A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congruência de triângulos. Construa um triângulo a partir de três segmentos de reta de medidas 10 cm, 7 cm e 5 cm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congruência de triângulos. Construa um triângulo a partir de três segmentos de reta de medidas 10 cm, 7 cm e 5 cm."— Transcrição da apresentação:

1 Congruência de triângulos

2 Construa um triângulo a partir de três segmentos de reta de medidas 10 cm, 7 cm e 5 cm.

3 Ponta seca do compasso (abertura no comprimento de um dos lados) Ponta seca do compasso (abertura no comprimento do outro lado) Marca os pontos de encontro 10 cm 5 cm 7 cm

4 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Dois triângulos com os três lados congruentes são sempre congruentes? 1 º caso : L.L.L. (Lado Lado Lado)

5 Construa um triângulo com três ângulos de medidas 30 o, 70 o e 80 º.

6 Posicione o centro do transferidor com o ponto marcado na reta alinhe a marcação dos ângulos com a reta Encontre a medida do ângulo e marque no papel (CUIDADO!!) Encontre a medida do ângulo e marque no papel

7 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Dois triângulos com três ângulos congruentes são sempre congruentes?

8 Construa um triângulo com um lado de 8 cm e outro de 5 cm, e um ângulo entre eles de 100 º.

9 Ponta seca do compasso (abertura no comprimento do outro lado)

10 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Se dois triângulos tem dois de seus lados iguais e o ângulo entre eles também iguais, então eles são sempre congruentes? 2 º caso : L.A.L. (Lado Ângulo Lado)

11 Construa um triângulo de lados 7 cm e 8 cm e um ângulo de 50 º que não seja formado por esses lados

12 Ponta seca do compasso (abertura no comprimento do outro lado)

13 O que você pôde observar dessa construção? Se dois lados e um ângulo não formado por esses lados são congruentes aos elementos correspondentes de outro triângulo, esses triângulos são sempre congruentes?

14 Construa um triângulo de lado 9 cm e sobre as extremidades desse lado ângulos de medidas 45 o e 65 o.

15

16 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Se dois ângulos e um lado comum a esses ângulos são congruentes aos elementos correspondentes de outro triângulo, esses triângulos são sempre congruentes? 3 º caso : A.L.A. (Ângulo Lado Ângulo)

17 Construa um triângulo com dois ângulos de 75 o e 55 o e um lado de 8 cm que não esteja compreendido entre esses ângulos.

18 Marque um ponto qualquer na reta Posicione o esquadro em cima da linha pontilhada Posicione a régua apoiada no esquadro

19 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Se dois ângulos e um lado que não está compreendido entre esses ângulos são congruentes aos elementos correspondentes de outro triângulo, esses triângulos são sempre congruentes? 4 º caso : L.A.A o (Lado Ângulo Ângulo oposto)

20 Construa um triângulo retângulo com um cateto medindo 9 cm e uma hipotenusa de 12 cm.

21 Ponta seca do compasso e uma abertura qualquer, marque dois pontos na reta. Ponta seca do compasso e com a mesma abertura faça dois arcos que se cruzem no topo Ângulo reto 9 cm Ponta seca do compasso e uma abertura de 12 cm (hipotenusa) 12 cm

22 Sobreponha o seu desenho com o desenho do seu colega, o que você pode perceber? Se um cateto e uma hipotenusa são congruentes aos elementos correspondentes de outro triângulo retângulo, esses triângulos são sempre congruentes? 5 º caso : cat-hip (Cateto Hipotenusa)

23 Congruência de triângulos resumo... Dois triângulos sempre serão congruentes se ambos tiverem respectivamente congruentes: L.L.L. L.A.L. A.L.A. L.A.Ao Cat – hip.


Carregar ppt "Congruência de triângulos. Construa um triângulo a partir de três segmentos de reta de medidas 10 cm, 7 cm e 5 cm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google