A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica

2 Os alimentos através da história. O que é o Mercado?
Aula 01 folha#1 Questões: O que é Alimentação? Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos? Discussão Os alimentos através da história. O que é o Mercado?

3 Aula 01 folha#2 O que é Alimentação? É o fornecimento diário dos nutrientes e da água necessários para atender o consumo metabólico humano, realizado em uma forma adequada. O conteúdo do alimento é importantíssimo em termos de composição e quantidade. Porém, o ser humano, além de alimentos precisa de outros recursos para viver, por exemplo: água para muitas finalidades (higiene), ar limpo, convívio com outros seres, moradia, segurança, educação, atividades prazerosas e inovadoras (trabalho, esportes, arte, lazer, ....). Este consumo se denomina metabolismo exógeno.

4 Pirâmide de Maslow Aula 01 folha#3

5 Diagrama do metabolismo humano
Aula 01 folha#4

6 Diagrama do metabolismo social
Aula 01 folha#5

7 Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos?
Aula 01 folha#6 Aumentar a vida útil do recurso por diversos meios: desidratação, uso de substâncias que inibem o crescimento de microrganismos (sal, ácidos orgânicos, nitritos), uso de vasilhames, fermentações, etc. O beneficiamento industrial ocorre quando se utilizam equipamentos mecânicos, energia elétrica, combustíveis e produtos químicos industriais nas ações de beneficiamento.

8 Diagrama da produção e o beneficiamento de alimentos

9 Os alimentos através da história

10 Os alimentos através da história
Aula 01 folha#9 Os alimentos através da história Cada região do mundo desenvolveu uma cultura humana diferente que apreendeu a utilizar os recursos locais, por exemplo: plantas (arroz, centeio, aveia, cevada, trigo, milho, frutas, hortaliças, algas, cogumelos), animais (cabras, porcos, bovinos e cachorros, patos, galinhas, cerdos, larvas e insetos, peixes, moluscos, crustáceos) sal e calcário (se não houvessem no local teriam que ser trazidos de longe) produtos derivados dos anteriores após beneficiamento

11 Alimentos no mundo antigo.
Aula 01 folha#10 Alimentos no mundo antigo. Inserir figuras

12

13 Idade média Inserir figuras Trigo: Produção de pães entre outros
Alimentação: Pobre, pouco variada, de baixa qualidade Pimenta do reino: Utilizada para disfarçar o gosto dos alimentos em decomposição. Bacalhau: Facilidade de armazenamento e consumo ao salgado da carne Também se comia carne de baleia, bem como mariscos e crustáceos. Peixe fresco, a peixe seco salgado e fumado. Cebola: Utilizada como forma de pagamento ou presente de casamento.

14 Alimentos no mundo moderno.
Aula 01 folha#16 Alimentos no mundo moderno. Inserir figuras

15 A alimentação mudou muito nos últimos 1000 anos. Porque?
Precisamos visualizar de forma sistêmica os processos econômicos e ecológicos que existiram ao longo da história humana para fazer uma interpretação correta do que ocorreu no passado, do que ocorre no presente e do que nos depara o futuro.


Carregar ppt "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google