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FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO

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Apresentação em tema: "FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO"— Transcrição da apresentação:

1 FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Amanda Careaga Mariana Yamashita Matheus Lavado

2 TRABALHO PRODUTIVO “A produtividade é uma medida crucial da eficácia individual, grupal e organizacional.” (QUINN, Robert: Competências gerenciais) O ambiente competitivo em que vivem as organizações exigem produtividade elevada e desempenho superior em todos os níveis. É fácil avaliar um empresa pelos referenciais contábeis e econômicos, mas quando lidamos com pessoas a situação é mais delicada.

3 Para uma organização é importante que se faça um elo entre o trabalho produtivo (indivíduo) e o estímulo ao ambiente de trabalho produtivo (para os outros e a organização);

4 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
Em 1986, Garfield estudou o desempenho individual tentando maximizá-lo; Ele estudou as grandes realizações pessoais de diversos modos, através de outras obras; Concluiu que o desempenho individual máximo não é um talento inato, ele está relacionado com o senso de missão pessoal que algumas pessoas têm; Essas pessoas dão mais valor às metas internas e recompensas intrínsecas, além de darem muito valor às tarefas que executam; Tópico 3: não foi escrito mas falar que esse senso está relacionado com pessoas capazes de exibir o auto gerenciamento e o domínio de grupos e de administrarem a mudança Tópico 4: acrescentar que essas pessoas são motivadas pelo nível de desafio, procuram consistentemente por riscos razoáveis e oportunidades de perseguir objetivos amplos.

5 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
Mihaly Csikszentmihalyi em 1990 examinou o empenho das pessoas tanto na organização quanto em seu lazer para alcançar o desempenho ótimo (fluxo); Para isso identificou 4 passos para o desempenho ideal: Tópico 1: o cara se refere ao empenho das pessoas para alcançar o desempenho máximo como fluxo.

6 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
1. DEFINIÇÃO DE METAS Por que? Metas indicam uma direção ou curso de ação, além de apontar as competências necessárias para atingi-las num processo. Também é importante que a escolha de objetivos esteja sob nosso controle, e não seja imposta pelas urgências externas.

7 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
2. ENGAJAMENTO TOTAL E IMERSÃO NA ATIVIDADE Por que? Quando nos dedicamos muito a um objetivo é comum que fiquemos absorvidos pelo assunto em questão, ao mesmo tempo que nos preocupamos, nos fascinamos e envolvemos pelo que é o objetivo de nosso empenho. Quando há essa imersão a pessoa se mostra boa no que faz o que gera satisfação no processo. Esse envolvimento intenso é mais fácil para pessoas que conseguem se concentrar e focar.

8 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
3. HIPERSENSIBILIDADE E CONSCIÊNCIA DA ATIVIDADE DURANTE SEU DESENROLAR Se um indivíduo atingiu seu estado de desempenho ótimo não vai se distrair facilmente. O foco intenso ajuda a reduzir as inibições (diminuição da atividade de um neurônio sob a ação de um influxo nervoso ou de um hormônio) que são as causas comuns de distração; Ou seja, distração é falta de foco. Por isso ele deve ser específico

9 OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
4. CAPACIDADE DE DESFRUTAR DA EXPERIÊNCIA IMEDIATA, EM TEMPO REAL A combinação dos tópicos citados anteriormente, ou seja, definição das metas, envolvimento profundo e foco intenso permite que os indivíduos desfrutem da atividade sejam as circunstâncias boas ou ruins. A sensação de controle pessoal sobre os fatores (bons ou péssimos) faz com que o indivíduo obtenha prazer em cada ação que contribui para sua experiência.

10 TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW

11 A motivação intrínseca
Fonte extrínseca – forças externas à pessoa Fonte intrínseca – forças geradas pelo próprio indivíduo Para alguns estudiosos, a necessidade de auto-realização ou crescimento parece ser insaciável – quanto mais atingimos resultados que a satisfazem, mais importante ela se torna e maior o nosso desejo.

12 Teoria da motivação David McClelland: 3 motivos ou necessidades críticos – realização, poder e afiliação. Herzberg: realização, reconhecimento, a natureza do trabalho em si, responsabilidade, progresso e o crescimento.

13 Autonomização e motivação intrínseca
Significado: Relevância do propósito que nos move. Competência: Confiança na nossa própria capacidade de fazer a tarefa. Autodeterminação: A capacidade de decidir por si mesmo, autonomia. Impacto: Sentimento de gerência sobre os nossos propósitos.

14 Comprometimento Escolha Execução das atividades Monitoramento Cada uma dessas etapas pode ser vinculada a uma determinada recompensa intrínseca e analisada de modo a esta ser alavancada ao máximo no processo.

15 Franklin D. Roosevelt


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