A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE FÍSICA NOS PROGRAMAS DE HIPERTENSÃO, DIABETES E OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE FÍSICA NOS PROGRAMAS DE HIPERTENSÃO, DIABETES E OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE FÍSICA NOS PROGRAMAS DE HIPERTENSÃO, DIABETES E OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA Autor: Érik Imil Viana Farani Orientadora: Dra. Márcia Ribeiro Braz Volta Redonda 2009

2 ABERTURA APRESENTAÇÃO UTILIZAÇÃO DO PRODUTO UTILIZAÇÃO DO PRODUTO REFERÊNCIAS TESTE DE CONHECIMENTO TESTE DE CONHECIMENTO EXERCÍCIOS

3 APRESENTAÇÃO Esta Ferramenta Pedagógica apresentada no formato de texto e questionário em estilo explicativo tem o objetivo de auxiliar docente e discente da Educação Física no conhecimento referente a possíveis ações desta área na Estratégia Saúde da Família. Chegar a estas sugestões só se tornou possível através da pesquisa utilizando entrevistas junto a Enfermeiros e Médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família, juntamente com as literaturas que foram utilizadas durante todo o trabalho e que, logicamente, serviram de base para o desenvolvimento do mesmo. Sendo assim, conseguimos pontuar como o professor de Educação Física poderá contribuir neste cenário de saúde coletiva, descrevendo a ação deste profissional sob a fala dos informantes, resoluções vigentes vinculadas a Estratégia Saúde da família e a Educação Física.

4 ABERTURA Este material auxiliará docentes, discentes e estudiosos da área de Educação Física a desvendar o caminho a ser percorrido na Estratégia Saúde da Família para acompanhamento de usuários hipertensos, diabéticos e obesos. Tem por finalidade ratificar a inserção do Profissional de Educação Física na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma ferramenta pedagógica de fixação, que busca aproximar o graduando de Educação Física ao cenário da Saúde Coletiva, através de informações fundamentais sobre as intervenções deste profissional na prevenção e tratamento das patologias citadas acima.

5 UTILIZAÇÃO DO PRODUTO A boa utilização deste material dependerá do entendimento das instruções que serão descritas na tabela abaixo. Descrição das Orientações Ler atentamente o material explicativo, que dará ao leitor o pré–requisito necessário para responder o questionário. Caso queira consultar uma referência, é só posicionar o mouse na caixa da palavra LINK Para consultar as ferramentas ¨Anamnese¨ e ¨Planilha de Treinamento¨ basta posicionar o mouse nos desenhos da chave de boca e fenda.

6 UTILIZAÇÃO DO PRODUTO A boa utilização deste material dependerá do entendimento das instruções que serão descritas na tabela abaixo. Descrição das Orientações Buscar a primeira pergunta, lendo atentamente a mesma e responde-la. Você Nunca vai conseguir antecipar uma pergunta, pois a disposição das mesmas apresenta um fator preponderante para o entendimento do assunto. O leitor deverá posicionar o cursor na descrição da resposta escolhida, clicando com o botão direito. Caso a resposta esteja correta, automaticamente aparecerá o visto na cor verde, em caso de erro, se apresentará na cor amarela. Vale ressaltar que para cada pergunta só teremos uma resposta correta.

7 UTILIZAÇÃO DO PRODUTO A boa utilização deste material dependerá do entendimento das instruções que serão descritas na tabela abaixo. Descrição das Orientações Visto verde – resposta correta = lhe dará a possibilidade de seguir respondendo as perguntas subsequêntes. Visto amarelo – resposta errada = automaticamente o programa lhe mostrará o parágrafo referente ao assunto em questão, que auxiliará o leitor na resposta correta. Lembre-se que para um excelente aproveitamento deste material, torna-se altamente necessário seguir a seqüência natural das perguntas, pois elas foram cuidadosamente organizadas em uma progressão, originando um entendimento seqüencial, portanto, lógico do assunto. Orientamos aos usuários a anotar o número de acertos conseguidos no questionário. Este procedimento lhe possibilitará um melhor entendimento da tabela de acertos.

8 AGORA VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA USUFRUIR DESTE MATERIAL, ESPERAMOS QUE GOSTE E QUE LHE SEJA MUITO ÚTIL.

9 PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AÇÕES DE HIPERTENSO, DIABETES E OBESIDADE O número de pessoas que necessitam de um programa de condicionamento físico especial em nosso país esta muito além do número de espaços oferecidos para tal atividade. As estatísticas demonstram que estamos em primeiro lugar no número de mortes em conseqüência de doenças crônicas associadas a hipocinesia, temos poucas opções de desenvolvimento tanto de prevenção quanto de reabilitação. No Brasil existe uma tendência ao tratamento de doenças na fase aguda. Mas o incentivo a medidas preventivas e aos doentes crônicos ainda é muito precário. Apresenta-se como fundamental a terapêutica da atividade física e, particularmente os exercícios físicos individualizados. Neste contexto observamos que os indivíduos que se encontram com essas necessidades têm dificuldades em descobrir orientações especializadas. Nossas leis previdenciárias e as restrições dos planos de saúde não reconhecem as academias e os profissionais especializados como fatores importantes para apoio ao combate das inúmeras doenças que emergem em nossa sociedade. (LINK)LINK

