A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 17 Derivada e integral de uma função.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 17 Derivada e integral de uma função."— Transcrição da apresentação:

1 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 17 Derivada e integral de uma função

2 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 2 Objetivos de aprendizagem Retas tangentes a um gráfico. A derivada. Regras de derivação. Introdução à integral de uma função. A integral definida e a indefinida. Regras de integração.

3 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 3 Retas tangentes a um gráfico O gráfico de s = t 2 mostra a distância s percorrida pela bola na rampa como uma função do tempo transcorrido t.

4 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 4 Retas tangentes a um gráfico A reta tangente ao gráfico de s = t 2 no ponto (1,1).

5 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 5 Derivada Taxa média de variação Se y = f (x), então a taxa média de variação de y com relação a x sobre o intervalo [a, b] é: Derivada em um ponto A derivada da função f em x = a, denotada por f (a) (lê-se "f linha de a") pode ser definida através do limite:

6 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 6 Derivada Derivada em um ponto A derivada da função f em x = a, denotada por f (a), é: desde que o limite exista. As figuras a seguir mostram três casos para os quais f (0) existe, mas f (0), não.

7 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 7 Derivada

8 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 8 Derivada

9 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 9 Derivada

10 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 10 Derivada Derivada de uma função f (x) Se y = f (x), então a derivada da função f com relação a x é a função f, cujo valor em x é: Regras de derivação Função constante: Função potência:

11 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 11 Regras de derivação Função produto: Função soma: Função diferença: Função produto com um dos fatores constante (dizemos constante multiplicada por função).

12 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 12 Regras de derivação Função quociente: Função exponencial: Função logarítmica:

13 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 13 Introdução à integral de uma função Com as informações da velocidade de um objeto e do tempo transcorrido, podemos calcular a distância percorrida. Um automóvel viaja a uma velocidade média de 80 km/h durante 2h30. Qual é a distância percorrida pelo automóvel? SOLUÇÃO Δs = velocidade média Δt = 80 2,5 = 200 km

14 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 14 Introdução à integral de uma função Velocidade constante do exemplo anterior em função do tempo.

15 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 15 Introdução à integral de uma função Agora suponha que a função velocidade varia constantemente como uma função do tempo.

16 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 16 Introdução à integral de uma função Perceba que a soma das áreas desses retângulos resulta, então, em um valor aproximado da área sob a curva e acima do eixo horizontal.

17 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 17 Introdução à integral de uma função As alturas dos retângulos são determinadas pela função aplicada nos valores extremos à esquerda de cada subintervalo.

18 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 18 Integral definida e indefinida Seja f uma função definida sobre o intervalo [a, b] e seja, como definida anteriormente. A integral definida de f sobre [a, b] denotada por é dada por desde que o limite exista. Se o limite existe, então dizemos que f é integrável sobre [a, b]. Uma definição informal para limite no infinito é:

19 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 19 Integral definida e indefinida Quando escrevemos, isso significa que f (x) fica cada vez mais próximo de L, na medida em que x assume valores arbitrariamente grandes. Integral indefinida Seja f uma função. A integral indefinida de f denotada por f (x)dx é dada por: de modo que a derivada de F (x) + C seja f (x).

20 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 20 Regras de integração Iniciaremos citando as propriedades de integrais indefinidas, ou seja, as propriedades das integrais sem determinação do intervalo real a que esteja fazendo referência.

21 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 21 Regras de integração Algumas regras:


Carregar ppt "© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 17 Derivada e integral de uma função."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google