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Aula semana 14 Desenvolvimento de produtos Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.

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1 Aula semana 14 Desenvolvimento de produtos Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

2 Entender a importância do desenvolvimento de produtos para a conquista de mercado.

3 O que as organizações nos fornecem? Bens – Tangíveis – Transportáveis – Estocáveis – Não simultâneos – Baixo contato com o consumidor – Qualidade Serviços – Intangíveis – Intransportáveis – Não estocáveis – Simultaneidade – Alto contato com o consumidor – Qualidade

4 O que é um novo produto?

5 Inovção para o mercado Inovação para a empresa Consultoria americana Booz- Allen Hamilton ( cinco anos com treze mil novos produtos : 10 % Produtos novos para o mundo – O telefone celular 20% Novas linhas de produtos – Arisco ( de tempero caseiro a alimentação – vendida para a Kibon. O mesmo grupo usa a estratégia para a Assolan (mercado de lãs de aço) 26% Adições a linhas de produtos já existentes – OMO ( máquina, ação, cores, Progress, Líquido) 11% Reduções de custo 7% Reposicionamento - Havaianas.

6 Linha de produto – produtos relacionados entre si porque satisfazem a uma classe de necessidades, são usados em conjunto, são vendidos ao mesmo grupo de clientes, são distribuiídos aos mesmos tipos de varejistas. Dentro de cada linha de produto temos o item de produto, um produto específico devidamente sinalizado com uma única marca, tamanho e preço (SKU – stock Keeping Unit) Composto de produtos – linhas de produtos oferecidos por uma empresa.

7 Classificando produtos Tipo de usuário – bens de consumo ou bens industriais Grau de tangibilidade – não- duráveis, duráveis e serviços Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Classificando Bens de consumo Bens de conveniência Bens de compra comparada Bens de especialidade Bens não procurados Classificando Bens Industriais Bens de produção – preço, qualidade, entrega e serviço; Bens de suporte – instalações, equipamento acessório, suprimentos e serviços.

8 Estágios no processo de desenvolvimento de produto Geração de ideias; - Seleção de ideias; - Desenvolvimento e teste do conceito; - Estratégia de marketing; - Análise do comercial; - Desenvolvimento do produto; - Teste de mercado; - Comercialização.

9 Necessidade de... Alinhar o objetivo de desempenho ao desenvolvimento do produto/serviço. As empresas precisam ter um processo de desenvolvimento de produtos e um projeto de desenvolvimento de produto.

10 Processo??? Projeto??? Processo de Desenvolvimento de Produtos: – Situa-se na interface entre a empresa e o mercado; – Deve antecipar as necessidades do mercado; – Propor soluções (por meio do projeto); – Estratégico: necessidades em todas as fases do ciclo de vida do produto; – Objetivo: desenvolver mais rápido que os concorrentes, a um custo competitivo, assegurando a manufaturabilidade; – Exemplo: Coca-cola Inserção da coca-cola light

11 Processo??? Projeto??? Projeto: – Tem um objetivo único; – Tem um início e um fim; – Cada produto/processo desenvolvido necessita de um projeto de desenvolvimento; – Está no interior do processo de desenvolvimento; – É algo mais específico que o processo; – Exemplo: Projeto de construção de um novo edifício.

12 Tipos de Projeto Baseados na Inovação P & D avançado Conceito Novo PróximaG eração Adição de Produto à família Melhoria em um dep. Incrementais e Derivados Ajustes e mudanças incrementais Inovações radicais Próxima geração ou plataforma Projetos incrementais e derivados Alianças

13 O ciclo de vida de produto Acompanhar o CVP é fundamental para a organizaçÃo, pois em cada fase do CVP a empresa deve alterar a estratégia e o volume de investimento sobre o produto ou grupo de produtos. ProdutoTempo Disco de vinil70 anos Fita cassete (1970)20 anos CD (1990)10 anos MP3

14 Todos os produtos tem um ciclo de vida, que correlaciona seus históricos de vendas e os lucros gerados. É representado por quatro estágios ou fases: Introdução Crescimento Maturidade Declínio. No entanto, Kotler (1999, p. 241) afirma que de cada 58 ideias de novos produtos que surgem nas empresas, apenas 12 transformam-se efetivamente em projetos. Destas, cinco são descartadas na fase de análise financeira e outras quatro morrem no estágio de desenvolvimento de produto. Três chegam a passar por teste de mercado e um único produto é lançado com sucesso.

15 Um exemplo de fracasso foi o lançamento no Rio de Janeiro, pela Coca-Cola, do refrigerante Frutopia Introdução – Ao ser lançado o produto traz um custo significativo; – Custo de produção alto e investimentos ( tecnológico, embalagem, distribuição e propaganda) – Estratégias Propaganda deve gerar consciência, dar conhecimento; Preços: – Desnatamento rápido – preço alto para recuperar investimentos – produtos de engenharia complexa; – Desnatamento lento – mercado não é grande, pouca promoção – Penetração rápida – novidade no mercado, copiada facilmente, a empresa vai ganhar em escala de produção. – Penetração lenta – baixo preço, pouco investimento em promoção.

16 Crescimento – Ex. Sabonete Dove (esfoliante, verão) Expansão das vendas, economia de escala, distribuição eficiente. Ação da concorrência; – A empresa deve: Lançar novas características no produto; Ampliar o eixo de distribuição;

17 Maturidade Crescimento de vendas lento e baixo. Os lucros se estabilizam. – Para Kotler (2000, p. 333) a empresa pode expandir o número de pessoas que utilizam a marca de três maneiras: Convertendo não usuários (propaganda de cigarros); Entrando em novos segmentos de merdado (os homens no segmento de beleza); Aliciando os clientes da concorrência (faculdades).

18 Declínio Ex. Fósforos Vendas caem e lucros despencam. Kotler (2000, p. 336) cita Harrigan Kr. Para cinco estratégias para essa fase:  A umentar o investimento para dominar o mercado;  Manter o nível de investimento até que as incertezas sejam resolvidas;  Diminuir o nível de investimento, mantendo apenas cliente lucrativos;  Colher (espremer) o investimento da empresa para recuperar o caixa de maneira rápida;  Desfazer o negócio rapidamente, dispondo de seus ativosde maneira mais vantajosa possível.

19 Enfim… Sucesso – O desenvolvimento do produto começa no cliente; – Pesquisas para detectar perspectivas amplas de estratégia, – Vantagem competitiva – Marketing de relacionamento Fracasso – Erro no conceito – Falha na execução – Falha na pesquisa – Razões genéricas


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