10 Hipertensão Diabetes Obesidade Diabetes Diabete Mellitus Conceituado pelo Ministério da Saúde (MS) como sendo uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Ainda segundo o mesmo documento, este se caracteriza pela hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. Suas conseqüências podem chegar à disfunção e falências de vários órgãos, como rins, olhos, nervos coração e vasos sangüíneos. ( LINK ) LINK Classificado em quatro tipos, sendo eles tipo1, tipo 2, outros tipos específicos de diabetes e diabetes gestacional. ( LINK ) Para efeito específico deste trabalho vamos nos ater aos dois primeiros tipos. LINK Tipo 1 é reconhecido pela destruição das células Beta, usualmente levando à deficiência absoluta na secreção de insulina. Os marcadores da destruição imune incluem os anticorpos contra as células das ilhotas, contra a insulina e contra a descarboxilase do ácido glutâmico. Esta é apontada pelo MS como sendo responsável pela ocorrência de 5 a 10% dos diabéticos. Tipo 2 provocado por um efeito na secreção de insulina que se agrava devido ao fator concomitante de resistência à insulina. Pelo menos no inicio, é normal que estes indivíduos não necessitem de insulina. Vale ressaltar que o tipo 2, é apontado pelo MS como responsável por 90% dos casos de pacientes diabéticos. ( LINK ) LINK Hipertensão Arterial Sistêmica É um aumento da pressão arterial sistólica de 140 mmHg ou mais e pressão arterial diastólica de 90 mmHg ou mais. ( LINK ) LINK A Hipertensão Arterial Sistêmica, também conhecida como crônica, se caracteriza por altos valores da Pressão Arterial. Este tipo de manifestação orgânica mostra uma incidência crescente, em âmbito mundial nas últimas décadas, apresentando um aumento acentuado em relação a outras enfermidades, de tal forma que já representa um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. ( LINK ) LINK ( LINK ) LINK Obesidade A obesidade deve ser vista a partir do peso normal adicionando mais de 20% de excesso de peso. ( LINK ) LINK Está sendo considerada como a epidemia do século XXI. ( LINK ) LINK A obesidade é causada sobre tudo pela relação do baixo dispêndio energético em vez de um consumo exagerado de alimentos. ( LINK ) LINK A classificação da obesidade é geralmente diagnosticada através do índice de massa corpórea (IMC) retratada na seguinte formula: IMC = peso/ Kilograma (KG) dividido pela altura/Metros (m2) ao quadrado ( LINK ) LINK ( LINK ) LINK

11 ASPECTOS GERAIS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) Assim sendo, o treinamento de resistência é recomendado como componente de um programa de aptidão bem elaborado, porém não quando executado independentemente (LINK), a flexibilidade/alongamento e as mudanças na composição corporal, que são os objetivos que devem ser perseguidos para melhorar a aptidão física.LINK Quanto à especificidade, os exercícios devem provocar incrementos na eficiência dos grupos musculares envolvidos nas tarefas básicas do cotidiano e prepará-los para atender às necessidades de lazer e eventuais emergências que exigem pronta resposta do sistema neuromuscular. Nesse caso, os exercícios devem atender a determinados grupos musculares e devem ser executados de tal forma que os ganhos obtidos possam facilitar o desempenho das atividades físicas básicas.

12 ASPECTOS GERAIS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) Para fortalecer o interesse e a disposição pelo programa de condicionamento físico é importante que a primeira aula seja especial e a escolha dos exercícios atendam às necessidades e preferências do cliente. Entretanto, é necessário considerar duas condições para a escolha dos exercícios: os objetivos dos programas de treinamento voltados para a saúde e a qualidade de vida e a especificidade das adaptações morfológicas, metabólicas e hemodinâmicas relacionadas com o tipo, a intensidade e a duração do treinamento. Independente do tipo dos exercícios escolhidos eles deverão priorizar a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada (não recomendado como forma primária de treinamento com exercícios para indivíduos hipertensos. Com exceção do treinamento com pesos em circuito, o treinamento de resistência nem sempre se revelou capaz de baixar a pressão arterial.

13 ASPECTOS GERAIS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) Na fase inicial do programa de condicionamento físico, os exercícios aeróbios mais adequados, para facilitar a adaptação dos músculos esqueléticos e a homeostase funcional, são os cíclicos. Tais exercícios são denominados cíclicos porque mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Caminhar, correr, pedalar, remar e nadar (sem variações de estilo) são exemplos de exercícios cíclicos e os mais indicados para melhorar a resistência aeróbia e a resistência muscular localizada. (LINK)LINK

14 ASPECTOS GERAIS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. A redução da mobilidade e da elasticidade compromete a realização de tarefas cotidianas, provoca dores e limita progressivamente o desempenho de atividades físicas. Nas sessões de condicionamento físico, a etapa reservada para a recuperação e o treinamento da flexibilidade/alongamento é fundamental, mas exige correta seleção de exercícios e atenta supervisão dos professores para que os objetivos possam ser atingidos com o mínimo risco. Nas sessões de treinamento para sedentários e pacientes em fase de recuperação, os exercícios de alongamento não devem ser dinâmicos ou balísticos, mas lentos ou estáticos. Já em 1967, (LINK) trabalho publicado comprovou a eficiência da facilitação neuronal proprioceptiva no tratamento de pacientes hipertensos.LINK

