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BRIEFING - PROJETO INTEGRADO

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Apresentação em tema: "BRIEFING - PROJETO INTEGRADO"— Transcrição da apresentação:

1 BRIEFING - PROJETO INTEGRADO
MÓDULO COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

2 CENÁRIO DO MERCADO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES

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13 PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL
A oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura. A oi está presente em todo o território nacional. Em dezembro de 2011, a empresa possuía 69,7 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs). Deste total, 43,3 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17,8 milhões no segmento Residencial e 7,8 milhões no segmento Empresarial/Corporativo. Pelo quarto ano consecutivo, a oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa. Fonte:

14 HISTÓRIA oi   (antiga Telemar e Brasil Telecom) é uma concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil. Em faturamento é a maior empresa de telefonia fixa da América do Sul com base no número total de linhas em serviço. A oi Possui 34 milhões de clientes em telefonia móvel e 22 milhões em telefonia fixa. Através da Telemar Norte Leste S.A. e da Brasil Telecom S.A., o grupo possui concessão de telefonia fixa em todos os Estados e, através da TNL PCS, a autorização para oferecer serviços móveis, sendo pioneira na introdução da tecnologia GSM no Brasil. Possui, ainda, autorização para a prestação de serviços de comunicação de dados, internet e longa distância em todos os estados do Brasil. Com estrutura unificada desde 2004, oferece um leque de produtos de comunicações integrados e convergentes que incluem serviços tradicionais de telefonia fixa, móvel, banda larga, ISP e outros serviços a residências, usuários corporativos de pequeno, médio e grande porte, agências governamentais e outras empresas de telecomunicações. Em seus resultados, a Oi mostra um saudável equilíbrio entre forte geração de caixa (operações fixas) e o provimento de serviços de alto crescimento (mobilidade e banda larga). Atualmente o controle da empresa é da Telemar Participações S/A. O atual presidente da oi é Francisco Valim e o presidente do conselho é José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha. Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias ês holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., Telemar. O nome TELEMAR vem de TELE (Telefonia - O serviço que a empresa presta ou, mais precisamente, "tele", que quer dizer "distância") e MAR (A região na qual a operadora atuava originalmente, que era o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil. Hoje atua no país inteiro e na Base brasileira da Antártida, além de possuir cabos submarinos e atuar em Moçambique através do  oi Futuro).

15 HISTÓRIA Inicialmente a Telemar era composta pelas empresas dos 16 Estados de sua área inicial: a TELEBAHIA, TELEMIG, a TELERJ, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, e a TELAIMA. Em 2001 as 25 empresas que compunham a Telemar foram integradas, dando origem a uma Empresa única; Em 2002 foi criada a oi braço de telefonia móvel da Empresa; Em 2007 a oi torna-se a marca única da Empresa e de todos os seus serviços; Em 2008 a oi iniciou suas operações em São Paulo (Região 3); Em 2009 foi anunciada a "aquisição da BrT e a sua subsequente integração às operações da TMAR", dando "origem a uma companhia de telecomunicações com controle acionário 100% nacional, presente em todo o território brasileiro e com capacidade gerencial, operacional e financeira para ampliar suas operações nacional e internacionalmente" (citando Fato Relevante de 08 de janeiro de 2009). Em 1 de Janeiro de 2010 a Portugal Telecom assinou um contrato com vista à aquisição de 22,4% da oi iniciando uma parceria estratégica entre ambas as empresas. A expansão internacional na América Latina e África e o Plano Nacional de Banda Larga serão alguns dos pontos principais para esta associação. Em 13 de Abril de 2011 Luiz Eduardo Falco anunciou aos colaboradores da companhia seu desligamento, alegando o fim de um ciclo na companhia. Em 28 de fevereiro de 2012 a oi anuncia a permuta de ações para reestruturação da empresa, a Portugal Telecom deixa de ter 11,05% das ações ordinárias para deter apenas 0,05% das ações ordinárias da empresa, passando a deter 0,02% de todo seu capital.(Fonte Wikipédia)

16 NEGÓCIOS PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL Sendo a primeira Companhia integrada no Brasil, a oi pôde mudar a abordagem de suas operações de uma "visão-produto" para uma "visão-cliente" e com isso acabou tornando-se a primeira opção em provimento de serviços de telecomunicações. Além de sinergias operacional e financeira, ser uma Companhia integrada permite a oi realizar ofertas também integradas e convergentes, objetivando a fidelidade do cliente, bem como a escala necessária para competir na indústria. Desde 2007 atuando sob a marca única oi, o grupo oferece aos seus clientes um variado leque de opções nos negócios de telefonia fixa, móvel, banda larga, internet e entretenimento. A companhia busca traduzir a convergência de serviços para o consumidor com mais simplicidade, reconhecimento e eficiência, fortalecendo seu posicionamento competitivo.

