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Seminário de Inovação João Pessoa, 16/05/07 Ednalva Fernandes C. de Morais.

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Apresentação em tema: "Seminário de Inovação João Pessoa, 16/05/07 Ednalva Fernandes C. de Morais."— Transcrição da apresentação:

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2 Seminário de Inovação João Pessoa, 16/05/07 Ednalva Fernandes C. de Morais

3 Seminário de Inovação Objetivo: discutir a importância de inovar para competir. Tópicos: conceitos de inovação, ambiente e ferramentas requeridas para inovação na MPE. Ambiente de inovação – filme 8º. Hábito, no. 7

4 Seminário de Inovação por que inovar ? Questão de sobrevivência e competitividade Ser diferenciado no mercado Ter maiores índices de lucratividade

5 Seminário de Inovação O que é Inovação? "A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente". Drucker (1987)

6 Seminário de Inovação O que é Inovação? A inovação tecnológica representa um processo de aprendizagem contínuo e cumulativo das empresas para melhorar seus produtos/serviços, seus processos e as formas de gestão, seu modelo de interação social, de modo a aumentar sua produtividade, seus conhecimentos e sua competitividade.

7 Seminário de Inovação Quais foram as principais inovações nos últimos 25 anos ? Internet computador celular tv digital...

8 Seminário de Inovação A Inovação Tecnológica de Processo é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. Tais métodos podem envolver mudanças no equipamento ou na organização da produção, ou uma combinação dessas mudanças, e pode derivar do uso de novo conhecimento.

9 Seminário de Inovação produtos tecnologicamente novos; Frotas rastreadas por satélite – combinação de diferentes tecnologias Fonte: Site acessado em 24/04/07www.autotrac.com.br

10 O Radar da Inovação Presença (onde) Processos (como) Ofertas (o quê) Clientes (quem) Rede SoluçõesAgregação de valor Organização Experiência do cliente Cadeia de fornecimento Marca Plataforma

11 Os seis passos para a inovação e criação de valor Desafie os modelos mentais Crie limitações Remova os obstáculos e ofereça proteção Envolva-se em um ambiente de cooperação Ajude as pessoas a separar o joio do trigo Saiba compreender e apoiar o processo

12 Desafiando modelos mentais Filme 8º. Hábito, no. 9 – Pedras grandes

13 Os diferentes tipos de inovação... As Inovações Tecnológicas em Produtos e Processos (TPP) compreendem as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos. Uma inovação TPP é considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto) ou usada no processo de produção (inovação de processo). Uma inovação TPP envolve uma série de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais.

14 Seminário de Inovação A inovação tecnológica de produto pode assumir duas formas abrangentes: produtos tecnologicamente novos; produtos tecnologicamente aprimorados;

15 Seminário de Inovação Inovação Incremental Fonte: Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo, rádio CBN (12/04/2007)

16 Seminário de Inovação Inovação Incremental Trata-se de um tipo específico de inovação que ocorre quando há pequenos melhoramentos/aprimoramen tos de um produto ou processo já existente, inclusive uma nova aplicação.

17 CONCEITOS BÁSICOS: INOVAÇÃO e TECNOLOGIA

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19 Seminário de Inovação A Inovação Organizacional na empresa inclui a introdução de estruturas organizacionais significativamente alteradas; a implantação de técnicas de gerenciamento avançado; a implantação de orientações estratégicas novas ou substancialmente alteradas. Em princípio, a mudança organizacional conta como inovação apenas se houver mudanças mensuráveis nos resultados, tais como aumento de produtividade ou vendas.

20 Seminário de Inovação Dr. Cristopher Freeman – SPRU (UK)

21 Seminário de Inovação EXERCÍCIOS CRIATIVIDADE / INOVAÇÃO 1) Identifique em relação à sua área de atuação três paradigmas que foram quebrados no passado e três que serão quebrados no futuro próximo. 2) Apresente 3 exemplos de inovação em empresas que atuam nos setores mais representativos de seu Estado. 3) Apresente inovações que representem vantagens competitivas para a sua empresa. Extraído com adaptações do livro Oficina do Empreendedor (2000). Fernando Dolabela. Pág.190.

22 Ambiente de Negócios

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24 O empreendedor...

25 Ele tem um SCRIPT... Ambiente de Negócios

26 Seminário de Inovação Ele tem que Inovar...!

27 ...Fatores Sistêmicos Planejamento...

28 Seminário de Inovação Ser empreendedor... A mosca Parte I Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.

29 Seminário de Inovação Ser empreendedor Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, e continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro. Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto.

30 Seminário de Inovação Ser empreendedor... Parte II Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo".

31 Seminário de Inovação Ser empreendedor... Parte II Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos no nossa própria falta de visão? Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de "reenquadrar" nossa experiência e ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

32 Seminário de Inovação Ser empreendedor... "Reenquadrar" é permitir-se olhar a situação atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. "Reenquadrar" é buscar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como aprendizagem. Desta forma, todo o medo se extingue e toda experiência é como uma nova porta que pode nos levar à energia que precisamos, à motivação de continuar buscando o que queremos, à auto-estima que nos sustenta.