15 ASPECTOS GERAIS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) O início do programa, os exercícios devem ser individualizados para que os pacientes aprendam a conhecer seus limites e a dosar o grau de extensão dos músculos que estão sendo alongados. Os exercícios devem ser realizados em decúbito dorsal, em posição equilibrada e confortável para evitar que contrações de músculos não envolvidos diretamente interfiram na execução. Pacientes que tomam drogas ß-bloqueadoras não devem fazer exercícios de alongamento em pé, logo após treinamento aeróbio, para evitar hipotensão. Também não devem mudar bruscamente de posição e ficar em pé rapidamente depois dos alongamentos realizados na posição deitado. O uso de algum local ou aparelho que permita apoio, é aconselhável para ajudar a manter o equilíbrio durante a execução de exercícios de alongamento preparatórios para a caminhada ou a corrida, normalmente realizados na posição de pé. (LINK)LINK

16 ASPECTOS ESPECÍFICOS PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO (CONTÍNUO) E ALONGAMENTO (ESTÁTICO) Os exercícios aeróbios de baixa intensidade (esforço leve) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 30% a 39% da Freqüência Cardíaca de Reserva (FCres), ou perto de METs e aproximadamente 60 minutos por dia, na maioria dos dias da semana (preferivelmente todos). (LINK)LINK Os exercícios aeróbios de moderada intensidade (esforço moderado) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 40% a 59% da FCres, ou perto de METs e aproximadamente de 20 a 60 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana. (LINK)LINK Exercícios de ¨alcançar, flexionar e estender¨ que trabalhem os principais grupos musculares, para melhoria da flexibilidade/alongamento (cada um mantido por um tempo entre 10 a 30 segundos), pelo menos de 2 a 3 dias por semana (preferivelmente de 4 a 7 dias). LINKLINK

17 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES FCres / intensidade de esforço com o objetivo de favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios, indicada pelo American College of Sports Medicine (1991) (LINK). Obtem-se através da menor freqüência cardíaca possível, ou seja, no primeiro minuto ao acordar (Freqüência Cardíaca Basal). Este valor deverá ser subtraído pela freqüência cardíaca máxima prevista (lembrando que tal método traz um erro de até 12 batimentos por minuto), ou seja: 32 anos e FCbasal = a 60 terá FCres = a 128. A partir daí determinam-se os limites mínimos e máximos multiplicando-se pelo percentual desejado e somando-se com a basal; ou seja:LINK limite inferior = 60% : 128 x 0,60 = = 137 batimentos por minuto; limite superior = 85% : 128 x 0,85 = = 169 batimentos por minuto (LINK)LINK METs -Taxa Metabólica do Exercício / 1 mets = 3,5 (LINK)LINK

18 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Planejar, ministrar e avaliar os programas de atividade física e palestras; Prescrever programas de atividade física; Realizar assistência visando prevenção, promoção, proteção e reabilitação a saúde aos indivíduos e famílias na Unidade Básica de Saúde e nos espaços comunitários (escolas, associações, praças, etc.) em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; Organizar grupos específicos de indivíduos por situações de áreas estratégicas de ação hipertenso, diabetes e obeso;

19 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Após ser reconhecido pelo clínico geral como um paciente da Unidade Básica de Saúde na Estratégia Saúde da Família e possível participante ao programa de prevenção ou reabilitação, o indivíduo deverá ser submetido a uma avaliação clinica, indicação e análise do eletrocardiograma de esforço, prescrição ou manutenção do uso de drogas, medida da composição corporal, feita pelo cardiologista, para garantir sua segurança e bem estar durante a realização das respectivas atividades propostas no protocolo; Vale ressaltar que é de fundamental importância o bom relacionamento profissional da equipe Estratégia Saúde da Família e Nucleo de Atenção a Saúde da Família assim como a transparência na troca de informações referente a resultados obtidos tanto em futuras respostas fisiológicas ao treinamento quanto a novas informações referentes ao paciente;

20 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade encaminhado pelo médico e que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma entrevista anamnese (LINK) realizada pelo professor de Educação Física para possibilitar obtenção e dados específicos quanto à sua condição morfológico-funcional;LINK

21 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE A primeira sessão de treinamento será necessariamente realizada através de uma reunião entre o profissional de Educação Física e todos os indivíduos de ambos os gêneros atendidos pela Estratégia Saúde da Família, e acometidos por hipertensão, diabetes e/ou obesidade; Orientações diárias para um bom desenvolvimento do programa: orientações gerais sobre horários, a assiduidade, espaço físico, como utilizá-lo, vestimenta apropriada para as sessões de treinamento e a importância de relatar sintomas, associados a está sessão assim como fatos ocorridos no dia anterior que possam justificar cuidados especiais;

22 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Instruir sobre procedimentos caso haja alguma emergência; Apresentar toda equipe envolvida no programa; Apresentar a Planilha de Treinamento; Rotineiro controle visando informações referentes ao uso criterioso dos medicamentos prescritos pelo médico; Conscientização em relação a necessidade de procura do médico para uma possível suspensão da sessão de treinamento por ocasião de sinais e sintomas que possam aparecer fora do horário das sessões de treinamento como casa e trabalho;

