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Docente: Doutor Carlos Serrão. Génese da ideia do negócio Criar um serviço de aluguer de portáteis, no máximo a 1 por dia para os estudantes do ensino.

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1 Docente: Doutor Carlos Serrão

2 Génese da ideia do negócio Criar um serviço de aluguer de portáteis, no máximo a 1 por dia para os estudantes do ensino superior.

3 Porquê criar a NBR

4 Pontos fortes Preço reduzido em relação à concorrência; Software à medida das necessidades dos clientes; Os pontos de aluguer encontram-se junto do mercado alvo, isto é, nas universidades; First-mover (neste mercado);

5 Os portáteis são os mesmos que se encontram à venda em qualquer superfície comercial; Sendo uma start-up o seu reconhecimento é (quase) nenhum; O facto de o portátil não ser definitivo pode causar transtorno ao cliente que pretenda ter os seus próprios documentos; Forte dependência de parceiros de hardware, software e publicidade, para gerar lucros; Necessidade de investidores. Pontos fracos

6 Os preços de venda dos portáteis são cada vez menores; A rápida desvalorização das novas tecnologias (portáteis); O risco de surgirem novos produtos inovadores no mesmo sector, que sejam substitutos; Possíveis dificuldades nos acordos com as Universidades/ Institutos. Ameaças

7 Existência de poucos concorrentes no sector de aluguer de portáteis; A implicação da informática em diversas áreas leva a que sejam cada vez mais necessárias aplicações informáticas, em diversos tipos de graduações do ensino superior; Aumento de estudantes no ensino superior; Nova tendência no mercado de imputar mais custos à publicidade do que ao cliente; Oportunidades

8 Principais Pressupostos do negócio: Parceiros que tornem sustentável a ideia de negócio; Preços apelativos; Mercado por explorar; Ter acesso às bases de dados dos estudantes do ensino superior;

9 Mercado Universo de estudantes Foi realizado um questionário ao mercado alvo com uma amostra de 1080 estudantes

10 Mercado 51,3% dos inquiridos possuem computador fixo e computador portátil Os restantes possuem computador fixo ou computador portátil havendo uma pequena percentagem que não possui computador (0,37%) O sistema operativo mais utilizado é o Windows da Microsoft Relativamente ao software, as ferramentas da Microsoft são as mais utilizadas – 96% da amostra utiliza o Microsoft Office

11 Mercado Segue-se o software da Adobe, nomeadamente o Acrobat Reader e o Photoshop As ferramentas open-source estão a ganhar representação dentro dos estudantes Dentro do software mais especifico, o mais utilizado é o software de análise de dados bastante utilizado pelas ciências sociais

12 Mercado 57% dos inquiridos dizem não estar interessados no aluguer de portáteis a 1 por dia

13 Concorrentes Não existem concorrentes directos. As empresas existentes no mercado de aluguer de equipamento informático, não têm como core business o aluguer de portáteis. A maioria das empresas, tem como target as PME, não existindo conhecimento da existência de alguma destinada a estudantes. A possível concorrência é minimizada por um dos factores críticos de sucesso que caracteriza a NBR, ou seja, o baixo custo.

14 Preços praticados por outras empresas no aluguer de portáteis :

15 Preços aplicados por outras empresas no aluguer de portáteis:

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17 Proposta de Valor Preços reduzidos Pontos de aluguer de fácil acesso aos estudantes (localizados em Universidades) Serviço simples, com pouca burocracia Stock sempre disponível Software que satisfaz as necessidades dos estudantes Boa qualidade de hardware Excelência Operacional

18 Slogan NotebookRent, porque o portátil não tem que ser permanente. Missão A NotebookRent é uma empresa que disponibiliza material informático para estudantes do ensino superior a um preço flexível e com pontos de aluguer próximos destes. Visão A NotebookRent pretende ser reconhecida como a empresa que disponibiliza material informático mais barato para estudantes, com vista a atingir liderança de mercado nesse sector.

19 Serviços Aluguer de Portáteis; Publicidade a empresas; Venda de portáteis;

20 Mercados alvo e clientes A NBR tem como mercado alvo os estudantes do ensino superior. No entanto, como é uma start-up, os clientes serão os estudantes do ensino superior da cidade universitária.

