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Aula Inaugural - Frei Vicente Artuso

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Apresentação em tema: "Aula Inaugural - Frei Vicente Artuso"— Transcrição da apresentação:

1 Aula Inaugural - Frei Vicente Artuso
VERBUM DOMINI VERBUM DOMINI Aula Inaugural - Frei Vicente Artuso

2 “A Palavra do Senhor permanece eternamente” (cf. Is 40,8; 1Pe.1,25)
a) Vemo-nos colocados diante do mistério de Deus b) Deus comunica a Si mesmo por meio do dom da Palavra

3 II- OBJETIVOS GERAIS “suscitar maior consciência da importância da Palavra de Deus e dos Estudos bíblicos na vida da Igreja”(VD 3)

4 II- OBJETIVOS GERAIS Que as conclusões do Sínodo influam eficazmente na vida da Igreja: a) na relação pessoal com a Sagrada Escritura b) na interpretação na liturgia e na catequese c) na investigação científica (discurso inicial de Bento XVI)

5 III- PONTOS DE DESTAQUE I-PARTE: VERBUM DEI (A Palavra de Deus) - DEUS QUE FALA
a) Alegria: Anunciamos o que vimos e ouvimos (1 Jo 1,1-3). A alegria vem do encontro com a Palavra de Deus na comunhão com a Igreja.

6 “Maria mater fidei et mater laetitiae “
“Feliz aquela que acreditou, porque o que foi dito da parte do Senhor será cumprido”(Lc 1,45) “Todas as gerações me chamarão Feliz”(Lc 1,48).

7 b)Falou-se de uma sinfonia (p.17.20.30) da Palavra Deus.
Uma palavra única que se expressa de muitos modos: O Logos é o Verbo Eterno, o Filho Unigênito gerado pelo Pai antes de todos os séculos. A criação (Líber naturae) constitui parte dessa sinfonia a diversas vozes na qual se exprime o Verbo.

8 O cristianismo “é religião da Palavra de Deus, não é de uma palavra escrita e muda, mas do verbo encarnado” (S.Bernardo de Claraval)

9 c) Cristologia da Palavra (VD 11)
A condescendência de Deus realiza-se de modo insuperável na encarnação do Verbo (synkatábasis – acomodação da Palavra de Deus – (S.João Crisóstomo- citado na DV 13)

10 “ A Palavra se fez pequena, tão pequena que cabe numa mangedoura
“ A Palavra se fez pequena, tão pequena que cabe numa mangedoura. Fez-se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós”. (Bento XVI - homilia de Natal, 2006)

11 Desde o nascimento de Cristo, “a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz, a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré” (Bento VI) (VD 12)

12 RESPOSTA DO HOMEM A DEUS
“A Deus que se revela deve-se a obediência da fé”(Rm 16,26; Rm 1,5; 2Cor 10,5–6). Pela fé o homem entrega-se totalmente a Deus. Portanto a fé é a reposta do homem a Deus que fala.

13 HERMENÊUTICA DA SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA
A experiência eclesial incrementa a inteligência da fé a respeito da Palavra e a leitura na fé, faz crescer a vida eclesial. S.Gregório Magno dizia a respeito: “As palavras divinas crescem com quem as lê”. S.Boaventura diz: Não se pode entrar na Escritura sem fé em Cristo que é a lanterna, porta e também fundamento de toda Escritura.

14 Escritura foi escrita pelo povo e para o povo
Escritura foi escrita pelo povo e para o povo. Daí devemos interpretar em comunidade. Sozinhos não podemos conhecer a Escritura (S.Jerônimo)

15 Recorda os princípios para uma exegese teológica conforme a DV 12
1-Interpretar tendo presente o conteúdo e a unidade da Escritura (exegese canônica) 2- Ter presente a Tradição viva da Igreja 3- Observar a analogia da Fé.