23 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Considerando a técnica correta da prescrição de exercício físico com supervisão profissional e as informações contidas nos respectivas anexos deste trabalho fica estabelecido que as sessões de atividades aqui propostas são orientadas por duração, freqüência semanal e intensidade adequadas ao grau de limitação orgânico funcional apresentado por cada um dos participantes atendidos; Ainda tendo como referência as informações dos anexos estabelecemos que o número de sessões semanais serão três. A duração das sessões poderá variar entre 15 a 60 minutos e a intensidade dos exercícios aeróbios será em torno de 30% a 39% da FCres (FCreserva = FCmáxima – FC repouso) durante os dois primeiro meses de aplicação do protocolo. No terceiro e quarto mês a única alteração seria a elevação da intensidade para 40% a 59% da FCres. (LINK)LINK

24 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Caso o paciente tenha alta do programa ele deverá ser encaminhado ao serviço de esporte e lazer prestados pelo município; Durante a realização do protocolo em cada sessão com a presença do professor será feita aferição da Freqüência Cardíaca e da pressão arterial antecedendo o inicio da atividade e imediatamente após o término da mesma. Outra aferição a ser realizada será durante o período de recuperação, quando o professor após o término da atividade realizada aferir a resposta da Freqüência Cardíaca dos participantes durante o repouso especificamente a cada dois minutos podendo totalizar até 10 minutos de aferição pós esforço.

25 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Este procedimento se refere exclusivamente quando da realização dos exercícios aeróbios que serão realizados através de caminhada. A orientação quanto ao traje e calçados a serem usados, bem como período pós prandial, uso de fármacos e ou outras serão devidamente apresentadas aos participantes já na primeira reunião como descrito acima; Já na primeira reunião além das orientações necessárias será feita uma orientação quanto a ação de aferir a própria Freqüência Cardíaca aplicando-se a técnica de palpação da artéria radial para capacitar os participantes no domínio e aprendizado deste procedimento.

26 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE A presença do professor será somente em uma sessão semanal. Nas outras duas sessões o participante deverá executar a rotina de caminhada e alongamento baseando-se nas orientações pré- estabelecidas pelo professor; Ao final das sessões de caminhada, o participante cumpre uma seqüência de exercícios de alongamento. Tal seqüência compreende a realização de uma série de movimentos com sustentação entre 10 a 30 segundos (LINK) envolvendo as principais articulações e grandes grupos musculares adjacentes.LINK

27 SUGESTÃO DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO DO TREINAMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Contribuir e participar das atividades na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos; Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e a prevenção de doenças por meio de atividade física; Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde por meio de atividade física; Preparar e organizar o material diário necessário para o desenvolvimento do programa e das sessões de treinamento; Cuidar da manutenção e conservação dos materiais específicos do programa e das sessões de treinamento; Participar do gerenciamento de insumos necessários para o adequado funcionamento do programa e das sessões de treinamento nas Unidades Básicas de Saúde.

28

29 ( ) Fase da prevenção ( ) Fase da promoção ( ) Fase crônica ( ) Fase aguda ( ) Fase da proteção Dentre as opções abaixo, qual é a fase priorizada pelas nossas autoridades de saúde para o combate as doenças? As estatísticas demonstram que estamos em primeiro lugar no número de mortes em conseqüência de doenças crônicas associadas a hipocinesia, temos poucas opções de desenvolvimento tanto de prevenção quanto de reabilitação. No Brasil existe uma tendência ao tratamento de doenças na fase aguda. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente As estatísticas demonstram que estamos em primeiro lugar no número de mortes em conseqüência de doenças crônicas associadas a hipocinesia, temos poucas opções de desenvolvimento tanto de prevenção quanto de reabilitação. No Brasil existe uma tendência ao tratamento de doenças na fase aguda. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente As estatísticas demonstram que estamos em primeiro lugar no número de mortes em conseqüência de doenças crônicas associadas a hipocinesia, temos poucas opções de desenvolvimento tanto de prevenção quanto de reabilitação. No Brasil existe uma tendência ao tratamento de doenças na fase aguda. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

30 Aponte, de acordo com o texto, a principal dificuldade encontrada para combater as doenças emergentes em nossa sociedade. ( ) O sedentarismo ( ) As facilidades tecnológicas ( ) A falta de reconhecimento de profissionais especializados ( ) A mídia ( ) As escolas Nossas leis previdenciárias e as restrições dos planos de saúde não reconhecem as academias e os profissionais especializados como fatores importantes para apoio ao combate das inúmeras doenças que emergem em nossa sociedade. (LINK REF)3 Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nossas leis previdenciárias e as restrições dos planos de saúde não reconhecem as academias e os profissionais especializados como fatores importantes para apoio ao combate das inúmeras doenças que emergem em nossa sociedade. (LINK REF)3 Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nossas leis previdenciárias e as restrições dos planos de saúde não reconhecem as academias e os profissionais especializados como fatores importantes para apoio ao combate das inúmeras doenças que emergem em nossa sociedade. (LINK REF)3 Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nossas leis previdenciárias e as restrições dos planos de saúde não reconhecem as academias e os profissionais especializados como fatores importantes para apoio ao combate das inúmeras doenças que emergem em nossa sociedade. (LINK REF)3 Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

