A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)"— Transcrição da apresentação:

1 Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)
Giovanna Nardelli (Perguntas) Pedro Henrique Azevêdo (Perguntas)

2 Estoques - Perguntas 1) No início do capítulo estudado, o autor mostra três custos associados a estoque. Diga quais são e os explique resumidamente. 2) Fale sobre os objetivos de estoque e a previsão de incertezas. 3) Dentro da gestão de estoques, fale sobre seus objetivos.

3 Estoques - Perguntas 4) Fale, objetivamente, sobre o processo de produção industrial e estoques. 5) Fale sobre a técnica de gestão de estoques Just in Time (JIT). 6) Fale sobre a definição do lote de compra ou de reposição e sobre a Curva ABC.

4 Estoques - Respostas 1) Os três custos associados a estoque mostrados pelo autor são: custo de pedir, custo de manter estoque e custo total. O primeiro, custo de pedir, está relacionado a aquisição de produtos, sejam eles para fins de transformação ou não, e envolvem custo de almoxarifado, processamento de serviço burocrático etc. O seguinte diz respeito a manutenção do estoque. Geralmente são calculados por unidade monetária, e envolvem custos como: armazenagem, deterioração etc. O terceiro e último é definido como a soma dos anteriores.

5 Estoques - Respostas 2) O autor divide os objetivos de estoque em dois: de custo e de nível de serviço. O objetivo de primeiro é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total. O do segundo deve ser feito com cautela, buscando-se equilíbrio entre o nível de serviço, que pode sofrer alterações advindas da demanda etc., e do custo. Há alguns métodos para a previsão de incertezas, como a previsão de demanda. Além dos métodos, deve-se ter em mente que hoje as parcerias privadas podem não oferecer a confiabilidade de antigamente. Mas os métodos são ainda bem-vindos.

6 Estoques - Respostas 3) Primeiro uma definição simples oferecida pelo autor: “...gestão de estoques entendemos o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento”. O planejamento assume posição de controle de valores, datas de entrada e saída e da determinação dos pontos de pedidos de material. O controle diz respeito ao registro do planejado. E por fim a retroalimentação diz respeito à comparação sistemática entre o planejamento e o controle, identificando falhas e atribuindo causas, objetivando-se maximização da eficiência do processo.

7 Estoques - Respostas 4) Os objetivos de estoque podem ser atingidos através de realização de alguns processos básicos, como o cálculo do estoque mínimo, do lote de suprimentos, manter a ficha de estoque atualizada etc. E isso tudo auxiliará os diversos tipos de estoque presentes em indústrias manufatureiras, que são: matéria-prima, produtos em processo, materiais de embalagem, produto acabado e suprimentos.

8 Estoques - Respostas 5) O Just in Time é uma técnica de gestão de estoques, que requer os seguinte princípios: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e compromisso. Através do JIT, pode-se identificar e atacar problemas fundamentais e gargalos, eliminar perdas e desperdícios, eliminar processos complexos e implementar sistemas e procedimentos.

9 Estoques - Respostas 6) O lote de compra, segundo o autor, deve ser a quantidade que balanceia os custos de manutenção e de aquisição, assumindo que haja informações quanto à demanda e ao tempo de ressuprimento. A curva ABC é feita através do diagrama de Pareto, que, a grosso modo, diz que 80% da renda advém de 20% dos produtos (regra do 80-20). Por meio da curva ABC pode-se atribuir importância aos itens de estoque, etc.


Carregar ppt "Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google