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Motivação... VONTADE IMPULSO A AÇÃO PROVOCADA POR ESTÍMULOS.

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Apresentação em tema: "Motivação... VONTADE IMPULSO A AÇÃO PROVOCADA POR ESTÍMULOS."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação... VONTADE IMPULSO A AÇÃO PROVOCADA POR ESTÍMULOS

2 De acordo com Maslow Necessidades fisiológicas = sono, alimentação, sede, descanso/lazer, namorar... 2.Necessidade de segurança = proteção / defesa 3.Necessidades sociais = aceitação social 4.Necessidades de estima = valorização / prestigio /respeito 5.Necessidades auto-realização = CONQUISTAS pessoais e profissionais

3 CICLO MOTIVACIONAL Equilíbrio interno 2. Estímulo ou incentivo 3. Necessidade 4. Tensão 5. Ação – ATITUDE 6. Satisfação – EFETIVAMENTE O COMPORTAMENTO MOTIVADO

4 Motivação / Liderança Inteligência Emocional A inteligência Emocional é a habilidade, competência que algumas pessoas possuem de controlar as suas próprias EMOÇÕES em situações principalmente de conflitos e pressão no âmbito pessoal e profissional.

5 I.E. Inteligência Emocional... Segundo Daniel Goleman : Autoconhecimento: reconhecer seu jeito de ser, seus limites, necessidades e fraquezas e potenciais; Controle emocional: habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para cada situação; Reconhecimento: ter consideração pelas emoções de outras pessoas; Habilidade em relacionamentos interpessoais;

6 Características do Líder Inteligente Emocionalmente Autoconhecimento Automotivação Empatia Contatos / Relações Interpessoais Ética Flexibilidade Saber ouvir e compreender Orientador Tomada de decisão Iniciativa / Autonomia

7 Líder é Confiança

8 DIMENSÕES DA CONFIANÇA 1. Lealdade : ato de proteção e defesa 2. Consistência: base de conhecimento teórico / qualificação 3. Competência: embasamento teórico + experiência + atitude /ação 4. Integridade: valores e virtudes (caráter =honestidade / sinceridade)

9 Líder, um construtor da Cultura Organizacional... Comunicação e informação Integração e Trabalho em Equipe Delegação e Empowerment Motivação e Reconhecimento Criatividade e Inovação Capacitação e Desenvolvimento Humano Tomada de Decisão Liderança

10 Líder atento a Política da Qualidade... Treinamento dos Colaboradores Trabalho com Qualidade Parceria com Fornecedores Sustentabilidade Satisfação dos Clientes

11 Dez princípios do Líder Espírito inovador e operação de MUDANÇA 2. Fortalecimento interno da organização e trabalho equipe 3. Conhecimento do ambiente, do mercado e das necessidades dos clientes 4. Qualidade, serviço e valor agregado 5. Novos compromissos e exigências com indicadores de nível globalizado e enfoque no negócio

12 Continua Promoção do capital intelectual e emocional da organização 7. Conhecimento e valorização dos sinais vitais da organização 8. Processo de melhoria contínua 9. Definição clara da filosofia da empresa: visão, missão e valores 10. Sabedoria da equipe de Gestores

13 Liderança de Grupos x Equipes Líder Comum de GRUPOSLíder de Excelência de EQUIPES AdministraInova Prioriza sistemas e estruturasPrioriza pessoas Tem visão de curto prazoTem perspectiva de futuro Pergunta como e quandoPergunta o quê e por quê Exerce somente o controleInspira CONFIANÇA É o clássico bom soldadoÉ a sua própria pessoa Faz certo as coisas (é eficiente)Faz a coisa certa (é eficaz) Aceita e mantém statusDesafia o status

14 Paradigmas da Liderança Antigo modelo de LiderançaNovo modelo de Liderança Separação de líder e lideradosIntegração entre líder e liderados Sentimento de superioridadeSentimento sincero de igualdade Estilo autocrático ou burocráticoEstilo participativo Simples relação visando cumprir os objetivos Líder estabelece uma relação evolutiva visando ao crescimento em direção a plena consciência Conflito: Quem errou? De quem é a culpa? Conflito: Procura as causas, oportunidade de aprender e dialogar Dirige grupos, departamentos, seções, setores isolados Incentiva redes de organismos vivos Ênfase em personalidade autoritárias ou obedientes, disciplinadas e energéticas Ênfase em personalidade harmoniosas, porém firmes e lúcidas.

15 O que fazer com este líder?

16 MUDANÇA CONSTANTE NA LIDERANÇA O mais importante da VIDA não é a situação em que estamos,mas a direção para a qual nos movemos. (Olivier Wendell Holmes)

17 Processo de Mudança Aceitar e Respeitar as diferenças 2. Saber ouvir as críticas 3. Perceber que tudo pode ser melhor do que está 4.Buscar a Excelência 5.Assumir seus pontos fracos e a serem melhorados 6. Aceitar sugestões

18 Processo de Mudança Ser inteligente para assumir responsabilidades 9. Tomar atitudes coerentes 10. Ouça mais e FALE menos 11. Perceba sempre o lado bom das coisas e pessoas 12. Perceba o quanto VOCÊ hoje precisa se desenvolver e aprender com os outros 13. Todo processo VITAL é mutante FAZER TUDO BEM FEITO...NA PRIMEIRA VEZ...

19 Que tipo de Líder você é ? Coruja: intelectualidade, segurança, equilíbrio, ares de professor;

20 Que tipo de Líder você é ? Águia: exigente, rígido e um pouco distante;

21 Que tipo de Líder você é ? Vaca: paternalista, protetor, confiável, justo e amável;

22 Que tipo de Líder você é ? Leão: focado, confiável, resistente e, às vezes, difícil;

23 Que tipo de Líder você é ? Abutre: egoísta, desconfiado, pensa somente em si;

24 Que tipo de Líder você é ? Castor: discreto e trabalhador, porém inflexível.

25 Processo C.H.A + V.E. C = CONHECIMENTO H = HABILIDADES A = ATITUDES V = VALORES E = ÉTICA

26 Coach O termo inglês coach tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de treinador, preparador, "o técnico". 2. É o coach que dá suporte a equipe, serve a equipe. 3. Compromisso é fundamental no processo, atua no campo do desempenho - resultado e realização pessoal e profissional- e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.

27 LÍDER COACH 1. Relacionamento DO LÍDER que se compromete a apoiar o LIDERADO / EQUIPE a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. 2.Compromisso com os resultados e principalmente com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. 3. Produção, criatividade, para que suas intenções se transformem em ações se traduzam em desenvolvimento de excelência e sucesso.

28 Embasamento e Referencial Teórico. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. Ed Atlas 2008 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Ed. Campus ROBBINS, Allan R. FINK, Stephen L. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7. Ed.Prentice Hall, 2004 SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional. O impacto das emoções. São Paulo: Yhomson, 2002 PAULA, Mauricio de. A do CHA. São Paulo. Ed. All Print HUNTER, James C..O Monge e o Executivo.Uma história sobre a Essência da Liderança Série Gestão de Pessoas : Liderança e Motivação. FGV Editora, 2006


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