A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test."— Transcrição da apresentação:

1 Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test. O efeito do exercício e da dieta na resistência da insulina e nos fatores de risco cardiometabólicos em idosos obesos – um teste clínico. Gibran Buosi Lucas Sais

2 INTRODUÇÃO 33% das pessoas americanas com 50 ou mais anos tem intolerância a glicose e também síndrome metabólica; síndrome metabólica é um conjunto de medidas fisiológicas e metabólicas que, coletivamente, conferem maior risco para a doença cardiovascular e estão fortemente associados com a adiposidade central e resistência à insulina; o exercício traz melhor benefício que o tratamento medicamentoso nas populações com mais de 60 anos.

3 OBJETIVO Observar os efeitos do exercício físico e da dieta, em idosos obesos, nos riscos cardíacos e metabólicos.

4 MÉTODOS Indivíduos 24 idosos (9 homens e 15 mulheres) -Peso estável, sedentários e obesos Separados em dois grupos: -Grupo Exercício (EX) : O grupo realizará somente os exercícios propostos - Grupo Exercício mais dieta (EX + CR): Além dos exercícios iriam reduzir em 500kcal o consumo diário.

5 MÉTODOS Programa de Treinamento minutos/dia, 5 dias/semana por 12 semanas. Caminhada esteira (75%) e ciclo ergômetro (25%). Primeiras sessões era realizadas a 60 a 65% da FC máx e a partir da quarta semana aumentava para 80 a 85% da FC máx (~70% VO 2máx ). Teste de VO 2máx foram realizados na 4, 8 e 12 semana para adequar a carga. Monitoramento da Dieta Realizada por um nutricionista semanalmente para o grupo EX + CR

6 MÉTODOS Teste Realizado -Pesagem hidroestática e Tomografia -OGTT ( teste oral de glicemia) Análise Estatística Correlação e regressão. Para resultados significativos p <.05

7 RESULTADOS

8 Exercício e Dieta Ambos os grupos apresentaram melhora na capacidade aeróbia e como o planejado, não houve diferenças entre os dois grupos Composição corporal e gordura abdominal Grupo com restrição da dieta teve uma perda de peso maior que o grupo sem restrição e também um perda de massa magra maior. Adiposidade abdominal foi reduzida em ambos os grupos, porém não houve diferenças entres os dois. Resistência à insulina Houve melhora em ambos os grupos, a sensibilidade a insulina foi melhorada em 31% no grupo que realizou exercício e 30% nos que realizaram exercício e restrição calórica. Três participantes do grupo de exercícios e quatro do grupo de exercícios mais restrição calórica conseguiram normalizar a glicemia. Pressão arterial Ambos os grupos tiveram um significante redução da pressão arterial, porém não houve diferença entre eles.

9 RESULTADOS Pressão arterial Ambos os grupos tiveram um significante redução da pressão arterial, porém não houve diferença entre eles. Perfil lipídico Colesterol, triglicérides e LDL tiveram redução em ambos os grupos, porém não houve diferenças entre eles. HDL não houve mudança significativa. Correlação da análise O melhor preditor da mudança da resistência a insulina foi a mudança de peso e gordura visceral.

10 DISCUSSÃO Os exercícios foram realizados em alta intensidade e durante um tempo prolongado, mas levando em consideração a capacidade individual, mostrando ser mais eficiente que apenas caminhada para essa população. Uma limitação do estudo foi o baixo número de participantes, se tivesse uma maior amostra talvez fosse visto uma maior diferença entre os grupos. Concluindo, os dados sugerem que exercícios realizados de forma regular têm um grande impacto na composição corporal, nos fatores de risco associados à síndrome metabólica e doenças cardiovasculares e metabólicas em idosos obesos. A adição de dieta para perda de peso juntamente com exercícios não mostrou ser melhor para idosos obesos.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google