33 Seminário de Inovação Ser empreendedor... Esta mensagem é dedicada a todos que querem vencer...e não devem ter medo de errar e fracassar! Autor desconhecido

34 Seminário de Inovação Ser empreendedor... Sonhar Acreditar Realizar Implementar Avaliar

35 Premissas da Inovação Ter equipe e lideranças bem alinhadas para o foco da inovação, criatividade e competitividade. Filme Max Max

36 Ambiente de Inovação Atores e resultados....

37 Ambiente de Inovação

38 Ambiente de Inovação e PCTs

39 O papel da ciência e da tecnologia

40 Mecanismos de apoio à Inovação Incubadora - Conceito INCUBADORA Emprendedorismo PTC

41 O que é uma Incubadora ???

42 O que é a Incubadora de Empresas ? A Incubadora de Empresas é um programa de apoio à criação e consolidação de micro e pequenas empresas, cuja vertente básica de atuação consiste no oferecimento de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável de negócios (treinamentos e consultorias em áreas estratégicas, orientação para projetos, informações estratégicas). Ver site

43 Ferramentas de apoio à Inovação Como Inovar? 1. Por quê 2. O quê 3. Quem 4. Como 5. Quando 6. Onde 7. Quanto

44 É preciso ter uma estratégia

45 Observar o cenário de competição Fonte: _de_Porter.png

46 Ter ferramentas de mensurar os resultados Balanced ScoreCard (BSC) Missão Valores essenciais Estratégia Balanced scorecard Visão Iniciativas estratégicas Objetivos pessoais Resultados estratégicos Objetivos realizados Clientes encantados Processos eficazes Equipe motivada e preparada Por que existimos? Em que acreditamos? O que queremos ser? Implementação e foco O que precisamos fazer? Nosso plano de jogo O que eu preciso fazer? Resultados almejados

47 Estrutura do BSC

48 Definição de indicadores ObjetivosIndicadoresMetas Prod uto Reduzir o índice de devolução dos produtos Índice de devolução mensal (%) Nº de peças devolvidas _____________________ x 100 Nº de peças vendidas 1,0 % Reduzir refugo interno Índice de refugo mensal (%) Nº peças refugadas _________________ x 100 Nº peças produzidas 1,5 % Reduzir retrabalho interno Índice de retrabalho mensal (%) Nº peças retrabalhadas _________________ x 100 Nº peças produzidas 2,0 % 1. Para processos tecnológicos.

49 Definição de indicadores Da mesma forma serão definidos indicadores para sistema de qualidade, equipe e negócio Para a indústria é comum o uso da metodologia Seis Sigma cujo objetivo é a redução de erros a índice próximo a zero.

50 Seminário de Inovação Fonte: MBC, apresentação de metas para implantação do PQDF, (2001).

51 Seminário de Inovação É preciso ter visão!

52 Seminário de Inovação

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54 Onde buscar recursos para Inovação? setoriais/

55 As políticas públicas de Inovação O objetivo central das ações propostas pelo governo federal é intensificar o processo de crescimento industrial do País, com base em cinco estratégias principais: aumento da especialização da estrutura produtiva, segundo cadeias de produção altamente integradas na economia do país; crescimento intersetorial da produção mais equilibrado; agregação de valor aos produtos exportados; aumento da eficiência produtiva das empresas e melhoria da qualidade dos produtos; e redução do Custo Brasil.

56 Fontes de financiamento Sebrae BNDES Fundos Setoriais Saúde, Agronegócio, TICs, Energia, Verde Amarelo, de 20 fundos setoriais ver:

57 Requisitos p/ Inovação Qualidade com Produtividade e Encantamento do cliente... O cliente quer viver uma experiência inesquecível...

58 Ferramentas para a Inovação Programa de Qualidade Ciclo PDCA P DC A

59 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI TER O NECESSÁRIO NA QUANTIDADE CERTA.

60 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI AQUILO QUE NÃO SE UTILIZA SÓ ATRAPALHA.

61 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI Sentido adotado Utilizar os recursos de acordo com a necessidade e adequação; Evitar excessos, desperdícios e má utilização; Manter no local de trabalho somente objetos e dados necessários.

62 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI Eliminar excessos De ítens em arquivo; De equipamentos e móveis; Documentos obsoletos; Mas cuidado com a seleção do Que deve ser descartado!

63 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI Remover ítens ou objetos em : Gavetas; Arquivos; Sobre escrivaninhas ou armários.

64 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI O que eliminar? Pessoas que contaminam o ambiente de trabalho... Defeitos em: Computadores, impressoras, máquinas, equipamentos, etc, que causam desgastes de tempo, emocionais e de qualidade.

65 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI O que eliminar? Relatórios, dados, informações que não agregam valor, ou seja, que não mais interessam ao cliente.

66 SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI Benefícios: Liberação de espaço Reaproveitamento de recursos Combate à burocracia Diminuição de custos

67 Plano de Ação Estabelecer responsabilidades, prazos, custos, marcos críticos e possibilitar acompanhamento e métricas de resultados do projeto ou programa.

68 Contatos Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnologico – UnB


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