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PROJETO FARMÁCIA POPULAR
PESQUISA DE MERCADO
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Questões a Serem Analisadas
Como funcionam essas lojas sobre o ponto de vista do atendimento, preço comunicação visual, localização, horário de atendimento e mix de produtos, Leiaute Interno e Externo. (Aspectos Externos). É possível recriar um modelo com base nessas informações? Se sim, Qual seria o modelo ideal ?
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Metodologia Adotada Visita à farmácias localizadas na região Sul e Sudeste 2. Preenchimento de check list com principais pontos a serem observados 3. Registro de imagens dos locais
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Resultados das Observações
Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: Lojas (Site Institucional)
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Resultados das Observações
Cadeiras para atendimento
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Resultados das Observações
Cada atendente possui seu caixa
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Resultados das Observações
Loja de Bairro: Dimensões menores Ajustada < Demanda Conceito o mesmo
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Bento Gonçalves
9
Caxias do Sul
10
Erechim
11
Farropilha
12
Gravatai
13
Novo Hamburgo
14
Passo Fundo
15
Porto Alegre Andradas Assis Brasil Voluntarios
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Viamão
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Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados
Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermosméticos Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20%
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Resultados das Observações
Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: 18 Lojas (Encarte)
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Cartazes de Perfumaria
Resultados das Observações Cartazes de Perfumaria
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Genéricos bem visíveis
Resultados das Observações Genéricos bem visíveis
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Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados
Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermocosméticos Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 7h30 às 21h30. Sábado, das 8h às 14h. Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20%
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Resultados das Observações
Cidade Visitada: Curitiba N° de Lojas: 2 Lojas (Encarte)
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Resultados das Observações
Modelo Semelhante a Preço Popular
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Concorrência entre as lojas
Resultados das Observações Concorrência entre as lojas
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Observações Gerais Todos os atendentes bem uniformizados
Perfil jovem com pouco conhecimento O sistema oferece todas as informações de que necessitam Não incentivam a troca da receita Muito Genérico nas prateleiras, pouco similar e propagado Sem perfumaria/ Possui linha de Dermocosméticos Descontos: Genéricos: 30 a 35% / Propagados Contínuos: 20 a 25% / Medicamentos de uso esporádico: 15 a 20% * Com negociação de quantidades maiores, o gerente abriu descontos bem mais agressivos.
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Resultados das Observações
Cidades Visitadas: Cruzeiro e Taubaté - SP N° de Lojas: 68 Lojas incluindo franquia (Site Institucional)
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Resultados das Observações
Fachada Chamativa
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Perfumaria no centro da loja
Resultados das Observações Perfumaria no centro da loja
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Observações Gerais Cestão de Perfumaria
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Observações Gerais
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Estoque: Loja vende + de 1 milhão
Observações Gerais Estoque: Loja vende + de 1 milhão
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Observações Gerais Cidade Visitada: Taubaté
N° de Lojas: 41 Lojas (Encarte)
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Leiaute interno pobre e fachada chamativa
Observações Gerais Leiaute interno pobre e fachada chamativa
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Observações Gerais Perfumaria
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Foco em Pecks Promocionais
Observações Gerais
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Observações Gerais Atendentes mal uniformizados Atendimento muito ruim
Balconistas com bom conhecimento Atendentes não são caixas O sistema oferece todas as informações de que necessitam Trocam tudo por similar Muito Genérico nas prateleiras, Muito Similar e pouco propagado (curva A e B) Perfumaria de alto giro (uso de primeira necessidade) Descontos: Genéricos: 50% / Similar 50% a70%/ Propagados Contínuos: 25%
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Observações Gerais Cidade Visitada: Ribeirão Preto
N° de Lojas: 37 Lojas (Embalagem) Horário Estendido: Domingo a Domingo
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Cestão de Medicamentos/Sem Perfumaria
Observações Gerais Cestão de Medicamentos/Sem Perfumaria
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Loja com Perfumaria Observações Gerais
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Parte do estoque de Genérico
Observações Gerais
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Observações Gerais Fachada Chamativa
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Observações Gerais Atendentes bem uniformizados
Atendimento ruim em uma loja, bom em outra, focam muito o preço final e não o desconto. Balconistas com bom conhecimento Atendentes não são caixas O sistema oferece todas as informações de que necessitam Trocam tudo por similar Muito Genérico nas prateleiras, Muito Similar e pouco propagado (curva A e B) Perfumaria. Descontos: Genéricos: 50% / Similar 50% a70%/ Propagados Contínuos: 25%
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Farmácia Preço Popular
Modelo Nordeste
45
Farmácia do Trabalhador do Brasil
46
Farmácia do Trabalhador do Brasil
47
Farmácia do Trabalhador e do Aposentado
49
Farmácia do Trabalhador Geral
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Conclusões O modelo da Preço Popular parece ser o mais enxuto entre todos. As lojas da Poupafarma possui um sistema de remuneração que direciona o balconista a vender genérico e similar. Possuem metas diárias e a cobrança sobre a equipe de vendas é grande. Pela nossa percepção a campeã popular aparentou maior agressividade Comercial. A comunicação visual externa e interna da Poupafarma são mais bonitas e suas cores impactantes. Foram as lojas com maior movimento que encontramos, exceto a loja de bairro. Algumas delas se instalam próximas a outras redes, em local central de grande fluxo ou em bairro em vias de ligação. A simplicidadeda Preço Popular, aliada a comunicação visual da Poupafarma e a eficiência comercial da Campeã formariam um modelo ideal.
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Descritivo da fachada
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Sinalização interna
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Sinalização interna
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