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1 NH Consultoria Tomada de decisão Dr. Nicolas P. R. Ramaux

2 NH Consultoria Bibliografia PEREIRA,M.J.L.B. & FONSECA,J.G.M.(1997),Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão.São Paulo, Makron Books. SHIMIZU, T. Decisão nas organizações. São Paulo: Atlas, LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus, Simon,H.A.: Comportamento Administrativo.Estudo dos Processos Decisórios nas Organizações Administrativas.Rio de Janeiro.FGV,1965.

3 NH Consultoria Plano do curso Aspectos interdisciplinares da tomada de decisão –Psicológico, Cognitivo, Racional Aspectos sociológicos da tomada de decisão em empresa –Etapas da tomada de decisão –Tomada de decisão em grupo –Vroom-Jager Leadership Model Fundamentos matemáticos da teoria da decisão –Matrizes de decisão –Esperança matemática –Estimação de probabilidades –Bayesianismo –Decisão com incerteza / com ignorânça Métodos e técnicas de tomada de decisão em Management –SWOT, AHP, Pareto, Análise de riscos. –Simulações, Análise de custo – benefício –Árvores de decisão, Noções de teoria dos jogos –Programação linear TI e tomada de decisão : Sistemas de apoio à decisão –Arquitecturas (OTLP, OLAP, DWH, Datamarts). –Rentabilidade –DataMining

4 NH Consultoria Introdução Um bom Manager é aquele que toma a decisão certa em mais de 50% dos casos. Em 2007, pela primeira vez, a capacidade de estocagem da informação no mundo ficou inferior a quantidade de informação criada. –Nem sempre toda informação necessária existe ou é disponível para tomar uma decisão. –Os ambientes dentro dos quais devemos tomar decisões são complexos.

5 Definição A tomada de decisão é um processo cognitivo complexo cujo objetivo é selecionar uma ação dentro de várias possibilidades. A teoria que estuda a tomada de decisão se chama a Teoria da Decisão. –Processos humanos de tomada de decisão, –Métodos para garantir a melhor decisão NH Consultoria

6 Interdisciplinar Psicologia –Analisar a tomada de decisão perante necessidades, preferências e valores individuais. Cognição –Processo continuo integrado no ambiente. –Forma de raciocínio Razão –Raciocínio lógico baseado na análise de informações objetivas. Sociologia –Dentro de empresa a tomada de decisão envolve geralmente uma comunidade de atores. NH Consultoria

7 Generalidades É um processo de raciocínio racional e/ou irracional, baseado em informações explícitas e/ou implícitas. –As profissões científica privilegiam a tomada de decisão racional Diagnóstico medical, lançamento de um projeto, etc. –Muitas vezes a intuição é um fator importante da tomada de decisão Ausência de informações, Ação rápida, etc. Todo ser vivo precisa tomar decisões –Organizar o fim de semana –Votar –Etc. NH Consultoria

8 Aspectos psicológicos NH Consultoria

9 NH Consultoria Aspectos psicológicos Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) Atitudes –Extraversion (E) / Introversion (I) Extrovertidos : Atuam, depois pensam e finalmente continuam a ação. Introvertidos : Pensam, atuam e pensam de novo. Funções –Sensation (S) / Intuition (N) : Como cada um percebe e interpreta nova informação. Sensação : acreditam nos 5 sentidos ! Intuição : acreditam em informação mais abstrata ou teórica. –Feeling (F) / Thinking (T) : estilo de tomada de decisão. Sentir : Procuram harmonia, consenso, etc. Pensam : Decisão baseada na lógica, na análise. Estilo de vida –Judging (J) / Perception (P) Judging: Privilegia organização, planificação e previsão Percpetion: Flexível, aceita improvisação. Exemplo –ESTJ : terá estilo de tomada de decisão lógico, analítico, objetivo, crítico e empírico.

