A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novos Modelos de Empresas. Empresa Objeto Informações sobre a estratégia do negócio TWISY, acrônimo para The World is Yours, é uma agência de viagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novos Modelos de Empresas. Empresa Objeto Informações sobre a estratégia do negócio TWISY, acrônimo para The World is Yours, é uma agência de viagens."— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Empresas

2 Empresa Objeto

3 Informações sobre a estratégia do negócio TWISY, acrônimo para The World is Yours, é uma agência de viagens destinada a atender os públicos A e B, com os mais variados gostos de entretenimento. Para atender as exigências do vasto público, a empresa é compreendida por quatro unidades de negócios distintas as quais têm a missão de mostrar ao cliente a idéia de especialização em alguns tipos de viagens: - TWISY Travel: unidade designada para vender pacotes de viagens tradicionais. Tanto o turismo emissivo (envio de passageiros brasileiros ao exterior) quanto o turismo receptivo (recepção de estrangeiros no Brasil), são trabalhados por este braço da empresa. Por pacotes tradicionais entende-se viagens comuns a locais famosos de todo o mundo como Miami, Paris, Buenos Aires etc. Em nível estratégico, este departamento da empresa tem como missão a garantia de capital de giro para a empresa e, também, de propagar com maior facilidade sua entrada no mercado.

4 -TWISY Sports: unidade de negócio completamente focada para o turismo a eventos esportivos. Tanto eventos de grande magnitude (Copa do Mundo e Olimpíadas) quanto eventos de menor dimensão (jogos de basquete, futebol americano, corridas de Formula 1 etc) serão a peça central de viagens organizadas por esta unidade da empresa. O departamento é fundamental em nível estratégico pois é o grande diferencial da empresa, ou seja, além de fazer o trivial, a companhia oferece viagens não vendidas pela concorrência. -TWISY Party: unidade de negócio voltada a pessoas que gostam de badalação. Viagens a grandes show e eventos culturais ao redor do planeta são o objeto deste braço da empresa. Oktoberfest, Mardi Gras, show de rock, cidades conhecidas por sua vida noturna como Ibiza e Mikonos são exemplos de viagens a serem exploradas. A exemplo do braço esportivo, esta unidade de negócio tem como principal função trazer inovação ao mercado, haja vista que não há agências especializadas neste tipo de turismo.

5 - TWISY Corporate: unidade de negócios destinada a atender empresas em seu dia a dia no tocante à organização de viagens de negócios bem como recepção de clientes e funcionários provenientes do exterior. O atendimento básico de reservas de hotéis, emissão de bilhetes aéreos e contratação de receptivo são o foco desta área. Estrategicamente falando, está unidade de negócio tem a missão de fidelizar clientes e garantir o capital de giro da empresa.

6 Informações sobre a operação do negócio A realização dos Jogos Olímpicos de 2016, bem como da Copa do Mundo de 2014 impulsionam o desenvolvimento do esporte no país. Além do futebol, outros esportes passam a fazer parte do cotidiano do brasileiro como corrida de rua (maratonas), ciclismo e tênis. Outros esportes são estimulados por canais de televisão a cabo e internet, como basquete, futebol americano e hockey. Assim, o interesse cresce a cada dia que passa e o único acesso a tais eventos é por meio do turismo. Também, com a disseminação das informações via internet e televisão a cabo, festas de grande porte ao redor do mundo passam a ser de conhecimento de todos. O estímulo para se aliar viagem a pura diversão aumenta gradativamente. A não exigência de vistos para estrangeiros vindos de países pertencentes ao Mercosul, faz com que o maior volume de estrangeiros a visitarem o país se originem da América do Sul, sendo a Argentina o país que mais envia estrangeiros para o Brasil.

