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Gestão Mercadológica Prof. Phryné Benayon UNIDADE I – Compreendendo o Marketing.

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Apresentação em tema: "Gestão Mercadológica Prof. Phryné Benayon UNIDADE I – Compreendendo o Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Mercadológica Prof. Phryné Benayon UNIDADE I – Compreendendo o Marketing

2 Marketing é... Adm62 Tudo aquilo que agrega valor a um produto ou serviço, fazendo com que este seja bem aceito pelo consumidor e contribuindo para o aumento do faturamento das empresas... Francisco Clayton de Souza Uma ferramenta de grande utilidade na venda de um produto ou serviço, que tem como objetivo despertar o interesse do cliente... Gleiciane de Sousa Uma forma de divulgação do seu produto ou serviço para o mercado, uma maneira de buscar novos clientes e fidelizar o que já tem... Jéssica Cunha Miranda Uma ferramenta que me ajuda a divulgar o produto da empresa que trabalho e assim conseguir aumentar as vendas... Ligiane Viana Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

3 Marketing é... (Adm62) Uma disciplina que ajuda a desenvolver novos produtos, imagem e ajuda na criação e exposição de idéias... Natânia É a forma de divulgar um produto ou serviço, objetivando expandir a área de atuação da organização, fidelizando e aumentando a carteira de clientes... Michelle Sampaio Maneira na qual uma determinada empresa teria de aproximação de seus clientes... José Stenio Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

4 Marketing é... (adm64) Uma maneira de divulgar, mostrar um produto para que ele possa ser vendido... Walber Moreira O estudo de tendências... Fabio Benigno Uma área que analisa formas de atrair mais clientes e fidelizar os já existentes... Valdemila Felix A arte vender... Diana Kelly Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

5 Marketing é... É a apresentação do produto ou serviço da maneira com que desperte a necessidade do público alvo... Rafaela Soares O estudo do mercado... É uma forma de perceber e de entender aquilo que o cliente deseja, seja de um produto ou serviço... O preço, o ponto de venda, a promoção, o produto... O que motiva a compra.... Claudia Maria Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

6 Ações de Marketing... Propaganda Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

7 Surgimento do Marketing A ciência do Marketing tem início ainda na era do homem primitivo, quando existiam as relações de simples troca. A essência da atividade do Marketing está na troca. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

8 Condições Que Possibilitam a Troca Há pelo menos duas partes envolvidas; Cada parte tem algo que seja de valor para a outra; Cada parte tem capacidade de comunicação e entrega; Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta; Cada parte acredita estar em condições de lidar com a outra. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

9 Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica A troca é, portanto, a base para a comercializa ç ão e, conseq ü entemente, para o marketing.

10 Ingredientes para a Comercialização PRODUTO PREÇO DISTRIBUIÇÃO DIVULGAÇÃO Profa. Phryné Benayon Gestão Mercadológica

11 Composto Mercadológico PRODUTO PREÇO PRAÇA PROMOÇÃO CLIENTE Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica Criado na década de 50 por Jerome McCarthy

12 Composto Mercadológico PRODUTO PREÇO PRAÇA PROMOÇÃO CLIENTE Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica Marketing consiste no planejamento das 4 variáveis do composto Mercadológico (4P`s)

13 Marketing Termo em inglês cuja tradução é: ação no mercado ou mercadologia; Deriva da palavra latina mercare, ato de comercializar produtos Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

14 Marketing Surgiu nos EUA, na década de 40 ; Surgiu no Brasil, na década de 50. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

15 Marketing Psicologia – Estuda a mente e os processos mentais (comportamento do indivíduo); Sociologia – Estuda as relações entre pessoas que vivem em uma sociedade ou em grupos sociais (a vida em sociedade); Antropologia – Estuda o ser humano e as suas características biológicas e sócio culturais (povos e etnias). Marketing é um estudo baseado em diversas ciências tais como: Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

16 A EVOLUÇÃO Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

17 Evolução do Marketing Era da Produção (1900) Escassez de produtos – Dividida em 2 fases: Produto (bom) Produção (produtividade) Era de Vendas (1930) Excesso de oferta (produção em série) - Produtos começam a estocar; - Utilização de técnicas de vendas agressivas. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

18 Evolução do Marketing Era do Marketing (1950) Percebe-se que vendas a qualquer preço não era uma forma de comercialização muito correta. Mudança de foco do produto para o consumidor, ou seja, atendimento de suas necessidades, desejos, conquista e a manutenção de negócios em longo prazo. Era do Marketing Social (1980) Satisfazer as necessidades dos clientes mais eficientemente do que a concorrência, preservando e melhorando o bem estar do consumidor e da sociedade. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

19 Evolução do Marketing Era do Marketing Digital (1990) A Internet; O comércio eletrônico; Mudando os hábitos de comunicação e consumo. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

20 Definições de Marketing Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca A ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo um relacionamento lucrativo com eles. Philip Kotler Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

21 Definições de Marketing É a área do conhecimento que engloba toda as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. Alexandre Luzzi Las Casas Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