31 Das alternativas listadas, qual é a única que contém os tipos de exercícios prioritários para um programa de treinamento voltado aos sedentários e grupos especiais? ( ) Resistência aeróbia, resistência muscular localizada e flexibilidade/alongamento; ( ) Resistência anaeróbia e alongamento. ( ) Resistência anaeróbia, resistência muscular localizada e flexibilidade/alongamento; ( ) Flexibilidade/alongamento; ( ) Resistência aeróbia e resistência anaeróbia; Independente do tipo dos exercícios escolhidos eles deverão priorizar a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada e a flexibilidade/alongamento. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Independente do tipo dos exercícios escolhidos eles deverão priorizar a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada e a flexibilidade/alongamento. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Independente do tipo dos exercícios escolhidos eles deverão priorizar a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada e a flexibilidade/alongamento. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Independente do tipo dos exercícios escolhidos eles deverão priorizar a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada e a flexibilidade/alongamento. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

32 Tipo de exercício não recomendado ao hipertenso por ocasião da execução independente nas sessões de treinamento: ( ) Aeróbio ( ) Caminhada ( ) Alongamento ( ) Resistência muscular localizada ( ) Flexibilidade a resistência muscular localizada (não recomendado como forma primária de treinamento com exercícios para indivíduos hipertensos. Com exceção do treinamento com pesos em circuito, o treinamento de resistência nem sempre se revelou capaz de baixar a pressão arterial. Assim sendo, o treinamento de resistência é recomendado como componente de um programa de aptidão bem elaborado, porém não quando executado independentemente) Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente a resistência muscular localizada (não recomendado como forma primária de treinamento com exercícios para indivíduos hipertensos. Com exceção do treinamento com pesos em circuito, o treinamento de resistência nem sempre se revelou capaz de baixar a pressão arterial. Assim sendo, o treinamento de resistência é recomendado como componente de um programa de aptidão bem elaborado, porém não quando executado independentemente) Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente a resistência muscular localizada (não recomendado como forma primária de treinamento com exercícios para indivíduos hipertensos. Com exceção do treinamento com pesos em circuito, o treinamento de resistência nem sempre se revelou capaz de baixar a pressão arterial. Assim sendo, o treinamento de resistência é recomendado como componente de um programa de aptidão bem elaborado, porém não quando executado independentemente) Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente a resistência muscular localizada (não recomendado como forma primária de treinamento com exercícios para indivíduos hipertensos. Com exceção do treinamento com pesos em circuito, o treinamento de resistência nem sempre se revelou capaz de baixar a pressão arterial. Assim sendo, o treinamento de resistência é recomendado como componente de um programa de aptidão bem elaborado, porém não quando executado independentemente) Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

33 Analise as alternativas abaixo e aponte a que define corretamente exercícios cíclicos. ( ) Exercícios praticados com espaçamento de tempo; ( ) Exercícios que mobilizam os mesmos grupos musculares diferenciados para realizarem movimentos diferenciados, com pouca ou nenhuma variação de intensidade; ( ) Exercícios executados diariamente; ( ) Exercícios executados 3 vezes por semana; ( ) Exercícios que mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Na fase inicial do progrrama de condicionamento físico, os exercícios aeróbios mais adequados, para facilitar a adaptação dos músculos esqueléticos e a homeostase funcional, são os cíclicos. Tais exercícios são denominados cíclicos porque mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Caminhar, correr, pedalar, remar e nadar (sem variações de estilo) são exemplos de exercícios cíclicos e os mais indicados para melhorar a resistência aeróbia e a resistência muscular localizada. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Na fase inicial do progrrama de condicionamento físico, os exercícios aeróbios mais adequados, para facilitar a adaptação dos músculos esqueléticos e a homeostase funcional, são os cíclicos. Tais exercícios são denominados cíclicos porque mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Caminhar, correr, pedalar, remar e nadar (sem variações de estilo) são exemplos de exercícios cíclicos e os mais indicados para melhorar a resistência aeróbia e a resistência muscular localizada. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Na fase inicial do progrrama de condicionamento físico, os exercícios aeróbios mais adequados, para facilitar a adaptação dos músculos esqueléticos e a homeostase funcional, são os cíclicos. Tais exercícios são denominados cíclicos porque mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Caminhar, correr, pedalar, remar e nadar (sem variações de estilo) são exemplos de exercícios cíclicos e os mais indicados para melhorar a resistência aeróbia e a resistência muscular localizada. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Na fase inicial do programa de condicionamento físico, os exercícios aeróbios mais adequados, para facilitar a adaptação dos músculos esqueléticos e a homeostase funcional, são os cíclicos. Tais exercícios são denominados cíclicos porque mobilizam os mesmos grupos musculares para realizarem movimentos repetitivos, iguais, com pouca ou nenhuma variação de intensidade. Caminhar, correr, pedalar, remar e nadar (sem variações de estilo) são exemplos de exercícios cíclicos e os mais indicados para melhorar a resistência aeróbia e a resistência muscular localizada. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

34 Das alterações fisiológicas descritas abaixo, qual é aquela que surge a partir da falta de exercícios? ( ) Aumento da hemoglobina ( ) Aumento das fibras vermelhas ( ) Diminuição do colesterol ( ) Diminuição da capacidade funcional das articulações ( ) Equilíbrio da capacidade aeróbia. A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

