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O Segredo não é prever o futuro, mas prosperar em um futuro que não pode ser previsto. Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

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1 O Segredo não é prever o futuro, mas prosperar em um futuro que não pode ser previsto. Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

2 Os números do mercado farmacêutico

3 50 mil PDV´s atendidos 75% do mercado farmacêutico é movimentado por farmácias + R$ 385 R$ 215 a R$ 385 R$ 126 a R$ 215 R$ 73 a R$ 126 R$ 43 a R$ 73 R$ 25 a R$ 43

4 Cuide bem de sua marca, pois somente o nome não é sinônimo de qualidade.

5 Se existe um mercado limitado, a grande pergunta é : Como ser prioridade de escolha do cliente? Preço Diversificação de produtos Prestação de serviços Atendimento Comodidade do cliente Imagem do estabelecimento

6 Na visão do seu consumidor, o seu produto... OU É DIFERENTE É IGUAL (Commodities) PRODUTO PRODUTO ( Farmácia )

7 Produtos Commodities em nosso ramo Componentes Iguais aos da Concorrência I ComponentesDiferenciadosD FARMÁCIA Visual Externo e Interno Velho ou Remendado CARACTERÍSTICAS Instalações e Produtos Sujos e Mal Expostos Mix de Produtos Igual ao da Concorrência Baixo Nível de Produtos (desabastecido) Equipe Desmotivada e Desinformada Serviços Básicos de uma Farmácia Baixo Nível de Conhecimento Técnico Atendimento Pessoal Básico de Varejo Baixo Nível de Comprometimento nos Detalhes

8 Produtos Diferenciados em Nosso Ramo Componentes Iguais aos da Concorrência I ComponentesDiferenciadosD FARMÁCIA Visual Externo e Interno Novo e Bonito Instalações e Produtos Limpos e Bem Expostos Loja Bem Iluminada, Decorada e Som Ambiente Equipe Uniformizada Mix de Produtos Difícil de se Encontrar Loja Abastecida com Variedade e Quantidade Serviços Únicos na Vizinhança Alto Nível de Conhecimento Técnico Atendimento Pessoal Caloroso e Comprometido Formas de Pagamento e Prazo Diferenciado Cuidado Extremo com os Detalhes

9 Estruturas de Mercado MECANISMO DE DEFINIÇÃO DE ESCOLHA GUERRA DE PREÇOS (Descontos) VALOR PERCEBIDO (Qualidade) Qual o mercado que você atua ? Competição Perfeita ( Produtos Commodities )D I Competição Monopolística ( Produtos Diferentes )D I

10 Gerenciamento sistêmico e competências essenciais para um bom funcionamento da empresa. Gerenciamento sistêmico e competências essenciais para um bom funcionamento da empresa.

11 SistemadeComprasSistemadeComprasSistemadeVendaseMarketingSistemadeVendaseMarketingSistemadeServiçosaoClienteSistemadeServiçosaoCliente Sistemas de Apoio Sistemas de Informações (relatórios gerenciais e know-how) Recursos Humanos (procedimentos) Infra-estrutura (imóvel + equipamentos de loja) Sistemas de Apoio Sistemas de Informações (relatórios gerenciais e know-how) Recursos Humanos (procedimentos) Infra-estrutura (imóvel + equipamentos de loja) SistemadeOperaçãodeLojaSistemadeOperaçãodeLoja Um Modelo Sistêmico de Empresa

12 Os pilares de sustentação de uma empresa.

13 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe Espírito inovador Atento às mudanças Empreendedor

14 Um bom empresário administra a empresa sob a ótica de planejamento sistêmico, utilizando ferramentas para medir os resultados, implementando sistemas (e regras) que possam aferir as melhorias da qualidade da empresa. Ler muito e conhecer as leis pertinentes ao mercado; Acompanhar as mudanças, observar a concorrência, Participar de ações de responsabilidade social; Gerenciar a empresa de acordo com o manual de procedimentos internos; Ter uma política clara para trabalhar com as indústrias; Ter consistência de propósito na rotina de trabalho diário. Gostar de gerenciamento financeiro; Remunerar os colaboradores de acordo com a produtividade; Ter aptidão para o negócio; Qualidades básicas de um Empreendedor