7 Sites de internet para a divulgação do Brasil como um destino turístico, apesar de ainda embrionários, já demonstram grande potencial na divulgação de nossas belezas naturais. Entre os 10 países de onde mais se originam turistas para o Brasil, divulgação pela internet é o segundo meio que mais se dissemina o nome do país. O desenvolvimento econômico do país e principalmente a inserção da cidade de São Paulo como uma das maiores cidades do mundo, faz com que o país tenha um dos principais pontos empresariais, desenvolvendo assim o turismo empresarial no país. Riscos e limitações à mudança FERNANDO

8 1.0 Introdução

9 1.1 Informações sobre a Organização

10 Após um ano de preparo e estudo a empresa foi fundada em 28 de janeiro de 2010 por seus sócios Guilherme Goes e Hugo Ruano. Atualmente a organização conta com os dois sócios como funcionários, os quais desempenham todas as funções do dia a dia. Hoje, as tarefas são divididas da seguinte forma: Sócio I - Marketing - definição de estratégias de penetração - opções por melhores mídias - desenvolvimento de novos produtos - Captação de clientes - Atendimento a clientes - Desenvolvimento de fornecedores

11 Sócio II - Financeiro - relacionamento com contador - serviços de banco (fechamento de câmbio e manutenção de conta bancária) - controle do fluxo de caixa - Captação de clientes - Atendimento a clientes - Desenvolvimento de fornecedores Além disso, a fim de se aumentar a captação de clientes e estimular a entrada de novos funcionários na empresa, pessoas conhecidas dos dois sócios, as quais estão descontentes em seus trabalhos ou estão até mesmo desempregadas, atuam hoje como representantes de vendas. De acordo com o seu desempenho na captação de novos negocios, no futuro alguns poderão vir a se tornar executivos da empresa.

12 1.2 Cenário global sobre o turismo mundial e sua interdependência com o crescimento da economia

13 O turismo vem ganhando importância crescente em todo o mundo, em virtude do seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social, gerando renda e empregos diretos e indiretos. É uma atividade de demanda, associada ao consumo, sendo seu desempenho fortemente influenciado pelo crescimento no nível de renda dos consumidores efetivos e dos demandantes potenciais. Este setor da empresa emprega cerca de 231 milhões de pessoas e gerando mais de 10,4% do PIB mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), entre 2000 e 2008, as viagens internacionais cresceram 4,2% ao ano, alcançando o total de 922 milhões de turistas em 2008, gerando uma renda de aproximadamente US$ 5 trilhões (Fonte: OMT. World Tourism Barometer. Madri, v. 7, n. 2, junho 2009).

14 Gráfico 1- Comportamento do Fluxo Turístico Internacional Fonte: Organização Mundial do Turismo – OMT

15 É importante ressaltar que o cenário favorável ao crescimento do turismo mundial foi interrompido pela crise financeira internacional que atingiu a economia global em meados de Combinado a este cenário de incerteza econômica, o surto de gripe H1N1 também contribui para o arrefecimento da demandada por turismo em algumas regiões do mundo. A correlação positiva entre o crescimento da economia mundial e o crescimento do turismo internacional pode ser observada no Gráfico 2. Apesar da maior volatilidade da taxa de crescimento do turismo, os períodos de crescimento da economia mundial coincidem com os períodos de aumento do fluxo turístico internacional.

16 Gráfico 2 - Taxa de Crescimento do Turismo Mundial e da Economia Mundial – 2008 Fonte: Organização Mundial do Turismo – OMT - e Fundo Monetário Internacional - FMI

17 1.3 Proposição de Novos Modelos Organizacionais

18

19 1.4 Informações sobre o Ambiente

20 - Economia: O desenvolvimento econômico do país por si só é grande influenciador sobre o desempenho do Turismo. Assim, a estabilidade econômica e cambial, o índice de desemprego do país,o poder aquisitivo da população e o acesso a crédito atuam diretamente sobre o setor. - Infra-estrutura: Turismo está intimamente ligado a infra-estrutura. Lugares de péssima infra-estrutura deixa uma má impressão sobre turistas e, assim, influenciam diretamente sobre a performance do setor. Dessa forma, tem-se que transporte público eficiente e de qualidade são primordiais, redes hoteleiras capazes de suportar grandes demandas (eventos de grande porte) também. Além disso, o sistema de informação deve ser de altíssimo nível para que os turistas sintam-se à vontade em explorar novos locais.

