A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA

2 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Situação da Rede INFOSEG (novembro/2003)

3 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Defasagem de atualização dos dados; Pouca participação dos Estados (descrédito); Arquitetura dependente de tecnologia Proprietária; Dificuldades na operacionalização das rotinas; Grande dificuldade de difundir acesso para viaturas policiais (palms, celulares, rádios, etc); Problemas com a equipe técnica; Ações judiciais (estados e governo federal); Problemas na estrutura de força (elétrica); Administração do Sistema (auditoria frágil); Problemas na consulta de veículos e CNH; Desconhecimento da rede INFOSEG(órgãos); Baixa utilização da rede; Grande falta de CREDIBILIDADE;

4 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Questionamentos Objetivos?? É ou não uma boa idéia?? Como proceder? Qual a saída? Continuamos com o projeto? É viável? Por onde começar? Qual o principal problema? As informações estão seguras?

5 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG META: RESGATE DA CREDIBILIDADE DA REDE INFOSEG.

6 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Medidas adotadas (gerais) Comando da rede INFOSEG - Gabinete do Secretário; Contato, DIÁRIO, com as UFs e Órgãos Federais; Detecção dos principais problemas; Busca de parcerias; Divulgação interna (Secretário Nacional); Solução para equipe de suporte; Adequação, redefinição dos objetivos da REDE;

7 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Objetivos A Rede INFOSEG tem por objetivo principal a disponibilização e integração das informações dos órgãos de segurança publica, justiça e fiscalização. Induzir uma padronização de tecnologia e de procedimentos, como também a difusão de uma cultura de compartilhamento de informações, com segurança, entre os órgãos estaduais e federais.

8 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG PRINCIPAL ponto: ATUALIZAÇÃO dos dados(cobrança); Articulação com os entes Federados e órgãos federais; Busca de soluções para atender às diferentes realidades; Levantamento da situação dos estados (SENASP/ABEP); Plataforma utilizada pelas UFs e condições de uso; Reunião com as empresas e fundações(padronização); Suspensão dos recursos para os estados (setembro/2004); Parcerias - DENATRAN, FENASEG, ABEP, etc; Medidas adotadas (específicas)

9 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Aplicação e Rede Adoção de padrões abertos de interoperabilidade do e-Ping; Baixo custo e garantia de evolução. Implementação da atualização on-line; Nova plataforma (Java, WebServices e XML); Novo modelo de Auditoria e Autenticação (perfil de acesso); Reestruturação do parque computacional; Aumento da capacidade de armazenamento; Reestruturação da Rede Elétrica (No-Break e Grupo Gerador); Aumento da velocidade dos Links; Medidas adotadas (específicas)

10 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Segurança da Informação Convencimento da alta cúpula da necessidade de aprimorar a segurança da informação que trafega na rede; Levantamento/análise dos riscos existentes nos ativos de informação; Projeto de Segurança da Informação; Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Melhoria na infra-estrutura; Melhoria na segurança da rede (proteção em camadas); Implementação de firewall, IPS, HIDS; Treinamento da equipe de manutenção da rede; Mudança de paradigma (palestra, debate, treinamento); Educação do usuário (fator humano) – diretivas, procedimentos, etc Medidas adotadas (específicas)

11 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Integração entre Sistemas (otimização da rede) Sistema INFOSEG; SINESPJC (estatísticas); RENACH e RENAVAM (DENATRAN); SINIVEM – PROJETO FRONTEIRAS; SISME (MERCOSUL); ALERTA (PRF); SINARM (DPF); SINIC (DPF); SIGMA (armas EB); CPF e CNPJ (SRF); SINDRE (Drogas); AFIS. Medidas adotadas (específicas)

12 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Resultados Alcançados (Julho/2005)

13 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG 16/12/2004 – Lançamento da nova Rede INFOSEG; Visibilidade dos trabalhos; Dissipar a nuvem de descrédito Todos os estados e órgãos federais atualizando as informações na Rede INFOSEG (23 estados, DPF e PRF /on-line); Módulos de Atualização e Consulta já desenvolvidos; Nova plataforma em funcionamento via Internet; Recadastramento; Intercâmbio de plataformas tecnológicas (ABEP); Resultados Alcançados

14 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Aumento da capacidade de processamento e armazenamento; Capacidade de atualizar as informações no Índice Nacional em tempo real; Capacidade de difundir as informações da rede, via celular, satélite, palm, rádio - viaturas policiais; Possibilidade de integrar diversas plataformas sem investimentos em licenças de softwares e preservando o ambiente tecnológico encontrado nos estados; Integração com qualquer sistema, independente da plataforma; Resultados Alcançados

15 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Resultados Alcançados Tráfego de informações na rede com segurança; Várias prisões efetuadas após consulta INFOSEG; Aumento das solicitações de acesso (novos órgãos); Melhor qualidade dos dados; Crítica interna do sistema; Integração entres órgãos estaduais e federais; Nova estrutura de auditoria em funcionamento;

16 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Autonomia dos bancos de dados e aplicações (estados e órgãos federais); Novas informações na rede INFOSEG (TC, CPF, CNPJ, SIGMA-EB, ENCLA–STJ, etc); Fotos da CNH (resolução 168). Maior disponibilidade da rede; Aumento das consultas; Resultados Alcançados

17 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG

18 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Benefícios da Rede INFOSEG Integração das informações; Melhor acessibilidade (facilidade de acesso); Desburocratização (agilização); Padronização tecnológica; Subsídios para planejamento; Rede de fácil operacionalização;

19 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Ações em andamento (principais) Articulações para inserção de novos bancos de dados; Recadastramento geral de usuários; Aumento do quadro de pessoal técnico; Desenvolvimento do projeto de BOE; Projeto de inteligência artificial (redes neurais artificiais); Novos mecanismos de segurança: Limite de acesso diário; Autenticação on-line com CPF; Autenticação on-line com matrícula (cadastro); Consulta on-line no índice de indivíduos dos usuários.

20 Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG Fim Fim ! Odécio Rodrigues Carneiro Diretor Nacional do Projeto INFOSEG Telefone: Fax:


Carregar ppt "Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP INFOSEG SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google