15 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe Eficiente na gestão Eficiente nos relatórios gerenciais Simplicidade de manuseio

16 O sistema operacional de uma drogaria é fundamental para a tomada de decisão, pois não é possível a implantação de nenhum sistema de melhoria na empresa, e nenhuma tomada de decisão será eficiente, se o sistema não fornecer subsídios para tal. Com emissão de relatório de desconto geral e por funcionário; Com sistema de gerenciamento financeiro eficiente; Que possibilite cadastrar perfumaria em pelo menos três grupos distintos; Com emissão de relatório por categoria de produto geral e por funcionário; Com emissão de relatório de venda por funcionário; Com emissão de relatório com demonstrativo de resultados da empresa. Que possibilite fazer pedido e solicitar autorização de venda por via eletrônica; Que possibilite gerenciar o comportamento do consumidor; Que possibilite cadastrar os produtos com informações complementares; Qualidades básicas de um bom Sistema Operacional

17 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe Diversificado Com gerenciamento de categoria Com preços competitivos

18 Enquanto os medicamentos sofrem uma estagnação na demanda, o segmento de HPC cresce e as Drogarias que quiserem permanecer no mercado têm que investir em HPC. Para tanto, é necessário buscar soluções para as deficiências que afetam o canal Farma. Pouca exploração do auto-serviço e móveis incompatíveis para esta finalidade; Poucos fornecedores para o segmento HPC no canal farma; Mercado utiliza margens diferentes de acordo com a categoria do produto; Pequena quantidade do produto exposto e pouca variedade; Drogarias utilizam margens unificadas na precificação de produtos HPC; Falta de envolvimento dos colaboradores nesta categoria de produto. Ausência de pessoal com conhecimento técnico para este segmento; Drogarias devem priorizar produtos de uso pessoal e mercado, de uso familiar; Medicamentos, a venda é passiva. Perfumaria, a venda é ativa; Diversificação de Mix com prioridade para HPC

19 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe Altamente qualificada Comprometida com a empresa Motivada

20 Formando um Time Imbatível

21 Conhecimento Habilidade Atitudes Positivas Para saber fazer Para fazer bem feito Para querer fazer bem feito Quais características têm as pessoas competentes?

22 Conhecimento Balconista =Capacitação técnica Perfumista = Técnica de departamentalização Caixa = Operação do computador Entregador = Conhecimento geográfico Administrativo = Conhecimento financeiro

23 Habilidade É adquirida com a prática do dia-a- dia ou por um dom natural da pessoa. No setor varejista, as habilidades indispensáveis são: Comunicação e Relacionamento.

24 Atitude Esta é uma qualidade em que a mudança não é influenciada por terceiros. Depende única e exclusivamente do indivíduo. Honestidade Perseverança Nível de Energia Postura Aparência Ética

25 Premissas para um bom atendimento

26 Equipamento Um bom atendimento depende de:

27 Para ter uma equipe motivada, é necessário: Informação sobre o que está ocorrendo Informação sobre o que está ocorrendo Reconhecimento financeiro

28 Reuniões de Trabalho

29 OBJETIVOS DA REUNIÃO a) a)Explicar Campanhas da Central b) b)Explicar Campanhas Locais da Loja c) c)Deixar claro objetivos de crescimento d) d)Deixar claro objetivos de qualidade Reuniões de Trabalho Com a Equipe Total (no mínimo mensal) Informações sobre o que está ocorrendo

30 OBJETIVOS DA REUNIÃO OBJETIVOS DA REUNIÃO a) Alinhar objetivos pessoais com a empresa b) Estabelecer data para alcance do objetivo c) Dar Feedback (Positivo ou Negativo) d) Redirecionar o trabalho e não apenas punir. Reuniões de Trabalho Individuais (no mínimo mensal) Informações sobre o que está ocorrendo

31 Edison Tamascia (11) Informações ou Contato


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