A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS AVANÇADOS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MANUFATURA Porto Alegre, 5 de junho de 2014 Autor: Rangel Turatti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS AVANÇADOS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MANUFATURA Porto Alegre, 5 de junho de 2014 Autor: Rangel Turatti."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS AVANÇADOS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MANUFATURA Porto Alegre, 5 de junho de 2014 Autor: Rangel Turatti Orientador: Flávio Sanson Fogliatto, Ph. D.

2 COMENTÁRIOS INICIAIS Crescimento do mercado mundial de eletrônicos. Concorrência e competitividade, cenário volátil. Curto ciclo de vida dos produtos, pressão por reduções de custos. Gerenciamento das Atividades Produtivas.

3 TEMA Planejamento Programação e Controle da Produção. Alinhar as estratégias da organização às decisões de curto prazo. Sistemas de Gerenciamento de Produção MRP/MRPII x FCS/APS. Planejamento de curto de uma empresa prestadora de serviços de manufatura eletrônica.

4 OBJETIVO Objetivo Geral Descrever o processo de implantação de uma ferramenta APS em uma empresa prestadora de serviços de manufatura. Objetivos Específicos Analisar e descrever a problemática da programação da produção na empresa estudada e apresentar como o sistema APS foi inserido neste contexto; Apresentar, sob uma análise qualitativa, os ganhos diretos e indiretos da utilização de uma ferramenta de programação da produção; Apresentar a sistemática de funcionamento do Sistema de Programação da Produção integrado aos demais sistemas utilizados pela empresa.

5 JUSTIFICATIVAS Otimizar a Capacidade Produtiva. Reduzir Inventário. Responder dinamicamente as reações impostas pelo mercado. Atuar em melhor posição no mercado globalizado. Preparar a organização para absorver o crescimento da demanda.

6 DELIMITAÇÕES Foco no planejamento de curto prazo. Não se propõe a esgotar o tema dos sistemas de planejamento da produção. Análise, descrição e escolha do software APS entre as opções comercializadas. Observações realizadas em uma única empresa, sendo reflexo do envolvimento direto do pesquisador.

7 REFERÊNCIAL TEÓRICO Níveis Hierárquicos dos Sistemas de PPCP Planejamento de longo prazo Planejamento de médio prazo Planejamento de curto prazo MRP e MRP II ERP FCS APS

8 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Sistema de produção make to order. Programação através de planilhas. Baixa Interação entre os setores da empresa. Incerteza no fornecimento de matérias primas impactam na programação. Demanda crescente e dificuldade em cumprir promessas de entrega.

9 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Dificuldades Otimização o uso da capacidade de produção sem comprometer os prazos dos clientes. Simulação de cenários de programação. Realização da programação de produção de forma sistêmica. Acompanhamento da execução da programação, permitindo o ajuste rápido do plano de produção. A ampliação do horizonte de planejamento firme. Melhorar o planejamento de capacidade e de futuros investimentos.

10 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Fluxo de Informações

11 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento Bibliográfico Sistemas utilizados em ambientes produtivos. Entendimento das aplicações de cada sistema e as interações existentes entre eles. Definição da ferramenta apropriada para tratar das complexidades encontradas no planejamento e programação da empresa estudada.

12 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Especificação e Detalhamento da Solução Detalhamento da problemática da empresa. Formulação e especificação dos problemas e posterior estruturação de hipóteses de solução. Entendimento do fluxo de atividades e informações. Detalhamento das Integrações. Desenho da Solução.

13 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Desenho da Solução

14 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Desenvolvimento do Projeto Projeto de melhoria. Preparação do Usuário da Ferramenta APS. Preparação dos Dados. Modelagem e Customizações. Desenvolvimentos das Integrações. Simulações e Validações.

15 RESULTADOS FatorAntesDepois Colabora ç ão entre os setores da empresa Baixa Alta com integra ç ão e r á pido fluxo de informa ç ões. Planejamento de CapacidadeLimitado e de pequeno horizonte. Avan ç ado, determinando contrata ç ões e folgas em fun ç ão da programa ç ão, possibilitando a simula ç ão da aquisi ç ão de m á quinas e visualiza ç ão dos gargalos produtivos. Planejamento de Materiais Realizado pelo setor de compras e informado a produ ç ão.Planejamento associado à programa ç ão determinando as datas m í nimas para programa ç ão em fun ç ão do planejamento de materiais. Simula ç ão de Cen á rios Inexistente. Avalia ç ões com diferentes algoritmos e regras de prioriza ç ão. Prazo de Entrega Prazos m é dios e exigências dos clientes. Ordem de Consulta determinando prazos de acordo com a real utiliza ç ão dos recursos. Atrasos Freq ü entes.M í nimos. SequenciamentoFoco nos recursos. Foco nos prazos de entrega, minimiza ç ão de WIP, balanceamento e otimiza ç ão dos recursos. Confiabilidade dos prazos de entregaBaixa.Absoluta. Horizonte firme de planejamento. Um dia.Uma semana. Resposta a imprevistos e reprograma ç ões. Lenta. R á pida Lead Time de Produ ç ãoM é dio Reduzido. Estoque em processo.ModeradoInexistente.

16 CONCLUSÕES Um modelar o processo de produção da empresa no software. A parametrização e definição das informações integradas entre os sistemas. Mudança Cultural. Desenvolvimento do PPCP.

17 SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS Realizar um levantamento minucioso dos resultados obtidos por uma implantação, mensurando os ganhos financeiros e competitivos gerados pela sistematização do PCPP da empresa por uma ferramenta APS Realizar a implantação, avaliação e apresentação da implantação de ferramentas APS na cadeia de suprimentos de uma determinada empresa, demonstrando o fluxo de informações e os ganhos resultantes da realização de programações colaborativas.


Carregar ppt "SISTEMAS AVANÇADOS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MANUFATURA Porto Alegre, 5 de junho de 2014 Autor: Rangel Turatti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google