A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que utilizar a coleção PRIME no Ensino Médio? Contato direto com as autoras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que utilizar a coleção PRIME no Ensino Médio? Contato direto com as autoras"— Transcrição da apresentação:

1 Por que utilizar a coleção PRIME no Ensino Médio? Contato direto com as autoras

2 Razão PRIME utiliza textos de vários gêneros que circulam socialmente em diferentes meios de comunicação (jornais, revistas, livros, internet, emissoras de rádio e de TV etc.) com vistas a interações reais por meio da língua inglesa.

3 Os textos de vários gêneros utilizados pelo PRIME (para a leitura, compreensão oral, escrita e produção oral) problematizam os diversos aspectos / segmentos da sociedade contemporânea, contribuindo para a formação cidadã do aluno do Ensino Médio. Razão

4 Tal procedimento didático propicia reflexões críticas por parte dos alunos e, por conseguinte, uma maior conscientização de sua responsabilidade social frente aos problemas locais e globais que nos afetam. Razão

5 O PRIME incorpora os seguintes preceitos em sua proposta pedagógica: 3.1. A formação do aluno para a cidadania é essencial na educação escolar da sociedade atual (prática social problematizada). Razão

6 3.2. Inclusão digital é relevante na formação do aluno para a cidadania (uso da tecnologia digital para resolver problemas) (H6 do ENEM) Razão

7 3.3. Respeito a diversidade cultural e linguística de outros países, assim como no Brasil (local e nacional). (H8 do ENEM) Razão

8 PRIME desenvolve as TRÊS capacidades de linguagem (a de ação, a discursiva e a linguístico- discursiva, Bronckart, 2003 * ) no processo de desenvolvimento da competência do aluno do Ensino Médio para ler, escrever, ouvir, falar em inglês. * Nota: Estas três capacidades encontram-se imbricadas umas nas outras, sendo diferenciadas com o objetivo de facilitar o estabelecimento das habilidades a serem desenvolvidas, ao longo do processo das ações educativas em inglês. Razão Ação discursivalinguistico-discursiva

9 Ao longo do processo de aprendizagem, o aluno se conscientiza, pelas reflexões críticas propostas, de sua responsabilidade social frente aos problemas do mundo moderno (ex.: aquecimento global, injustiça social, violência, vários tipos de exclusão, entre outros). Razão

10 Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Reconhecer os vários tipos de textos e suas características básicas. Reconhecer a função social de textos de vários gêneros. Razão

11 Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Identificar o produtor do texto, sua origem, além de avaliar questões relativas à autoria (credibilidade) e à fonte de onde foi retirado e data de publicação (pertinência e atualização). Razão

12 Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Estabelecer relações entre o texto e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. Razão

13 Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. Razão

14 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Localizar os recursos expressivos utilizados em textos de vários gêneros para serem utilizados no processo de compreensão.Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros. (H5 do ENEM). Razão

15 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Identificar a(s) sequência(s) linguísticas mais recorrentes para inferir sentido com base no uso de tal(tais) tipo(s) de textos. Associar vocábulos e expressões em textos de vários gêneros ao seu tema (H5 do ENEM). Razão

16 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, os recursos não-verbais utilizados para construir sentidos. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. Razão

17 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Distinguir fatos de opiniões pela análise dos procedimentos argumentativos ao longo de textos de vários gêneros. Reconhecer no texto estratégias argumentativas para o convencimento do público, tais como, a aquiescência, concordância, sedução, comoção, chantagem, entre outras. Razão

18 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos gramaticais. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos lexicais. (H5 do ENEM). Razão

19 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais. (H5 do ENEM). Inferir os efeitos de sentido a partir das escolhas de itens lexicais feitas pelo autor. (H5 do ENEM). Razão

20 Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Reconhecer a importância da produção cultural em língua inglesa como representação da diversidade cultural e linguística. (H8 do ENEM). Razão

21 Pelo desenvolvimento da capacidade linguistico-discursiva, o aluno será capaz de …. Utilizar conhecimentos da língua inglesa em seus aspectos linguístico-discursivos em situações reais de comunicação (na modalidade oral e na escrita). (H7 do ENEM) Razão As estruturas linguísticas (conhecimento gramatical) têm de ser discutidas, estudadas e sistematizadas em relação aos vários gêneros textuais. Os alunos devem aprender as funções sociocomunicativas que exercem nos vários gêneros. Os itens gramaticais nunca devem ser ensinados com o fim em si mesmos. São eles, juntos com o léxico, que formam a tessitura dos vários textos.

