A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 1 ORGANIZAÇÃO Conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 1 ORGANIZAÇÃO Conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 1 ORGANIZAÇÃO Conceitos

2 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 2 ORGANIZAÇÃO Um grupo de pessoas trabalhando juntas para atingir objetivos comuns!

3 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 3 ORGANIZAÇÃO... INSTITUIÇÃO...

4 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 4 Empresa como ORGANIZAÇÃO Conjunto de pessoas em interação mútua, duradoura e específica, agrupadas para conseguir um determinado fim no campo da produção e da distribuição de bens e serviços.

5 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 5 Empresa como INSTITUIÇÃO Cristalização de tarefas ou papéis sociais em torno da satisfação de algumas necessidades básicas da sociedade.

6 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 6 Conjuntos de indivíduos trabalhando interdependentemente dentro de um sistema aberto relativamente estruturado e organizado para atingir objetivos comuns. (Richmond e McCroskey)

7 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 7 Grande corporação: as unidades assumem tarefas variadas e todas trabalham para atingir um objetivo comum, que é o de produzir bens e/ou serviços. Sistema educacional: uma universidade possui diversos departamentos/áreas (Matemática, Relações Públicas, Psicologia, outros) e cada um contribui com o esforço próprio para alcançar o objetivo comum, que é a educação dos estudantes.

8 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 8 Tipos básicos de organizações Lucrativas: Como as empresas comerciais, têm lucros por meio da venda de produtos e serviços, uma condição básica para a sua sobrevivência.

9 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 9 Tipos básicos de organizações Não-lucrativas: Como muitos hospitais públicos e instituições educacionais, existem para oferecer produtos e serviços gratuitos ou mesmo a preços abaixo do custo. A sustentação econômica provém de taxas e contribuições e a sua perenidade (doações, leis, etc.).

10 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 10 Características comuns das Organizações

11 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Sistema Todas as unidades e partes da organização estão inter relacionadas e são interdependentes. -> a falha de um dos subsistemas da organização causa impacto em toda a organização.

12 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Regras As organizações possuem rotinas que são estabelecidas por meio de regras formais ou informais. Regras formais: Manual do Empregado (distribuído para os novos funcionários), prescrevem políticas e os procedimentos mais comuns (horário da jornada de trabalho e o traje considerado para o empregado usar na empresa ou em compromisso fora dela, entre outros).

13 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Papéis Cada empregado tem tarefas ou papéis a cumprir na organização. -> realização e avaliação das tarefas.

14 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Hierarquia Todas as organizações possuem sua cadeia de comando, ou seja, uma hierarquia dos diversos níveis de autoridade. -> organograma funcional é fornecido aos empregados logo no momento de sua admissão, para deixar claras as cadeias formais de comando na organização e as relações existentes entre os diversos níveis hierárquicos.

15 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Normas Padrões estabelecidos e aceitos pela maioria dos membros de uma organização. -> algumas normas são preventivas (adotadas para evitar que empregados novos quebrem suas normas).

16 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Similaridade Um dos ideais das organizações é que os empregados adotem atitudes, crenças, valores e comportamentos similares. -> há melhoria nas relações de trabalho e de comunicação.

17 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Status Em geral as organizações criam claras distinções de status entre os diversos níveis de empregados. ** existe uma variedade de símbolos para indicar que alguns empregados são vistos como mais valiosos do que outros, por seu valor e pelo seu comprometimento com a empresa.

18 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Redes de Comunicação Formal: acompanha a estrutura do organograma funcional. Informal: é composta por um conjunto de conexões que, geralmente, tem pouca ou nenhuma relação com a rede formal (às vezes somente com ligação através de amizade ou parentesco. Ex: Crítica de um colega a outro (e existe grau de parentesco do colega com este).

19 Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas Cultura Organizacional Conjunto acumulado de conhecimentos, experiências, significados, crenças, valores, atitudes e expectativas adquiridas por um grande grupo de pessoas ao longo das gerações. ** As pessoas desenvolvem culturas organizacionais distintas, que refletem as realidades e as práticas nela compartilhadas.


Carregar ppt "Profª Célia Christina A. Padreca Nicoletti Administração aplicada as Relações Públicas 1 ORGANIZAÇÃO Conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google