A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II José Antonio Machado do Nascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II José Antonio Machado do Nascimento."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II José Antonio Machado do Nascimento

2 E STRUTURAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURAS DE CAIXINHAS – ORGANOGRAMAS CLÁSSICOS DA ADMINISTRAÇÃO – PAPÉIS DEFINIDOS COM CHEFES A QUEM OS SUBORDINADOS DEVEM SE REPORTAR. O TIPO DE ESTRUTURA SOB A QUAL SE FUNDAMENTA UMA ORGANIZAÇÃO INFLUENCIA A FORMA DE TRABALHAR EM PROJETOS? ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DEFINEM COMO AS TAREFAS SÃO FORMALMENTE DISTRIBUÍDAS, AGRUPADAS E COORDENADAS. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DETERMINAM A MANEIRA COMO O PROJETO SERÁ EXECUTADO E CONDUZIDO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: FUNCIONAL OU HIERÁRQUICA, ORIENTADA A PROJETOS E MATRICIAL.

3 E STRUTURAS ORGANIZACIONAIS HIERÁRQUICAS OU FUNCIONAIS É A CLÁSSICA DIVISÃO DO TRABALHO POR ESPECIALIZAÇÕES. SETORES INTEIROS SÃO DEDICADOS A UM DETERMINADO CONHECIMENTO TÉCNICO. NESSE TIPO DE ESTRUTURA TEMOS UMA DIVISÃO DE TRABALHO NA QUAL UMA ÁREA NÃO INTERFERE NA OUTRA. MAIOR VANTAGEM SOBRE OS OUTROS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS – FÁCIL IDENTIFICAÇÃO DE QUEM PODE PROVER CONHECIMENTO TÉCNICO AO PROJETO. DESVANTAGEM: NESSE TIPO DE ESTRUTURA O RESPONSÁVEL PELO PROJETO TEM POUCA OU NENHUMA AUTORIDADE. DESVANTAGEM: CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO DO GESTOR DEPROJETO DEVE SER MUITO SUPERIOR QUE EM OUTROS TIPOS DE ESTRUTURA. DESVANTAGEM: NESSE TIPO DE ESTRUTURA O PARTICIPANTE DE UM PROJETO SE REPORTA AO GERENTE DE ÁREA E AO RESPONSÁVEL PELO PROJETO.. ORGANIZAÇÕES FORMATADAS NESSA ESTRUTURA ESTÃO DIVIDIDAS EM DEPARTAMENTOS E SÃO MENOS PROPÍCIAS À EXECUÇÃO DE PROJETOS QUE ENVOLVEM FUNÇÕES OU ESPECIALIZAÇÕES EXISTENTES EM VÁRIOS DEPARTAMENTOS.

4 E STRUTURAS ORGANIZACIONAIS HIERÁRQUICAS OU FUNCIONAIS

5 E STRUTURAS ORGANIZACIONAIS PROJETIZADAS – ORGANIZAÇÕES ORIENTADAS A PROJETOS NESSA ESTRUTURA A MIOR PARTE DAS RECEITAS É PROVENIENTE DOS SEUS PROJETOS INDIVIDUAIS. A ORGANIZAÇÃO EXISTE PARA DAR APOIO AOS PROJETOS. EXEMPLOS DESSE TIPO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: INDÚSTRIA AEROESPACIAL, NUCLEAR, DE DEFESA, SOFTWARE ETC. NESSE TIPO DE ORGANIZAÇÃO O GERENTE DE PROJETO É O RESPONSÁVEL DIRETO PELOS LUCROS DA EMPRESA, TENDO MUITO AUTONOMIA E AUTORIDADE, GERINDO EQUIPES E RECURSOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DO PROJETO. ORGANIZAÇÕES COM ESSA ESTRUTURA SE CARACTERIZAM PELA MULTIFUNCIONALIDADE E TEMPORALIDADE DAS ÁREAS QUE EXECUTAM PROJETOS. PROJETOS SÃO EXECUTADOS SOMENTE POR ESPECIALISTAS DA EMPRESA OU CONSULTORES CONTRATADOS NO MERCADO. NESSE TIPO DE ESTRUTURA PARTICIPANTES TENDEM A SER MAIS LEAIS AO PROJETO DESVANTAGEM: NESSA ESTRUTURA PARTICIPANTES SÃO DISPENSADOS APÓS O TÉRMINO DO PROJETO. MAIOR CONCENTRAÇÃO DE DESÂNIMO E FALTA DE PRODUTIVIDADE QUANDO O PROJET ESTÁ CHEGANDO AO FIM. EM VIRTUDE DA DISPENSA DE PARTICIPANTES NESSE TIPO DE ESTRUTURA É COMUM OCORREREM PROTELAÇÕES E LENTIDÃO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS.

6

7 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GERÊNCIA DE PROJETOS SURGIMENTO DOS MÉTODOS DE PLANEJAMENTO DE SEQUENCIAMENT DE ATIVIDADES CPM – CRITICAL PATH METHOD – IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS INDUSTRIAIS. PERT – PROGRAM EVOLUTION AND REVIEW TECHNIQU – PROJETOS MILITARES RELACIONADOS A CORRIDA ESPACIAL. O CPM-PERT. EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO. DÉCADA DE 70 – SETOR DE ENGENHARIA ADOTA UM FIRME GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO. SURGIMENTO DE TÉCNICAS ESPECÍFICAS PARA GERENCIAMENTO DE INTERFACES ENTRE A ENGENHARIA DE PROJETOS, SUPRIMENTOS E CONSTRUÇÃO.


Carregar ppt "ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II José Antonio Machado do Nascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google