16 Os quatro sentidos da Escritura
“Littera gesta docet, quid credas allegoria. Moralis quid agas, quo tendas anagogia” A letra ensina os fatos, a alegoria o que se deve crer, a moral o que se deve fazer, a anagogia para onde se deve tender ou esperar (Catecismo n.118)

17 Padres da Igreja O que dizem os Padres sobre a unidade do Antigo e Novo Testamento: “O Novo Testamento está oculto no Antigo, e o Antigo está patente no Novo”(Santo Agostinho) “O que o Antigo prometeu, o Novo Testamento fez ver o que aquele anuncia”(Gregório Magno) (VD 41)

18 Duas preocupações de destaque do Sínodo:
Páginas difíceis da Bíblia. Interpretação Fundamentalista da Bíblia.

19 PARTE II: VERBUM IN ECCLESIA   LITURGIA LUGAR PRIVILEGIADO DA PALAVRA DE DEUS

20 Dar mais destaque e visibilidade a dupla mesa da Palavra e da Eucaristia no templo cristão (VD 68)

21 Recomendações liturgicas:
1- Nos Sacramentos da Reconciliação e Unção dos Enfermos, em que a Palavra é pouco usada, o sínodo exorta a ler a Palavra. A Palavra, conforta, fortalece, ilumina. É Palavra de Salvação. 2- Que se use mais o Evangeliário e se proclame com mais solenidade a Palavra pelo diácono ou outro ministro ordenado. Sugere-se a proclamação cantada e também a conclusão (Proclamação do Evangelho....Palavra da Salvação...(VD 67)

22 Recomendações litúrgicas
3- Favorecer os cantos de inspiração bíblica, capaz de exprimir a beleza da Palavra divina. 4- Recordou o valor do silêncio na liturgia como parte da celebração (VD 66) 5- Os textos bíblicos na liturgia, não podem ser trocados por outros textos que não sejam bíblicos. 6- Recomenda particular atenção aos cegos e surdos, para garantir a eles o acesso a Palavra e sua compreensão (VD 71)

23 A PALAVRA DE DEUS NA VIDA ECLESIAL
O encontro com a Palavra é encontro com Cristo. Isso acontece mediante o estudo e leitura orante (VD 46; 72; 82; 83; 86).

24 O que dizem os Padres: -S. Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. E Sto. Agostinho “Quando lês; é Deus que te fala, quando rezas és tu que falas a Deus”. Portanto convém aceitar o conselho de Origines na sua carta a Gregório: “Dedica-te à lectio das divinas Escrituras; aplica-te a isto com perseverança, na intenção de crer e agradar a Deus”.

25 Propostas de pastoral Biblica
1- A pastoral bíblica deve animar todas as pastorais (VD 73) 2- Se favoreça a difusão de pequenas comunidades formadas de famílias (VD 73) 3- Dimensão Bíblica da catequese. O encontro dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) representa o modelo de uma catequese cujo centro está a explicação das Escrituras, que somente Cristo é capaz de dar (Lc 24,27-28). “Deve-se encorajar o conhecimento das figuras, acontecimentos e expressões fundamentais do texto sagrado, daí é importante a memorização inteligente de algumas passagens bíblicas expressivas dos mistérios cristãos (VD 74).

26 Propostas de pastoral biblica
4- Recomenda-se a formação bíblica dos cristãos. Incentiva-se os centros de formação para leigos, e institutos especializados na formação bíblica. “As próprias dioceses, proporcionem oportunidades de uma tal formação aos leigos com particulares responsabilidades eclesiais” (Prepositio 33). 5- Colocar em maior evidência a Sagrada Escritura nos grandes encontros eclesiais (VD 76)  6- Palavra de Deus é chamado à vocação da santidade. “Sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus sou santo” (cf.Lv 11,44; 19,2; 20,7; Mt 5,48). Ele nos escolheu em Cristo para sermos santos, antes da constituição do mundo (Ef 1,4).

