A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho."— Transcrição da apresentação:

1 II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho Núcleo Bairro Novo

2 Objetivos: Conhecer algumas tradições religiosas identificando as particularidades de seus trajes e vestimentas; Entender que determinadas vestes rituais são indispensáveis para as práticas do sagrado em algumas religiões; Perceber que é possível criar formas de interpretação do vestuário, identificando valores, saberes e crenças dos diferentes grupos humanos.

3 Metodologia: Uso do recurso da multimídia para projetar imagens de pessoas de diferentes crenças trajando vestes próprias de sua cultura e religião (dimensão representativa do vestuário). Deixar, preliminarmente, que os alunos manifestem suas impressões e conhecimentos. Na sequência, o professor poderá fazer algumas observações destacando o significado simbólico de alguns dos acessórios e peças que compõem o vestuário. A idéia é conscientizar que o uso de determinados trajes e adornos não cumpre apenas um papel material de proteção, mas pode servir para criar uma atmosfera especial na cerimônia religiosa.

4 Na aula seguinte, iniciar com a leitura do texto "Vestir-se para Deus"
Na aula seguinte, iniciar com a leitura do texto "Vestir-se para Deus". Após a leitura, realizar um debate sobre a importância da veste no cotidiano das pessoas. Recuperar informações da aula anterior e destacar que nossas roupas funcionam como "cápsulas de informação" transmitindo dados sobre quem somos e definindo um pouco da nossa identidade. Nesta aula, serão orientados a desenhar as diferentes vestes que usam no dia a dia (em casa, escola, ambientes esportivos, festas, entre outras) e também uma veste sagrada de uma das religiões que conheceu na aula anterior.

5 Organizar equipes para confeccionar bonecos com vestuários religiosos das diferentes crenças estudadas (ou outras!). Montar uma exposição destes trabalhos na escola com o lema: "Respeito às diferentes opções religiosas: “vista” esta idéia!!!"

6 REFERÊNCIAS: SILVA, Solange. Vestuário: Comunicação e Cultura.In: Líbero, Ano IV, V. 4, n. 7-8, 2001, pág BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo, EDUSP, 1979. Jornal "Nossa Comunidade" - ano XX. n / /05/1998 (Ivanil Carvalho). SOUZA, Patrícia Ricardo. A estética do candomblé: fazendo axós, tecendo axé. In: AGUIAR, Ivy. A influência da cultura indígena na indulmentária. In: BIRNBAUM, Rabino Eliahu. O simbolismo das vestimentas. In: SME de Curitiba. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, 2006.


Carregar ppt "II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google