10 NH Consultoria MBTI types IS I T E J IS I F E J IN I F E J IN I T E J InspectorProtectorCounselorMastermind IS E T I P IS E F I P IN E F I P IN E T I P CrafterComposerHealerArchitect ES E T I P ES E F I P EN E F I P EN E T I P PromoterPerformerChampionInventor ES I T E J ES I F E J EN I F E J EN I T E J SupervisorProviderTeacherField Marshal

11 Aspectos cognitivos Procuramos fatos que suportam a conclusão desejada, mais do que fatos que a contradizem. Paramos na primeira evidência que aponta para a conclusão desejada. Inércia : não gostamos de mudar os nossos costumes. Damos mais importância a fatos recentes. Acreditamos naquilo que foi falado muitas vezes e por muitas pessoas. Não acreditamos no que fala uma pessoa quem achamos pouco simpática. Não consideramos suficientemente a incerteza por que gostamos de acreditar que estamos com controle total.... NH Consultoria

12 Aspectos sociais Modos de decisão Autoritário –Um membro toma a decisão sozinho. –Ex : O chefe decide sozinho. Majoritário –A maioridade dos membros concorda. –Ex : Eleger o Presidente. Votação ponderada –Um grupo escolhe a solução que realiza a melhor pontuação em média. –Minimiza a perda possível. Minoritário –Um sub-grupo toma a decisão para todos. –Ex : uma comissão parlamentar redige uma lei. Unanimidade –Ex : Sentencia de morte nos EEUU. Consenso –Maioridade deve aprovar a decisão –Minoridade deve aceitar a escolha da maioridade... Participativa –Cada ator participa da decisão em proporção ao impacto da decisão sobre ele. NH Consultoria

13 NH Consultoria Aspectos sociais Níveis de decisão - 1 Decisão estratégica –Decisão com impacto a longo prazo (5 anos ou mais). –Decisão tomada pelo mais alto nível hierárquico. –Decisão única, pontual. Decisão tática –Impacto de médio prazo (2 a 5 anos). –Decisões tomadas pelo middle-management. –Pouco freqüentes, pouco previsíveis. Decisão operacional –Impacto de curto prazo (menos que 2 anos). –Decisão tomada pelos executantes. –Freqüentes, previsíveis.

14 NH Consultoria Aspectos sociais Níveis de decisão - 2 CaracterísticaEstratégicaTáticaOperacional Domínio da decisão Relações com o ambiente externoGestão dos recursos Utilização dos recursos no processo de transformação Horizonte de tempoMedio e longo prazoCurto - médio prazoMuito curto prazo Efeito da decisãoDemoradoPouco demoradoBreve Reversibilidade da decisãoNulaFracaForte Procedimento de decisãoNão programávelSemi ProgramávelProgramável Nível de tomada de decisãoDireção geralDireções funcionaisGerentes, supervisores Natureza das informaçõesIncertas e exogenias Quase completas e endogeniasCompletas e endogenias

15 Métodos de tomada de decisão Não decidir ou não agir –Qual o impacto de não fazer ? Analisar –Categoria lógica Combinar ideias entre elas –Mind map Escutar os seus sentimentos –Categoria afetiva Pedir conselho (a uma ou várias pessoas) –Brainstorming, conciliação, etc. Pedir ajuda no processo de raciocínio Delegar a decisão –Para uma pessoa (ex : arbítro) –Para um grupo (ex : jurados) Negociar Procurar o consenso Deixar o aleatório... NH Consultoria

16 NH Consultoria Plano do curso Aspectos interdisciplinares da tomada de decisão –Psicológico, Cognitivo, Racional Aspectos sociológicos da tomada de decisão em empresa –Etapas da tomada de decisão –Tomada de decisão em grupo –Vroom-Jager Leadership Model Fundamentos matemáticos da teoria da decisão –Matrizes de decisão –Esperança matemática –Estimação de probabilidades –Bayesianismo –Decisão com incerteza / com ignorânça Métodos e técnicas de tomada de decisão em Management –SWOT, AHP, Pareto –Simulações, Análise de custo – benefício –Árvores de decisão, Noções de teoria dos jogos –Programação linear IT e tomada de decisão : Sistemas de apoio à decisão –Arquitecturas (OTLP, OLAP, DWH, Datamarts). –Rentabilidade –DataMining

