A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual
Objetos de Aprendizagem Aluno: Leandro Lopes Ramos

2 Objetivo/Meta: Através de pesquisas e testes com alguns objetos educacionais desenvolver um software que consiga de uma forma dinâmica ensinar a Língua Portuguesa para crianças e adolescentes, sanando alguns problemas Lingüísticos que a informatização tem trazido.

3 Introdução: Cada vez mais vemos a informática sendo usada nas escolas, seja em trabalhos escolares ou em sistemas de notas utilizados nas escolas. A informática tem cada vez mais e mais tem sido uma ferramenta de estudo e aprendizagem para muitas escolas e alunos.

4 Introdução: Mas até que ponto essa informatização se torna algo ruim?
Será que a dependência da informática é ruim?

5 O Problema: Vemos a informatização nos trabalhos de escolas, na vida social, nos conectando sempre a esse “Matrix”. E claro que a linguagem utilizada se diferencia da linguagem formal.

6 O Problema: - Abrev. Horto grafia e Gramateca ruin. Auto-Correção.

7 Abreviações: Cada vez mais cedo vemos crianças entrando nas redes sociais e aderindo cada vez mais e mais a essa pratica

8 Abreviações: Mas o que mais temos visto é que os alunos tem utilizado dessa linguagem informal nas atividades da sala de aula, onde se era necessário uma linguagem padrão.

9 Abreviações:

10 Abreviações:

11 Ortografia e Gramática:
Outro problema que esse acesso as redes sociais trás e reduzir o uso correto da ortografia e gramática. Pelo fato da velocidade da resposta, infelizmente acontece o desuso das acentuações, o mal uso dos sinais Gráficos, e a utilização de palavras incorretas.

12 Auto-Correção: Na construção de trabalhos e pesquisas escolares, temos além do problema da falta de leitura, temos uma ferramenta que muitas vezes ajuda mas também prejudica o aluno, que é a auto-correção.

13 Auto-Correção: O alunos produz um trabalho e muitas vezes se ele escreve uma palavra errada, automaticamente o software de edição de texto corrige ou grifa a palavra errada é o aluno não escreve novamente a palavra, ele apenas clica e a palavra é corrigida.

14 Descrição do Objeto Educacional:
Antes do desenvolvimento do software, houve uma coleta solicitada pelo coordenador do PIBID do curso de Licenciatura em Computação de um objeto virtual de aprendizagem da mesma disciplina deste software. O Objeto Educacional selecionado foi: “Por uma Virgula”

15 Dados de Identificação do Objeto Educacional:
Nome do Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Disciplina: Língua Portuguesa. Assunto: Pontuação Gráfica. Séries indicadas: 5ª Série/6º Ano - 6ª Série/7º Ano.

16 Como Utilizá-lo: Tela Inicial:

17 Como Utilizá-lo: Tela Principal:

18 Como Utilizá-lo: Tela Histórias:

19 Como Utilizá-lo: Longa Espera:

20 Como Utilizá-lo: Longa Espera:

21 Como Utilizá-lo: Tela Principal:

22 Como Utilizá-lo: Tela Manchetes:

23 Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

24 Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

25 Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

26 Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

27 Como Utilizá-lo: Consulta:

28 Como Utilizá-lo: Créditos:

29 Conclusão do Objeto Educacional:
O Objeto aplicado com acompanhamento em um laboratório de informática, com apenas um aluno por computador (caso não seja possível um aluno, deve-se estimular o debate e a troca de experiência entre os alunos após utilizar o objeto), se torna um grande facilitador do aprendizado.

30 Roteiro de aula: DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA:
Disciplina: Língua Portuguesa. Tema abordado: Linguagem - "Por uma virgula". Carga Horária: 100 minutos. Público Alvo: Alunos do 6º ano ou 7º do Ensino Fundamental. Objetivos: ao final desta interação os alunos deverão ser capazes de: construir, compreender os conceitos e aplicar as propriedades de como usar corretamente a virgula e outras sinalizações da Língua Portuguesa.

31 Roteiro de aula: Recursos: - Laboratório de Informática. - Internet.
Competências e Habilidades: - O aluno deverá ter o conhecimento prévio de como usar adequadamente uma virgula na construção de um texto / redação.

32 Roteiro de aula: DESENVOLVIMENTO: * 1ª Etapa: Os alunos deverão ter uma pequena aula de 20 minutos sobre o assunto. * 2ª Etapa: Mediado pelo professor, os alunos podem tentar abrir e operacional o jogo, deixando que os mesmos estabeleçam relações na construção de seus conhecimentos é o principal objetivo do uso deste recurso didático.

33 Roteiro de aula: # Por uma vírgula. - Este objeto de aprendizagem tem como objetivo mostrar o uso correto da virgula na hora de construir uma frase ou oração. - Logo após pontuar a frase completa, avance e veja onde acertou e onde errou. ou seja, onde pontuou corretamente com a vírgula e onde esqueceu de pontuar. * Desafio: - Acertar o máximo de frases pontuadas corretamente.

34 Roteiro de aula: *3ª Etapa: No fim da aula e relembrar o conteúdo para os alunos, mas sempre fazendo recordar a aula “Experimental“ no laboratório. *4ª Etapa: Realizar uma proposta de exercícios: O aluno deverá digitar as seguintes frases no BrOffice.org writer e pontuá-las corretamente utilizando “. , ! ?”

35 Roteiro de aula: 1 - Quais são os pontos cardeais _ Norte _ sul _ leste e oeste _ Onde o sol nasce_ No leste _ 2 - Mariana _ de que fruta você mais gosta _ As frutas que eu mais gosto são: Laranja _ uva _ pêra e maçã _ 3 – Que céu azul _ Quanta beleza _ Lua cheia _ estrelas brilhantes e nuvens branquinhas dançando no céu _

36 Roteiro de aula: Avaliação:
O aluno será avaliado de acordo com a sua interpretação das frases e textos apresentados no Objeto e através dos erros e acertos cometidos no teste final, e através destes resultados verificar a eficácia do objeto educacional.

37 Discente: Leandro Lopes Ramos Licenciatura em Computação


Carregar ppt "Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google