A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informações Gerenciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Gerenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Gerenciais
Valter J.C. Lima

2 SISTEMAS Sistema é conjunto de partes interagentes e independentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Uma técnica para gerenciar a amplitude e as complexidades das empresas Visão interativa do todo Estudo da dinâmica entre componentes de um processo Tem elementos de entrada e saída após um conjunto de processo

3 SISTEMAS Processo de Produção Entrada de Matéria-Prima Saída de
Produtos Acabados Ambiente Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Sistema também pode ser considerado como núcleo central de estudo dentro de um processo administrativo

4 INFORMAÇÃO Informações x Dados DADO: INFORMAÇÃO:
É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só, não traduz uma compreensão de determinado fato ou situação INFORMAÇÃO: É um ou conjunto de dados trabalhados, que permitem e auxiliam conclusões e os processos decisórios

5 Exemplo Como exemplo de dados de uma empresa, citam-se quantidade de produção, custo da matéria prima, número de empregados, e como informação, o resultado da análise desses dados , ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade dos funcionários, e mais uma infinita forma de utilização e combinação

6 GERENCIAL GERENCIAL é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organizações, direção e controle, voltados para a otimização dos resultados da empresa. É um processo administrativo fundido com processo operacional

7 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG)
É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados

8 Teoria de Sistemas - Origem
A TGS surge com os trabalhos de Ludwig von Bertalanffy, biólogo alemão, publicados em 1950 e “The Theory of Open Systems in Physics and Biology” and “General Systems Theory”. Premissas Os sistemas existem dentro de outros sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

9 A TS afina-se rapidamente com a Teoria da Administração
Era preciso sintetizar e integrar as teorias anteriores; A introdução da tecnologia de informação ao lado da teoria Cibernética possibilitaram o desenvolvimento e operacionalização das idéias que convergiam para a TS aplicada à administração. Tipos de Sistemas Quanto à constituição; Quanto à natureza.

10 Quanto à constituição Quanto à natureza Sistemas fechados:
Sistemas físicos ou concretos : compostos de equipamentos; objetos ou coisas reais. É o hardware; Sistemas abstratos ou conceituais : compostos por conceitos, planos, hipóteses ou idéias. É o software. Quanto à natureza Sistemas fechados: Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente externo. São herméticos; não estão sujeitos às influências ambientais. Não recebem e nem produzem recursos externos. Sob o ponto de vista da TS são sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado.

11 Sistemas abertos Apresentam intercâmbio com o ambiente por intermédio de entradas e saídas. Têm uma grande capacidade de adaptação; ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver. Restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização.

12 Exemplo Exemplo 1 Uma empresa de limpeza que limpe escritórios fora do horário de expediente comercial provavelmente será classificada como simples e estável, pois existe uma necessidade constante e bastante estável de seus serviços. Exemplo 2 Uma empresa fabricante de computadores é tipicamente complexa e dinâmica, pois como opera em um mercado de constantes mudanças, e é uma empresa de alta tecnologia, se não for adaptativa, não conseguirá acompanhar os avanços necessários ao ritmo do mercado da alta tecnologia.

13 Classificação de Sistemas:
Os sistemas podem ser classificados dentro de várias visões.

14 Simples: Possuem pouco componentes;
– Relação ou interação entre os componentes é descomplicada; – Ex.: misturar ingredientes para fazer um bolo • Entrada: ingredientes, conhecimento sobre proporção e ordem dos ingredientes; • Processamento: misturar os ingredientes e colocar no forno para assar; • Saída: bolo acabado (assado e pronto). Complexos: – Possuem muitos componentes (pessoas, máquinas); – Componentes são altamente relacionados e interconectados; – Ex.: fabricação de um automóvel (numerosas peças, componentes, equipamentos e pessoal qualificado); • Entrada: peças do carro – chassi, motor, suspensão; • Processamento: linha de montagem do carro; • Saída: carro pronto;

15 – Interagem com o ambiente no qual estão inseridos;
• Abertos: – Interagem com o ambiente no qual estão inseridos; • Ex.: empresas e universidades são sistemas abertos – Empresa (entra matéria prima) saí (bens e serviços); • Fechados: Não interagem totalmente com o ambiente no qual estão inseridos. Apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado.

