A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antecedentes Históricos da Administração Objetivos: M ostrar a preocupação com a Administração desde a Antiguidade; Mostrar a influência da Revolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antecedentes Históricos da Administração Objetivos: M ostrar a preocupação com a Administração desde a Antiguidade; Mostrar a influência da Revolução."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antecedentes Históricos da Administração

3 Objetivos: M ostrar a preocupação com a Administração desde a Antiguidade; Mostrar a influência da Revolução Industrial e como ela preparou terreno para as primeiras tentativas de se construir a Ciência da ADM; Propor Atividade (em Grupos).

4 ADM na Antiguidade: Grandes Projetos do Oriente; Organizações Militares; Grécia; Roma e a Igreja; Renascimento / Maquiavel; Revolução Industrial...

5 Administração de projetos de engenharia, cidades, pirâmides, projetos de irrigação. Grandes Projetos do Oriente Desde a.C. :

6 Organização, disciplina, hierarquia, logística, planejamento de longo prazo, formação de recursos humanos Organizações Militares Desde a.C. :

7 ORGANIZAÇÕES MILITARES Exército Assírio (séc. XIV a.C) desenvolveu modelos LOGÍSTICOS (depósito de suprimentos, coluna de transporte, companhias para construção de pontes), conseguiram fazer campanhas distantes até 500 km de suas bases. Exército Assírio (séc. XIV a.C) desenvolveu modelos LOGÍSTICOS (depósito de suprimentos, coluna de transporte, companhias para construção de pontes), conseguiram fazer campanhas distantes até 500 km de suas bases.

8 SUN Tzu e a Arte da Guerra séc. IV a.C. escreveu sobre estratégia militar e recomendava evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo em vez da força para desgastá-lo e atacá-lo quando estivesse desprevenido. SUN Tzu e a Arte da Guerra séc. IV a.C. escreveu sobre estratégia militar e recomendava evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo em vez da força para desgastá-lo e atacá-lo quando estivesse desprevenido. ORGANIZAÇÕES MILITARES

9 Exército Romano – séc. III a.C., alistamento de profissionais, egulamentação, burocratização, plano de carreira e organizações. Exército Romano – séc. III a.C., alistamento de profissionais, egulamentação, burocratização, plano de carreira e organizações. – Os Centuriões eram primeira Corporação Profissional de oficiais – motivação dos soldados e transmissão do código de disciplina. ORGANIZAÇÕES MILITARES

10 Grécia Desde 500 a.C. : Democracia, ética, qualidade, método científico

11 GRÉCIA DEMOCRACIA – há anos os gregos inventaram e implantaram a Administração Democrática nas cidades- estado. DEMOCRACIA – há anos os gregos inventaram e implantaram a Administração Democrática nas cidades- estado. ÉTICA (Platão): Diálogo político – Defende a idéia de que a Responsabilidade Fundamental dos Políticos era promover a FELICIDADE dos cidadãos. Todos os filósofos gregos defendiam princípios da ética absoluta, de acordo com os interesses dos cidadãos. ÉTICA (Platão): Diálogo político – Defende a idéia de que a Responsabilidade Fundamental dos Políticos era promover a FELICIDADE dos cidadãos. Todos os filósofos gregos defendiam princípios da ética absoluta, de acordo com os interesses dos cidadãos.

12 GRÉCIA QUALIDADE – Entre os gregos, qualidade era o ideal de excelência. No homem, é a superioridade moral, intelectual e física. QUALIDADE – Entre os gregos, qualidade era o ideal de excelência. No homem, é a superioridade moral, intelectual e física. Para os gregos a Qualidade era sinônimo de melhor e nível mais alto de desempenho. Para os gregos a Qualidade era sinônimo de melhor e nível mais alto de desempenho.

13 Roma e a Igreja Católica Entre VII a.C. e IV d.C: Administração de Império Multinacional, formação de executivos, grandes empresas privadas, exército profissional.