22 A coleção PRIME desenvolve o letramento crítico dos alunos por meio de suas atividades variadas que visam problematização para ensinar e aprender inglês. Suas atividades visam também ao desenvolvimento de atitudes relacionadas à responsabilidade social. (H8 do ENEM). Razão

23 Atividades de aprendizagem variadas são propostas no PRIME para evitar repetições enfadonhas que não motivam os alunos a se envolverem para aprender inglês com fins ao seu empoderamento como cidadão do século XXI. Há preocupação com reflexões críticas, escolhas e posicionamentos e a autonomia do aluno. Razão

24 A coleção PRIME desenvolve o letramento digital dos alunos ao reconhecê-los como digital natives* do espaço cibernético e propõe várias atividades, tais como, criação de blogs, e-groups, e-books, wikis etc para que eles possam comunicar, criar e colaborar enquanto aprendem inglês. (H6 do ENEM). Razão * Termo cunhado por Mark Prensky (2001). Acesse o link abaixo para saber mais.

25 Saber inglês emancipa e empodera os alunos, cidadãos do século XXI

26 A prova de língua portuguesa do ENEM/2009 e relações com o PRIME

27 Nos próximos slides estão algumas questões da Prova de Português aplicada pelo ENEM em O objetivo é mostrar que o PRIME desenvolve habilidades de uso do inglês semelhantes às presentes na prova de LP.

28 Esta questão avalia as seguintes habilidades Reconhecimento dos vários tipos de textos e suas características básicas. Reconhecimento da função social de textos de vários gêneros. Veja a seguir

29 Prime desenvolve conhecimento sobre as características de vários gêneros textuais, incluindo carta de leitor. Este tipo de atividade aparece em todos os volumes da coleção.

30 PRIME também utiliza textos que problematizam as circunstâncias do meio ambiente. Tais textos contribuem para a formação cidadã do aluno do EM, desenvolvendo sua responsabilidade social frente aos problemas / injustiças / exclusões de diferentes tipos presentes na sociedade contemporânea.

31 Os elos coesivos são formados por itens gramaticais (pronomes, advérbios, conectivos), assim como por palavras relacionadas ao tema que se repetem ou que remetem a outras por meio de sinônimos, antônimos, etc. A coleção PRIME desenvolve essas habilidades em relação aos textos orais e escritos.

32 A coleção PRIME trabalha em prol da inclusão digital ao propor atividades tanto de downloads* como de uploads** no espaço cibernético. *Downloads - atividades já prontas retiradas (baixadas) para fins de aprendizagem. **Uploads - atividades que envolvem os alunos na produção de blogs, e-books, google docs, slideshare para fins de aprendizagem colaborativa.

33

34 O PRIME propõe atividades de interpretação e produção de charges (cartoons), comic strips e piadas em várias de suas unidades. Tais atividades visam à identificação de palavras em seus sentidos conotativos, das punch lines e da intenção comunicativa do autor (criticar / satirizar por meio do humor) no processo de compreender os textos.

35 A coleção PRIME também faz uso de textos literários (poemas, shortstories, peças teatrais) em suas atividades de aprendizagem.

36 Por todas as razões discutidas, recomendamos a coleção PRIME para os seus alunos do Ensino Médio. Entre em contato Last, but not least: Join us! Teach PRIME English classes!

37


Carregar ppt "Por que utilizar a coleção PRIME no Ensino Médio? Contato direto com as autoras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google