A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação

2 O Programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação

3 HISTÓRICO O Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura é o segundo mais antigo Programa de Extensão da UFMG. Foi criado em 1973, através de um convênio com o então Instituto Nacional do Livro (INL), completando em 2009, trinta e seis anos de trabalhos ininterruptos.

4 Seu primeiro veículo foi uma Kombi

5 Em 1988 a Kombi foi substituída por um micro-ônibus.

6 Em 2006 foi inaugurado um Ônibus urbano, adaptado para oferecer os serviços de uma biblioteca com telecentro.

7 COMPOSIÇÃO Em 2009, o Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura
apresenta-se composto pelos seguintes projetos: Projeto Encontros de Leitura Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro Projeto Boletim Bairro-a-Bairro Projeto Educação para preservação : uma estratégia para conservação de acervos bibliográficos

8 Projeto Encontros de Leitura
Objetivos: Promover o acesso das populações visitadas pelo carro-biblioteca aos materiais de leitura informativa e literária disponibilizando-lhes atenção e orientação na escolha e na utilização dos livros, jornais, revistas, obras de referências e outros suportes informacionais disponíveis no carro, em forma impressa ou digital. • Promover o acesso democrático à informação e à leitura • Auxiliar os usuários na aquisição de competência leitora e informacional • Articular a interlocução com e entre as comunidades servidas pelo carro visando a construção da cidadania calcada no acesso à informação • Aprimorar a formação dos alunos bolsistas no que se refere à seleção de acervos e orientação de leitura e pesquisa escolar.

9 Encontros de Leitura

10 Encontros de Leitura

11 Projeto Inclusão Digital
Objetivos: Aprofundar e estender a questão da informação, da comunicação e do conhecimento através das práticas de inclusão no telecentro do carro-biblioteca da UFMG. Motivar para a necessidade do ler, escrever e comunicar-se à distância e encurtá-la para interagir socialmente; Conduzir o acesso às fontes de informação eletrônica, além das tradicionais oferecidas pelo Carro-Biblioteca, relacionando a biblioteca tradicional à digital; Construir um inventário de inclusão digital dos usuários para garantir o desenvolvimento das ações futuras do Carro-Biblioteca enquanto telecentro.

12 Inclusão Digital

13 Projeto Boletim Bairro a Bairro
Implementado em 1997, por iniciativa de uma aluna do Curso de Graduação em Biblioteconomia que, sendo moradora de um dos bairros então atendidos pelo Carro-Biblioteca, decidiu desenvolver um projeto que contemplasse uma publicação de caráter comunitário. Em sua concepção original, caracterizou-se pela publicação de informações utilitárias e de fácil leitura, visando a comunicação de assuntos do cotidiano das comunidades. Em 2003 foi realizado um concurso entre as comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca, para a escolha da logomarca do Boletim, que foi adotada pela equipe no período de 2003 a 2006. Em 2007, com o início da circulação do novo veículo do Carro-Biblioteca e início das atividades de inclusão digital, a logomarca do boletim foi substituída pela logomarca do novo veículo, a fim de ressaltar a integração entre os projetos que compõem o Programa Carro-Biblioteca / Frente de Leitura.

14 Garantia da periodicidade mensal;
Em 2007 foi feita uma reestruturação do Boletim, sendo adotadas as seguintes medidas: Garantia da periodicidade mensal; Tiragem de 300 (trezentos) exemplares; Quantidade de páginas aumentada de 4 (quatro) para 8 (oito); Manutenção do “caderno de pauta”; Redefinição, estabelecimento e padronização das seções e de seu posicionamento no boletim: Página 1: Introdução ao assunto do mês (matéria principal) com foto; chamada para outras matérias de destaque, índice; Página 2: Editorial / Expediente; Página 3: Matéria principal (assunto que caracteriza aquele número); Página 4: Você já leu (dica de leitura de algum título pertencente ao acervo, com sinopse da obra e dados sobre o autor); Página 5: Comunidade (entrevista ou reportagem relacionada a uma das comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca, em sistema de rodízio, cobrindo todas as comunidades visitadas); Página 6: Receita (sempre que possível utilizar receita indicada por um dos usuários das comunidades). Página 7: Saúde, comportamento, ambiente. Página 8: Acontece na UFMG (serviço oferecido pela UFMG à comunidade, eventos da UFMG abertos ao público, etc.).

15

16 Projeto Educação para a Preservação
Objetivos: Desenvolver ações na área de educação para a preservação através de atividades que possibilitem a formação, o treinamento e a conscientização do público alvo em termos da conservação dos acervos bibliográficos. Possibilitar, no âmbito do ensino, aos futuros profissionais bibliotecários, a formação de uma consciência crítica, no que se refere à necessidade de preservação; Realizar treinamento com membros pertencentes à comunidade interna/externa em técnicas básicas de conservação; Desenvolver atividades educativas, através de visitas monitoradas destinadas a alunos de ensino fundamental e médio; Oferecer, junto às comunidades visitadas pelo Carro-Biblioteca, palestras de conscientização e oficinas de pequenos reparos em livros pertencentes ao acervo por elas utilizado.

17 Comunidades atendidas
IPIRANGA (segundas à tarde) BONSUCESSO (terças de manhã) SÃO BENEDITO (quartas à tarde) LAGOA (quintas de manhã) FRIMISA (sextas à tarde)

18 IPIRANGA

19 Os primeiros contatos com o Conjunto Santa Helena, no bairro Ipiranga, remontam a julho de 2005, e, após contatos em 2006 e 2007, finalmente o Carro-Biblioteca fez sua primeira visita em 24 de setembro de Houve uma recepção festiva, com participação de Grupo de Convivência do Conjunto Santa Helena e do Grupo Vocal “Amigos para Sempre” da comunidade, com canto e declamação de poesia, além de balões e faixa.

