A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas é.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas é."— Transcrição da apresentação:

1

2 Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas é a matriz SWOT, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a organização, bem como verificar sua situação e posição estratégica no ambiente em que atua. Esta ferramenta foi escolhida pelo TRT 23ª Região devido a sua simplicidade e eficiência. A análise também será útil para revelar pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fracos que ainda podem ser corrigidos. A sua participação é muito importante! Vamos construir juntos o futuro que queremos!

3 1 Reserve um horário para que a equipe se dedique a este trabalho Reúna a equipe e faça uma breve explanação sobre o objetivo da reunião (Projeto Agenda 20 fase de diagnóstico matriz SWOT) 2 3 Defina o ambiente interno (pontos fortes e fracos) PASSO A PASSO ELABORAÇÃO MATRIZ SWOT

4 4 Defina o ambiente externo (oportunidades e ameaças) Coloque os dados no diagrama (Matriz SWOT.xls) 56 Envie para até o dia 12/04/2013 PASSO A PASSO MATRIZ SWOT Início da apresentação para a equipe

5 Que TRT você quer para 2020?

6 PROJETO AGENDA 20 O que é? Elaboração do novo plano estratégico do TRT 23ª Região, que vigorará de 2014 a Quem participa? A metodologia utilizada para constru ç ão do Mapa Estrat é gico Institucional, o Balanced Scorecard - BSC, prevê a forma ç ão de três equipes para o desenvolvimento dos trabalhos necess á rios. São elas: DESENVOLVIMENTO Christine Gili Tatiane Krieger Iara Molina Maria José de Lourdes Cintia Caron Giordano Pedreira Paulo Pascoto Patricia Lopes Adalberto Balão Amadeu Gonçalves Maurício Snowareski LÍDERES AMPLIADA Juízes Titulares das Varas do Trabalho Diretores de Secretaria Secretários Coordenadores Assessores LÍDERES Desembargador-Presidente (patrocinador) Desembargador Vice-Presidente Desembargadores do TRT Juízes Auxiliares da Presidência Juíza Titular 8ª VT Presidente da AMATRA 23 Procurador-chefe do PRT/MT Presidente da OAB/MT Secretária-Geral da Presidência Diretor-Geral Presidente da ASSERJUP Presidente do SINDIJUFE Os servidores são representados pelos seus gestores

7 METODOLOGIA BSC - BALANCED SCORECARD

8 MATRIZ SWOT O que é? O termo SWOT significa pontos fortes (Strenghts) e fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Trata-se de um valioso instrumento para que todos possam ter uma percepção da realidade do Tribunal. Uma vez conscientes dessa realidade, é possível refletir sobre a situação presente e escolher o que se almeja alcançar até Compilando a análise SWOT e as entrevistas realizadas com os Líderes, a Equipe de Desenvolvimento irá iniciar a formulação da estratégia e construirá a versão zero do mapa estratégico.

9 MATRIZ SWOT Orientações AMBIENTE EXTERNO: fatores que afetam ou poderão vir a afetar a vida da organização, com impacto sobre as suas operações. Pode-se dizer que, em geral, tem-se pouco ou nenhum controle sobre esses fatores ambientais. Oportunidades e Ameaças. (Fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais) AMBIENTE INTERNO: elementos da organização e do sistema em que ela está situada. Engloba sua performance, seus servidores, seus processos, sua estrutura organizacional e seus usuários. Forças e Fraquezas. USUÁRIOS: todas as pessoas ou instituições que são afetadas por serviços prestados pelo Tribunal. USUÁRIOS EXTERNOS: todas as pessoas que não pertencem à instituição, mas que influenciam e/ou são afetadas por seus serviços. USUÁRIOS INTERNOS: todas as pessoas que fazem parte da instituição e que influenciam e/ou são afetadas por seus serviços.

10 MATRIZ SWOT Orientações FORÇAS (pontos fortes): variáveis internas e controláveis, que podem influenciar positivamente no desempenho da organização. FRAQUEZAS (pontos fracos): variáveis internas e controláveis, que podem influenciar negativamente no desempenho da organização. OPORTUNIDADES: são variáveis externas e não controláveis pela organização, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas, podem influenciá-la positivamente. AMEAÇAS: são as variáveis externas e não controláveis pela instituição, atuais e futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas, podem afetá-la negativamente.

11 MATRIZ SWOT Orientações PONTOS FORTES O que você, sua unidade e o Tribunal fazem de melhor? Quais os diferenciais do TRT 23ª Região? PONTOS FRACOS O que precisa melhorar e quais os recursos necessários para isso? Quais são os principais pontos de melhoria do Tribunal? Quais as maiores necessidades não satisfeitas dos usuários?

12 MATRIZ SWOT Orientações AMEAÇAS Que fatores externos ao Tribunal podem prejudicá-lo? O que a equipe identifica como sendo fatores de risco a médio e longo prazo? Quais ameaças políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais contribuem para que as fraquezas do Tribunal sejam potencializadas? OPORTUNIDADES Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? Como agregar valor ao seu serviço? Quais oportunidades políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais contribuem para que o Tribunal consiga potencializar sua força interna?

13 MATRIZ SWOT - EXEMPLO

14 MATRIZ SWOT Preencha a Matriz SWOT (arquivo Excel) e envie para até o dia 12/04/2013

15 Obrigado pela sua contribuição! Continue colaborando através do e do aplicativo Equipe de Desenvolvimento Secretaria de Gestão Estratégica Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região

16


Carregar ppt "Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas é."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google