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Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

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Apresentação em tema: "Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer."— Transcrição da apresentação:

1 Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.
O Segredo não é prever o futuro, mas prosperar em um futuro que não pode ser previsto. Temos que estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

2 Os números do mercado farmacêutico

3 Faturamento Mensal (US .000)
50 mil PDV´s atendidos Cat Faturamento % do Mercado Total Mínimo Máximo Ind. Rede Total Mercado 1 128,61 - 62 217 279 12,50% 2 71,82 128,54 142 486 628 3 41,91 71,79 415 673 1.088 4 24,36 41,90 1.144 735 1.879 5 14,32 24,34 2.549 661 3.210 6 8,49 4.878 514 5.392 7 4,54 9.210 321 9.531 8 31.112 267 31.379 49.512 3.874 53.386 100,00% Faturamento Mensal (US .000) Qtd Farmácias + R$ 385 R$ 215 a R$ 385 R$ 126 a R$ 215 R$ 73 a R$ 126 R$ 43 a R$ 73 R$ 25 a R$ 43 75% do mercado farmacêutico é movimentado por farmácias

4 Cuide bem de sua marca, pois somente o nome não é sinônimo de qualidade.

5 Preço Atendimento Diversificação de produtos Comodidade do cliente
Se existe um mercado limitado, a grande pergunta é : Como ser prioridade de escolha do cliente? Preço Atendimento Diversificação de produtos Comodidade do cliente Prestação de serviços Imagem do estabelecimento

6 Na visão do seu consumidor, o seu produto...
( Farmácia ) É DIFERENTE OU É IGUAL (Commodities)

7 Produtos “Commodities” em nosso ramo
FARMÁCIA CARACTERÍSTICAS Visual Externo e Interno Velho ou Remendado Componentes Iguais aos da Concorrência I Diferenciados D Instalações e Produtos Sujos e Mal Expostos Mix de Produtos Igual ao da Concorrência Baixo Nível de Produtos (desabastecido) Equipe Desmotivada e Desinformada Serviços Básicos de uma Farmácia Baixo Nível de Conhecimento Técnico Atendimento Pessoal Básico de Varejo Baixo Nível de Comprometimento nos Detalhes

8 Produtos Diferenciados em Nosso Ramo
Visual Externo e Interno Novo e Bonito FARMÁCIA Instalações e Produtos Limpos e Bem Expostos Componentes Iguais aos da Concorrência I Componentes Diferenciados D Loja Bem Iluminada, Decorada e Som Ambiente Equipe Uniformizada Mix de Produtos Difícil de se Encontrar Loja Abastecida com Variedade e Quantidade Serviços Únicos na Vizinhança Alto Nível de Conhecimento Técnico Atendimento Pessoal Caloroso e Comprometido Formas de Pagamento e Prazo Diferenciado Cuidado Extremo com os Detalhes

9 Competição Monopolística
Estruturas de Mercado Competição Perfeita ( Produtos Commodities ) D I Competição Monopolística ( Produtos Diferentes ) D I Qual o mercado que você atua ? MECANISMO DE DEFINIÇÃO DE ESCOLHA GUERRA DE PREÇOS (Descontos) VALOR PERCEBIDO (Qualidade)

10 Gerenciamento sistêmico e competências essenciais
para um bom funcionamento da empresa.

11 Um Modelo Sistêmico de Empresa
Sistema de Compras Vendas e Marketing Serviços ao Cliente Sistemas de Apoio Sistemas de Informações (relatórios gerenciais e know-how) Recursos Humanos (procedimentos) Infra-estrutura (imóvel + equipamentos de loja) Operação Loja

12 Os pilares de sustentação de uma empresa.

13 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe
Espírito inovador Atento às mudanças Empreendedor

14 Qualidades básicas de um Empreendedor
Um bom empresário administra a empresa sob a ótica de planejamento sistêmico, utilizando ferramentas para medir os resultados, implementando sistemas (e regras) que possam aferir as melhorias da qualidade da empresa. Ter aptidão para o negócio; Ler muito e conhecer as leis pertinentes ao mercado; Acompanhar as mudanças, observar a concorrência, Participar de ações de responsabilidade social; Gerenciar a empresa de acordo com o manual de procedimentos internos; Ter uma política clara para trabalhar com as indústrias; Gostar de gerenciamento financeiro; Remunerar os colaboradores de acordo com a produtividade; Ter consistência de propósito na rotina de trabalho diário.