16 • Estáveis (Não-Adaptáveis):
– Sofrem pouca influência do ambiente no qual estão inseridos; – Mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no ambiente; Ex.: (um pequena empresa que produz brinquedos de blocos de madeira pode ser bastante estável, desde que a fonte de matéria prima e as preferências tenham se mantido). • Dinâmicos (Adaptáveis): – Sofrem constantes modificações devido às mudanças ocorridas no ambiente que estão inseridos; – Flexibilidade; • Ex: Fábrica de computadores /equipamentos eletrônicos (mudanças tecnológica forçam o desenvolvimento de novos produtos);

17 • Permanentes: Existem por muito tempo;
Ex.: Empresas grandes, Universidades (anos); • Temporários: Existem por pouco tempo (meses); Ex.: grupos de pesquisa nas disciplina;

18 Parâmetros dos sistemas
Entrada ou insumo (input); Processamento ou transformação (throughput); Saída ou resultado (output); Retroação, retroalimentação ou retroinformação (feedback); Ambiente (environmentI).

19 Nível 0 (zero) do Sistema aberto
Retroação Ambiente Ambiente Entradas Saídas Informação Processamento Energia Recursos Materiais

20 Modelos de Organização
A organização deve ser considerada como um sistema aberto; Deve ter objetivos ou funções múltiplas, envolvendo interações múltiplas com o meio ambiente; Deve ser vista como um conjunto de vários subsistemas, estando esses subsistemas, simultaneamente, em interação dinâmica; Os subsistemas são interdependentes. O que acontece dentro de um subsistema tem reflexo no funcionamento dos outros subsistemas; A organização está inserida num ambiente dinâmico. Ao planejar o funcionamento da organização é preciso levar em conta as exigências e limitações impostas pelo ambiente; É difícil definir as fronteiras existentes nas organizações, devido aos múltiplos elos que existem com o meio ambiente.

21 Modelo de Katz e Kahn Daniel Katz e Robert L. Kahn aplicam a TS à Teoria das Organizações. Chegam a conclusão de que a teoria das organizações deve se libertar das restrições e propostas das abordagens anteriores, utilizando-se da Teoria Geral dos Sistemas.

22 EMPRESAS ATÉ INÍCIO DOS ANOS 90
LUCRO MATÉRIA PRIMA CLIENTE Empresa FABRICAÇÃO

23 EMPRESAS ATÉ INÍCIO DOS ANOS 90
LUCRATIVIDADE FORNECEDOR PREFERÊNCIAS DO CLIENTE Empresa PROCESSOS

24 PREFERÊNCIAS DO CLIENTE
EMPRESAS ATÉ 2000 LUCRATIVIDADE PARCERIA COM FORNECEDOR PREFERÊNCIAS DO CLIENTE Empresa PRODUTIVIDADE PROCESSOS

25 EMPRESAS HOJE Empresa LUCRATIVIDADE TENDÊNCIAS DO MERCADO COMUNIDADE
LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA SINDICATO REQUISITOS DO CLIENTES LUCRATIVIDADE PARCERIA COM FORNECEDOR TENDÊNCIAS DO MERCADO Empresa MEIO-AMBIENTE SEGURANÇA DO TRABALHO PRODUTIVIDADE PROCESSOS QUALIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL TECNOLOGIA

26 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
ABORDAGENS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS, TÁTICAS E OPERACIONAIS NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS NÍVEIS DELINEAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

27 NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS ASSISTÊNCIA TÉCNICA EQUIP.
SIG- NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS PROJETOS MATÉRIA PRIMA MÃO DE OBRA PRODUÇÃO PRAZO E QUALIDADE NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS ASSISTÊNCIA TÉCNICA EQUIP. LÍDERES CADEIA DE SUPRIMENTOS GERENCIA SUPERVISORES FERRAMENTAS MANUTENÇÃO INSUMOS

28 SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS
MATÉRIA PRIMA CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA QUE ATENDE OS REQUISITOS DA PRODUÇÃO E CLIENTES VENDAS MÃO DE OBRA É O PRINCIPAL DA EMPRESA, MAS TAMBÉM É A FONTE DE PARÂMETROS MAIS COMPLEXOS. INSUMOS A PRODUÇÃO PRECISA DE INSUMOS DE QUALIDADE, MAS COM EXCELENTES NÍVEIS NA RELAÇÃO CUSTO\BENEFÍCIO MANUTENÇÃO ÁREA QUE MANTÉM A PRECISÃO DOS EQUIPAMENTOS, E A EMPRESA “FUNCIONANDO”

29 SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS
CAPACIDADE TECNOLÓGICA CUSTOS PRODUTIVOS CAPACIDADE PRODUTIVA PRODUTO COMPETITIVO NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS R. HUMANOS COMPRAS CONTABILIDADE VENDAS MARKETING ENGENHARIAS TI ASSIS. TÉCNICA AO CLIENTE ORÇAMENTOS NÍVEL OPERACIONAL