20 O conjunto Santa Helena caracteriza-se por ser um conjunto habitacional de classe média (apartamentos de dois quartos, sem luxo, embora tenha uma área livre excelente), mas incrustado em uma área hoje muito valorizada (principalmente após a inauguração do Minas Shopping). Logo em frente ao Conjunto, na rua em que o Carro-Biblioteca estaciona, há prédios de alto luxo. Quanto à tipologia dos materiais emprestados, em primeiro lugar está a literatura estrangeira, com grande procura pelos best sellers, muitas vezes com a procura por títulos recentes. No segundo lugar em empréstimos estão as revistas para adultos.

21 LINDÉIA

22 O bairro Lindéia foi atendido pelo Carro-Biblioteca de 1983 a 2008
O bairro Lindéia foi atendido pelo Carro-Biblioteca de 1983 a Seu público era diverso e muito receptivo. Com a inauguração do Centro Cultural no bairro, em junho de 2008, o Carro-Biblioteca efetuou saída gradativa da região. Estabeleceu parceria com a biblioteca do Centro Cultural, que começou a realizar empréstimos a partir de dezembro de 2008, recebendo todos os antigos usuários do Carro-Biblioteca como usuários da Biblioteca do Centro Cultural Regina Lindéia.

23 BONSUCESSO

24 O atendimento à comunidade Bonsucesso começou em 05/05/2009
O atendimento à comunidade Bonsucesso começou em 05/05/2009. O ponto de parada é em frente à Escola Municipal Bárbara Maria Salomão, que fornece o ponto de energia elétrica necessário para o funcionamento do telecentro. Só nas duas primeiras visitas do Carro já contabilizamos mais de 130 usuários inscritos. O projeto Mala de Leitura atuará em parceria com o Carro-Biblioteca nesta comunidade.

25 SÃO BENEDITO

26 O bairro São Benedito (em Santa Luzia) é atendido pelo Carro-Biblioteca desde Tem mantido novas inscrições e apresentou procura irregular (com dias de bastante e outros de pequeno movimento) em Em 2009 a procura pelo acervo do Carro aumentou significativamente na comunidade.

27 LAGOA

28 O Carro-Biblioteca começou a visitar a comunidade da Lagoa no dia 02 de outubro de 2007, com grande festa, discursos, faixas e grande presença de alunos de escolas da região e da instituição filantrópica católica “Projeto Vida Padre Gailhac”. Também o Posto de Saúde e as Escolas têm tido contato freqüente nos dias de visita do Carro.

29 O Carro-Biblioteca participou da Caminhada da Paz do Bairro da Lagoa no dia 20 de novembro de 2007, e da Semana da Cidadania por eles promovida, em abril de 2008. A maior concentração de empréstimos é de literatura infantil e gibis, mas há grande diversidade de interesses, com muita procura também por literatura estrangeira, filosofia, auto-ajuda, psicologia e religião.

30 FRIMISA

31 Frimisa (Santa Luzia) é o bairro atendido há mais tempo pelo Carro-Biblioteca. Têm mantido novas inscri-ções, mas apresenta movi-mento irregular, com dias muito movimentados e ou-tros de menor procura. No Bairro Frimisa contamos, em 2008, com a parceria do Projeto Mala de Leitura, que envia uma estagiária para realizar contação de histórias. Aqui, como também em São Benedito, os dois tipos de itens mais emprestados são os gibis e os romances em série, nessa ordem.

32 Equipe 2009 Coordenação do Programa:
Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Coordenação do Projeto Encontros de Leitura: Profa. Maria da Conceição Carvalho Coordenação do Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro Profa. Marta Macedo Kerr Pinheiro Coordenação do Projeto Educação para preservação: uma estratégia para conservação de acervos bibliográficos: Rosemary Tofani Motta – bibliotecária Coordenação do Projeto Boletim Bairro a Bairro:

33 Equipe 2009 Bibliotecária: Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes
Auxiliar: Rúbia Ribeiro de Menezes Motoristas: João Amâncio dos Reis Valdir Rosa da Silva Secretaria do Cenex: Ana Luisa Vasconcelos Terto

34 Equipe 2009 Bolsistas: Edson Félix de Souza Júnior
Ana Florencia Codeglia Edson Félix de Souza Júnior Flávia Ferreira Abreu Francis Libra Couto Lúcia Cristina Monteiro Cruz Marcelo de Morais Russo Pâmela Bastos Machado Paola Cristine da Silva Evangelista Raquel Carvalho de Faria Rosária Ferreira Otoni dos Santos

35 Equipe 2009 Coordenadora do Programa: Profa. Adriana
Bibliotecária: Gracielle

36 Equipe 2009 Ana Luisa Vasconcelos Terto Rúbia Ribeiro de Menezes
(funcionária) Ana Luisa Vasconcelos Terto (secretária)

37 João Amâncio dos Reis e Valdir Rosa da Silva (motoristas)
Equipe 2009 João Amâncio dos Reis e Valdir Rosa da Silva (motoristas)

38 Flávia Pâmela Francis Marcelo Édson

39 Raquel Marcelo Paola Rosária e Lúcia Ana

40 CONTATOS CENEx ECI/UFMG: /5202

41 Participação em Eventos

42

43


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google