14 ROMA E IGREJA CATÓLICA Para cuidar do Império Multinacional os romanos criaram diferentes tipos de executivos: Reis, Imperadores, Césares, Cônsules, magistrados e outros. Para cuidar do Império Multinacional os romanos criaram diferentes tipos de executivos: Reis, Imperadores, Césares, Cônsules, magistrados e outros.

15 ROMA E IGREJA CATÓLICA Igreja Católica: herdou muitas das tradições administrativas dos romanos, a começar pela Administração Geográfica. Igreja Católica: herdou muitas das tradições administrativas dos romanos, a começar pela Administração Geográfica.

16 ROMA E IGREJA CATÓLICA Grandes Empresas – A tributação das cidades conquistadas eram uma das principais fontes de receita do império. Grandes Empresas – A tributação das cidades conquistadas eram uma das principais fontes de receita do império. Os publicanos arrendavam o direito de recolher os impostos. Os publicanos arrendavam o direito de recolher os impostos. Criaram-se grandes empresas sob forma de sociedade de ações para esta finalidade. Criaram-se grandes empresas sob forma de sociedade de ações para esta finalidade.

17 Retomada dos valores humanistas, grandes empresas de comércio, invenção da contabilidade (Maquiavel, ) (Maquiavel, ) Renascimento Século XVI :

18 Renascimento – MAQUIAVEL ( ) Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar-se: Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar-se: – Acreditava em Trabalho de Equipe: recomendava que o príncipe deveria procurar os colaboradores individualmente capazes, que também soubessem trabalhar em equipe.

19 Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar-se: Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar-se: – Aprovação dos Governados é essencial – independente da forma de chegada ao poder (usurpação ou herança). Renascimento – MAQUIAVEL ( )

20 Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar- se: Em sua obra O Príncipe faz recomendações sobre como um governante deve comportar- se: – O governante deveria pelo exemplo pessoal MOTIVAR os governados. Em situação de crise o príncipe deveria tentar fortalecer o moral e o espírito de seus governados, INCENTIVANDO-OS COM O USO DE SUAS QUALIDADES DE DERANÇA. Renascimento – MAQUIAVEL ( )

21 Século XVIII - Invenção das Fábricas, Sindicatos, Administração como Disciplina. Revolução Industrial:

22 ADM ganha um extraordinário vigor e extensão a partir da descoberta da Máquina a Vapor (James Watt) que vai produzir um espantoso desenvolvimento nos transportes terrestres e marítimos... (des. LOGÍSTICO) 1ª Revolução Industrial (1780 a 1860)

23 Com a chamada 1ª Revolução Industrial começa, raticamente, com a mecanização da indústria têxtil na Inglaterra... Com a chamada 1ª Revolução Industrial começa, raticamente, com a mecanização da indústria têxtil na Inglaterra... 1ª Revolução Industrial (1780 a 1860)

24 2 ª Revolução nas fábricas, substitui Mão-de-obra por Máquinas... Ao mesmo tempo, multiplica o tamanho e o número das fábricas, assim como a quantidade dos produtos... Ao mesmo tempo, multiplica o tamanho e o número das fábricas, assim como a quantidade dos produtos... 2ª Revolução Industrial (1860 a 1914)

25 PIONEIROS DOS ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO Adam Smith ( ): Divisão do Trabalho e o controle (A Riqueza das Nações) Robert Owen ( ): problemas humanos da industrialização (monitor silencioso) Charles Babbage ( ): Máquina de diferença(1822); motor analítico(1833); pesquisa operacional; relação trabalhador x dono da fábrica (participação nos lucros e programas de melhorias) Daniel McCallum ( ): Administração de ferrovias (superintendente geral) Henry Poor ( ): sistema (antes de Taylor); reconhecimento (antes de Mayo); liderança (antes de Argyris)

26 ATIVIDADE *Escolham (3) **Escolham (1) ***Justifiquem sua resposta ***Justifiquem sua resposta


Carregar ppt "Antecedentes Históricos da Administração Objetivos: M ostrar a preocupação com a Administração desde a Antiguidade; Mostrar a influência da Revolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google