17 NH Consultoria Etapas da tomada de decisão (Simon, H.A.) 1.Percepção da situação 2.Análise e definição do problema 3.Definição dos objetivos 4.Procura de alternativas 5.Avaliação e comparação da alternativas Baseada em medições de parâmetros 6.Escolha da alternativa mais adequada Baseada na aplicação de um critério 7.Implementação da solução 8.Controle e avaliação

18 NH Consultoria Etapas da tomada de decisão Plan Do Check Act P D CA

19 Etapas da tomada de decisão 1.Percepção da situação Cada um define a situação através de processos cognitivos complexos, de acordo com –a sua personalidade, –motivação, –percepção –atitude. Identificar o contexto : –Condições econômicas –Mudanças tecnológicas –Mudanças políticas, legais e reguladoras –Mudanças culturais e sociais –A competição –Os recursos –A Organização –A Clientela NH Consultoria

20 Etapas da tomada de decisão 2. Análise e definição do problema Sem problema, não precisa tomar decisões ! A análise do problema requer metas e medições. A análise do problema requer coletar uma grande quantidade de informações. –Business Intelligence Análise do problema : –Identificação das causas profundas (Ishikawa, 5 por que, etc.). NH Consultoria

21 NH Consultoria Etapas da tomada de decisão 3. Definição dos objetivos Qual o estado das coisas desejado para eliminar ou contornar o problema ? Realinhamento das medições com as metas.

22 Etapas da tomada de decisão 4. Procura de alternativas Soluções potenciais –Ações que vão permitir re- alinhar as medições com as metas (atingir os objetivos). –Ações que vão eliminar as causas profundas dos problemas. Avaliar as conseqüências de cada alternativa –Antecipar o efeito futuro das alternativas. NH Consultoria

23 NH Consultoria Etapas da tomada de decisão 5. Avaliação e comparação das alternativas Em base as medições e metas. –Parâmetros ! A avaliação deve considerar : –Condições de certeza / incerteza –Riscos –Eficiência e Eficácia da alternativa

24 Etapas da tomada de decisão 6. Escolha da alternativa mais adequada Solução ótima geralmente não existe ! –Critério de escolha Várias soluções podem ser viáveis para atingir os objetivos. Uma solução pode permitir atingir um objetivo, mas gerar outro problema em relação a outro objetivo. NH Consultoria

25 NH Consultoria Etapas da tomada de decisão 7. Implementação da solução Condução da mudança ! Envolvimento necessário das pessoas

26 Etapas da tomada de decisão 8. Controle e avaliação Verificar a implementação correta. Medir os efeitos da decisão. –Comparação das medições reais com o planejado. –Necessidade de objetivos medíveis ! NH Consultoria

27 Tomada de decisão grupal Hoje em dia, um grande número de decisões, na maioria das organizações, é tomado através de comitês, equipes, forças-tarefa e de outros tipos de grupo. –Os administradores freqüentemente enfrentam situações em que têm que buscar juízos e combiná- los mediante reuniões grupais. –Especialmente verdadeiro no caso de problemas não-programados, novos e em tomo dos quais há muita incerteza quanto aos resultados. –A complexidade crescente da maioria dos problemas organizacionais exige conhecimentos especializados em vários campos. NH Consultoria

28 NH Consultoria Tomada de decisão grupal Vs individual Vantagens do grupo Na definição dos objetivos : –maior acervo de conhecimentos. Na identificação das alternativas : –esforços individuais são necessários para garantir uma ampla pesquisa nas várias áreas funcionais da organização. Na avaliação das alternativas : –o julgamento coletivo do grupo com um espectro de pontos de vista mais amplo. Na escolha da alternativa : –o consenso e a interação grupal geralmente fazem com que o grupo aceite melhor a incerteza (o risco). –maior probabilidade de que a decisão seja acatada por aqueles que serão afetados por suas conseqüências. Na implantação da decisão : –nas organizações privadas lucrativas não se pode responsabilizar um grupo, a responsabilidade fica com o administrador individual. –no caso das instituições sociais, a implantação parece tanto melhor quanto for a maior participação decisória.