35 A inatividade e o envelhecimento diminuem a capacidade funcional das articulações. Marque as etapas consideradas fundamentais nas sessões de condicionamento físico para estes casos. ( ) Iniciação ( ) Desenvolvimento aeróbio/anaeróbio ( ) Recuperação do desenvolvimento da flexibilidade/alongamento ( ) Ritmo e coordenação ( ) Recuperação e reabilitação. A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. A redução da mobilidade e da elasticidade compromete a realização de tarefas cotidianas, provoca dores e limita progressivamente o desempenho de atividades físicas. Nas sessões de condicionamento físico, a etapa reservada para a recuperação e o treinamento da flexibilidade é fundamental, mas exige correta seleção de exercícios e atenta supervisão dos professores para que os objetivos possam ser atingidos com o mínimo risco. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. A redução da mobilidade e da elasticidade compromete a realização de tarefas cotidianas, provoca dores e limita progressivamente o desempenho de atividades físicas. Nas sessões de condicionamento físico, a etapa reservada para a recuperação e o treinamento da flexibilidade é fundamental, mas exige correta seleção de exercícios e atenta supervisão dos professores para que os objetivos possam ser atingidos com o mínimo risco. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. A redução da mobilidade e da elasticidade compromete a realização de tarefas cotidianas, provoca dores e limita progressivamente o desempenho de atividades físicas. Nas sessões de condicionamento físico, a etapa reservada para a recuperação e o treinamento da flexibilidade é fundamental, mas exige correta seleção de exercícios e atenta supervisão dos professores para que os objetivos possam ser atingidos com o mínimo risco. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A falta de exercícios e o envelhecimento provocam diminuição da capacidade funcional das articulações. A redução da mobilidade e da elasticidade compromete a realização de tarefas cotidianas, provoca dores e limita progressivamente o desempenho de atividades físicas. Nas sessões de condicionamento físico, a etapa reservada para a recuperação e o treinamento da flexibilidade é fundamental, mas exige correta seleção de exercícios e atenta supervisão dos professores para que os objetivos possam ser atingidos com o mínimo risco. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

36 Assinale a única alternativa que cita o tipo de alongamento indicado para sedentários na fase de recuperação. ( ) Estático ( ) Balística ( ) Aeróbico ( ) Diferencial ( ) Recuperado Nas sessões de treinamento para sedentários e pacientes em fase de recuperação, os exercícios de alongamento não deve ser dinâmicos ou balísticos, mas lentos ou estáticos. Já em 1967, (LINK REF)3 trabalho publicado comprovou a eficiência da facilitação neuronal proprioceptiva no tratamento de pacientes hipertensos. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nas sessões de treinamento para sedentários e pacientes em fase de recuperação, os exercícios de alongamento não deve ser dinâmicos ou balísticos, mas lentos ou estáticos. Já em 1967, (LINK REF)3 trabalho publicado comprovou a eficiência da facilitação neuronal proprioceptiva no tratamento de pacientes hipertensos. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nas sessões de treinamento para sedentários e pacientes em fase de recuperação, os exercícios de alongamento não deve ser dinâmicos ou balísticos, mas lentos ou estáticos. Já em 1967, (LINK REF)3 trabalho publicado comprovou a eficiência da facilitação neuronal proprioceptiva no tratamento de pacientes hipertensos. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Nas sessões de treinamento para sedentários e pacientes em fase de recuperação, os exercícios de alongamento não deve ser dinâmicos ou balísticos, mas lentos ou estáticos. Já em 1967, (LINK REF)3 trabalho publicado comprovou a eficiência da facilitação neuronal proprioceptiva no tratamento de pacientes hipertensos. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

37 Aponte a fórmula correta para encontrar a Freqüência cardíaca de reserva. ( ) Fcmáx – Fcbasal ( ) 220 – idade ( ) Fcbasal – 220 ( ) Idade + Fcbasal ( ) Fcbasal Obtem-se através da menor freqüência cardíaca possível, ou seja, no primeiro minuto ao acordar (Freqüência Cardíaca Basal). Este valor deverá ser subtraído pela freqüência cardíaca máxima prevista, ou seja: 32 anos e FCbasal = a 60 terá FCr = a 128. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Obtem-se através da menor freqüência cardíaca possível, ou seja, no primeiro minuto ao acordar (Freqüência Cardíaca Basal). Este valor deverá ser subtraído pela freqüência cardíaca máxima prevista, ou seja: 32 anos e FCbasal = a 60 terá FCr = a 128. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Obtem-se através da menor freqüência cardíaca possível, ou seja, no primeiro minuto ao acordar (Freqüência Cardíaca Basal). Este valor deverá ser subtraído pela freqüência cardíaca máxima prevista, ou seja: 32 anos e FCbasal = a 60 terá FCr = a 128. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Obtem-se através da menor freqüência cardíaca possível, ou seja, no primeiro minuto ao acordar (Freqüência Cardíaca Basal). Este valor deverá ser subtraído pela freqüência cardíaca máxima prevista, ou seja: 32 anos e FCbasal = a 60 terá FCr = a 128. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

