A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELINHA Histórico do CCPI O CCPI foi fundado em setembro de 1978, é uma organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELINHA Histórico do CCPI O CCPI foi fundado em setembro de 1978, é uma organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos."— Transcrição da apresentação:

1

2 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELINHA

3 Histórico do CCPI O CCPI foi fundado em setembro de 1978, é uma organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos. Desenvolve projetos nas áreas de Educação, Assistência Social, Mobilização e Educação Popular, Geração de Renda, enfim tem como programa institucional e o Desenvolvimento comunitário. Iniciou suas atividades com 30 idosos e 60 crianças carentes e após trinta anos de trabalho dedicado à sua área de atuação e ao Município de Palhoça, ampliou para atendimentos diretos atendendo da criança ao idoso, dos anseios coletivos aos individuais, de forma que o ser humano tenha espaço para exercer a cidadania consciente.

4 Missão Prestar serviços de qualidade voltando suas ações ao exercício da cidadania e da participação democrática, através do desenvolvimento comunitário para os cidadãos da Ponte do Imaruim e Região. Visão Ser Organização do Terceiro Setor referência no desenvolvimento comunitário em Palhoça e Região. Valores Comunidade, Ética, Dignidade, Participação, Controle Social, Democracia, Cidadania, Profissionalismo, Parcerias, Alegria, Cordialidade.

5 Missão do CEI Estrelinha Prestar serviços de qualidade na área da Educação Infantil, proporcionando desenvolvimento nos aspectos: afetivos, emocionais, sociais e cognitivos de crianças de 03 a 06 anos, contribuindo para o exercício da cidadania e acesso aos direitos sociais e cíveis.

6 DIRETORIA E CONSELHO FISCAL GESTÃO 2009/2012 DIRETORIA EXECUTIVA Presidente: Adriano da Silva Mattos Vice-Presidente: Maicon Francisco Leonel Secretária: Lucília Lorenzetti Tesoureiro: Valdeci Soares Vogal: Alexsandro Albino Vogal: José Inaldo Assis de Araujo Vogal: Moacir Seolin Diretor Patrimonial: Paulo TheisgesAdriano da Silva Mattos

7 QUADRO FUNCIONAL CCPI Administração Geral: Maristela A da S Truppel – Gerente Geral/ Assistente Social Francine Regina Veloso – Assistente Administrativo Marilia Ghizi – Assistente Administrativo Elenita Maria Clasen - Assistente Administrativo Paulo Pedro Raimundo – Assistente Administrativo/Zelador Terezinha C Pereira – Serviços Gerais Marileni V Thiesen – Serviços Gerais Maristela A da S Truppel

8 Educação: Eliane Regina B Coelho – Coordenadora de Ensino Eliane Machado – Professora Mirian A da Silva – Professora Maria Gilvânia Lima da Silva – Professora Adriana Kurtz – Professora Fernanda Hofmann Rosa – Professora Denize Saturnino – Professora Rafaela Buzzi – Professsora Nísia Ramos – Monitora Albertina L Schmitz – Merendeira Chefe Neuzita C Matias – Merendeira Adriana Freitas de Amorim – Merendeira

9 O CEI Estrelinha tem como pressuposto para seu trabalho a concepção sócio - interacionista- construtivista, (Wallon, Piaget e Vygotsky) baseada no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.(RCNEI).

10 Construtivista; valoriza os conhecimentos prévios das crianças, questiona e respeita o significado lógico e psicológico da aprendizagem da criança. Sócio: busca valorizar o cotidiano do aluno, levando-o a uma leitura critica destas informações e valoriza o viver em grupo. Interacionista: propicia a construção do conhecimento pela intensa atividade do aluno a partir de sua ação em situações desafiadoras (ações no nível motor, verbal e mental).

11 Oportunizar o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade.(LDB) O CEI atende – 110 crianças de 02 a 06 anos – nos períodos: matutino, vespertino e integral – onde recebem cuidados e orientações educacionais. Dimensão Pedagógica: Criança Cidadã, através da concepção lúdica.

12 Turmas: GT II – crianças de 2 a 3 anos GT III – crianças de 3 a 4 anos GT IV – crianças de 4 a 5 anos GT V – crianças de 5 a 6 anos

13 Tema do Projeto do 1º semestre: Contos Clássicos Propiciar a formação de sua personalidade, enfocando um trabalho em que a criança desenvolva o hábito e o prazer da leitura; tanto nas leituras auditivas, quanto nas visuais. A proposta é incentivar o educador, fazer dos contos o ponto de referência de sua didática, utilizando sempre suas aulas com um conto ou mais; de forma que envolva o aluno sem que o aluno tenha que fazer alguma atividade em torno deste, deixar que a criança por si só levante os pontos de vistas dela por prazer e não por imposição, e assim seja este professor o mediador da formação da personalidade de seus alunos.

14 Áreas de conhecimento: Linguagem oral e escrita Matemática Artes visuais Natureza e sociedade Música e movimento

15 Conteúdos Curriculares: 1º semestre: 2º semestre: Identidade e autonomia Família Escola Habitação Prevenção de acidentes Profissões Corpo humano Higiene Cultura afro brasileira Valores e Sentimentos Meios de transporte Meios de comunicação Seres vivos Alimentação Estações do ano Meio ambiente Animais Plantas Temporalidade

16 Outros projetos: Projeto de higiene bucal Projeto de socialização Projeto de dança Projeto de Karate Projeto pais na escola

17 O PPP - Projeto Político Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa auxiliar e enfrentar os desafios do cotidiano escolar, de maneira refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e principalmente participativa. É a organização de todo o trabalho pedagógico em suas especificidades, níveis e modalidades. Planejamento mensal – momento para planejar as ações e atividades do mês. (Última sexta-feira do mês). Plano de aula – as professoras registram diariamente em cadernos todas as atividades realizadas em sala com as crianças.

18 Plano de aula: Tema do eixo: Conteúdo: Área de conhecimento: Objetivos: Atividades: Desenvolvimento das atividades propostas: Avaliação:

19 Avaliação é feita de forma descritiva qualitativa e não quantitativa, sendo registrada no caderno diariamente. É o conjunto das observações que são feitas sobre o desenvolvimento da criança nas especificidades: efetivas, emocionais, sociais e cognitivas. São entregues aos pais duas avaliações por ano, no final de cada semestre. Também é feito a Mostra Pedagógica com apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças no decorrer do semestre.

20 Mostra Pedagógica:

21 Rotina do Cei: (matutino) A chegada Lanche: café da manhã Higiene pessoal Horário de atividades Horário de parque Almoço Higiene Saída do período matutino Hora do soninho

22 Vespertino: A chegada Lanche: café da tarde Higiene pessoal Horário de atividades Horário de parque Janta Higiene Saída

23 IMPORTANTE: Todas as ações e atividades no CCPI e CEI Estrelinha, tem a participação e parceria dos pais e/ou responsáveis da criança. Família e escola formam uma equipe, sendo fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELINHA Histórico do CCPI O CCPI foi fundado em setembro de 1978, é uma organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google