21 - Cultural: A educação da população e o preparo pra receber pessoas de diferentes culturas (capacidade de se falar um segundo e terceiro idioma, compreensão de diferenças culturais entre povos etc) têm influência direta sobre o setor. - Político-legal: Legislações favoráveis que estimulem o setor fomentam o turismo. Com o apoio do poder público, eventos de grande porte são facilmente atraídos ao país – vide exemplo Copa do Mundo e Olimpíadas. - Político Externo: A estabilidade da política externa (diplomacia entre países, atentados terroristas, guerras etc) tem influência direta sobre câmbio e, principalmente, sobre o desejo de se viajar.

22 1.5 Perspectivas para 2010 e 2011

23 No ano de 2009, tendo em vista o fraco desempenho das demais economias ao redor do mundo, o Brasil teve um crescimento do PIB próximo de 0,00%. O rendimento médio do brasileiro apresentou elevação de 2,8% sobre 2008, o que levemente favoreceu as viagens da população e, por sua vez, fortaleceu o turismo de lazer doméstico. Os impactos da crise mundial fizeram com que os empresários revissem as viagens de negócios, o que culminou numa diminuição do turismo empresarial. Entretanto, para o ano de 2010 e 2011, espera-se que a economia brasileira cresça por volta de 5,2% e 5,3% respectivamente. O aquecimento econômico deverá fazer com que os investimentos voltem a ocorrer.

24 Em 2010, a contínua elevação do rendimento médio deve manter a demanda doméstica por viagens aquecidas, favorecendo o setor, porém em menor proporção, já que a valorização do câmbio combinada com esse fator deve fazer com que destinos domésticos sejam trocados pelos internacionais. A retomada das grandes economias internacionais, principalmente em 2011, deve reaquecer as viagens empresariais, fazendo com que o crescimento do setor apresente aceleração, já que fora de temporada as viagens de negócios são o que sustentam o faturamento do setor. Por fim, o amadurecimento de medidas constantes no PNT 2007/2010 (Plano Nacional de Turismo), que ampliará a eficiência do atendimento do setor deve fazer com que o ritmo de crescimento do turismo continue acelerando.

25 2.0 Desafios do Setor de Entretenimento

26 2.1. Aspectos Políticos/Legais A exigência de visto para americanos impede o ingresso de mais turistas vindos dos EUA, a maior justificativa é a burocracia para retirar o visto de entrada no Brasil. Essa exigência vem da política de reciprocidade, como é necessário que brasileiros tenham visto para entrar nos EUA, os americanos passam a ser obrigados a ter o mesmo para entrar no Brasil. De acordo com estudo da ABAV, o fim dessa exigência, aumentaria em 30% a quantidade de turistas americanos, o que faria deles o país que mais envia turistas ao Brasil. Problemas de infra estrutura são as principais avaliações negativas vindas de estrangeiros que visitam o Brasil, entre elas, estão a precária infra estrutura de aeroportos, falta de sinalização turística, limpeza pública precária, além de uma segurança pública ineficiente. Para o turismo entre estados e cidades a falta de infra estrutura das rodovias federais e estaduais é um dos aspectos que mais influenciam as viagens domésticas. A má qualidade da segurança pública é um dos pontos que interferem na decisão do turista doméstico de viajar ou não.