30 SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS
RECURSOS HUMANOS Capacidade contratar profissional qualificado, que podem conter informações de concorrentes e novos processos VENDAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Os programadores podem avaliar qual é o melhor sistema informatizado e adequação aos requisitos da produção CADEIA DE SUPRIMENTOS E COMPRAS São classificadas como área de muita importância para gestão de qualidade e recursos produtivos MARKETING Área que tem conhecimento do mercado, tendências de mercado e concorrência, e tem influência direta na produção e projetos

31 NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS
SIG- NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA NOVO PRODUTO OU MERCADO TOMADA DE DECISÕES NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS PRESIDENTE GERENCIA ACIONISTAS CONSULTORIA Diretoria ATENDIMENTO AO CLIENTE NÍVEL OPERACIONAL NÍVEL TÁTICO

32 Os caminhos são novos, mas o objetivo é
“Em um mundo tão mutante quanto imprevisível, só ganha o jogo quem estiver disposto a reescrever periodicamente as regras de sua empresa e de seu setor.” Gary Hamel O uso da Tecnologia da Informação por si só não representa uma vantagem competitiva permanente para o negócio. Os caminhos são novos, mas o objetivo é sempre o mesmo: LUCRO.

33 Os três séculos passados foram dominados, cada um, por uma única tecnologia:
O século XVIII foi a era dos grandes sistemas mecânicos, acompanhado da Revolução Industrial. O século XIX foi a era da máquina a vapor. O século XX foi denominado como a era da informação.

34 AS DUAS FACES DA TECNOLOGIA
A Era da informação chegou. Nos próximos anos, novos e mais sofisticadas tecnologias de software aproximarão cada vez mais a civilização de um mundo praticamente sem trabalhadores.

35 Robô Fazendeiro

36 Neste cenário de avanços tecnológicos, deparamos com uma carga de informações cada vez maior.
Estima-se a produção anual de informação, nos dias atuais, em torno de dois bilhões de gigabytes, sendo 90 % deste volume em formato digital. O conhecimento da humanidade dobrará a cada... 30 dias 3 anos 5 anos 2015 2000 1990 Tempo Ano Copiado de Rosália Paraíso

37 A tecnologia na Gestão do Conhecimento

38 A Globalização provocou...
Eliminação das fronteiras Eliminação das barreiras comerciais Aumento da concorrência Maior competitividade Mais inovação em menos tempo

39 Difusão das Inovações... Internet 1873 (46 anos) Eletricidade
Telefone 1886 (55 anos) Automóvel 1953 (30 anos) Microondas 1936 (26 anos) Televisão 1906 (22 anos) Rádio 1993 (4 anos) Internet 1975 (16 anos) Computador 1983 (13 anos) Celular

40 Algumas invenções e conquistas do século XX
1903: Avião motorizado 1915: Teoria geral da relatividade de Einstein 1923: Aparelho televisor - Jonh e Philo 1928: Penicilina - Alexander Fleming 1937: Nylon 1943: Computador 1945: Bomba atômica - Philip Morrison 1947: Descoberta da estrutura do DNA - engenharia genética 1957: Sputrik, o primeiro satélite 1958: Laser - Alexander Prokhorov 1961: O homem vai ao espaço 1967: Transplante de coração 1969: O homem chega à Lua; início da Internet, Boeing 747 1970: Microprocessador 1993: Clonagem de embriões humanos 1997: Primeiro animal clonado: a ovelha Dolly 2000: Seqüenciamento do genoma humano

41 1945: Bomba atômica

42 1970: Microprocessador

43 Capital Energia Matéria-prima Conhecimento
... e inversão no valor dos insumos da produção. Capital Energia Matéria-prima Conhecimento

44 Gerenciar conhecimentos
Sendo o conhecimento o diferencial estratégico da produção, então é preciso tratá-lo com metodologias e ferramentais apropriados. Processar dados Tratar informações Gerenciar conhecimentos

45 Os caixas automáticos dos bancos a 10 anos atrás
Informação Tinha sentido restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor com uma certa defasagem temporal. Hoje associado à velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. Ilustrando: Os caixas automáticos dos bancos a 10 anos atrás

46 Obrigado pela atenção! Bibliografia
CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais:: tecnologias da informação e a empresa do século XXI /. 3.ed. revisada, atualizada e ampliada. São Paulo: Atlas, 2003 PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. REZENDE, Denis A. ABREU, Aline F. de. Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informação. São Paulo: Ed. Atlas, 2001. DRUCKER, Peter. Administração em Tempos de Grandes Turbulências , São Paulo- SP:Atlas, 1995. Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Sistemas de Informações Gerenciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google