A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
Gislene Silva Dutra Habilitada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna, pós- graduada em Educação Inclusiva pelo IESDE, em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especializada em Redação de Artigos, Monografias e Teses pela Universidade Federal de Lavras.

2 Organização da oficina
Dinâmica inicial Entrega da apostila Apresentação slides (1 a 5) Dinâmica 2 Apresentação slides (5 a 15) Atividades em grupo Finalização Avaliação

3 Importância de conhecer os conteúdos
O professor para trabalhar com a interdisciplinaridade precisa conhecer os conteúdos das disciplinas que ministra. As páginas (3 a 11) da apostila, apresentam os conteúdos das disciplinas de geografia, história e ciências do 1º ao 5º ano. O planejamento anual e o livro didático é organizado conforme esses conteúdos.

4 Interdisciplinaridade
Surgiu a partir da necessidade de desfragmentar o conhecimento. Considerando que após a divisão do conhecimento em disciplinas, a maneira de ensinar passou a ser desvinculada entre elas. A interdisciplinaridade surgiu como uma proposta de restabelecer, pelo menos, um diálogo entre as disciplinas.

5 Interdisciplinaridade
Atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global. Embora bem aceita, percebe-se grande dificuldade dos profissionais da educação em efetivar essa proposta.

6 DINÂMICA 2 Tarefas Construir um quadrado azul 8 por 8 cm
Construir um triângulo amarelo 4 por 4 cm Construir um disco médio rosa. Construir um disco pequeno amarelo. Construir um chapéu rosa com lantejoulas verdes Construir um barquinho azul com lantejoulas azuis.

7 Princípios da interdisciplinaridade
Noção de tempo Estabelecer uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber. O conhecimento é uma totalidade. O conteúdo do ensino precisa ser significativo

8 Objetivos da Interdisciplinaridade
Integrar os conteúdos; Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências; Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida;

9 Como interdisciplinar os conteúdos
Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes. Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos. Aproveite o que cada disciplina possa te proporcionar para compreender o mundo que o cerca.

10 Como interdisciplinar os conteúdos
Planeje; Busque parcerias Peça ajuda. Recorra ao coordenador.

11 IMPORTANTE Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos ou somente em avaliações. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.

12 Atividades Práticas Manter os grupos

13 Agradecimentos

14 E-mail do curso Senha: 31032011 Este email é nosso! participe.!
Senha: Este é nosso! participe.! Sugestões, materiais para estudo, mapas e muito mais!

15 Avaliação da Oficina


Carregar ppt "Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google