27 2.2.Aspectos Econômicos Os desencadeamento da crise mundial diminuiu o número de estrangeiros com destino ao Brasil, e o movimento de recuperação no exterior mais lento do que o nosso país, pode manter essa quantidade baixa. O turismo, principalmente o emissivo, é bastante influenciado pelas variações cambiais. Como exemplo, a partir de 1999, o fluxo de turistas brasileiros ao exterior apresentou tendência declinante, em decorrência da desvalorização cambia. Segundo a Embratur, a proporção de brasileiros que viajaram ao exterior caiu de 2,5% em 1998, para 1,7% em Com o câmbio médio depreciado esse movimento está ocorrendo novamente em 2009.

28 2.3. Aspectos Sociais/Ambientais Os índices de violência verificados no Brasil, gerados a partir de políticas sociais mal elaboradas e desenvolvidas, é um ponto fundamental para a escolha do destino feita pelos turistas. Porém, a violência regional, verificada em certas cidades do país, é um empecilho maior para o turista doméstico do que em relação ao turista estrangeiro, já que o acesso a informação de como está a violência é acompanhada de perto pelos residentes. 2.4 Aspectos Tecnológicos A deficiência da telecomunicação brasileira é o principal fator tecnológico avaliado negativamente pelos estrangeiros no Brasil. A falta de infra estrutura do setor de telecomunicações que disponibiliza uma fraca e lenta rede de internet, assim como fracos sinais de celular são um grande incomodo para turistas estrangeiros e podem mudar a decisão da sua volta ou não ao país.

29 3.0 Fatores Chave

30 FERNANDO

31 4.0 Ambiente Externo

32

33 5.0 Análise SWOT

34

35 6.0 Matriz Importância x Desempenho

36

37 7.0 Estratégias

38

39 8.0 Ações Propostas

40 GESTÃO -A gestão de serviços absorveu conceitos e ferramentas que foram aplicados com sucesso em manufatura. -É claro que devemos levar em conta as diferenças entre as duas áreas. -Não conseguimos estocar (facilmente) serviços. -Em serviços, o principal gargalo é o tempo gasto pelos profissionais envolvidos. -Em serviços, a pré-venda (assessoria ao cliente), venda (negociação), execução e entrega são executados de forma sobreposta. -A percepção do consumidor desenrola-se durante a prestação do serviço e é vital para o sucesso do relacionamento. - A demanda por serviços pode variar de forma abrupta (estocástica); um pedido de só mais um relatório ou consulta pode ter sérios desdobramentos.

41 TECNOLOGIA Sites de internet para a divulgação do Brasil como um destino turístico, apesar de ainda embrionários, já demonstram grande potencial na divulgação de nossas belezas naturais. Entre os 10 países de onde mais se originam turistas para o Brasil, divulgação pela internet é o segundo meio que mais dissemina o nome do país. Também, a internet é grande aliada para desenvolvimento de fornecedores ao redor de todo o planeta e grande facilitadora no dia a dia (comunicação, venda de viagens etc) PESSOAS A hospitalidade do povo brasileiro é um dos pontos mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros, assim como a grande diversidade gastronômica encontrada em todo o país, que agrada também os turistas domésticos. Festas populares no Brasil, como o Carnaval e a Parada Gay, os maiores do mundo, são eventos que atraem cada vez mais pessoas – tanto estrangeiros quanto brasileiros, apresentando um número crescente nesses eventos nos últimos anos.

42 DIVERSIFICAÇÃO/AGREGAÇÃO DE VALOR Nesse segmento de mercado diversificar é o ponto delimitador da barreira entre ser um empresário comum ou de sucesso, já que o processo de apenas atender o cliente já é feito por todas as demais empresas desse segmento. Com isso, uma das formas que o empresário encontra é a de primar pela qualidade da prestação de serviços de sua empresa (item obrigatório, não se trata de diversificação). Assim, torna-se mais fácil a implementação de outros pontos relacionados à diversificação, como segue: a) Trabalhar com a fidelização de clientes, de forma que a prestação de serviços por parte da agência de viagens gere em seu público consumidor confiança, respeito e, acima de tudo, responsabilidade sobre os produtos que são comercializados pela empresa, sendo o ideal para mensurar esse item manter um forte acompanhamento de pós-venda;