22 Assim sendo, O Marketing é: Um instrumento gerencial contínuo, portanto não acaba com a efetivação da venda. Um processo extremamente dinâmico, resultante de ações integrantes. Uma técnica que conjuga uma série de instrumentos capazes de alcançar metas organizacionais e de estimular a demanda. Uma filosofia que orienta as ações da organização no mercado. Uma atividade humana, envolvendo pessoas, a complexidade e a riqueza das relações humanas. Profa. Phryné Benayon Gestão Mercadológica

23 O Marketing está: Intimamente alinhado ao planejamento estratégico da organização. Orientado para o cliente em primeiro lugar. Orientado, em seguida, para obtenção de resultados quantitativos e qualitativos. Relacionado às trocas continuas de bens e serviços entre as partes interessadas – a organização e o cliente. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

24 O Marketing deve: Começar muito antes de o produto entrar no processo de fabricação, através de instrumentos de pesquisa de mercado. Identificar os desejos, as necessidades humanas e as demandas dos clientes e dos mercados, por meio de pesquisas de mercado. Subentender atividades de troca sistêmica, intencional e voltada para a obtenção de resultados previsíveis, quantificáveis ou não. Gerar demanda. Fazer parte da estratégia de toda organização, com ou sem fins lucrativos. Considerar sempre, a concorrência. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

25 Conceitos Centrais de Marketing Mercado (tradicional) – Sistema formado por normas, costumes, tradições e situado em localidades onde se registram oferta e demanda por bens ou serviços, desejando a realização de negócios ou transações comerciais entre vendedores e compradores. Mercado – Consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo especifico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Oferta – Oferecimento de um bem ou serviço no mercado. Demanda – Procura de um bem ou serviço pelo consumidor, como forma de atender a suas necessidades e desejos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-lo. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

26 Conceitos Centrais de Marketing Necessidades – É um estado de privação de alguma satisfação básica (alimento, roupa, abrigo, segurança e etc.). Desejos – São carências por satisfações especificas para atender as necessidades básicas. Satisfação – É a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação as expectativas do comprador. Benefícios – É tudo que o cliente percebe como valor em um produto. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

27 Conceitos Centrais de Marketing Consumidor Potencial – É alguém que esta disposto e habilitado a se engajar em uma troca ou transação. Mercado-Alvo ou Público-Alvo – É quem a empresa quer e pode ter como cliente. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

28 Conceitos Centrais de Marketing Troca – É o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida. Transação – É uma troca de valor entre duas ou mais partes, podendo ser transação monetária envolvendo dinheiro ou uma transação de troca direta que consiste na troca de bens ou serviços Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

29 Conceitos Centrais de Marketing Valor – É a estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades (A razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá). Custo – Engloba todos os seus componentes (matéria- prima, mão-de-obra, impostos, administração, encargos sociais e etc.) Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

30 Conceitos Centrais de Marketing Ambiente de Marketing ou Variáveis Mercadológicas – São forças ou pressões externas (Ambientes político, legal, econômico, tecnológico, a concorrência, os consumidores, o meio ambiente, as influencias sociais e os fornecedores) e internas (Produto, preço, pontos de distribuição, promoção e pessoas) que afetam a organização. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

31 É uma ciência normativa que envolve criação e oferta de valores para estimular a transação desejada. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

32 Funções do Administrador de Marketing Estabelecer objetivos da organização; Escolher e estudar o mercado selecionado e verificar as condições de atendê-lo; Desenvolver o composto mercadológico; Implementar o plano; Controlar o plano para verificar se está alcançando os objetivos. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

33 Problemas Relacionados com a Administração Mercadológica A tarefa dos administradores de Marketing é a de desenvolver táticas de comercialização relacionadas aos 4Ps a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. Para atingir estes objetivos, a administração se envolverá com vários departamentos da empresa. Visando informar-lhes a respeito das tendências, nível de satisfação ou qualquer outra informação para o bom desenvolvimento dos negócios. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

34 Problemas Relacionados com a Administração Mercadológica Com esta interação, surgem conflitos ou insatisfações entre departamentos. para reduzir os problemas é importante se disseminar a filosofia de orientação ao consumidor a todos os elementos de uma organização desde a alta administração até os cargos mais básicos. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

35 O Papel do Marketing na Empresa Aplicar as técnicas de marketing na empresa. Gerar satisfação entre os funcionários e ajudar a motivá- los. Conseqüentemente, com funcionários motivados há dedicação maior por parte destes indivíduos, que passam a tratar melhor também os clientes da empresa. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

36 O Papel do Marketing na Sociedade Regular as relações econômicas de troca, com funções de equilíbrio entre oferta e demanda. Moldar e determinar comportamentos e atitudes. Interferir no processo social através da influência das mídias e de todas as atividades mercadológicas. Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica

37 Referência Bibliográfica KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 9ed. São Paulo: Atlas, Profa. Phryné Benayon Administração Mercadológica


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