A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Projecto e TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Projecto e TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Projecto e TIC

2 Enquadramento geral noção de projecto
*o projecto é algo que surge em tempos de crise (projecto Marshal para o Japão) *o projecto é um elemento organizador das actividades *o projecto tem tipicamente relação com um problema *o trabalho de projecto visa estimula e proporcionar a aprendizagem através de projectos centrados em problemas como se formula um problema passível de legitimar a sua relação com um projecto? como torná-lo capaz de contribuir para que os alunos aprendam, assumindo-se como uma oportunidade eminentemente educativa?

3 Problemas e Projectos O que caracteriza um problema? introdução de uma descontinuidade na experiência da pessoa” (Dewey) Resolução do problema, implica: - acção interessada, intencional - não existência de uma rotina ou resposta automática - permitir organizar “a passagem dos conhecimentos de natureza declarativa aos conhecimentos de natureza processual” (do saber que ao saber como) - potenciar a relação entre a utilização social do saber e as actividades escolares Problema como: *Situação complexa sem soluções imediatamente disponíveis *Sustentado por uma dificuldade objectiva *Mobilizador de competências e de iniciativa *Mobilizador de uma curiosidade sustentada Problema deve ser: *Significativo (e por isso mobilizador) *Desafiante (provocando o desequilíbrio óptimo) *Exequível (situações potencialmente resolúveis) Um problema não é um exercício! É de importância fundamental a formulação do problema (um problema bem formulado contém tipicamente, no limite, a sua própria solução)

4 Aprender com projectos
Projecto como mediador das aprendizagens Equívocos e ambiguidades sobre o Trabalho de Projecto: 1. Temos que ter objectivos; dizer não a uma concepção espontaneísta do projecto levada às últimas consequências; liberdade de iniciativa mas uma alinhamento correcto com os objectivos mesmo que sejam aperfeiçoados durante o projecto 2. Não sobrevalorização do produto – obsessão produtivista 3. Excessivo cuidado nos instrumentos e ferramentas e perfeccionismo dos processos subvalorizando a participação dos alunos; não se pode reduzir o trabalho de projecto à sua dimensão técnica Etapas: 1. identificação da situação problemática 2. formulação do(s) problema(s) 3. planeamento da intervenção 4. acção 5. reflexão volta a 3. e reformula ...num ciclo em espiral visando a melhoria da acção e a solução estável e satisfatória 6. preparação da apresentação do projecto 7. apresentação pública 8. avaliação final

5 Questões transversais
- como é que se constrói e formula um problema que seja significativo para os alunos (e para o professor)? - como se promove a participação e engajamento dos alunos na definição e formulação do problema e na sua transformação em projecto? - como é que o protagonismo dos alunos se alimenta e sustenta? - como se promove o trabalho independente e a autonomia?

6 Questões essenciais Dúvida existencial: mas o trabalho de projecto garante as aprendizagens que queremos? A ideia de situação-problema, menos aberta do que um problema digno desse nome... *qual é o meu objectivo? *que actividade posso propor para as aprendizagens que quero ocorram com elevada probabilidade? *que dispositivo devo preparar? *que materiais, documentos, instrumentos, ferramentas? AS TIC SÃO RELEVANTES? *que instruções dar? *que constrangimentos existem ou que devem ser colocados? *que actividades posso propor (pelas condições físicas e humanas reais existentes)?

7 Que tipos de projectos envolvendo as TIC?
   1) projectos dentro da disciplina TIC (exemplo: desenvolvimento de um manual de referência Linux)  2) em interface e colaboração com outras disciplinas  (exemplo: construção de recursos virtuais sobre a gripe das aves)  3) numa lógica de transdisciplinariedade  (exemplo: segurança na escola)

8 Tipos diferentes de projectos
Tipos de projectos Projectos relacionados com um tema Projectos baseados em tópicos Projectos interdisciplinares funcionais Exemplos de tópicos “Poesia alemã do séc. XVIII” “América do Sul” “Sustentabilidade ambiental nos países em desenvolvimento”   Fim Maior conhecimento relacionado com o tema  Maior conhecimento relacionado com o tópico  Maior conhecimento funcional  Ponto de partida Tema Tópico Problema Resultado Descrição das áreas do tema Descrição de tópicos interdisciplinares Análise interdisciplinar relacionada com o tópico e o tema, com modelos de solução

9 Aspectos bifocais dos problemas
A formulação do problema é, muitas vezes, vista como o ponto mais difícil da aprendizagem baseada na resolução de problemas. O processo de formulação do problema é complicado e pode, de início, parecer vago aos alunos e a muitos professores. Para encontrar uma forma de implementar o processo, torna-se importante imaginar uma espécie de arena onde explorar o problema e definir e delimitar o problema do projecto. Como definir o campo de formulação de um problema: -          Pesquise os aspectos contraditórios do tópico -          Desenvolva os diferentes aspectos do problema -          Preveja uma conclusão  

10 As diferentes actividades do projecto -> em quatro fases -> com várias tarefas: -          Como pode preparar o projecto e apresentar os objectivos de aprendizagem aos alunos? -          Como pode começar as actividades do projecto -          Como podem os alunos desenvolver o seu trabalho ao longo do processo e apresentar os resultados -          Como pode o projecto ser avaliado com os estudantes, bem como na equipa de professores, por forma a melhorar o quadro de aprendizagem de projectos futuros A fase preparatória do projecto -> a organização prática na sala de aula -> questões: -          Como iniciar o trabalho de projecto? -          Quanto tempo atribuir a todo o projecto? -          Quais as turmas e professores a envolver? -          Em que altura do ano é que o projecto se enquadra no trabalho da turma e da escola?

11 Um evento introdutório que encoraje os alunos a empenharem-se no tópico e nos seus problemas tem que: alargar o conhecimento dos alunos, visualizar os problemas internos forçar os alunos a decidir sobre uma posição pessoal face á questão em análise. O evento introdutório terá de ser fascinante, por forma a: -          Encorajar a curiosidade e interesse dos alunos -          Enriquecer as discussões de sala de aula através da oferta de documentação -          Dar tempo suficiente aos alunos para decidirem sobre o tópico certo -          Visualizar o assunto para motivar um trabalho mais intenso

12 Estruturar o seu próprio projecto exige escolher a organização social de trabalho, de materiais e métodos, de meios de expressão e de apresentação. A execução do processo do projecto: - impele através de experiências de colaboração prática, baseadas na compreensão comum da necessidade de “vergar as nossas opiniões pessoais às dos outros” obriga a experimentar diferentes estratégias sobre como encontrar soluções e métodos comuns para resolução de conflitos. O desenvolvimento do projecto compreende as seguintes fases: -          Brainstorm e decisão do tópico principal -          Discussões na sala de aula sobre os sub-tópicos e decisão sobre os mesmos -          Formação de grupos relacionados com os tópicos -          Formulação dos problemas -          Encomenda de materiais, feitura de entrevistas, etc. -          Fase de estudo e produção -          Apresentação dos resultados do projecto -          Avaliação do processo e do progresso com os alunos -          Avaliação se exigida -          Avaliação do projecto na equipa de professores 


Carregar ppt "Trabalho Projecto e TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google