15 relatórios gerenciais
EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe Eficiente na gestão Eficiente nos relatórios gerenciais Simplicidade de manuseio

16 Qualidades básicas de um bom Sistema Operacional
O sistema operacional de uma drogaria é fundamental para a tomada de decisão, pois não é possível a implantação de nenhum sistema de melhoria na empresa, e nenhuma tomada de decisão será eficiente, se o sistema não fornecer subsídios para tal. Que possibilite cadastrar os produtos com informações complementares; Que possibilite gerenciar o comportamento do consumidor; Que possibilite cadastrar perfumaria em pelo menos três grupos distintos; Com emissão de relatório de venda por funcionário; Com emissão de relatório por categoria de produto geral e por funcionário; Com emissão de relatório de desconto geral e por funcionário; Que possibilite fazer pedido e solicitar autorização de venda por via eletrônica; Com sistema de gerenciamento financeiro eficiente; Com emissão de relatório com demonstrativo de resultados da empresa.

17 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe
Diversificado Com gerenciamento de categoria Com preços competitivos

18 Diversificação de Mix com prioridade para HPC
Enquanto os medicamentos sofrem uma estagnação na demanda, o segmento de HPC cresce e as Drogarias que quiserem permanecer no mercado têm que investir em HPC. Para tanto, é necessário buscar soluções para as deficiências que afetam o canal Farma. Medicamentos, a venda é passiva. Perfumaria, a venda é ativa; Drogarias devem priorizar produtos de uso pessoal e mercado, de uso familiar; Mercado utiliza margens diferentes de acordo com a categoria do produto; Drogarias utilizam margens unificadas na precificação de produtos HPC; Pequena quantidade do produto exposto e pouca variedade; Pouca exploração do auto-serviço e móveis incompatíveis para esta finalidade; Ausência de pessoal com conhecimento técnico para este segmento; Poucos fornecedores para o segmento HPC no canal farma; Falta de envolvimento dos colaboradores nesta categoria de produto.

19 EMPRESA Empresário Sistemas operacionais Mix de produtos Equipe
Altamente qualificada Comprometida com a empresa Motivada

20 Formando um Time Imbatível

21 Quais características têm as pessoas competentes?
Conhecimento Para saber fazer Habilidade Para fazer bem feito Atitudes Positivas Para querer fazer bem feito

22 Conhecimento Perfumista = Técnica de departamentalização
Balconista = Capacitação técnica Perfumista = Técnica de departamentalização Caixa = Operação do computador Entregador = Conhecimento geográfico Administrativo = Conhecimento financeiro

23 Habilidade É adquirida com a prática do dia-a- dia ou por um dom natural da pessoa. No setor varejista, as habilidades indispensáveis são: Comunicação e Relacionamento.

24 Atitude Esta é uma qualidade em que a mudança não é influenciada por terceiros. Depende única e exclusivamente do indivíduo. Honestidade Postura Perseverança Aparência Nível de Energia Ética

25 Premissas para um bom atendimento

26 Um bom atendimento depende de:
Equipamento

27 Informação sobre o que está ocorrendo Reconhecimento financeiro
Para ter uma equipe motivada, é necessário: Informação sobre o que está ocorrendo Reconhecimento financeiro

28 Reuniões de Trabalho

29 Informações sobre o que está ocorrendo
Reuniões de Trabalho Com a Equipe Total (no mínimo mensal) OBJETIVOS DA REUNIÃO Explicar Campanhas da Central Explicar Campanhas Locais da Loja Deixar claro objetivos de crescimento Deixar claro objetivos de qualidade

30 Informações sobre o que está ocorrendo
Reuniões de Trabalho Individuais (no mínimo mensal) OBJETIVOS DA REUNIÃO a) Alinhar objetivos pessoais com a empresa b) Estabelecer data para alcance do objetivo c) Dar “Feedback” (Positivo ou Negativo) d) Redirecionar o trabalho e não apenas punir.

31 Informações ou Contato Edison Tamascia edison@febrafar.com.br
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