A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica."— Transcrição da apresentação:

1 TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica

2 Aula 01 folha#1 Questões: O que é Alimentação? Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos? Discussão Os alimentos através da história. O que é o Mercado?

3 Aula 01 folha#2 É o fornecimento diário dos nutrientes e da água necessários para atender o consumo metabólico humano, realizado em uma forma adequada. O conteúdo do alimento é importantíssimo em termos de composição e quantidade. Porém, o ser humano, além de alimentos precisa de outros recursos para viver, por exemplo: água para muitas finalidades (higiene), ar limpo, convívio com outros seres, moradia, segurança, educação, atividades prazerosas e inovadoras (trabalho, esportes, arte, lazer,....). Este consumo se denomina metabolismo exógeno. O que é Alimentação?

4 Pirâmide de Maslow Aula 01 folha#3

5 Aula 01 folha#4 Diagrama do metabolismo humano

6 Aula 01 folha#5 Diagrama do metabolismo social

7 Aula 01 folha#6 Aumentar a vida útil do recurso por diversos meios: desidratação, uso de substâncias que inibem o crescimento de microrganismos (sal, ácidos orgânicos, nitritos), uso de vasilhames, fermentações, etc. O beneficiamento industrial ocorre quando se utilizam equipamentos mecânicos, energia elétrica, combustíveis e produtos químicos industriais nas ações de beneficiamento. Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos?

8 Diagrama da produção e o beneficiamento de alimentos

9 Os alimentos através da história

10 Aula 01 folha#9 Cada região do mundo desenvolveu uma cultura humana diferente que apreendeu a utilizar os recursos locais, por exemplo: plantas (arroz, centeio, aveia, cevada, trigo, milho, frutas, hortaliças, algas, cogumelos), animais (cabras, porcos, bovinos e cachorros, patos, galinhas, cerdos, larvas e insetos, peixes, moluscos, crustáceos) sal e calcário (se não houvessem no local teriam que ser trazidos de longe) produtos derivados dos anteriores após beneficiamento Os alimentos através da história

11 Aula 01 folha#10 Alimentos no mundo antigo. Inserir figuras

12

13 Pimenta do reino: Utilizada para disfarçar o gosto dos alimentos em decomposição. Inserir figuras Idade média Cebola: Utilizada como forma de pagamento ou presente de casamento. Trigo: Produção de pães entre outros Bacalhau: Facilidade de armazenamento e consumo ao salgado da carne Alimentação: Pobre, pouco variada, de baixa qualidade Também se comia carne de baleia, bem como mariscos e crustáceos. Peixe fresco, a peixe seco salgado e fumado.

14 Aula 01 folha#16 Alimentos no mundo moderno. Inserir figuras

15 A alimentação mudou muito nos últimos 1000 anos. Porque? Precisamos visualizar de forma sistêmica os processos econômicos e ecológicos que existiram ao longo da história humana para fazer uma interpretação correta do que ocorreu no passado, do que ocorre no presente e do que nos depara o futuro.


Carregar ppt "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google