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Formação Técnica em Administração Prof.(a): Gledsnelly Nascimento

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração Prof.(a): Gledsnelly Nascimento"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração Prof.(a): Gledsnelly Nascimento
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 7 (ACI) Atividade Curricular Interdisciplinar Formação Técnica em Administração Prof.(a): Gledsnelly Nascimento

2 Competências : -Conhecer a história dos Recursos humanos e o perfil da profissão; -Entender o funcionamento do sistema de gestão de pessoas; -Conhecer o que é Gestão por competência; -entender o papel dos recursos humanos; -Conhecer os programas de captação e retenção de pessoas, fluxos e rotinas. 09/04/2013

3 Competências : -Conhecer os programas de Desenvolvimento de Pessoas -Conhecer as rotinas de admissão, demissão e alterações no contrato de trabalho; -Conhecer um pouco da legislação trabalhista. -Conhecer as aplicações da psicologia nas organizações - Entender um Código de Ética e conduta profissional. 09/04/2013

4 A área de Recursos Humanos é bastante recente:
HISTÓRICO A área de Recursos Humanos é bastante recente: As atividades de recursos humanos surgiram no início do sec. XX, fortalecendo-se nos anos 1920; A carência de mão de obra devido à 1ª Guerra mundial; O fortalecimento das área nos anos de 1990 e a diversidade de nomes dadas pelas empresas ao termo RH; Ao longo das três épocas, a área de ARH passou por três etapas distintas: Relações Industriais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

5 SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS
Funções do sistema de gestão de pessoas: capacitar, manter e desenvolver pessoas em função de suas competências.

6 COMPETÊNCIAS Atitude Saber Fazer Querer Fazer Saber Habilidades
Conhecimento

7 Recursos Humanos RH ou Gestão de Recursos Humanos, “é o que chamamos de conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Também a função que ocupa para recrutar,selecionar,desenvolver, gerir , nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa e realizar programas para retenção de talentos”. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

8 Recrutamento(Captação)
Conforme Chiavenato, recrutamento “é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. 4

9 Seleção Segundo Paul Spector, “o objetivo da seleção é contratar pessoas com probabilidade de serem bem sucedidas no trabalho”. O processo de seleção compreende técnicas e métodos mais complexos, porém ele sugere uma abordagem mais científica e estatística, que envolvem a participação e a experiência do psicólogo organizacional.

10 Desenvolvimento de Pessoas
Desenvolver pessoas é facilitar e/ou promover o aprendizado contínuo. Desenvolver pessoas , requer considerar alguns valores que devem estar centrados na pessoa como base estrutural.

11 Programas de Desenvolvimento de Pessoas -PDP
Plano de desenvolvimento por competências: “Por meio do plano de desenvolvimento por competências, procura-se aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento”. 14

12 Objetivos da Avaliação de Desempenho
Identificar aqueles colaboradores que necessitam de aperfeiçoamento; Descobrir novos talentos na organização; Facilitar o auto-desenvolvimento dos colaboradores; Fornecer feedback; Subsidiar programas de mérito, promoções e transferências; 16

13 Rotinas de Admissão 2 Fotos 3x4
Xerox certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos Salário família Declaração de vale transporte Acordo de prorrogação de hora de trabalho Acordo de compensação de hora de trabalho Ficha ou Livro de registro de Empregados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(CAGED) 23

14 Demissão Exame médico demissional
Aviso prévio(trabalhado ou indenizado) Pagamento de verbas rescisórias – prazo Redução da Jornada – Dispensa sem justa causa Pedido de demissão(iniciativa do empregado) Integração do tempo de serviço 13º Salário Férias e Aviso prévio Férias vencidas e proporcionais 24

15 Histórico Mundial e no Brasil
Revolução Francesa e a Revolução Industrial; Criação da OIT em 1919; Em 1923 da Previdência Social; Em 1943 – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO – CLT; Em 1944 surgiu a Lei n – 1ª legislação acidentária; Em 1977 NR´s – Normas Regulamentadoras; Criação da CBO em 09/10/2002. 4

16 Psicologia É a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. A Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano- o que sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação,emoção,percepção, aprendizagem,inteligência...

17 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
“Psicologia Organizacional é a ciência do comportamento humano, da cognição,da emoção e da motivação. Ela ainda pode ser subdividida em diversas especializações, porém a psicologia da ciência ou aplicada, ou seja organizacional ocupa-se tanto da ciência psicológica como com a sua aplicação aos problemas das pessoas na organização”.

18 ACI – ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR
1818 ACI – ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR Elaborar um projeto que documente as rotinas de um departamento de RH, relatando como é feita a Gestão com Pessoas, propondo um método de Avaliação de Desempenho e um Plano de Desenvolvimento e Retenção de Talentos.

19 1919 Algumas Sugestões Construindo Equipes para Alto Desempenho – Áurea Castilho – Ed. Quatitymark ,2002 Como Transformar RH(um centro de despesas) para um centro de lucro – Makron Books,2000 O Monge e o Executivo - James Hunter – Sextante,2004 Coaching: O Exercício da Liderança – Marshall Goldsmith -Ed.Campus,DBM,2003

20 2020 Filmes The Company Men – (Demissão/Reflexões entre trabalho e valores pessoais) A Fraude – O Caso Bahrings – (Ética) A Firma - (Organizacional) Chocolate – (Empreendedorismo/Motivação/Ética) Tucker – Um homem e seu sonho(Recrutamento e Seleção) Homens de Honra – (Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas /Planejamento de Carreira / Avaliação de Desempenho, etc...)

21 ATIVIDADE Utilize o guia “ Minha atividade é SFO!” Disponível no AVA
Arquivo exclusivamente em word (.doc ou .docx)

22 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia

23 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

24 BOA NOITE! "As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos." Peter Drucker


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