29 NH Consultoria Tomada de decisão grupal Desvantagens do grupo "Fortes personalidades" impõem ideias. Hierarquia intimida colaborador. A decisão consensual nem sempre é a melhor... Processo demorado.

30 NH Consultoria Tomada de decisão grupal Técnica do Grupo Nominal (TGN) Objetivo: Evitar que se instale a intimidação quando existe uma relação hierarquia entre os especialistas Etapas: –explicação do principio da técnica do grupo nominal e apresentação do problema a resolver –geração silenciosa de idéias (soluções p/ o problema) –criação de uma lista com as principais idéias (pelo analista) –clarificação das idéias após uma discussão –voto (secreto) solicitando aos membros para classificar as soluções (melhor p/ a pior)

31 NH Consultoria Tomada de decisão grupal Técnica DELPHI Objetivo: Evitar que se instale a intimidação quando existe uma relação hierarquia entre os especialistas e permitir que as atividades acontecam à distância. Etapas: –o analista reúne os resultados dos especialistas participantes na resolução do problema, guardando o anonimato das respostas –o analista sintetiza as respostas e as idéias dos diferentes especialistas –as diferentes respostas são integradas em uma lista que será enviada aos especialistas –os especialistas classificam as idéias e soluções da lista integrada –repete-se a etapa precedente até um consenso

32 NH Consultoria Aspectos sociais Vroom – Jager leadership model Modelo de liderança que especifica qual estilo de tomada de decisão será melhor dependendo da situação

33 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model Hipóteses : –O modelo é de uso da hierarquia para determinar qual o estilo de liderança necessário em função da situação. –Um só mesmo estilo não pode se aplicar à todas as situações. –O foco principal deve ser o problema a ser resolvido (a decisão a ser tomada) e a situação na qual o problema aparece.

34 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model Hipóteses : –O estilo de liderança utilizado numa situação particular não deve restringir os estilos a serem usados em outras situações. –Muitos fatores sociais influenciam a participação de cada subordinado na resolução do problema ou na escolha da decisão.

35 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model Elementos do modelo –A seleção do processo de tomada de decisão adequado requer a consideração de dois critérios de eficácia da decisão : Qualidade da decisão : Como a decisão vai impactar a performança. Envolvimento dos subordinados : Nível de aceitação e envolvimento necessário dos subordinados para que a decisão possa ser implementada com sucesso.

36 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model Elementos do modelo –4 estilos de liderança : Autocrático (A): o líder toma a decisão sem considerar nenhuma informação dos subordinados. Consultivo (C): os subordinados trazem informações, mas a decisão é tomada pelo líder. Grupal (G) : O grupo toma a decisão. O líder é apenas um membro do grupo. Delegado (D) : Os subordinados têm total responsabilidade em tomar a decisão. O líder não participa.

37 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model Elementos do modelo –Diagnóstico da situação Determinar o estilo de tomada de decisão melhor adequado para uma situação particular. Exemplos de critérios a serem considerados : –Qual a importância da qualidade técnica da decisão ? –Qual a importância do envolvimento dos subordinados ? –Têm informação suficiente para chegar a uma decisão de alta qualidade ?

38 NH Consultoria Vroom – Jager leadership model A B C D E F G No Yes Do I have enough information to make such a decision? Is the problem structured? Is it crucial for implementation that subordinates accept the decision? If I make this decision alone, is it likely to be accepted by my subordinates? AI, AII, CI CII, GII GII AI, AII, CI, CII, GII AI, AII, CI, CII GII CII CI, CII AII, CI, CII AII, CI, CII, GII CII CI, GII CII Is high-quality decision required? Do subordinates share the goals that will be reached through solution of this problem? Do subordinates disagree about appropriate method for attaining goals, so that conflict will result from the decision? CII

39 NH Consultoria Exercícios 1.Aplicar e discutir as etapas de tomada de decisão nos seguintes casos : –A família precisa comprar uma nova mesa. Deve decidir qual comprar. –O país precisa reformar o sistema de aposentadoria. Deve decidir qual novo sistema introduzir. 2.Nos exemplos precedentes, identificar os atores, e propor modos e estilos de tomada de decisão (grupal, individual, autocrático, consultivo, etc.).


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