A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO Amanda Careaga Mariana Yamashita Matheus Lavado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO Amanda Careaga Mariana Yamashita Matheus Lavado."— Transcrição da apresentação:

1 FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO Amanda Careaga Mariana Yamashita Matheus Lavado

2 TRABALHO PRODUTIVO A produtividade é uma medida crucial da eficácia individual, grupal e organizacional. (QUINN, Robert: Competências gerenciais) O ambiente competitivo em que vivem as organizações exigem produtividade elevada e desempenho superior em todos os níveis. É fácil avaliar um empresa pelos referenciais contábeis e econômicos, mas quando lidamos com pessoas a situação é mais delicada.

3 Para uma organização é importante que se faça um elo entre o trabalho produtivo (indivíduo) e o estímulo ao ambiente de trabalho produtivo (para os outros e a organização);

4 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL Em 1986, Garfield estudou o desempenho individual tentando maximizá-lo; Ele estudou as grandes realizações pessoais de diversos modos, através de outras obras; Concluiu que o desempenho individual máximo não é um talento inato, ele está relacionado com o senso de missão pessoal que algumas pessoas têm; Essas pessoas dão mais valor às metas internas e recompensas intrínsecas, além de darem muito valor às tarefas que executam;

5 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL Mihaly Csikszentmihalyi em 1990 examinou o empenho das pessoas tanto na organização quanto em seu lazer para alcançar o desempenho ótimo (fluxo); Para isso identificou 4 passos para o desempenho ideal:

6 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL 1. DEFINIÇÃO DE METAS Por que? Metas indicam uma direção ou curso de ação, além de apontar as competências necessárias para atingi-las num processo. Também é importante que a escolha de objetivos esteja sob nosso controle, e não seja imposta pelas urgências externas.

7 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL 2. ENGAJAMENTO TOTAL E IMERSÃO NA ATIVIDADE Por que? Quando nos dedicamos muito a um objetivo é comum que fiquemos absorvidos pelo assunto em questão, ao mesmo tempo que nos preocupamos, nos fascinamos e envolvemos pelo que é o objetivo de nosso empenho. Quando há essa imersão a pessoa se mostra boa no que faz o que gera satisfação no processo. Esse envolvimento intenso é mais fácil para pessoas que conseguem se concentrar e focar.

8 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL 3. HIPERSENSIBILIDADE E CONSCIÊNCIA DA ATIVIDADE DURANTE SEU DESENROLAR Se um indivíduo atingiu seu estado de desempenho ótimo não vai se distrair facilmente. O foco intenso ajuda a reduzir as inibições (diminuição da atividade de um neurônio sob a ação de um influxo nervoso ou de um hormônio) que são as causas comuns de distração;

9 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL 4. CAPACIDADE DE DESFRUTAR DA EXPERIÊNCIA IMEDIATA, EM TEMPO REAL A combinação dos tópicos citados anteriormente, ou seja, definição das metas, envolvimento profundo e foco intenso permite que os indivíduos desfrutem da atividade sejam as circunstâncias boas ou ruins. A sensação de controle pessoal sobre os fatores (bons ou péssimos) faz com que o indivíduo obtenha prazer em cada ação que contribui para sua experiência.

10 TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW

11 A motivação intrínseca Fonte extrínseca – forças externas à pessoa Fonte intrínseca – forças geradas pelo próprio indivíduo Para alguns estudiosos, a necessidade de auto-realização ou crescimento parece ser insaciável – quanto mais atingimos resultados que a satisfazem, mais importante ela se torna e maior o nosso desejo.

12 Teoria da motivação David McClelland: 3 motivos ou necessidades críticos – realização, poder e afiliação. Herzberg: realização, reconhecimento, a natureza do trabalho em si, responsabilidade, progresso e o crescimento.

13 Autonomização e motivação intrínseca Significado: Relevância do propósito que nos move. Competência: Confiança na nossa própria capacidade de fazer a tarefa. Autodeterminação: A capacidade de decidir por si mesmo, autonomia. Impacto: Sentimento de gerência sobre os nossos propósitos.

14 Comprometimento Escolha Execução das atividades Monitoramento Cada uma dessas etapas pode ser vinculada a uma determinada recompensa intrínseca e analisada de modo a esta ser alavancada ao máximo no processo.

15 Franklin D. Roosevelt


Carregar ppt "FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO Amanda Careaga Mariana Yamashita Matheus Lavado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google