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A participação do Senac no Pronatec O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional, desde sua criação, em 1946, é o principal agente da educação.

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2 A participação do Senac no Pronatec

3 O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional, desde sua criação, em 1946, é o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país. Áreas de conhecimento/segmentos de atuação: Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Saúde, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

4 Educação Profissional e Tecnológica: Formação Inicial e Continuada (FIC) –Aprendizagem, Capacitação e Aperfeiçoamento Educação Profissional Técnica de Nível Médio –Qualificação Técnica e Habilitação Técnica Educação Superior –Graduação, Pós-graduação e Extensão Atuação do Senac

5 Diretrizes Educacionais Em consonância com as tendências mundiais de organização da educação profissional, o Senac adotou, como diretriz de sua ação pedagógica, o conceito de Competência, entendida como: capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação: conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

6 593 Centros de Educação Profissional 78 unidades móveis: 77 carretas e 1 balsa-escola municípios brasileiros matrículas Aproximadamente egressos encaminhados ao mercado de trabalho Abrangência

7 87 Empresas Pedagógicas: hotéis-escola, restaurantes- escola, lanchonetes-escola, confeitarias-escola, salões de beleza-escola, cafés-escola, posto-escola, açougue-escola, padaria-escola. Senac Gastronomia em Brasília - Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia Ambientes Pedagógicos Especializados

8 Materiais didáticos para Educação Profissional: Livros, DVDs e CD-ROMs Selo Senac Editoras –Centro Editorial do Senac Departamento Nacional –São Paulo –Rio de Janeiro –Distrito Federal Tecnologias Educacionais Especializadas

9 Expansão da Educação Profissional

10 Cenário Processo de expansão contínuo nos últimos anos. Previsão de mais de 1,7 milhão de matrículas para este ano. Entre 2009 e 2013 o Senac terá capacitado mais de 6,5 milhões de pessoas, um aumento de 53% apenas nos últimos 5 anos. Considerando as ações extensivas, esse número chega a aproximadamente 10 milhões de atendimentos.

11 Fatores Condicionantes: Novos programas federais de educação profissional, fortalecendo a parceria estratégica com o Governo – Adesão ao Pronatec, Rede e-Tec Brasil e Pronatec-EJA ; Fortalecimento da Educação Profissional como caminho para o crescimento profissional e promoção social; Consolidação do Senac como referência em Educação Profissional; Melhora dos processos internos de gestão e ampliação da rede física. Aquecimento contínuo do setor terciário independente do desempenho econômico dos outros setores da economia; Baixo nível de desemprego nos últimos anos; Salto de formalização do mercado de trabalho brasileiro.

12 Evolução – Matrículas Em 2013, pela primeira vez na série histórica, as matrículas gratuitas deverão ultrapassar as matrículas de outros programas ofertados pela Instituição. * Projeção Fonte: Sistema de Gestão da Produção - Senac + 53%

13 Em relação aos cursos técnicos, entre 2009 e 2012 houve uma variação positiva de 43%. Se levarmos em consideração a projeção para 2013 de aproximadamente matrículas, o crescimento poderá chegar à 69% na série analisada, 16% maior que o crescimento global. *Projeção Fonte: Ssitema de Gestão da Produção - Senac Evolução – Matrículas Cursos Técnicos + 69%

14 Evolução – Programa Senac de Aprendizagem AnoMatrículas * Total *Matrículas concluídas + em processo Fonte: Sistema de Gestão da Produção - Senac O Senac ampliou as matrículas de Aprendizagem em mais de 110% entre 2009 e Com a entrada dessa modalidade no Pronatec, há uma expectativa de ampliação superior a média dos últimos anos.

15 Panorama da participação do Senac no Pronatec

16 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Lei nº /2011. Art. 1º - Parágrafo único. São objetivos do Pronatec: I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional; IV – ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional; V – estimular a difusão de recursos pedagógicos para a apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 16

17 O Pronatec Ampliação da oferta gratuita de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada, presenciais, custeados com recursos repassados pelo Ministério da Educação às instituições públicas de educação profissional e tecnológica, aos serviços nacionais de aprendizagem e às instituições privadas de ensino superior e de educação profissional devidamente habilitadas para a oferta desses cursos.

18 Participação do Senac em 2012: Ofertas e Matrículas Por Região: Vagas Ofertadas – Matrículas Realizadas – Vagas Ofertadas – Matrículas Realizadas –

19 Participação do Senac em 2012: Ofertas e Matrículas Por Eixo Tecnológico:

20 Participação do Senac em 2012: Cursos mais ofertados e Matriculados:

21 Participação do Senac em 2013: Ofertas e Matrículas Por Região: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Ofertas no 1º quadrimestre– ; Matrículas Realizadas – vagas pactuadas no Brasil

22 Participação do Senac em 2013: Ofertas e Matrículas Por Eixo Tecnológico: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

23 Participação do Senac em 2013: Cursos mais ofertados e Matriculados: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

24 Pronatec e Senac no âmbito do MTE

25 Contexto: O Pronatec, na perspectiva da construção de políticas públicas, aponta para: A necessidade de articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda ; Intermediação de mão de obra no âmbito do sistema nacional de emprego; Apoio ao empreendedorismo individual e social.

26 Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Ofertas e Matrículas por Região Vagas Ofertadas – ; Matrículas Realizadas – Ofertas exclusivas para o MTE e em conjunto com outros demandantes Fonte: SPP/Sistec

27 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Ofertas e Matrículas por Eixo Tecnológico:

28 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Cursos mais ofertados:

29 Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Ofertas e Matrículas por Região Vagas Ofertadas – ; Matrículas Realizadas – Ofertas exclusivas para o MTE e em conjunto com outros demandantes Fonte: SPP/Sistec pactuações exclusivas para o M.T.E

30 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Ofertas e Matrículas por Eixo Tecnológico:

31 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Cursos mais ofertados:

32 Desafios para o Senac e para o MTE

33 Desafios Ampliar o número de matrículas do MTE no Pronatec - Levantar demandas locais para oferta de cursos - Criar ações de mobilização das SRTs e dos SINEs para divulgação do Pronatec; - Articular com SINEs e Unidades de ensino dos Departamentos Regionais do Senac encaminhamento dos beneficiários com agilidade visando não perder os prazos de matrículas estabelecidos pelo Sistec

34 Desafios Atender o art. 44 da Portaria nº 168, de 7 de março de 2013 do Ministério da Educação (MEC) - Oferta de cursos do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial pelo PRONATEC - Articular contrato de trabalho especial com empresas para contratação dos aprendizes fazerem parte do Pronatec - Organizar programações cujas ocupações estejam no Guia Pronatec de cursos FIC, atendam as empresas e com carga horária compatíveis com o estabelecido na portaria

35 Lei nº /2000; Decreto Federal nº 5.598/2005 e Portaria nº 723/2012. Atende jovens de 14 a 24 anos, salvo pessoas com deficiência, encaminhados por diferentes empresas de comércio de bens, serviços e turismo, visando desenvolver competências gerais e específicas que os qualifiquem para atuar no mercado de trabalho. Currículos que possibilitam a formação integral do aluno: competências profissionais (gerais e específicas) e competências pessoais. Programas legislados, normatizados e avaliados pelo MTE. Programa de Aprendizagem Profissional

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