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As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.

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1 As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual do Jardim Universitário- Sarandi Secretaria de Estado da Educação – SEED Superintendência da Educação – SUED Departamento de Educação Básica – DEB Conteúdo estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Organizações Religiosas

2 Estudar as diferentes manifestações culturais e religiosas, das diferentes tradições religiosas; Compreender a liberdade religiosa e seus impactos culturais, sociais, políticos e econômicos nas diversas tradições religiosas; Refletir sobre o direito à crença e à liberdade de culto. Objetivos

3 Desenvolvimento/metodologia:

4 Resgate dos conceitos prévios a respeito da liberdade religiosa roda de conversa Exposição participativa: Religião = manifestação de um grupo de pessoas Desenvolvimento/metodologia/recurso didático revelar a culturamostrar a identidade

5 Direitos Humanos Exposição participativa Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Constituição Federal (1998) texto impresso Desenvolvimento/metodologia/recurso didático

6 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Artigo XVIII Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular. Artigo XIX Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

7 Constituição Federal (1998) Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)

8 Liberdade de Crer Leitura comentada Liberdade de Crer (Diná Raquel da Costa) texto impresso Desenvolvimento/metodologia/recurso didático

9 Liberdade de Crer Muitas pessoas acreditam em um ser superior que as criou, que criou todo o Universo. Estas pessoas também sentem necessidade de falar com este ser divino. Então, uns meditam, outros oram, uns fazem preces, outros cantam. E outros dançam, veja você, que diversidade! Isto é muito legal, o que importa mesmo é que cada pessoa tenha a liberdade para expressar a sua crença do jeito que quiser.

10 Reflexão/ apreensão de conteúdo Atividade avaliativa Verificação do desempenho pessoal e coletivo diante da análise do texto proposto Superar desigualdades étnico-religiosas Garantir o direito Constitucional de liberdade de crença e expressão

11 ATIVIDADE 1) A partir do texto que você leu, elabore uma frase do tema evidenciado no texto. 2) Escreva a sua opinião sobre a liberdade. 3) Você tem liberdade de expressão? Explique.

12 BIACA, Valmir et al. O Sagrado no ensino religioso. Curitiba: SEED – PR, 2006 CADERNO PEDAGÓGICO DE ENSINO RELIGIOSO- SEED-2008 DCE- ENSINO RELIGIOSO Referências: Referências


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