17 VAREJO – OI PRA VOCÊ PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL Os clientes residenciais da oi têm acesso a um portfolio inovador e variado de ofertas integradas de voz fixa, móvel, internet e entretenimento. A possibilidade da convergência lhes permite uma maior simplicidade no gerenciamento do consumo dos serviços de telecomunicações. Através de uma abordagem segmentada, a oi tem a mais completa opção de ofertas na região em que opera, reunindo conveniência e valor. As ofertas incluem: 1. Planos de Minutos no Oi Fixo. 2. Serviços digitais no Oi Fixo, como: identificador de chamadas, chamadas em espera, conferência, caixa postal e outros. 3. Plano Economia no Oi Fixo. 4. Opções de planos e de cartão pré-pago em Longa Distância, utilizando o CSP 31. 5. Oi Móvel: diversas opções de planos segmentados pós e pré-pagos. 6. Oi Flex: Oi Móvel funcionando como um fixo quando se está na residência. 7. Oi Mix: Oi Conta Total, Oi Cartão Total e Oi Controle juntos. 8. Oi Internet: serviço de provedor de acesso discado ou de banda larga. 9. Oi Velox: conexão à internet com alta velocidade. 10. Oi Wi-Fi: conexão à internet livre de fios, seja em casa ou em vários pontos da cidade. 11. Oi TV: A TV da Oi disponível em BH, Poços de Caldas e Barbacena.

18 CORPORATIVO – OI PRA NEGÓCIOS PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL
Assim como no residencial, a oi também adotou uma abordagem segmentada na unidade de negócio corporativo, oferecendo soluções para pequenas, médias e grandes empresas, bem como para o governo e demais operadoras de telecomunicações. As ofertas de serviços integrados também estão no cerne das atividades do segmento corporativo, com foco no aumento contínuo da qualidade e consolidando o relacionamento com o cliente. No B2B as ofertas incluem: 1. Serviços de voz básica: solução de comunicação de voz para empresas com perfil de uso sofisticado - linhas não residencial e tronco. 2. Soluções de voz avançada: Intervox, Digitronco, Voicenet, dentre outros. 3. Soluções convergentes como Voicenet+, Digitronco+ e Oi Empresa+. 4. Serviços não geográficos: produtos 0800 e 0300. 5. Serviços de mobilidade. 6. Soluções ligadas à internet: Oi Velox Empresarial, Dial IP, IP Connect, Digitronco I. 7. Serviços de transmissão de dados, acesso remoto, transações eletrônicas e serviços de valor agregado. 8. Serviços de outsourcing. 9. Soluções completas de Comunicação de Dados e Voz para as várias esferas de governo. 10. Serviços de EILD, transporte e terminação internacional para demais operadoras. 11. Oi Conta Total Profissional.

19 VALORES PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL Visão: Melhor empresa de serviços, que aproxima as pessoas e gera valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. Valores da Companhia e de seus colaboradores Meritocracia: Sua contribuição e seu reconhecimento não têm limites. Confiança: Você não ganha, você conquista. Integridade: A ética e a humildade são fundamentais. Simples: A simplicidade traz a rapidez e a rapidez traz o sucesso. Time: Ninguém sozinho é melhor do que todos juntos. Gente: Gente inteligente atrai gente inteligente. O contrário também é verdadeiro. Resultado: Nada substitui o lucro. Sucesso: Sucesso construído por todos é sucesso repartido por todos. Excelência: O conquistar e repartir conhecimento vivo é o que distingue Você e a Nossa Empresa. A regra do patrão: O cliente sempre tem razão.

20 SUSTENTABILIDADE PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL
A oi assumiu o seu compromisso com a Sustentabilidade, consciente de que a sua existência deve favorecer uma melhor qualidade de vida das gerações presentes e futuras, contribuir para o crescimento econômico e promover a ética e a responsabilidade socioambiental junto a seus colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e comunidade. Este tema tem ganhado cada vez mais importância na agenda da Companhia, fato que pode ser verificado pela evolução das iniciativas adotadas, como a revisão da Política de Sustentabilidade e a incorporação de metas corporativas de Sustentabilidade, integrantes do Programa oi de Sustentabilidade. A oi, pelo quarto ano consecutivo, integra a seleta carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA, cujo período de vigência é de 02/01/2012 a 30/12/2012. O índice reflete uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Em 2010, a oi também foi selecionada para fazer parte do ICO2 - Índice de Carbono Eficiente, resultante de uma parceria entre a BM&FBovespa e o BNDES. Em 31/08/2009, a oi se tornou signatária do Pacto Global, reforçando ainda mais seu comprometimento com Sustentabilidade. O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela ONU desde 1999 e que tem como objetivo mobilizar toda a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, estando estes refletidos em 10 princípios.

