a outras redes, em local central de grande fluxo ou em bairro em vias de ligação. A simplicidadeda Preço Popular, aliada a comunicação visual da Poupafarma e a eficiência comercial da Campeã formariam um modelo ideal.

51 Descritivo da fachada

52 Sinalização interna

53


Carregar ppt "PESQUISA DE MERCADO. Questões a Serem Analisadas 1.Como funcionam essas lojas sobre o ponto de vista do atendimento, preço comunicação visual, localização,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google