21 Preços do serviço de aluguer Tabela de preços dos alugueres Diário1 Mensal24,90 Semestral129,90 Anual249,90 Tabela de preços do seguro Diário0,40 /dia Mensal0,35 /dia Semestral0,30 /dia Anual0,20 /dia Tabela de multa / reembolso Multa2 /dia Reembolso0,35 /dia

22 Preços do serviço publicidade Tabela Preços Publicidade Local de PublicidadeDuração mínima Valor estipuladoObservações Autocolantes: Desktop1 mês30 Imagem do Desktop com logótipo da empresa Parte de trás do monitor1 mês50 Autocolante a cobrir toda a parte de trás do monitor Ao lado do touchpad1 mês30 2 Autocolantes de média dimensão a cobrir os lados do touchpad Oferta Portátil/Licença de SW 100% Custo12 meses100% CustoOferta de publicidade todo o ano 75% Custo12 meses75% Custo Oferta de autocolantes ao lado do teclado e publicidade no Desktop 50% Custo12 meses50% Custo Oferta de autocolante na parte de trás do monitor 25% Custo12 meses25% CustoOferta de publicidade no Desktop

23 Distribuição:

24 Opinião dos estudantes Amostra de 1080 estudantes A maioria dos estudantes concorda com os preços que a NBR pretende aplicar.

25 Opinião dos estudantes Maioria opta por dizer que não estariam interessados em alugar portáteis a 1/dia (56,57%); Quando se pergunta com que frequência alugariam, apenas 18,33% dizem que nunca alugariam.

26 Opinião dos estudantes Quando se trata do valor mensal, a grande maioria opta por alugar raramente e apenas cerca de 34% dos estudantes, nunca alugaria a esse preço.

27 Opinião dos estudantes Para o valor semestral, verificou-se que a grande maioria não alugaria portáteis ao preço estipulado, mesmo sendo os valores de preço diferentes. Apesar disso, em ambas as amostras, o resultado positivo é superior ao negativo. 496 estudantes 612 estudantes

28 Opinião dos estudantes Para o valor anual, quase 50% dos estudantes são da opinião que nunca alugariam um portátil a 250. Apesar disso existe uma pequena percentagem que até alugaria muitas vezes.

29 Imagem da Empresa Jovem Apelativa Inovadora Adequada aos estudantes do Ensino Superior Cores vivas O nome é indicativo do negócio Site

30 Fidelização / Comunicação Cartão de cliente

31 Fidelização / Comunicação Campanha pontos 1 = 1 ponto

32 Fidelização / Comunicação

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34 Financiamento – Previsões de aluguer Negócio sazonal

35 Pressupostos (Gerais) Investimento de Aquisição de 650 portáteis a um custo de 650 cada um O preço estimado para o software é de 250 Em 2012 serão abertos 2 novos pontos de aluguer

36 Pressupostos (Receitas) Comparticipação nos custos de 50% Todos os portáteis terão publicidade Serão vendidos 400 portáteis por ano 20% dos alugueres efectuados terão seguro

37 Pressupostos (Despesas) Cada ponto de aluguer terá uma renda mensal de Cada portátil terá um seguro de 50 Cada colaborador terá um seguro no valor de 200 e um salário de 500 mensais. A equipa de gestão receberá um salário de 1100 Custos relacionados com FSE serão de por mês

38 Plano Financeiro - Avaliação Na perspectiva do projecto VAL TIR 112,49% Pay back Period de 4 anos

39 Plano Financeiro - Avaliação Na perspectiva do investidor VAL TIR 110,88% Pay back Period de 4 anos

40 Website

41 Ambições Futuras Alargar a rede de distribuição Inclusão de outras Universidades para além daquelas que se localizam na Cidade Universitária Aumentar progressivamente o número de parceiros Aumentar a notoriedade da marca: ser uma referência para estudantes e parceiros Possibilidade de alugar outro tipo de equipamento informático

42 Conclusões Perspectiva de iniciar o funcionamento em 2010 Necessidade de investidores para a NBR Aceitação dos estudantes presentes na amostra é favorável Preço baixo e localização dos pontos de aluguer são os factores diferenciadores Apesar do elevado investimento inicial, o negócio será rentável

43 Autores: Cátia Fernandes Nº25836 Daniel Luis Nº25837 Hélio Miguel Nº25845 Vânia Pereira Nº24353


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