38 Identifique uma possível conseqüência da prática do alongamento em pé após exercícios aeróbios. ( ) Distensão ( ) Vômitos ( ) Hipotensão ( ) Cefaléia ( ) Fraturas Os exercícios devem ser realizados em decúbito dorsal, em posição equilibrada e confortável para evitar que contrações de músculos não envolvidos diretamente interfiram na execução. Pacientes que tomam drogas ß-bloqueadoras não devem fazer exercícios de alongamento em pé, logo após treinamento aeróbio, para evitar hipotensão. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios devem ser realizados em decúbito dorsal, em posição equilibrada e confortável para evitar que contrações de músculos não envolvidos diretamente interfiram na execução. Pacientes que tomam drogas ß-bloqueadoras não devem fazer exercícios de alongamento em pé, logo após treinamento aeróbio, para evitar hipotensão. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios devem ser realizados em decúbito dorsal, em posição equilibrada e confortável para evitar que contrações de músculos não envolvidos diretamente interfiram na execução. Pacientes que tomam drogas ß-bloqueadoras não devem fazer exercícios de alongamento em pé, logo após treinamento aeróbio, para evitar hipotensão. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios devem ser realizados em decúbito dorsal, em posição equilibrada e confortável para evitar que contrações de músculos não envolvidos diretamente interfiram na execução. Pacientes que tomam drogas ß-bloqueadoras não devem fazer exercícios de alongamento em pé, logo após treinamento aeróbio, para evitar hipotensão. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

39 Ao trabalharmos com grupos especiais, utilizamos a Freqüência Cardíaca de Reserva. Qual o objetivo de tal procedimento? ( ) Favorecer o ritmo respiratório ( ) Favorecer o aumento da força ( ) Favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios ( ) Colaborar com a diminuição do impacto ( ) Eliminar a osteoporose. FCr – Freqüência Cardíaca de Reserva / intensidade de esforço com o objetivo de favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios, indicada pela ACMS (1991). Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente FCr – Freqüência Cardíaca de Reserva / intensidade de esforço com o objetivo de favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios, indicada pela ACMS (1991). Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente FCr – Freqüência Cardíaca de Reserva / intensidade de esforço com o objetivo de favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios, indicada pela ACMS (1991). Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente FCr – Freqüência Cardíaca de Reserva / intensidade de esforço com o objetivo de favorecer uma prescrição segura e eficiente dos exercícios, indicada pela ACMS (1991). Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

40 A primeira avaliação clínica do usuário na ESF para que este possa estar apto a iniciar o programa de treinamento específico a sua doença será realizada com qual profissional? ( ) Médico ( ) Dentista ( ) Profissional de Educação Física ( ) Agente Comunitário ( ) Enfermeiro Após ser reconhecido como um usuário da unidade básica de saúde na ESF o indivíduo deverá ser submetido a uma avaliação clinica feita pelo médico desta unidade para garantir sua segurança e bem estar durante a realização das respectivas atividades propostas no protocolo; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Após ser reconhecido como um usuário da unidade básica de saúde na ESF o indivíduo deverá ser submetido a uma avaliação clinica feita pelo médico desta unidade para garantir sua segurança e bem estar durante a realização das respectivas atividades propostas no protocolo; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Após ser reconhecido como um usuário da unidade básica de saúde na ESF o indivíduo deverá ser submetido a uma avaliação clinica feita pelo médico desta unidade para garantir sua segurança e bem estar durante a realização das respectivas atividades propostas no protocolo; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Após ser reconhecido como um usuário da unidade básica de saúde na ESF o indivíduo deverá ser submetido a uma avaliação clinica feita pelo médico desta unidade para garantir sua segurança e bem estar durante a realização das respectivas atividades propostas no protocolo; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

41 O primeiro contato do Profissional de Educação Física com o paciente apto a participar do programa de prevenção e reabilitação física encaminhado pelo clínico, deverá constar de: ( ) Atividades aeróbias ( ) Atividades Lúdicas ( ) Reunião entre profissionais da Educação Física e pacientes ( ) Uma leve corrida ( ) Atividades Anaeróbias A primeira sessão de treinamento será necessariamente realizada através de uma reunião entre professor e todos os indivíduos de ambos os gêneros atendidos pela ESF, e acometidos por hipertensão, diabetes e/ou obesidade; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A primeira sessão de treinamento será necessariamente realizada através de uma reunião entre professor e todos os indivíduos de ambos os gêneros atendidos pela ESF, e acometidos por hipertensão, diabetes e/ou obesidade; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A primeira sessão de treinamento será necessariamente realizada através de uma reunião entre professor e todos os indivíduos de ambos os gêneros atendidos pela ESF, e acometidos por hipertensão, diabetes e/ou obesidade; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente A primeira sessão de treinamento será necessariamente realizada através de uma reunião entre professor e todos os indivíduos de ambos os gêneros atendidos pela ESF, e acometidos por hipertensão, diabetes e/ou obesidade; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

42 Parabéns, você é acertou! Próxima pergunta clique aqui Qual profissional será responsável pela supervisão do usuário por ocasião do treinamento? ( ) Médico ( ) Dentista ( ) Profissional de Educação Física ( ) Agente Comunitário ( ) Enfermeiro - O protocolo preconizará a realização de 3 sessões semanais com duração prevista de 60 minutos cada para a prática de exercício físico com supervisão do Profissional EF; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente - O protocolo preconizará a realização de 3 sessões semanais com duração prevista de 60 minutos cada para a prática de exercício físico com supervisão do Profissional EF; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente - O protocolo preconizará a realização de 3 sessões semanais com duração prevista de 60 minutos cada para a prática de exercício físico com supervisão do Profissional EF; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente - O protocolo preconizará a realização de 3 sessões semanais com duração prevista de 60 minutos cada para a prática de exercício físico com supervisão do Profissional EF; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