21 RESPONSABILIDADE SOCIAL
PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL Responsabilidade Social O  oi Futuro é responsável pelas ações sociais, educacionais, ambientais, esportivas e culturais do grupo. A oi acredita que aliar a mais alta tecnologia à educação e à cultura é tornar mais democrático o acesso ao conhecimento em nosso país. Com o objetivo de incluir a temática ambiental dentre os projetos que apoia, o Instituto lançou em 2010 o edital do Programa oi de Projetos para o Meio Ambiente, que selecionará projetos de conservação e preservação ambiental. O nome reforça a filosofia de atuação do instituto no terceiro setor que é de promover um futuro melhor para as crianças e jovens do país, reduzindo distâncias geográficas e sociais e desenvolvendo nos jovens o conceito de cidadania por meio da troca de experiências e da valorização da diversidade cultural em todo o país. Responsabilidade Ambiental Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental proveniente das suas atividades, a oi desenvolve ações contínuas de redução do consumo de água e energia, coleta seletiva e coleta de baterias de telefones. Além disso, a oi deu um importante passo no combate aos efeitos das mudanças climáticas, ao divulgar o seu Inventário de Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa).

22 POR DENTRO DO JEITO DA OI
INTELIGÊNCIA Para a gente, atitude inteligente é ultrapassar os próprios limites com muita criatividade a cada novo desafio. É ter ideias e saber como tirá-las do papel. É improvisar, fazer acontecer, encantar para valer. DIRETO AO PONTO Não tem nada pior do que ficar dando voltas, empacadono mesmo lugar, né? Quando a gente sabe aonde e como quer chegar, o resto vira, literalmente, resto. É só manter o foco no lugar certo. CONFIANÇA É como quem diz: “tá comigo, tá na boa”. É aquele cara que está a postos para o que der e vier e que se envolve de corpo e alma em tudo o que faz, seja onde for. INOVAÇÃO Inovar é fazer primeiro. E se você faz primeiro, faz a diferença. É uma espécie de efeito dominó inverso. Em vez de derrubar,constrói coisas que a gente nunca mais esquece. BOM HUMOR Uma pessoa bem-humorada não esquenta com problema. Mantém a cabeça fresca para abrir a mente e se concentrar nas soluções. Faz em vez de falar. OUSADIA Quem tem ousadia descobre que liberdade é fugir do lugar-comum. Não tem essa de ficar preso ao que já existe. O negócio aqui é pegar o futuro e transformar tudo em presente. Fonte:

23 CAMPANHAS

24 Fonte: Agência NBS

25 Fonte: Agência NBS

26 Fonte: Agência NBS

27 Fonte: Agência NBS

28 Fonte: Agência NBS

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33 Oi – Apresentação corporativa – Dezembro 2011
REFERÊNCIAS Oi – Apresentação corporativa – Dezembro 2011 Manual de identidade visual – OI - Agência NBS –

34 PROJETO INTEGRADO

35 Nota: de zero a cinco pontos Nota: de zero a cinco pontos
FASE 3 Objetivo geral: Apresentação de pré-projeto individual, de conceito do projeto e rafe da criação. O rafe , com a justificativa da linha criativa, deverá ser individual, entregue conforme modelo apresentado. Nota: de zero a cinco pontos Nome da empresa:  oi Nome do projeto ou campanha: São Paulo - Conexão Oi Data de entrega: 25 de abril de 2012 Nota: de zero a cinco pontos

36 FASE 3 Este briefing da empresa oi traz algumas informações sobre histórico, formação empresarial, campanhas e comunicação da empresa. O projeto a partir desta fase será uma simulação de patrocínio cultural que contemplará a cidade de São Paulo, sob a ótica das cidades criativas (marcadas pela inovação e criatividade). O aluno deve fazer um rafe ou sketch com o conceito visual que retrate a cidade de São Paulo, a partir dos temas definidos para cada grupo em sala de aula. O briefing oferecido é um caminho, estando o aluno livre para completar as informações através de pesquisas, referenciais teóricos e bibliográficos. Lembre-se: o trabalho não é sobre a oi mas sobre a cidade de São Paulo. Deve ser tão atraente que a empresa quer patrocinar, porque assim mostra que também é inovadora e criativa.

37 FASE 4 Nos dias 3 e 4 de maio, os grupos farão uma reunião de avaliação da proposta criativa com a professora orientadora do projeto (Profa. Maria Bernardete Toneto), conforme agendamento de horário. Na reunião, com a presença de todos os integrantes do grupo, será definida a linha criativa das peças impressas que serão veiculadas na exposição final. A linha criativa do grupo deverá ser assumida pela equipe e deve nortear o trabalho final. A mostra ocorrerá nos dia 4, 5 e 6 de junho, no saguão do Bloco Alfa.

38 FASE 4 Modelo de exposição – Mostra livre das peças produzidas pelos grupos. Peças mínimas Banner Folder Cartaz Peças adicionais A serem definidas pelos grupos, em diálogo com os professores. São proibidos: adesivos de chão, adesivos de parede, móbiles, testeira ou peças que tenham impacto no espaço coletivo e interfiram na concepção da mostra. É proibido o uso da logomarca Unicid.

39 BOM TRABALHO


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