43 b) Manter sempre atualizada a pesquisa de satisfação com a clientela, no que tange a ofertas de produtos, serviços e respectivos preços; c) Manter um banco de dados de todos os seus clientes atuais e futuros (possíveis clientes), possibilitando assim o envio de ofertas promocionais; d) Inovar sempre, oferecendo produtos novos para a sua base de clientes e também ao público em geral, via propaganda online; e) Manter relacionamento com operadora de turismo de ponta e exclusividade com fornecedores diretos do exterior para se pular etapas na cadeia de fornecimento; f) Implementar um contínuo ciclo de treinamentos e capacitação de seu quadro de servidores, buscando com isto melhoria contínua na qualidade dos serviços e estreitando, de forma respeitosa, dos laços de relacionamento junto aos clientes;

44 g) Oferecer atendimento em mais de um idioma; h) Ser criativo na elaboração de roteiros e produtos que denotem os atrativos turísticos da região de atuação da agência de viagem; i) Ter e manter amplos conhecimentos do mercado nacional e internacional; j) Demonstrar capacidade de captação de clientes pessoas jurídicas, mantendo exclusividade na vendas de passagens, hospedagem e outros serviços requeridos por tais clientes.

45 9.0 Resultados Esperados

46 Para o final de 2010 é esperado que a empresa seja reconhecida pela excelência em seus serviços e, principalmente, pela atuação no segmento esportivo impulsionado pela Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A expectativa é que a empresa já seja referência neste segmento ao término deste ano.

47 10.0 A influência da tecnologia da informação no setor

48 Para o final de 2010 é esperado que a empresa seja reconhecida pela excelência em seus serviços e, principalmente, pela atuação no segmento esportivo impulsionado pela Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A expectativa é que a empresa já seja referência neste segmento ao término deste ano.

49 11.0 A influência de outros setores

50 O Setor de Entretenimento está diretamente relacionado ao setor de Transporte e, assim, com a sua falta de infra-estrutura. Dessa maneira, pode-se inferir que com os próximos eventos esportivos o setor dos Transportes irá passar por uma transformação como nunca vista antes. Há uma necessidade iminente de mudanças drásticas neste quesito, tendo em vista que este setor não possui a mínima infra-estrutura para recebermos os competidores e turistas de todas as nações. Ao Relacionarmos o Setor do Entretenimento com o Setor de Finanças podemos observar que o primeiro depende inteiramente do segundo. Quanto maior for o aumento do poder aquisitivo da população maior será a tendência de expansão deste setor. Toda e qualquer alteração na política monetária nacional trará uma significativa modificação no quesito Entretenimento, podendo esta ser benéfica ou não. O fator mais significativo hoje seria a variação cambial, a qual está estritamente relacionada com o setor do Turismo.

51 Com todos os próximos eventos esportivos e o com a política externa adotada pelo nosso governo, devemos notar que o Brasil tem estado cada vez mais dentre os roteiros turísticos mais visitados, ou seja, nota-se que o consumo tem aumentado de maneira expressiva trazendo consigo um reflexo expressivo no Setor do Varejo. Quanto ao setor Alimentício, haverá logicamente um reflexo significativo diante de tantos eventos com tamanha magnitude. Haverá, sim, uma crescente demanda e uma grande mudança neste setor influenciado pelas exigências de um novo público que surgirá. Sobre as Commodities, pode-se observar que o nível de investimento deverá sofrer um aumento significativo tendo em vista que com a chegada dos eventos esperados, produtos chamados de commodities, especialmente os relativos à construção civil, serão demandados em excesso.


Carregar ppt "Novos Modelos de Empresas. Empresa Objeto Informações sobre a estratégia do negócio TWISY, acrônimo para The World is Yours, é uma agência de viagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google