27 Propostas de pastoral Biblica
Palavra De Deus e ministros ordenados. A Palavra de Deus é indispensável para formar o coração de um bom pastor. Antes de tudo porque o sacerdote é ministro da Palavra de Deus, é consagrado e enviado a anunciar a todos (Pastores Dabo Vobis 1992) Ele é o primeiro a desenvolver uma grande familiaridade com a Palavra de Deus, mediante a leitura orante (VD 80-81)

28 Leitura orante O sínodo retorna a incentivar a Leitura Orante, com base na prática dos Santos Padres. (VD 86). O documento apresenta uma síntese da lectio divina VD 87:   Lectio: O que o texto diz em si, estudo do conteúdo; Meditatio: O que o texto diz para nós? Qual seu sentido para nossa vida? aqui entra a descoberta do sentido espiritual, que ultrapassa a letra. É o trabalho de ruminar a palavra, até sua assimilação. Oratio: O que dizemos ao Senhor em resposta à Palavra? Pedido, intercessão, ação de graças, louvor é o primeiro modo como a Palavra nos transforma. Contemplatio: Assumimos como dom de Deus o seu próprio olhar, ao julgar a realidade. Nesse nível nos perguntamos: qual é a conversão da mente, do coração e da vida que o Senhor nos pede? “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, a fim de conhecer o que é bom, agradável e perfeito”(Rm 12,2).

29 Oração do Angelus Domini
Palavra de Deus e oração mariana. Lembra o valor do rosário, mais incrementado com a meditação dos mistérios da Luz (João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, 2002), e meditação de breves trechos da Bíblia sobre os mistérios. Recomenda a recitação do Ângelus Domini, para recordar o mistério da encarnação.

30 Terra Santa Palavra de Deus e Terra Santa. O sínodo lembra a expressão Feliz à terra santa, chamada de quinto evangelho. Vale um olhar de gratidão á terra santa, que nos lembra a realização do mistério da salvação na história, num lugar determinado (VD 89).

31 PARTE III – VERBUM MUNDO
MISSÃO DA IGREJA: ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS AO MUNDO O verbo, vindo do Pai. Dele recebemos graça sobre graça (Jo 1,16) vai regressar ao pai levando consigo a nossa humanidade. -A Palavra de Deus envolve-nos não só como destinatários da revelação, mas também como seus arautos (DV 91) “Ai de mim se não evangelizar”(1Cor 9,16). - A Igreja envolvida na missão anuncia ao mundo o Logos da Esperança (1Pe 3,15). A grande esperança é aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até o fim (Jo 13,1)

32 O anúncio da Palavra E o conteúdo do anúncio da Palavra é o Reino de Deus (Mc 1,14-15), a própria pessoa de Jesus, sua ação e palavra (VD 93) Todos os batizados são responsáveis (Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos)- Nesse particular o sínodo exprimiu viva gratidão às mulheres por sua generosidade e dilegência, a exemplo de Maria de Magdala, primeira testemunha da alegria pascal (Prepositio 30)

33 PALAVRA DE DEUS E COMPROMISSO COM O MUNDO
A própria Palavra de Deus nos recorda a necessidade de nosso compromisso com o mundo, O texto do juízo final de Mt 25,31-45, é um chamado ao compromisso com os mais pequeninos. Disso teremos de prestar contas! -A Palavra de Deus denuncia as injustiças e promove a solidariedade e igualdade (Bento XVI, mensagem do dia mundial da paz – 2008) (VD 99) -O sínodo exorta: “Á luz das palavras do Senhor, reconheçamos pois os “sinais dos tempos” presentes na história, não nos furtemos ao compromisso em favor de quantos que sofrem e são vítimas do egoísmo (VD 100)

34 Caridade plenitude de Lei
-É fundamental compreender a plenitude da Lei, bem como de todas as Escrituras Sagradas”(S.Agostinho- De Doctrina christiana I, 35,39). Para isso o sínodo exorta a meditar com frequência o hino da caridade em 1Cor 13 (VD 103) - O anúncio da Palavra é especial aos Jovens, aos migrantes, aos doentes, aos pobres (VD )

35 Pobreza e sobriedade -Em relação à pobreza é bom destacar “Quando a Igreja anuncia a Palavra de Deus sabe que é preciso favorecer um “círculo virtuoso” entre a pobreza “que se deve escolher” e a pobreza “que se deve combater”, descobrindo a “sobriedade e a solidariedade como valores evangélicos e universais” (VD 107)


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