43 Identifique a duração mínima e máxima prevista para um programa de treinamento aeróbio com grupos especiais. ( ) De 05 min. A 06 min. ( ) De 10min. A 15 min. ( ) De 20min. a 30 min. ( ) De 10 seg. a 30 seg. ( ) De 20 min. a 60 min. Os exercícios aeróbios de moderada intensidade (esforço moderado) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 40% a 59% da freqüência cardíaca de reserva, ou perto de 2-6 METs e aproximadamente de 20 a 60 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios aeróbios de moderada intensidade (esforço moderado) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 40% a 59% da freqüência cardíaca de reserva, ou perto de 2-6 METs e aproximadamente de 20 a 60 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios aeróbios de moderada intensidade (esforço moderado) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 40% a 59% da freqüência cardíaca de reserva, ou perto de 2-6 METs e aproximadamente de 20 a 60 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Os exercícios aeróbios de moderada intensidade (esforço moderado) será caracterizado sobre os seguintes valores: de 40% a 59% da freqüência cardíaca de reserva, ou perto de 2-6 METs e aproximadamente de 20 a 60 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

44 São reconhecidas como ferramentas importantes que devemos levar em consideração na busca de uma correta técnica na prescrição de exercícios físicos: ( ) Comunicação informal entre professor e aluno ( ) Anamnese e planilha de treinamento ( ) Informações via comunicados oficiais ( ) Leis oficiais ( ) Relatórios internos. -Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade encaminhado pelo médico e que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma entrevista anamnese; - Apresentar ficha de acompanhamento e controle. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente -Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade encaminhado pelo médico e que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma entrevista anamnese; - Apresentar ficha de acompanhamento e controle. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente -Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade encaminhado pelo médico e que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma entrevista anamnese; - Apresentar ficha de acompanhamento e controle. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente -Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade encaminhado pelo médico e que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma entrevista anamnese; - Apresentar ficha de acompanhamento e controle. Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

45 Qual o objetivo do profissional de Educação Física quando este se utiliza da anamnese? ( ) Avaliar conhecimento cognitivo ( ) Buscar dados quantitativos ( ) Obter dados específicos das condições morfológico-funcional ( ) Entender condições de renda ( ) Propor freqüência de encontros sociais Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma anamnese realizada pelo professor de Educação Física para possibilitar obtenção e dados específicos quanto à sua condição morfológico- funcional; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma anamnese realizada pelo professor de Educação Física para possibilitar obtenção e dados específicos quanto à sua condição morfológico- funcional; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma anamnese realizada pelo professor de Educação Física para possibilitar obtenção e dados específicos quanto à sua condição morfológico- funcional; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Todo indivíduo especificamente acometido por hipertensão, diabetes e/ou obesidade que se interessar em participar do programa deverá ser submetido a uma anamnese realizada pelo professor de Educação Física para possibilitar obtenção e dados específicos quanto à sua condição morfológico- funcional; Resposta ERRADA! Leia atentamente o texto e tente novamente Parabéns, você acertou! Próxima pergunta clique aqui

46 ACERTOSCONCEITOS De 16 – 17 questõesEXCELENTE De 13 – 15 questõesBOM De 9 a 12 questõesREGULAR De 5 – 8 questõesFRACO De 1 – 4 questõesMUITO FRACO TABELA DE ACERTOS

47

48

49

50

51 REFERÊNCIAS AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CARPENTER, Carlos Sandro. TREINAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO. Rio de Janeiro: Sprint, KISS, Maria Augusta Peduti Dal`Molim.ESPORTE E EXERCÍCIO: avaliação e prescrição. São Paulo: Roca, 2003 MONTEIRO, Walace D. PERSONAL TRAINING – MANUAL PARA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO. Rio de Janeiro, 40 ed.: Sprint, PINTO, Maria Eugênia Bresolin; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Atividade Física na Atenção Primária à Saúde. Promef / Organizado pela Sociedade Brasileira Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre: ed Artmed/Panamericana, 2005.

52 REFERÊNCIAS 6- WEINECK, Jurgen. Atividade Física e Esporte Para Quê? Tradução: Daniela Coelho Zazá, Fabiano Amorim e Mauro Heleno Chagas. Barueri/SP: Manole, SANTOS, Rute; NUNES, Ana; RIBEIRO, José Carlos; SANTOS, Paula; DUARTE, José Alberto Ramos e MOTA, Jorge. Obesidade, Síndrome Metabóica e Atividade Física: estudo exploratório realizado com adultos de ambos os sexos, da ilha de S. Miguel, região autônoma dos Açores, Portugal f. Artigo. - Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Faculdade de desporto. São Paulo v. 19, n. 4, p , outubro/dezembro de Brasil. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus : hipertensão arterial e diabetes mellitus. Departamento de Ações Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde,

53 REFERÊNCIAS DA SILVEIRA, Marcel Guimarães; NAGEM, Marcelo de Paula; MENDES, Ricardo Rodrigues. Exercício Físico como Fator de Prevenção e Tratamento da Hipertensão Arterial f. Artigo. - http//www.efdeportes.com/. Revista Digital Buenos aires, año 11. n. 108, Marzo de ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA e CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Diabetes Mellitus: classificação e diagnóstico Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Projeto Diretrizes, 2004.


Carregar ppt "ATIVIDADE FÍSICA NOS PROGRAMAS DE HIPERTENSÃO, DIABETES E OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google