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Aula 05 CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS E TRAPÉZIOS E TRAPÉZIOS.

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2 Aula 05 CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS E TRAPÉZIOS E TRAPÉZIOS

3 Construir um trapézio retângulo conhecendo-se sua base maior, sua altura e o ângulo agudo. Construir um trapézio conhecendo-se suas bases e suas diagonais. Construir um quadrado sendo conhecido o seu lado AB. Construir um quadrado conhecendo-se a soma da sua diagonal com um lado. Construir um quadrado conhecendo-se a diferença entre a sua diagonal e o lado. Construir um losango conhecendo-se o seu lado e a sua diagonal. Construir um retângulo, conhecendo-se a medida de suas diagonais e o ângulo por elas formado. Construir um trapézio isósceles conhecendo-se a base maior e a medida dos lados não paralelos. CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS E TRAPÉZIOS

4 6. Une-se os pontos A, B, C e D obtendo assim a construção do quadrado. 3. Com centro em A abertura igual ao lado AB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto C sobre a perpendicular. A B C D 1. Seja dado o segmento de reta AB o lado do quadrado. 2. Traça-se uma perpendicular ao seguimento AB passando pelo o ponto A 4. Com centro em B a mesma abertura traça-se um arco de circunferência. 1. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE O SEU LADO AB. 5. Com centro em C a mesma abertura traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto D. Início / Aula

5 5. Une-se o ponto F ao ponto B. 1. Constrói-se um quadrado ABCD com lado igual a 25 mm. 2. Traça-se a diagonal do quadrado prolongando-a. 2. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE A SOMA DA SUA DIAGONAL COM UM LADO. 7. Constrói-se um quadrado com lado igual ao segmento AG, o quadrado AGHI. 3. Transporta-se a soma da diagonal com o lado ou seja o segmento S para a diagonal do quadrado obtendo o ponto E. 4. Com centro em C abertura CB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto F sobre o prolongamento da diagonal. 6. Em seguida traça-se uma paralela a FB passando pelo ponto E obtendo o ponto G sobre o prolongamento do lado AB. C A B D F G H I E Início / Aula

6 A B C D H I E F G 3. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE A DIFERENÇA ENTRE SUA DIAGONAL E O LADO. 5. Une-se o ponto F ao ponto B. 1. Constrói-se um quadrado ABCD com lado igual a 25 mm. 2. Traça-se a diagonal do quadrado prolongando-a. 7. Constrói-se um quadrado com lado igual ao segmento AG, o quadrado AGHI. 3. Transporta-se a diferença entre a diagonal e o lado ou seja o segmento d para a diagonal do quadrado obtendo o ponto E. 4. Com centro em C abertura CB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto F sobre o prolongamento da diagonal. 6. Em seguida traça-se uma paralela a FB passando pelo ponto E obtendo o ponto G sobre o prolongamento do lado AB. Início / Aula

7 3. Transporta-se o ângulo para o ponto médio O. 1. Seja o segmento de reta AB a medida da diagonal do retângulo. 2. Traça-se a Mediatriz do segmento AB, determinando o seu ponto médio O. 4. CONSTRUIR UM RETÂNGULO, CONHECENDO-SE A MEDIDA DE SUAS DIAGONAIS E O ÂNGULO POR ELAS FORMADO. 5. Une-se os ponto A, D, B e C, obtendo a construção do retângulo. C D A B 1 2 O A B 4. Com centro em O abertura OA ou OB descreve-se uma circunferência obtendo os pontos C e D sobre lado do ângulo transportado. Início / Aula

8 1. Seja dado o segmento de reta AB a diagonal do losango. 4. Une-se os ponto A, D, B e C, obtendo assim a construção do losango. 5. CONSTRUIR UM LOSANGO CONHECENDO-SE O SEU LADO E SUA DIAGONAL MAIOR. 2. Com centro em A abertura igual lado AC descreve-se arcos de circunferência, acima e abaixo da diagonal AB. A B 3. Com centro em B a mesma abertura descreve-se arcos de circunferência obtendo os pontos C e D. C D A B C D Início / Aula

9 6. CONSTRUIR TRAPÉZIO ISÓSCELES CONHECENDO-SE A SUA BASE MAIOR E A MEDIDA DOS LADOS NÃO PARALELOS 1. Seja o segmento AB a base maior do trapézio. 2. Traça-se a sua mediatriz determinando o seu ponto médio O. 3. Com centro em O abertura OA ou OB descreve-se uma semi-circunferência. 5. Une-se os pontos A, B, C e D construindo assim o trapézio isósceles. 4. Com centro em A e em B abertura AC medida dos lados não paralelos marca-se sobre a semi-circunferência os pontos C e D. A B C D O Início / Aula AB A C

10 6. Une-se os pontos A, B, D e C construindo assim o trapézio retângulo. 7. CONSTRUIR TRAPÉZIO RETÂNGULO CONHECENDO-SE A SUA BASE MAIOR, SUA ALTURA E O ÂNGULO AGUDO. 1. Seja o segmento de reta AB a base maior do trapézio. 2. Traça-se a uma perpendicular passando pela extremidade A. 4. Transporta-se o ângulo agudo para extremidade B. 3. Com centro em A abertura AC, igual a altura do trapézio marca-se o ponto C sobre a perpendicular. 5. Traça-se uma paralela a AB passando pelo ponto C obtendo o ponto D sobre o lado do ângulo agudo construindo assim o trapézio Retângulo. 45 O A B CD C D A B Início / Aula

11 5. Com centro em B abertura BC, comprimento da diagonal menor descreve-se um arco de circunferência obtendo o ponto C, ou traça-se uma paralela a ABCD passando pelo ponto D e obtendo o ponto C, une-se os pontos A, B, D e C. 3. Com centro em D abertura BC, comprimento da diagonal menor descreve-se um arco de circunferência obtendo o ponto D, une-se o ponto D ao ponto D. C D A D B C A B 4. Traça-se uma paralela a DD passando pelos pontos BC. 8. CONSTRUIR UM TRAPÉZIO CONHECENDO-SE SUAS BASES E SUAS DIAGONAIS. 1. Sobre um segmento de reta qualquer transporta-se a base maior AB em seguida a base menor CD. 2. Com centro em A abertura AD comprimento da diagonal maior descreve-se um arco de circunferência. A BD C C Início / Aula D


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