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Administração Estratégica

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Apresentação em tema: "Administração Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica
Módulo IV - Generalidades sobre Adm Estratégica 4.1 – Evolução Histórica , Conceitos, e Objetivos da Adm Estratégica Prof. Msc Wilter Furtado – 2014

2 Conceitos e definições de Estratégia e de Administração Estratégica

3 Evolução da Adm Estratégica
Marco inicial Pesquisa patrocinada pela Fundação Ford e pela Carnegie Corporation nos anos 50, nos currículos das escolas de negócio; chamada de Relatório Gordon-Howell, recomendou o ensino sobre negócios fosse constituído de forma mais ampla, e incluísse um curso de capacitação em uma área chamada de política de negócios. (Certo & Peter) (1993).

4 Evolução da Adm Estratégica
Proposta A proposta, foi de não se trabalhasse com os alunos, com problemas específicos (marketing, finanças, pessoas, etc) e sim, com o desenvolvimento de conhecimentos na identificação, análise e solução de problemas do mundo real ,em todas as áreas que envolvem um negócio. Por volta dos anos 70 a proposta foi aceita e já fazia parte dos currículos de muitas escolas de negócio. (Certo & Peter) (1993)

5 Conceitos e definições de Estratégica e de Adm Estratégica
Conceito originário de Estratégia É a arte militar, de planejar e executar movimentos e operações de tropas, e de outros equipamentos de guerra. Evolução do conceito de Adm Estratégica Certo & Peter (1993:6), por exemplo, usam a definição de Cornell Maier, presidente do conselho diretor Executivo da Kaiser e define a administração estratégica: “como um processo contínuo e iterativo (realimentado)que visa manter uma organização. como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente”.

6 Conceitos e definições de Estratégica e de Adm Estratégica
Para Wright et al. (2000:24): “Estratégia refere-se a planos da alta administração, para alcançar resultados consistentes, com a missão e os objetivos gerais da organização”. Para Michael Porter, estratégia é uma forma de tornar a empresa diferente criando assim, uma vantagem competitiva. Estratégia, não é fazer a mesma coisa melhor. É encontrar uma forma diferente de oferecer valor. Para ele, competir pela mesma coisa é uma competição destrutiva.

7 Conceitos e definições de Estratégica e de Adm Estratégica
Para Furtado (2014) “Administração Estratégica é um sistema de gestão, tendo como matriz a elaboração e a gestão de planos de longo prazo; forjados na interação e na iteração das competências organizacionais, visando garantir à organização, uma vantagem competitiva.”

8 Conceitos e definições de Estratégica e de Adm Estratégica
Definições de Estratégia - Mintzberg et al (2000 pgs.17 e 52) Um plano - olhar para a frente - “escola do planejamento” Como um padrão – consistência no comportamento ao longo do tempo “escola do aprendizado”. Como uma posição – localização de determinados produtos em determinados mercados (posição única e valiosa) –“escola do posicionamento”; Como uma perspectiva – maneira fundamental da organização fazer as coisas – “escola empreendedora”; Como um truque – Manobra específica para enganar o oponente ou concorrente – em partes – “escola do poder”

9 Objetivos e Benefícios da Administração Estratégica

10 Objetivos da Administração Estratégica
A Administração Estratégica, objetiva colocar a empresa numa situação privilegiada junto ao mercado, ou seja, dar-lhe vantagem competitiva. Visa também, tornar a empresa diferente Objetiva por fim, identificar e trabalhar uma cadeia de valor que permitirá criar um tipo de valor para os produtos e serviços ofertados pela empresa. Isso é diferente e sustentável.

11 Benefícios da Administração
Estratégica

12 Benefícios Básicos da AE
Benefícios básicos da Administração Estratégica Benefícios financeiros com melhorias da lucratividade; Maior comprometimento dos membros da organização; Cria proteção contra quaisquer surpresas do mercado provocadas por movimentos de seus concorrentes; Dá sustentabilidade aos planos e projetos da organização.

13 Benefícios Potenciais Adicionais
Peter & Certo (1993:12) : baseando em Gordon E. Greenley, “Does Strategic Planning” Improve Campany Performance?” Long Range Planning, 19, no. 2 (1986), p. 106. 1. Indica os problemas que podem surgir antes que ocorram; 2. Alerta a organização para as mudanças e permite ações em resposta a mudanças; 3. Identifica qualquer necessidade de redefinição na natureza do negócio; 4. Melhora a canalização dos esforços para a realização de objetivos predeterminados; 5. Permite que os administradores tenham uma clara visão do negócio;

14 Benefícios Potenciais Adicionais
6. Facilita a identificação e exploração de futuras oportunidades de mercado; 7. Oferece uma visão objetiva dos problemas da administração; 8. Fornece uma estrutura para revisar a execução do plano e controlar as atividades; 9. Minimiza os efeitos indesejáveis de condições e mudanças adversas; 10. Ajuda os administradores a relatar as principais decisões de forma mais efetiva e estabelecer objetivos; 11. Torna mais efetiva a alocação de tempo e recursos para a identificação de oportunidades;

15 Benefícios Potenciais Adicionais
12. Coordena a execução das táticas que compõem o plano; 13. Permite a integração de todas as funções de marketing em um esforço combinado; 14. Minimiza os recursos e o tempo que devem ser dedicados a corrigir erros de decisão; 15. Cria uma estrutura para a comunicação interna entre as pessoas; 16. Permite ordenar as prioridades do cronograma do plano; 17. Dá a empresa uma vantagem sobre os concorrentes;

16 Benefícios Potenciais Adicionais
18. Ajuda a ordenar as ações individuais em uma organização dirigida para o esforço global; 19.  Fornece uma base para o esclarecimento de responsabilidades individuais e contribui para motivação; 20.  Encoraja o “pensamento positivo” por parte do pessoal; 21 Estimula uma abordagem cooperativa, integrada e entusiástica para enfrentar problemas e oportunidades.

17 Funcionamento do Processo de Administração Estratégica

18 Responsável pela Administração Estratégica
Passado: Era exercício do departamento de planejamento das empresas. Atualmente: Atualmente o processo é afeto, normalmente, ao diretor- presidente (CEO) – chief executive officer – que não desempenha o seu papel sozinho, concursando a participação e o envolvimento de elementos dos mais diferentes níveis, departamentos ou áreas para atuarem no processo

19 Vantagens do envolvimento de elementos de níveis inferiores
Tal procedimento faculta a empresa a atingir metas, objetivos e estratégias mais realistas. O envolvimento dos membros de divisões inferiores da organização, provoca também um compromisso organizacional e a maximização dos resultados dos processos

20 Funções do processo da Administração Estratégica

21 Funções do planejador estratégico

22 Funções Genéricas Analista: Provendo o processo de informações;
Catalisador: (não trabalha formalizando o planejamento), mas encorajando o comportamento estratégico na organização.

23 Funções do Administrador Estratégico
Definir a missão Formular a filosofia da companhia; Estabelecer políticas; Estabelecer os objetivos; Desenvolver a estratégia; Planejar a estrutura da organização; Providenciar pessoal Estabelecer procedimentos; Fornecer instalações Fornecer capital

24 Funções do Administrador Estratégico
11. Estabelecer padrões 12. Estabelecer programas de administração e planos operacionais 13. Fornecer informação de controle 14. Manter o pessoal ativo


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